ASSINE JÁ ENTRAR

Democracia de todas as cores

Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP lançou nesta segunda-feira uma campanha contra a homofobia.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 28 de Março de 2011

Marta abrirá o evento.Marta abrirá o evento.

O Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), lançou na instituição nesta segunda-feira, 28, às 11h, a campanha XI de Agosto Contra Homofobia - Por uma Democracia de todas as cores!, com a presença da senadora Marta Suplicy (PT-SP). O ato aconteceu na concentração da Calourada, clássica festa de recepção aos novos estudantes do curso.

Na carta de divulgação, os organizadores afirmam que, em 2011, o combate a homofobia será pauta prioritária. A iniciativa vai se estender por todo o primeiro semestre, com o objetivo de atuar tanto dentro da USP quanto fora dela.

O evento foi aberto ao público, e contou ainda com a presença de diversos convidados e entidades envolvidas com a causa, como Beto de Jesus (ex-membro da Associação da Parada Gay), Rita Quadros (Liga Brasileira de Lésbicas) e Valéria Melki Busin (representante da Instituição Católicas pelo Direito de Decidir).

Em âmbito interno, o Centro pretende abrir espaços de debate sobre os temas mais urgentes à diversidade sexual atualmente - como a aprovação da lei anti-homofobia, o PLC 122/06, e o reconhecimento da união civil entre pessoas do mesmo sexo.

A Calourada também consiste numa semana repleta de eventos e discussões. Este ano, o tema será "Os desafios da democracia brasileira", que vai discutir os passos que a democracia tem traçado e de que maneira é possível chegar a uma sociedade "livre, justa e solidária", que, segundo os organizadores, é um direito de todos.

31-03-2011 às 11:48 Pedro RS
Parabéns ao Centro Acadêmico pelo importante posição!
28-03-2011 às 18:56 Eduardo Conchas
Parabéns aos estudantes da USP. Vamos todos lutar contra a homofobia. É importante que sejam estimulados a apoiar essa luta também os heterossexuais, porque eles detêm poder de persuasão, em seus círculos de relacionamentos. Espalhar a ideia de que homossexual não é assecla do Demônio, de que somos cidadãos tão integrados à sociedade como quaisquer outros, de que somos humanos e possuímos todos os sonhos e tristezas de qualqer mortal, pode ajudar a combater e até dissolver a homofobia. Mais gente consciente de que, em geral, somos gente boa pode fazer a diferença para que sejamos defendidos dos violentos e insensatos de plantão. Dá-lhe, estudante da USP ! Um beijo no coração de cada um.
28-03-2011 às 16:05 Comentem no UOL
Entrem no UOL e comentem a matéria sobre a propaganda homofóbica da cachaça. Só tem homofóbico comentando lá. Vamos usar o espaço para esclarecer que direitos nos são tirados.
28-03-2011 às 15:34 OBSERVADOR
PARABENS AO CENTRO ACADEMICO XI DE AGOSTO.S.P. Pela iniciativa brilhante,está na hora de outros organismos tomarem esse exemplo, e trabalhar pela democracia verdadeira do Brasil, deixar o blá blá blá, e partirem para ação, afinal , todos querem um Brasil mais justo e menos preconceituoso,até para servir de exemplo a outros paises em desenvolvimento.