ASSINE JÁ ENTRAR

Carnaval sem preconceito

Prefeitura do Rio reúne estrelas em campanha contra o preconceito, no maior carnaval do mundo. Confira!

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012

RIO DE JANEIRO - Enquanto o Governo Federal censura seu próprio vídeo de prevenção ao HIV no Carnaval, a Prefeitura do Rio de Janeiro, o maior Carnaval do mundo, conseguiu reunir pencas de personalidades em uma campanha super bacana contra o preconceito na Folia de Momo. Ao som, claro, de samba, e com a beleza da Cidade Maravilhosa de cenário.

A iniciativa da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Ceds) carioca começou a ser veiculada nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, na Rede Globo, indo no caminho contrário ao do Governo Federal, que restringiu seu vídeo com conteúdo gay apenas aos locais de frequência LGBT. “Uma ode à cidade do Rio cantando contra o preconceito”, classificou o titular da Ceds, Carlos Tufvesson.

A campanha reuniu musas de diversas agremiações como Juliana Alves, Quitéria Chagas, Flávia Piana, Milena Nogueira e Ana Paula Evangelista, além das atrizes Suzana Pires, Antonia Fontenelle, Cinara Leal e Michelle Martins. Participam ainda as cantoras Beth Carvalho, Angela Ro Ro e Teresa Cristina.

Completam o elenco estrelado do vídeo a repórter especial Fernanda Honorato, Talytha Pugliesi, Lucinha Araújo, Diana Balsini, Aloísio de Abreu, Liliane Reis, Thiago Chagas, Clarisse Miranda e Nicole Nandes. Confira a letra da música e o vídeo da campanha:

Rio Carnaval Sem Preconceito

(Arlindo Cruz / Luana Carvalho)

É VERÃO, A CIDADE ESTÁ EM FESTA

É O REINADO DA ALEGRIA

TRAGA AS SUAS FANTASIAS

MANDE EMBORA O DESAMOR

DE PÉ NO CHÃO NÃO EXISTE DIFERENÇA

NEM DE COR E NEM DE CRENÇA

VALE TUDO EM NOME DO AMOR

SAMBA É TRADIÇÃO NO MEU RIO DE JANEIRO

UM REDENTOR PRA ABRAÇAR O MUNDO INTEIRO

VEM SER MAIS UM

UM SER DE PAZ NA MULTIDÃO

DEIXAR FALAR SEU CORAÇÃO

SER CARIOCA NO PRAZER DE SONHAR

FOLIÃO, TER LIBERDADE É NÃO TER MEDO

SACODE A POEIRA E BATE NO PEITO

O RIO É CARNAVAL SEM PRECONCEITO

TOLERÂNCIA ZERO COM A DISCRIMINAÇÃO

VOCÊ QUER, EU QUERO

MAIS RESPEITO E INCLUSÃO

FELICIDADE É O NOSSO DIREITO

VAMOS LÁ, MEU RIO CARNAVAL SEM PRECONCEITO

22-02-2012 às 08:24 Açoriano do Gasômetro
Agora que me dei conta de que faltou o casal gay masculino... Os outros grupos, que sofrem discriminação, estão contemplados no comercial. Salve, Angela Ro Ro ! Dá-lhe, Arlindo Cruz ! Salve todos que, com sinceridade, lutam contra os separatismos e as exclusões, todas elas.
20-02-2012 às 20:10 Lucas
é, pessoas com sindrome de dawn, negros, travestis, e até uma leve insinuação de um casal lésbico, mas cade 2 homens gays? grande tolerância zero
19-02-2012 às 11:47 puan rj
nao adianta so campanhas pra artista se promove as nossas custas e preciso punir com rigor a homofobia so assin vao respeitar nossos direitos de cidadaos e como seres humanos e o direitos de ir e vir .
19-02-2012 às 02:29 AO SANDRO- RECIFE
PENSA MUITO NÃO RAPAZ. É CARNAVAL, E NÃO CONCURSO DE PENSADORES ANONIMOS. PENSA SÓ O QUE PRECISA tah bonito.
18-02-2012 às 14:46 Para o tiozim
Não ligue para a (me poupem)Elazinha já está carimbada pela titia ou melhor.Docinho e só resta pra ela(e) carregar os docinho...
17-02-2012 às 21:29 valtermoraes
amo essa mulher de paixao " lucinha araujo" pela sua inteligencia e luz por ela vale apenas acreditar
17-02-2012 às 12:22 Ceb. Rio de Janeiro
Nada a ver colocar bebeloide sambando. Querem é fazer uma misturada danada.
17-02-2012 às 09:02 Açoriano do Gasômetro
Muito nonita e oportuna essa camapnha da Prefeitura do Rio. O samba de Arlindo Cruz e Luana Carvalho é DEZ. Dá prazer ver no comercial mestre Delegado, da Mangueira, Lucinha Araújo, Beth Carvalho e tantas outras celebridades cantando a maravilha de superarmos preconceitos e convivermos no Carnaval e em todo o ano com portadores de necessidades especiais, gordos, gays, negros e todo o elenco da diversidade humana, reunidos todos nós em torno da alegria, do respeito mútuo, do calor huamno, do abraço solidário e fraterno. Só assim somos civilizados e nos sentimos, de fato, humanos. Nada melhor que aprender a nos relacionarmos com as diferenças, todas elas.Quero, neste Carnaval, ver a Mangueira entrar na Sapucaí e em mim e por mim. Adoro negros e mulatos. Eles me fazem subir pelas paredes de tesão. Viva o Rio ! Viva a convivência sadia e amorosa entre os seres humanos ! Viva a possibilidade de brincarmos o Reinado de Momo sem homofobia, sem misoginia, sem aversão à melanina mais forte, sem restrições a quem é bem diferente de nós. Salve o Rio!
17-02-2012 às 01:34 Viní
Sou um goiano que vive em Brasília. Já tive a oportunidade de visitar o Rio algunas vezes, sinceramente foi o lugar que me senti melhor, dos lugares que já passei. O carioca é mais simpatico, e a Zona sul da cidade permite um nível de liberdade bem grande. Parabéns ao Rio
16-02-2012 às 23:24 ebaaaaaaa
ebaaaaaaaaaaaaa YURI LIDERRRRRRRRRR