ASSINE JÁ ENTRAR

Amor e Tolerância

Cantor jamaicano lança primeiro álbum de reggae no mundo com mensagens pró-gays.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 13 de Setembro de 2011

O cantor jamaicano Mista Majah P acaba de lançar o seu primeiro disco de reggae com mensagens pró-gays. Intitulado “Tolerância”, o novo trabalho do artista contém onze músicas que tratam de temas como o bullying homofóbico e a política “Don’t Ask, Don’t Tell”, das Forças Armadas americanas.

Embora não seja gay, Majah faz questão de dar declarações simpatizantes. “Quero contrariar os mitos de que todos os jamaicanos são homofóbicos e que toda a música reggae é violenta e anti-gay. Estou procurando desafiar a ignorância e chegar até os homossexuais”, explicou.

“Minha esperança é que este disco, ‘Tolerância’, quebre a postura homofóbica que certos artistas de reggae e chefes de governo têm tomado em relação à comunidade LGBT”, acrescentou o cantor.

“Por causa das canções de ódio que alguns artistas têm cantado, os homossexuais estão sendo ameaçados e prejudicados. Algumas pessoas tolas agem de acordo com o que estes artistas estão pregando, porque eles adoram esses artistas como deuses. Minha música é sobre a tolerância. Ele mostra que a música reggae pode respeitar as pessoas gays e lésbicas. O reggae surgiu para falar sobre amor, paz e igualdade. Agora, muitas canções falam sobre intolerância e violência. Quero trazer a música de volta às suas raízes progressivas”, concluiu.

Felizmente, a música de Majah é oposta à do rapper Tyler, the Creator, do grupo Odd Future, cuja letra homofóbica e preconceituosa, foi premiada pela MTV, gerando protestos de grupos gays. (reveja matéria aqui)

A iniciativa de Mista Majah P integra a campanha “Stop Murder Music”, criada em 2004 para protestar contra oito cantores de reggae que lançaram, nos últimos anos, músicas de incentivo ao preconceito e ao assassinato contra gays.

Peter Tatchell, coordenador da campanha, disse que por conta do novo trabalho, Mista Majah P tem recebido várias ameaças de morte e já foi avisado para não retornar à Jamaica – atualmente, o cantor vive na Califórnia.

Ouça o hit do álbum de Mista Majah P com a canção “Love and Tolerance”:

14-09-2011 às 13:10
o reggee pra mim é isso msmo, pois fala d paz e amor e q independente d cor, religião ou sexualidade somos todos iguais,regge fala do bem q devemos fazer aos outros pra nos se sentimos bem,pois o mau sempre volta a quem faz,pra quem ñ conhece indico o PONTO DE EQUILÍBRIO e MATO SECO ou ate o mais conhecido O RAPA. e tava demorando pra ter um reggee defendendo os GAYs
14-09-2011 às 08:28 ...
vão dizer agora que, além de gay o cara é maconheiro.
14-09-2011 às 00:23 D K ES
SURPREEEEEEESA! POIS A RELIGIÃO RASTAFÁRI (SEGUIDA PELA MAIORIA QUASE ABSOLUTA DOS REAGUEIROS) É SUPERPRECONCEITUOSA!!!
13-09-2011 às 23:47 TOM
Há espaços na arte para todos. Parabéns ao cantor jamaicano Mista Majah P que usa sua arte para derrubar mitos e incomodar aqueles que vivem na mesmice temática da violência do HIP HOP ou da caretice homofóbica do Reagge. Música para mensagens inteligentes !
13-09-2011 às 22:46 leco
Bem que poderiam botar essa música nas marchas gay , ela diz tudo.
13-09-2011 às 21:44 Ivan Ribeirão
Sempre fui fã da musica negra, com exceção o rap, que só o que interessa, às vezes, é o ritmo.Negrão feio, mas lindo por dentro, e isso é o que importa. Beleza nem sempre é sinônimo sabedoria. Parabéns!
13-09-2011 às 18:14 marcelosield@hotmail.com
BEM ESPERO QUE TODOS LEIAM ESSA MESSAGEM , hoje em dia em todo canto do mundo , para se fazer música é só colocar mulheres ou homens pelados rebolando , e cantando o refrão COCÔ COCÔ , que o autor da música chegar a ganhar disco de ouro e os babacas dos ouvintes ainda tem a coragem de fizer que a música é linda , mas falando sobre o assunto , estava faltando mesmo algo assim desse tipo em relaçao a musica em questão Parabésn á esse musico inteligente e que sabe como usar o público gay , que é consumista , espero que realmente mude a cabeça de muitas pessoas com suas letras ;