ASSINE JÁ ENTRAR

Sem fronteiras

Cubano recebeu visto por ter relacionamento estável com brasileiro, em decisão inédita no Brasil.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 16 de Novembro de 2011

O Ministério da Justiça concedeu, pela primeira vez, visto de residência permanente para um estrangeiro com base na união homoafetiva. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (14) no "Diário Oficial da União".

O contemplado é um cubano com nacionalidade espanhola que reivindicou o direito de permanecer no Brasil por viver em união estável com um brasileiro. O casal mora em Araçatuba (SP).

O entendimento de que os direitos civis relacionados à união estável também valem para casais do mesmo sexo já vinha sendo aplicado nos últimos anos em decisões judiciais.

Em outubro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o casamento civil igualitário. Quatro dos cinco ministros da quarta turma do tribunal decidiram autorizar o casamento de um casal de gaúchas que vivem juntas há cinco anos e desejavam mudar o estado civil.

A decisão que beneficia as duas mulheres não pode ser aplicada automaticamente a outros casos, porém abre precedente para que tribunais de instâncias inferiores ou até mesmo cartórios adotem posição semelhante.

Foi a primeira vez que o STJ admitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Outros casais já haviam conseguido se casar em âmbito civil em instâncias inferiores da Justiça. Neste caso, porém, o pedido chegou ao STJ porque foi rejeitado por um cartório e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

25-11-2011 às 16:08 Raphael
Olá Alvaro, td bem? Estou numa situação parecida com a sua, estou voltando para o Brasil com meu parceiro e precisamos regularizá-lo para que ele possa trabalhar, estudar, enfim, essas coisas que vc já sabe... Se possível, gostaria de lhe enviar um e-mail, caso isso não vá incomodá-lo. Será que vc poderia me passar? Abraço e obrigado!
20-11-2011 às 22:34 Nossa, que revolta!
Meu Deus, que revolta é essa da junior, que acha ridículo o casamento gay? Que horror... E ela ainda diz que isso é um atraso! Atraso de vida é a postura dela! Se liga, junior!
20-11-2011 às 08:57 Rudra
ola Alvaro! Acabei de ver seu comentario... gostaria de conversar contigo sobre isto, se possivel, poderiamos nos falar por email? everaldocds@gmail.com obrigado
19-11-2011 às 22:29 Alvaro
Mentira, pois nao é a primeria vez. Conseguimos a residência permanente há 3 anos. Meu parceiro é estrangeiro e não tivemos algum problema com as papeladas que correu tudo bem. E outros pessoas já tinham conseguido esse visto antes da gente. Falta de informação!!!
19-11-2011 às 00:56 lol
Quero me casar com um estrangeiro pra ter dupla cidadania. lol
17-11-2011 às 17:40 quanta bizarrice
Falou Falou Bicha e nao disse NADA RSRSRS
17-11-2011 às 09:34 Rafael
Muito bom ler esse tipo de matéria! Afinal, as pessoas um dia evoluem...
17-11-2011 às 07:16 Carlos
Acho muito importante e necessária a canquista de direitos entre pessoas do mesmo sexo, afinal amor e bem-estar não tem sexo.
17-11-2011 às 01:11 junior
RESPEITO os gays que se casam, mas acho desnecessario, ridiculo mesmo... dois homens se casando, aff. Sou gay e jamais pagaria esse MICO, casamento hetero já acho uma coisa falsa e ultrapassada, agora vem os gays querendo casar, ui! E antes que venham com a mórbida estoria do direito de visitar o parceiro no leito do hospital, etc e tal, vou avisando que casar pensando em tragédia ou ter direitos é um ATRAZO!
17-11-2011 às 00:36 Julio
Estranho esta noticia, pois eu conheco um casal que moravam aqui no Canada e mudaram para o Brasil, o parceiro canadense conseguiu residencia permanente no atravez da uniao estavel dos dois, nao se o fato de eles serem legalmente casados no Canada muda alguma coisa. Isto ocorreu aproximadamente 4 anos atraz.