ASSINE JÁ ENTRAR

Danos morais

Gay xingado na frente dos colegas recebe indenização de R$ 50 mil na Justiça.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 25 de Abril de 2011

RIO DE JANEIRO - Um funcionário chamado de "viadinho" na frente dos colegas de trabalho, conseguiu na Justiça provar o preconceito, e foi indenizado em R$ 50 mil por danos morais.

O juiz José Saba Filho, da 73ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, obrigou a Sul América Cia Nacional de Seguros a indenizar o empregado por ter sido xingado pelo gerente da empresa, com palavras ofensivas e depreciativas por ser homossexual. Ainda cabe recurso na decisão.

- É evidente que os atos reiterados do gerente, no ambiente de trabalho, ridicularizando o subordinado, chamando-o pejorativamente de "viadinho", revelam discriminação, preconceito e desprezo em relação à pessoa do acionante e, assim, certamente afetaram a sua imagem, o íntimo, o moral, resultando em prejuízo moral que deve ser reparado.

De acordo com as testemunhas, o gerente chamava com frequência o subordinado de "viadinho" na frente de outros empregados.

Para o juiz, o poder do empregador não autoriza que seus gerentes usem o cargo superior para praticar assédio moral e usar tratamento contra as regras de boa conduta.

Segundo Saba Filho, é dever do empregador zelar por um ambiente de trabalho sadio e sem que a relação entre os funcionários rompa os limites legais.

17-11-2011 às 00:45 SpoopSmeamn
What about the English invent football championship?
02-07-2011 às 04:09 NDgeHplLH
Boy that rellay helps me the heck out.
30-04-2011 às 08:52 Rafael
Tipico caso de funcionário, no caso o Gerente, que pode acabar com a uma empresa ou lhe render muito prejuízo . Isto é resultante de treinamento fraco, ineficaz recrutamento e seleção para um cargo de responsa, sem nenhuma base no alvo principal, as pessoas do mercado. Questionamentos e posicionamentos pessoais não devem estar à mostra num ambiente de trabalho, principalmente quando se tem um público alvo, com todas as nuances que existem no mundo contemporâneo.
29-04-2011 às 15:10 Paulinho BSB
Desconfio que o Criador colocou as diferenças entre nós, porque gosta da diversidade e para que mostremos quem realmente somos. Se optamos pelo Bem e amamos o próximo, simplesmente porque é o certo, porque escolhemos a justiça, ou ficamos com o mal, discriminando, perseguindo, a promover o o ódio.
27-04-2011 às 22:15 LUIZ FERNANDO
PARABENS PARA ISSE JUIZ,FEZ O CERTO SOMOS GAYS E DEVEMOS RESPEITO PELAS NOSSA ESCOLHAS,ESSES BABACAS QUE FIZERAM ISSO TEM QUE SER DEMITIDOS,MAS VAMOS PERDOAR PORQUE SÃO ENCUBADOS DE ARMARIO.
27-04-2011 às 01:19 SCARLETH SANGALO
TA VENDO GALERA FIKEM ATENTOS, NAO DE OUSADIA NO SEU TRABALHO, NOA DEIXE QUE NIGUEM VENHA TE PISAR, AFINAL DE CONTAS TRABALHO E TRABALHO...
26-04-2011 às 23:34 Paulinho BSB
kkkk... Boket de Fogo, adorei o nome. Bem criativo e forte! Gostei do comentário tbm.
26-04-2011 às 23:30 Paulinho BSB
Não é só na Alemanha! Quanto mais, melhor, mas não acho a indenização tão pouca assim! Esta quantia pode até mudar a vida de alguém, em qualquer lugar do mundo, se o indenizado souber aplicar. Já vi casos aqui e fora, também nos ditos " países civilizados do 1º mundo ". Se fosse comigo, seria muito bem empregada. Tenho planos. Além do mais, a empresa vai cobrar do gerente aético.
26-04-2011 às 21:27 Euzim
O Brasil realmente está longe ser um país civilizado. Uma indenização tão miserável para um grande compania. Não vejo vitória alguma. Deveriam ser como em países evoluídos, onde a indenização seria quase milionária. Aí sim, outros homofóbicos teriam medo de praticar a mesma ação.
26-04-2011 às 13:19 Leonardo..
Bem feito, que sirva de exemplo.... espero que matenham a decisão mesmo após prováveis recursos e que a Sul América Seguros use o direito de regresso, cobrando do gerente o dano sofrido pela sentença, visto que ele cometeu um delito que compromete o nome da referida empresa .