ASSINE JÁ ENTRAR

Destino gay friendly

Uruguai é o novo point do turismo homossexual, com direito a nudismo.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2012

Punta Del Este já conta com hotel gay friendly, em praia de nudismo.Punta Del Este já conta com hotel gay friendly, em praia de nudismo.

O turismo homossexual vive no Uruguai um momento de forte crescimento, impulsionado por empresas que implementam variadas estratégias para seduzir um setor atraente por seu alto poder aquisitivo. Artigos em publicações internacionais especializadas no turismo gay, hotéis, pousadas ou discotecas "gay friendly" mostram um nicho de mercado que nos últimos anos chamou a atenção de empresários e das autoridades turísticas, que trabalham pelo crescimento do setor no Uruguai.

Quem chega ao país se surpreende com "a quantidade de atividades que existem em Montevidéu" para o público homossexual, disse à AFP Juan Pedro López, empresário encarregado do setor "gay friendly" do Conglomerado de Turismo de Montevidéu, integrado por empresas públicas e privadas.

"Há três boliches abertos, há sauna, cinemas, pubs, lojas de roupas e estamos apostando na hotelaria", informou. "A agitação é cada vez maior e o ministério percebeu que havia um interesse cada vez mais intenso no setor gay".

Sinal desse interesse foi a inauguração, no fim de 2011, no exclusivo balneário Punta del Este, de um hotel onde os homossexuais são bem vindos, em uma praia nudista que já tinha duas pousadas com ofertas para este público.

Além do desenvolvimento do setor, há uma aposta do governo nacional e da intendência de Montevidéu, que há três anos começaram a analisar a possibilidade de implementar políticas específicas para atrair esse setor turístico.

"Há três anos, quando se falava em um campeonato de futebol gay em Buenos Aires, começamos a ver que tipo de iniciativa poderíamos adotar para nos relacionarmos com o setor", explicou o diretor nacional de Turismo, Benjamín Liberoff.

Eles entraram em contato com a argentina Gnetwork360, que organiza conferências internacionais de marketing e turismo para o segmento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), e com o governo do país vizinho, cuja capital está entre os primeiros destinos mundiais de turismo gay, para receber assessoramento.

Desde então foram realizados dois seminários e o país começou a se promover como destino "gay friendly" nas feiras de turismo do exterior. "É ainda um setor reduzido, mas como não temos uma avaliação exata não podemos dizer o quanto é pequeno", destacou Liberoff. "Desejamos que continue crescendo com um percentual maior de empresários vinculados ao setor". Para ele, "o setor busca no Uruguai o mesmo do que qualquer outro setor": descanso, praia e segurança, exemplificou.

Mas, de fato, um atrativo do turismo LGBT é que "os gastos desse setor às vezes são mais altos" que os do turista médio que visita o país, avaliou. Segundo López, geralmente o consumo do gay é maior que o do heterossexual. "É solteiro, não tem filhos, não paga colégio, associações. O consumo maior é principalmente de viagens e roupa, mais saídas", considerou, destacando que é um público que antes de tudo busca respeito nos lugares que visita.

Nesse sentido, a aprovação nos últimos cinco anos no país de leis que permitem a união civil de casais homossexuais e a adoção de crianças por parte de casais do mesmo sexo, além da possibilidade da troca de nome e sexo e a entrada de homossexuais às Forças Armadas, refletem um "avanço maior" em matéria de direitos das minorias, considerou López, que acredita que isso influi na chegada de turistas LGBT.

"Avançou muitíssimo. Antes o gay era muito reprimido, agora se sente mais confortável e isso te permite transmitir segurança ao estrangeiro", destacou, alertando, contudo que "ainda há muito trabalho a ser feito", especialmente em matéria de capacitação dos trabalhadores do setor. "Temos que trabalhar mais nos restaurantes, para que não aconteça - como aconteceu há pouco- a expulsão de dois homens que tinham se beijado. Em Punta del Este isso está superado, mas em Montevidéu ainda falta muito", disse.

Segundo López, os pontos mais visitados do país pelo setor são Colonia (180 km a oeste, em frente a Buenos Aires), Punta del Este e Montevidéu. "Na Argentina muitos setores (gay) friendly fazem pacotes para o Uruguai - Colonia ou Punta del Este- como parte do passeio a Buenos Aires. Mas também temos cada vez mais turismo brasileiro", informou.

Fotos de Punta del Este
Punta Del Este (Uruguai)

12-07-2013 às 11:06 Carlinhos
Pegação, dica: monumento ao povo judeu na Calhe. A noitinha o babado é fortíssimo!
08-03-2013 às 22:25 Traveler
Estive em Punta durante o carnaval, vai aí meu relato: a cidade é deslumbrante, o povo super receptivo e, apesar de falar espanhol fluente, fiquei surpreso como todos lá falam bem português e se esforçam ao máximo para nos entender. Tudo é muito caro, isso é um fato, mas vale o investimento. É possível não gastar muito e fazer passeios incríveis. A cidade não oferece muita condução pública. Acho que o ideal é alugar um carro, assim se pode aproveitar melhor. O agito gay não é dos maiores...há algumas baladas, um boliche e a praia de nudismo, onde rola de tudo, para quem procura diversão. Os uruguaios são muito lindos, de passar mal...e nos adoram! a noitada começa a pegar fogo lá pelas 3 da madrugada só, tudo começa muito tarde, visto que no verão o sol se põe só as 21h00...o shopping fecha meia noite..entao a dica é acordar tarde, curtir a praia, a cidade, tirar um soninho da beleza e se jogar!
22-05-2012 às 18:53 Rogerio Melo
acho esses Países do merco sul um encanto , o chile com sua patagônia , terra do fogo deserto ,Argentina linda como sempre neve , patagônia argentina e o Uruguai com seus encantos cassinos praias e etc,, acho que nos Brasileiros antes de falar mal deveríamos pesquisar primeiro antes de metes o pau , quem me dera ter dinheiro para fazer essas viagens e poder assistir um tango na Argentina,
21-03-2012 às 09:00 Nereu
Não tenho nenhum interesse em conhecer esses paises. Fico com o Brasil... Mas é bom saber que a evolução esta chegando para alguns abaixo da linha do equador.....
10-03-2012 às 21:25 Jr
Concordo absolutamente com o comentário do Rafa, pois os uruguaios são realmente muito amáveis e amam os brasileiros. Sempre tentam falar português mesmo. Só conheci Montevidéu e senti falta do que fazer na cidade. Parece que está melhorando e quem sabe daqui uns anos seja um destino obrigatório, quem sabe...
09-03-2012 às 12:40 Marcus
Ok. E qual o nome do hotel e das pusadas que tem praia de nudismo. Alguém saberia me informar.? abraço
21-02-2012 às 15:25 Parem com essa hipocrisia
Claro que tem de haver sexo, pois então não seria para gays. Todo mundo sabe que onde tem gay tem sexo, por isso o turismo investe nesse quesito sexual, em saunas, cinemas, hotéis gays que devem ter locais para transar. Isso é bom, não incentiva promiscuidade nenhuma. A maldade está na cabeça dos homofóbicos. Os gays têm de entender que quem fala da vida sexual intensa dos gays são os heterossexuais e os homossexuais homofóbicos (sim, existem gays que são homofóbicos); os que não são, não estão nem aí, até acham engraçado. Então vamos parar com essa hipocrisia. Todo mundo gosta de sexo. Uns mais, outros menos.
15-02-2012 às 03:11 Trekker
Curto viajar, moro e trabalho fora do país, então acho que posso fazer duas análises acerca do assunto...Primeiro que é uma pena tão poucos brasileiros terem acesso a viagens ao exterior, pois seria muito bom poder constatar que o nosso país vai muito mal no quesito educação, respeito, limpeza das cidades e lugares públicos, segurança e serviços em geral...Segundo, tanto o Uruguai quanto a Argentina (e o Chile tentando recuperar o tempo perdido!), ainda que com problemas de ordens econômica e política, seguem anos luz à nossa frente, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento dos direitos das pessoas, dos seres humanos! O Uruguai, apesar de pequeno, é um país espetacular para se conhecer, pois possui vários tipos de paisagem, sem contar os "cantões" que mantêm culturas específicas de alguns países europeus, daí, inclusive, ser conhecida como a "Suíça das Américas". Não bastam belas praias, calor o ano todo, festas para ser um grande país ou um destino turístico interessante, as pessoas que vivem nos lugares também fazer parte do todo e, neste ponto, o Brasil vai muito mal! Escola decente e educação digna pra ontem, por favor!
11-02-2012 às 20:05 gylson
o uruguay tem pessoas civilizadas educadas. coisa que no brasil é bem raro. sem contar que os serviços estão cada vez com menos qualidade. entao. é viajar pra fora do brasil mesmo. vivaaaaaaaa
11-02-2012 às 19:31 Ceb. Rio de Janeiro
Lugar muito feio e com pessoas horrorosas. Prefiro o Grumari ou prainha no RJ. Padre Ceb. - RJ