Segunda-feira, 28 de Maio de 2012
Polêmica
ABGLT denuncia discriminação em publicidade de cerveja.
por Redação MundoMais

Em oficio para o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) solicitou a retirada do ar do comercial da Nova Schin, que traz uma transexual e divide opiniões. Veja o documento na íntegra:

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) – é uma entidade de abrangência nacional, fundada em 1995, que atualmente congrega 257 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas. A missão da ABGLT é Promover ações que garantam a cidadania e os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, na qual nenhuma pessoa seja submetida a quaisquer formas de discriminação, coerção e violência, em razão de suas orientações sexuais e identidades de gênero.

Tendo isto em vista, a ABGLT gostaria de expressar sua indignação com o comercial “Festa de São João”, da empresa Nova Schin, em que um homem travestido de mulher é objeto de escárnio, piada e deboche, “de noite era Maria e de dia era João”.

Nossa consternação se dá pelo fato de que a população de travestis é entre as mais discriminadas no Brasil e que o comercial contribui para referendar e banalizar essa discriminação, ridicularizando a personagem travestida. Para ilustrar, em pesquisa feita na Parada LGBT de São Paulo em 2005, 77,% das pessoas travestis e transexuais afirmaram já ter sofrido agressão verbal/ameaça de agressão em virtude de sua sexualidade. (www.clam.org.br)

Para entender nosso posicionamento, bastaria ridicularizar a personagem do comercial por causa da cor de sua pele ou por causa de sua raça, para perceber que o conteúdo é discriminatório.

Ao mesmo tempo em que entendemos que é preciso ter bom humor, não se deve utilizar-se da fragilidade de uma população para vender um produto. Isto não é condizente com o preceito constitucional da dignidade humana.

Tem havido muito debate no Congresso Nacional e na sociedade brasileira sobre a discriminação por homofobia. Neste sentido, a fim de elucidar porque o comercial nos ofende, oferecemos uma definição bastante abrangente do conceito de homofobia que também demonstra a forma como o comercial está contribuindo para reforçar preconceitos baseados em estereótipos negativos:

[A homofobia é] um conjunto de emoções negativas (tais como aversão, desprezo, ódio, desconfiança, desconforto ou medo), que costumam produzir ou vincular-se a preconceitos e mecanismos de discriminação e violência contra pessoas homossexuais, bissexuais e transgêneros (em especial, travestis e transexuais) e, mais genericamente, contra pessoas cuja expressão de gênero não se enquadra nos modelos hegemônicos de masculinidade e feminilidade. A homofobia, portanto, transcende a hostilidade e a violência contra LGBT e associa-se a pensamentos e estruturas hierarquizantes relativas a padrões relacionais e identitários de gênero, a um só tempo sexistas e heteronormativos (JUNQUEIRA, 2007).

Assim sendo, vimos por meio deste solicitar a imediata retirada do ar do comercial “Festa de São João”, da empresa Nova Schin.

Na expectativa de sermos atendidos, estamos à disposição.

Facebook do MundoMais
Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (93)
Lauro04/06/2012 2:48
Lauro04/06/2012 2:48
Cade a associação LGBT para tirar Léo Áquila do programa A Fazenda da rede Record? Ela, ele é pai de duas crianças. O que essas crianças passam na escola, nas ruas, em sociedade? Festa do dia dos pais e, ela vai de avestruz albino? Isso sim é homofobia gerada e causada pela mesma que diz ser pai. Com 42 anos nas costas, devia pensar duas vezes em se expor. Vocês já viram meu pai na Fazenda? Quem é seu pai? O SIlvinho Blau blau? Não! O Léo Áquila! Situação e muita confusão!!
Anônimo03/06/2012 19:38
Anônimo03/06/2012 19:38
Não achei isso uma ofensa, visto o fato de que as risadas são destinadas a cara e não ao travesti, ele até se senta com os amigos e aproveita a festa! Concordo com o Thiago, essas reações só servem para dar os LGBT a imagem de fracotes que não aceitam uma comercial em que se diz apenas: "De noite era de dia e de dia era João" ... Afff
GP03/06/2012 11:33
GP03/06/2012 11:33
Desculpa meu povo, mas eu não vi nada demais nesse comercial. A galera estavam rindo do Marcão pelo engano dele. Seria o mesmo tipo de chacota que fariam se ele tivesse caído naquela pegadinha da cédula de dinheiro que tá no chão e quando a pessoa vai pegar o dinheiro, um brincalhão puxa a cédula com uma linha e o cara fica no "vácuo"... e se perceberem, no final, ele ainda fica tomando a cerveja com o travesti. Se quisermos, podemos até viajar nas ideias e imaginarmos que mesmo dando uma de machão na frente dos caras, depois da cervejada o Marcão "pegou" o travesti. Fala sério né amigos? é por isso que os "Silas Malafaias" da vida, argumentam que os gays estão querendo obrigar o povo a aceitá-los. Temos que mostrar que somos normais e a aceitação será uma consequência.
vitor o safadão02/06/2012 17:05
vitor o safadão02/06/2012 17:05
Cara eu não vie nada demais achei até diferente eles estão vendo que isso da mídia e estão querendo investir!!
vitor o safadão02/06/2012 17:02
vitor o safadão02/06/2012 17:02
lucas vitti larga de ser otario e vai estuda um pouco sobre a história do seu país,vc sabia que milhares de gays já perderam a vida pra te da liberdade de expressão seu muleque!!
Lucas de Vitti02/06/2012 15:24
Lucas de Vitti02/06/2012 15:24
Se começar assim, essa nova geração vai ser a pior de todos os tempos pq em tudo vai haver preconceito e vai voltar a ditadura ou melhor como alguem ja disse a BICHADURA kkkkkkkkkkkkkk
Kate Middleton01/06/2012 23:45
Kate Middleton01/06/2012 23:45
Se vcs não quiserem ver preconceito contra gays nas propagandas de cerveja, então passem a beber cointreau, meus amores....
SID01/06/2012 14:08
SID01/06/2012 14:08
Aos que defendem que a travesti da propaganda foi ridicularizada. Onde ocorreu isso? Só pq o cara ia ficar com ela, e descobriu que não era uma mulher autentica, e sim um travesti ele deveria ficar com ele de qualquer forma? só pra não criar essa polemica desnecessária toda????
Thiago01/06/2012 11:39
Thiago01/06/2012 11:39
Quer saber de uma coisa? É por isso que os homofóbicos falam mal de nós. Não tem nada de errado no comercial gente! Os caras estão rindo do Marcão e não do travesti. A ALGBT fez burrada dessa vez. Quantos mais coisas bobas como essa forem tiradas do ar, mais as pessoas vão ter motivos pra falar mal de nós gays!
Nelson01/06/2012 7:52
Nelson01/06/2012 7:52
Mil desculpas ao ABGLT, mas desta vez piso na bola. Eu não vejo discriminação, vejo talvez até Inclusão.
Rogê31/05/2012 22:35
Rogê31/05/2012 22:35
Trabalho com direitos humanos GLBT e a ABGLT exagerou mandei um e-mail para a própria citando que é uma bobagem pois achei muito engraçado e não há forma nenhuma de descriminação neste comercial, a muitos contos juninos, então tratem de lutar contra a homofobia, pois em quanto vocês estão barrando um comercial muitos estão morrendo.
ANTONIO31/05/2012 21:32
ANTONIO31/05/2012 21:32
Sou gay, porisso posso afirmar com certeza absoluta q, não existe pessoas mais descrinatórias do q gays:discriminam pobres, negros, pobres, enfim é uma escalada descriminatória incomensurável. Incrível, mas todo qay q desmunheca quer q todos desmunhequem: é verdadeiro inferno ser gay,como se não bastasse a descrinação da scociedade falida, anida temos q aturar isso entre os da própria classe. Porisso vivo o mais tempo possível como hétero, ser gay somente entre 4 paredes com meu garoto! O comercial não tem nada de discriminatório, caso contrário o gay não ficaria com os rapazes na mesa.
Paulo Henrique31/05/2012 11:36
Paulo Henrique31/05/2012 11:36
Sinceramente, não vi discriminação nenhuma. Só seria homofobia caso essa travesti do comercial fosse expulsa daquele local, mas ela se sentou e tomou cerveja com os rapazes numa boa. Esse politicamente correto enche o saco, fala sério.
Fabio31/05/2012 11:13
Fabio31/05/2012 11:13
Concordo com vc Jr. Lembrando que gay também discrimina!!!! Quem quer respeito tem que respeitar primeiramente. Usar imagem de Santos católicoa em parada gay; pegação em banheiro público onde frequenta quem é e quem não é gay; discriminar, dentro da própia comunidade gay, os obesos, negros, nordestinos e quem não se enquadra no padrão de beleza gay;...
Jr31/05/2012 3:09
Jr31/05/2012 3:09
O que está sendo discutido é a suposta discriminação a travestis e afins. Vendo os comentários, percebemos que a questão aqui é cultural, afinal, essa parcela da comunidade LGBT sofre muito mais discriminação. Mas deixa eu fazer o advogado do diabo: os homens que se vestem de mulher no carnaval, por exemplo, não deveriam se vestir de mulher se colocarmos o mesmo peso na situação. Ai alguns vão falar "não, nada a ver porque o carnaval é uma festa popular onde as pessoas brincam e exorcizam suas fantasias". Mas muitos podem discriminar nessa brincadeira do jeito mais escrachado possível...ai pode né? Vamos ir mais fundo...se fosse com mulher feia tudo bem, se fosse com uma loira gostosa melhor ainda, se fosse com negros e nordestinos já seria feita uma associação negativa. Ou seja, a questão aqui é CULTURAL, ou estou redondamente enganado? Talvez não seja errado reclamar, mas o que esta errado é a forma de reclamar. Se quero respeito tenho que dar respeito...é isso que vemos em alguns casos? E a mídia? Quantos personagens criados pela mídia são tão ou mais escrachados do que aparece no comercial? Qual a imagem que eles passam a sociedade? Mas tudo bem né, afinal a mídia tem um puta poder influenciador e manipulador...ai pode né? Parada gay nem preciso comentar afinal isso já é bem discutido nos comentários. Outros fatores como pegações em locais públicos e o próprio preconceito do gay enfraquecem muito o segmento. Enfim, entendi o teor da solicitação da associação, mas acho que ela poderia atuar em outra frente, ajudando vítimas de agressão, famílias que perderam pessoas, difundir o respeito,etc. Mudança nem sempre é rápida mas o espaço que o gay tem hoje é infinitamente maior do que alguns anos. Agora se chegar da forma que vem ocorrendo, a tendência é mais preconceito e o conceito de aceitação cairá por terra, pois estaremos tão fechados numa redoma que atacar será a melhor defesa. É isso que se quer ?
P/ ANONIMO30/05/2012 10:10
P/ ANONIMO30/05/2012 10:10
realmente vc tem razao, porque a maioria das pessoa pensam como vc, se sentem melhor q as outras esquecem q quando morrer vai ser tudo lixo, afeminados ou nao.
anonimo30/05/2012 5:10
anonimo30/05/2012 5:10
as bibas efeminadas e que se transvestem sempre serão motivo de chacotas..
leonardo30/05/2012 4:55
leonardo30/05/2012 4:55
muito me espanta os proprios gays falando que ISSO SE É QUE PODE SE CHAMAR DE UMA PUBLICIDADE, nao é homofóbica... Pq sempre é o GAY, O VIADO que é motivo de RISADAS? PQ OS BOFES NAO RECHAÇARAM UMA MULHER PRETA FEIA DAE QUERIA VER, TODOS IRIAM FALAR. RACISMO! TIPO a musika troca gogo pe por cabelo ruim de pixaim cricri e a mulher tinha forte mau cheiro comum aos negros. UÉ DA NO MESMO GENTE. OBVIO QUE É PRECONCEITO E É PEJORATIVO COM NORDESTE SIM.. PQ NUNCA UMA PUBLICIDADE COM SULISTAS E AQUELE SOTAQUE HORRENDO DO SUL, SEMPRE ESSE SOTAQUE HORROROSO DO NORDESTE É QUE COSTUMAM DEBOCHAR.. É PRECONCEITO SIM. E PRINCIPALMENTE COM AS TRAVAS, E SENTAR PRA BEBER DEPOIS DA BEBIDA NAO SIGNIFICA Q A TRAVA VAI FICAR COM NINGUEM , PROVAVELMENTE SERIA MORTA ESQUARTEJADA DEGOLADA E JOGADO NO LIXO, TODAS MORREM ASSIM
Lorrane Di Carlo30/05/2012 4:07
Lorrane Di Carlo30/05/2012 4:07
As Monas daqui de baixo dos comentários retratam essa propaganda homofóbica no senso comum, não enxergaram o deboche e a rejeição contida nela.
Sinceramente! discordo de você Leandro. hoje em dia a mancha invisível da homofóbia fica sempre estampada, não existe respeito na divulgação dessa propaganda sendo no ato do deboche e a rejeição homossexual.
Infelizmente no Brasil, a pior propaganda é a da cerveja (bastante imoral). analizando este comercial, sem dúvidas e tratado a base da homofóbia, juridicamente, a empresa tem que ser processada, falo isso, porque sou advogado dos direitos GLBT.
Leandro30/05/2012 3:14
Leandro30/05/2012 3:14
Fala sério! Eles veem homofobia em tudo! Vão arrumar o que fazer vão! Esses amigos do Jean Wylis ( sei lá como se escreve) são um pé no saco! Parem de ver problema em tudo! Se para a maioria aqui a propaganda não ofendeu, é porque a maioria se respeita! Se ama e sabe que não se comparam com esse tipo de viado que se incomoda com tudo! #FATO!
Kar!29/05/2012 23:54
Kar!29/05/2012 23:54
cara não vi preconceito nem homofobia o travestchy ainda sentou na mesa e com certeza depois vai atender o grupal, quem noonca? travestchy ganhou!
Ti29/05/2012 23:35
Ti29/05/2012 23:35
Não se pode brincar c mais nad também que julga-se preconceito..essa campanha ta longe de ser preconceituosa....brincadeira pura...
Wagner29/05/2012 23:20
Wagner29/05/2012 23:20
Nossa, absurdo dizer que este comercial se trata de homofobia ... por favor pessoal, tem tantas coisas mais importantes para se preocuparem!! sou gay e não me senti nem um pouco diminuido, e acredito que as travestis também não ... não houveram ofensas .... chega de bajulação pessoal!
Marinho29/05/2012 22:52
Marinho29/05/2012 22:52
O Grande preconceito está dentro de nós mesmos. Os comentários daqui já dizem tudo: Criticam os nordestinos e os costumes deles, criticam os pobres, criticam os que estão fora dos "padrões" de beleza, criticam tudo e depois vem cobrar respeito. Realmente o mundo está ficando uma m....
PRA TODAS29/05/2012 21:44
PRA TODAS29/05/2012 21:44
vcs nao viram nada de mais como disseram em seus comentarios, mas isto nao quer dizer q o comercial é tendencioso ao preconceito, se nao lhes atingiu otimo, mas atingiu outras pessoas como por exemplo os travesti e eles tem o direito de se revoltar, botasse um preto no lugar da trava pra ver.
EU ACHEI NORMAL A PROPAGANDA , NÃO VI NADA DE MAIS ... MUSICA SEM GRAÇA , A LETRA E UMA PORCARIA ... O CENARIO UMA BOSTA UM BOFE ESQUISITO , UM TRVESTI QUE MAIS PARECE UMA BONECA DE PANO E UMA CERVEJA DE POBRE .... TUDO DENTRO DE UM SO PACOTE .... RELAXA VIADEIRO MODERNO SE ACHO NO DIREITO DE TUDO DAQUI A POUCO QUER CAIXA NO BANCOE SUPERMERCADO SO PARA GAYS ..... PARA COM ISTO ....
Thi29/05/2012 21:05
Thi29/05/2012 21:05
SOU GAY E ACHEI ESSE COMERCIAL MUITO ENGRAÇADO ! RSRS QUE EXAGERO TAMBEM ... TUDO AGORA É QUESTÃO DE HOMOFOBIA ... A PESSOAL MENOS !!NAO TEM NADA DEMAIS ...
Marion29/05/2012 20:23
Marion29/05/2012 20:23
Preconceito e homofobia? O rapaz que é hetero se encanta com uma mulher mas descobre que não é quem ele acreditava. Ele tem obrigação de ficar com ela? E onde esta a homofobia se no final do vídeo a menina está tomando um litrão com os rapazes na mesa durante a festa? Em relação ao pezão e ao gogó a anatomia não ajuda, mas a menina podia processar o pai e a mãe. Sinceramente em ovo não existe cabelo mas vamos procurar.
Ceb. - Rio de Janeiro29/05/2012 19:50
Ceb. - Rio de Janeiro29/05/2012 19:50
Que babaquice! Viado por si só já é discriminação. Padre Ceb. - RJ
Flávio29/05/2012 18:35
Flávio29/05/2012 18:35
só podia ser a Nova Schin........... sempre deu show de mau gosto e baixaria em suas propagandas a muito tempo, eu já esperava isso deles... o que me deixa realmente chocado é ver que existem gays estúpidos que acham "normal" a prática de brincadeiras de mau gosto que ferem os outros, tem criaturas que não tem um pingo de sensibilidade.
PRO/ GUTTO29/05/2012 18:20
PRO/ GUTTO29/05/2012 18:20
vc arrasou no comentario disse tudo, parabens.
João Paulo29/05/2012 17:45
João Paulo29/05/2012 17:45
não tem nada demais essa propaganda... nem preconceito com o nordeste nem preconceito com gay. ABGLT procura o que fazer. jejeje
TO LOKA29/05/2012 15:28
TO LOKA29/05/2012 15:28
GENTE EU TO LOKA OU VCS NAO PERCEBERAM QUE A PROPAGANDA É MAIS DISCRIMINATÓRIA COM NORDESTE DO QUE HOMOFÓBICA, QUEM JA FOI EM CAMPINA GRANDE SABE QUE NAO FICA AQUELE BANDO DE HOMEM COM CARA DE SUDESTINO BEBENDO COMO SE FOSSE HAPPY HOUR DEPOIS DO TRABALHO OLHANDO MULHER PASSAR... A CULTURA NORDESTINA Q FOI AGREDIDA, NADA A VER A FESTA DE SAO JOAO DO NORDESTE COM A PROPAGANDA. E CA PRA NÓS A TRAVA É A CARA DA GRAZI MAZZAFERA E HOMEM NO NORDESTE É CABRA MACHO E SABE RECONHECER TRAVA DE LONGE E A MAIORIA ATÉ PREFERE TRAVESTI Q MULHER. NOSSA NORDESTE É MEU PAÍS...ESSE POVO DO SUL É PODRE, O CULTURA NOJENTA RACISTA, PRECONCEITUOSA E IGNORANTE SOBRE NÓS NORDESTINOS, A FESTA NEM É ESSA CHATICE RETRATADA NO COMERCIAL Q NAO TEM NADA ENGRAÇADO E SIM SÓ RIDICULARIZOU O SOTAQUE TOTALMENTE FAKE E OS TRAVESTIS....... PODREEEEEEEEEEEE
guto para ehdynhow pe29/05/2012 14:35
guto para ehdynhow pe29/05/2012 14:35
qual é a minha região kkkkkkkkkkkkkkkkk meu querido tb acho que nodestino é tratado com preconceito ,como negros agora quanto a comprender os comentarios de algumas pessoas não é baixo nivel cultural e sim não conseguir ser claro ... eu acredito que fui claro se vc não entendeu eu desenho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc é de onde colega para e pensa kkkkkkkkkk
Dann -29/05/2012 14:34
Dann -29/05/2012 14:34
Não creio que se deva combater preconceito com mais preconceito, essa de "devido o baixo nível cultural da tua região" foi uma argumentação tão tosca que nem creio que partiu de alguém culto de fato. No mais concordo que ao reforçarmos o deboche frente ao travestido do comercial, reafirmamos a homofobia sim. Mas é interessante lembrar que discriminação por região também será criminalizada e de forma alguma alguém ou um grupo de pessoas deve ser ridicularizado ou menosprezado pelo que não se teve acesso. Se assim fosse todos os nordestinos seriam homofóbicos e não teríamos grupos atuantes, enfrentando sim, ameaças de morte, mas valendo-se dos meios legais, inclusive por meio da educação, para promover a cidadania de todos nós.
Tulio_SP29/05/2012 14:31
Tulio_SP29/05/2012 14:31
É verdade...essa alfinetada do comentário só mostra uma coisa: gay tambem é preconceituoso galera!!! Como é que a pessoa não concorda com o preconceito contra o homossexual e faz um comentário infame desse sobre nordestino...PIMENTA NO ** DO OUTRO É REFRESCO NÉ COMPANHEIRO????... POR SINAL TB ACHO O COMERCIAL DA CERVEJARIA PRECONCEITUSO..TIRA ELE DO AR!!!
QUE COISA FEIA!!!!29/05/2012 14:23
QUE COISA FEIA!!!!29/05/2012 14:23
CRITICANDO O COMERCIAL POR SER HOMOFÓBICO - O QUE EU TB ACHO QUE SEJA - E FAZENDO PIADA DISCRIMINATÓRIA CONTRA NORDESTINO!!!!! QUE COISA FEIA.... OLHA O PRECONCEITO AE GENTE....
Rômulo29/05/2012 14:10
Rômulo29/05/2012 14:10
VOCES JÁ VIRAM O COMERCIAL DA VOLKSWAGEM DO FOX?? MUITO DISCRETAMENTE, ELE MOSTRA UM CASAL GAY..CONFIRAM
Q FEIO!29/05/2012 13:58
Q FEIO!29/05/2012 13:58
É por isso q eu prefiro skoll, desce redondo
P/ Ehdynhow/PB29/05/2012 13:56
P/ Ehdynhow/PB29/05/2012 13:56
vc é só mais um q nao sabe interpretar um texto preconceituoso, mais isso é explicado com o baixo nivel cultural de sua regiao, será q se fosse discriminando os nordestinos vc saberia interpretar? nao né, tadinha! dá uma dó.
guto29/05/2012 13:54
guto29/05/2012 13:54
pergunto então o que é homofobia ??? A homofobia é a atitude de hostilidade contra as/os homossexuais; na minha opinião o travesti do comercial estava sendo hostilizado sim... só quero entender pois pra mim alguns comentarios não ficou exclarecedor ok ... agora quantos as piadas com heteros como o MARCOS / DR GAUCHO descreveu no seu comentarios tenho apenas a declara o seguinte MARCOS se fosse feito piadas com gay e ninguem fosse espancado , violentado e agredido de varias outras formas até verbal tb acharia que o comercial não tem nada haver ,, agora vamos deixar de ser hipocritas comparar gays com heteros como se gays fossem tratados de maneira igualitarias como se fossemos todos iguais pergundo se no comercial colocasem uma figura da igreja um santo bebendo cerveja e rindo do papa não seria nada demais ///????? ai vem um monte de pessoas comentar que tudo agora é homofobia o galéra em que mundo vcs vivem tem gente morrendo por isso , ninguem morre por ser heterro ou é agredido agora é agredido por ser gay .. e com isso acho que o comercial hostiliza sim , como tb acho que mostra a mulher como objeto tb não concordo ... po parem e pense um pouco as coisas tem que mudar é só um simples comercial é , mais de um grupo que ´ja é tão descriminado até pelos gay ... por que gay afeminado tb sofre preconceito por parte da propria classe ... e isso é um absurto ..pensem nisso ok ....
TRANS LINDA29/05/2012 12:13
TRANS LINDA29/05/2012 12:13
quem é o ator modelo montado do comercial .....nada de travesti mais caricato......tantas TRAVESTI NA NOITE FAMOSAS NA TVS É NOVELAS...
vai passa em quais canis de tvs TV GLOBO SBT RECORD REDE TV MTV TV MIX BAND ....outros POR assinatura......
Ehdynhow/PB29/05/2012 11:28
Ehdynhow/PB29/05/2012 11:28
Concordo em gênero, número e grau com o Lauro. Tudo agora é motivo para casos processuais? Quando na verdade a homofobia existente na nossa sociedade machista e sexista vai muito além dessa piada...Sinceramente não vejo nada demais na propaganda, além de um texto bem elaborado no estilo cordel caracteristicas do São João e outra na propaganda o "travesti" no final tá tomando a cerveja com os caras ou seja nada de homofobia, então por que motivos esse comercial se tornou tão polêmico?Sinceramente a ABGLT devia se preocupar com coisas mais sérias!!!
POLÊMICO 29/05/2012 10:14
POLÊMICO 29/05/2012 10:14
CONCORDO COM PIU PIU E SP, PORRA, TB TUDO AGORA É HOMOFOBIA, NÃO ESTÁ AGREDIDINDO A NINGUÉM ESSE COMERCIAL, A ABGLT DEVERIA SE PREOCULPAR COM OS ASSASSINATOS QUE ACONTECEM EM CONSEQUÊNCIA DE ATOS HOMOFÓBICOS.
há é???29/05/2012 10:05
há é???29/05/2012 10:05
pimenta no cu dos outros é refresco, queria se fosse com os negros pra ver como tinha defesa tira essa droga do ar sim
Ao LAURO29/05/2012 9:00
Ao LAURO29/05/2012 9:00
Mais VIADO que o JO impossivel......
Marcello29/05/2012 8:48
Marcello29/05/2012 8:48
Não vejo nada de homofóbico no comercial, é apenas um comercial com uma brincadeira, nada tem com discriminação a gays ou trans, está na hora da Associação ABGLT se preocupar com assuntos mais importantes como a prostituição de travestis e gays. E para tbm de se preocupara com Parada Gay, que festa é essa? Não tem sentido algum, o que muda na vida dos Gays com a Parada? Pensem a respeito.
PARAIBANO QUENTE PASSIVO29/05/2012 7:43
PARAIBANO QUENTE PASSIVO29/05/2012 7:43
RIDICULO FEIO,LOGO O CANTOR É PARAIBANO AMAZAN É SEU NOME TE DANA QUE NAO CONCORDO COM ISSSO
Jorge29/05/2012 3:59
Jorge29/05/2012 3:59
Fala-se muito em homofobia, crimes, preconceito e etc. O fazer com um gay soro positivo que, vai numa balada, paquera, seduz e acabam na cama e, não usam camisinha. Falta de responsabilidade do que foi paquerado é um motivo. Mas, por outro lado o gay contaminado passou certa segurança. charme, chaveco...Imaginamos que ele seja uma pessoa bem apessoada, elegante, que tenha uma boa profissão, que seja bem sucedido e tudo mais. Transam e depois do clímax do orgasmo, o " bonitão " conta que é soro positivo. Ou seja o " inoscente " acaba de ser contaminado. O que fazer com uma pessoa dessa? Qual é o crime que ele cometeu? Penso, que pior de ser motivo de preconceito, motivo de chacota é ser enganado por alguém que passou confiança, credibilidade " verdade "...Ou seja caiu no conto... Isso acontece aos montes em nível de Brasil. O novo infectado precisa lidar com sua nova " condição ", de imidiato passa pela cabeça que recebeu sua sentença de morte sem ao menos ter tido direito à defesa. Foi enganado. No auge de sua carência, esqueceu sua responsabilidade do uso do preservativo. Sua punição aconteceu. Não concordo, não aceito! Nos bate papos tem aos montes " seres " que querem sexo sem capa ou o famoso " bare ". O infectado decide por ele mesmo fazer de sua vida um revólver cheio de munição e, tem o direito de sair atirando nos " ingênuos "?
Lauro!29/05/2012 3:22
Lauro!29/05/2012 3:22
Concordo com vários comentários aqui na página. Exagero! Concordo que crimes de homofobia devem ser casos da justiça. O que tem demais nesse comercial?? Nunca ninguém foi numa festa à fantasia onde homens se fantasiam de mulher, no carnaval onde ocorrem as mesmas coisas. De dia é Maria, de noite é João. Nossa essa canção é mais velha que andar pra frente. Se tivesse o comercial citado em seu texto dito que o cara bateu no " João " e bebeu um cervejão. Nos poupem. Mais um exemplo de que essa Associação não trabalha em prol das causas gays. Em tudo se manifestam, acham defeito, acham casos de justiça. Hoje no programa do Jô, segunda-feira 28/05 ele entrevistava duas jornalistas da CBN rádio e, o assunto era sobre hipnose. Fez uma piadinha do amigo gay que foi no terapeuta e supostamente o personagem havia sofrido " abuso " quando criança no colo do tio e, ele não se defendeu porque estava de saia justa e salto alto. Pronto! Agora vamos tirar o Jô Soares do ar. Quanta mediocridade. É por isso e, por outras que sofremos com a aprovação da PL 122. Tudo é preconceito, tudo é homofobia, tudo é crime, tudo é passível de processo. Se preocupar em fazer uma campanha educativa não passa pela cabeça de tais pessoas que estão à frente dessa referida associação. Gays mais afeminados são os que mais sofrem violências. É igual ao negro, ele não pode se pintar de branco pra sair nas ruas. Preconceito existe e é crime. Mas o gay afeminado pode se vestir de uma maneira mais adequada para enfrentar à sociedade. Vamos pensar um pouco: Eu sou gay, mas às vezes acho que tem exagero demais em tudo. Se eu sou dono de um restaurante normal, comidinha simples, nada de luxo. Entrão um grupo de gays que ficam fazendo baderna, tendo ataques, se ridicularizando e encomodando aos demais clientes, se chamo atenção sou homofóbico. Homofobia é crime. E eles que estavam faltando com o respeito, sem educação num espaço público são o quê? Vítimas? Eu que estou trabalhando, gerando empregos, pagando impostos e muito mais coisas sou o homofóbico e, vou preso. Entenderam o porque tantos deputados, pastores, religiosos serem contra ao PL 122? Estava passeando com meus afilhados no shopping Morumbi e, um grupo de amigos gays, bem afeminados dando show em plena 15h. Aos gritos, risadas altas, beijos em demasia ( parecia que iria ocorrer um sexo público ou uma grande orgia ). Meus afilhados me olham assustados e perguntam: Padrinho você também namora com outro homem e, você não é assim! Crianças de 9 e 6 anos. Cade o limite? Aí os seguranças botam pra correr. Os seguranças e o shopping são homofóbicos. Vamos nos respeitar, que seremos respeitados!
SP29/05/2012 2:29
SP29/05/2012 2:29
Nada de mais. O povo começa a exagerar né...daqui a pouco qq coisa é motivo pra polêmica ou processo incitando mais ainda o preconceito. Pelamor né !!!
piupiu29/05/2012 2:10
piupiu29/05/2012 2:10
FALA SERIO... ISSO JÁ TÁ ENCHENDO O SACO... AGORA TUDO É HOMOFOBIA, É RACISMO ... AI QUE SACO ... A REAL HOMOFOBIA É TÃO DIFERENTE DE UMA PROPAGANDA BOBA... ME POUPEM CHATINHOS...
Luiz29/05/2012 1:40
Luiz29/05/2012 1:40
É isso aí! A propaganda ajuda a mostrar a discriminação sim! Triste! Tem que reclamar...
Marcos /Dr Gaúcho29/05/2012 1:37
Marcos /Dr Gaúcho29/05/2012 1:37
E os MILHÕES de filmes gays que fazem chacota com a heterossexualidade alheia em que os gays sempre transam com um"hétero" e se dizem melhores que as mulheres???Nunca vi os heterossexuais darem bola pra isso!E pfvr,não tem nada demais no comercial né?A trava termina até bebendo cerveja com eles!
guto29/05/2012 0:19
guto29/05/2012 0:19
continuo achando preconceito respeito a opinião de todos , só acho que não se deve ridicularizar ninguem ...eu tb acho que a parada gay tambem perdeu o principal objetivo tb não concordo com algumas coisas ...
K One Ray Mond 29/05/2012 0:06
K One Ray Mond 29/05/2012 0:06
Vejam o clip no youtube: "amor incondicional. O verdadeiro amor". A imagem é a de um tamanduá.
Thiago28/05/2012 23:41
Thiago28/05/2012 23:41
Não encontrei nenhum tipo de preconceito no comercial. Gente, do mesmo jeito que não é errado ser gay, também não é errado ser hétero! Do mesmo jeito que eu não ficaria com uma mulher, o cara do comercial não ficaria com um travesti. Foi apenas uma brincadeira de festa junina e muito bem feita. É por isso que os homofóbicos falam mal de nós, porque sempre tem uma pessoa que se dói e enxerga discriminação em tudo.
Paulo28/05/2012 23:21
Paulo28/05/2012 23:21
Não entendi! Preconceito pq nenhum ht do comercial ficou com ela?
sissi28/05/2012 22:46
sissi28/05/2012 22:46
infelizmente tem pessoas que acham que isso não e discriminção ,pode fazer comercial sim com gays,lesbicas, travesti mais desde que naõ ridicularize mais do que a comunidade já e ridicularizada essas pessoas acima que acham normal se ponha um pouco no lugar de uma travesti que ja e discriminada simplesmente por ser diferente (digo entre aspa), se chamada de joão quando sua condição de gênero e feminina ,a mesma coisa se eu chamar um homem hetero de mariazinha
SID28/05/2012 22:43
SID28/05/2012 22:43
Pronto... Por isso que a lei da homofobia não é levada a sério, daki uns dias não vão mais poder olhar para um travesti, q já vão dizer q esta sofrendo de homofobia... Acho q 90% dos comentários aki foram de reprovação a essa atitude - alguma coisa está errada, não concordam? ou o que estou escrevendo aki é homofobico tb????
kaka28/05/2012 21:39
kaka28/05/2012 21:39
não vi nada de anormal no comercial...ri muito... "Em oficio para o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) solicitou a retirada do ar do comercial da (cerveja) É por causa deste tipo de associação c/ pessoas mal humoradas, raivosa e rancorosas se igualam a bancada evangélica do congresso nacional... isto se chama censura! ...bjs
o juninho tem razaum28/05/2012 21:32
o juninho tem razaum28/05/2012 21:32
queria ver nos paises arabes onde o gay eh levado a forca e aqui por uma besterinha ficam todas xexelentas kkk tem travesti linda de morrer tem travesti o maior furacaum e isso naum faz de vc excluido, se inclua e viva a diversidade PODE OBSERVAR NO FIM TODOS JUNTOS A MESA BEBENDO E FELIZESSSSSSSSSS
juninho28/05/2012 21:22
juninho28/05/2012 21:22
depois da Ditadura, vem ai a Bichadura agora tudo é Homofobia
Júlioa28/05/2012 21:20
Júlioa28/05/2012 21:20
Argentina e Brasileira, concordo. Os gays agora veem preconceito em tudo. Passamos de "vítimas" a meros coitadinhos. Isso é lastimável.
Argentina e Brasileira28/05/2012 19:01
Argentina e Brasileira28/05/2012 19:01
Gente, que chatice dessas ativistas... preconceituosas sao vocês... adorei o comercial!!! To morrendo de sorrir!!
beto perillo 28/05/2012 18:30
beto perillo 28/05/2012 18:30
sim concordo plenamente pois não souberam interagir no comercial podendo sim fazer de outra forma sem a agressão.
Rodrigo28/05/2012 18:28
Rodrigo28/05/2012 18:28
Se as pessoas deixassem a promiscuidade de lado, passariam entender melhor a realidade que as cercam e não ficariam perdidas, sem percepção nenhuma, achando tudo normal ou que não há nada de mais (sinal este de que não resta mais nada, nem seus próprios valores)...
Seriedade28/05/2012 18:15
Seriedade28/05/2012 18:15
Sou a favor sim da retidada deste comercial...Devemos ser intolerantes quanto este tipo de atitude, de discriminação.
ADNA28/05/2012 18:08
ADNA28/05/2012 18:08
nem cerveja eu bebo, só bebo SMIRNOFF .....vodka.....
Júlioa28/05/2012 17:50
Júlioa28/05/2012 17:50
Não vi nada de preconceituoso. Às vezes acho que os gays se fazem de coitados demais. Muitos travestis, de tão parecidos com mulheres, por vezes são confundidos com uma, e os homens não são obrigados a curti-los. Acorda, povo!
Arnold Filho28/05/2012 15:29
Arnold Filho28/05/2012 15:29
A ABGLT está certa. Sou contra qualquer tipo de discriminação. Recentemente, uma pessoa, referindo-se a um conhecido meu, perguntou: fulano é gay? Minha resposta foi ríspida: "Como eu posso saber? E depois o que uma pessoa faz na cama, ou com quem faz, não me interessa". Entendo que dei a resposta certa: a sexualidade de qualquer pessoa só diz respeito à própria.
Nelson - SP28/05/2012 14:03
Nelson - SP28/05/2012 14:03
Concordo com a posição da ABGLT. Aparentemente a peça publicitária é inofensiva, mas é com "brincadeiras" desse tipo que se perpetua na sociedade brasileira a imagem negativa que infelizmente ainda está associada a travestis e transexuais, contribuindo sobremaneira para a não inclusão desses indivíduos e reforçando assim o seu estigma marginalizado.
Demien28/05/2012 13:46
Demien28/05/2012 13:46
A verdade é que a publicidade brsileira é um lixo e muitos dos comerciais inteligentes sao cópias do país ao lado BEM MAIS CRIATIVO que muitos aqui criticam é A ARGENTINA que sempre ganha os premios mundiais em publicidade enquanto o Brasil quando tres, um era da margarina que mordia, outro de um carro e o resto é uma fuleragem só como estes de cerveja, com prostitutas ou neymares e ivetes sangalos da vida... lamentavel
Franca28/05/2012 13:29
Franca28/05/2012 13:29
Divertido rs.Adorei!
Bruno/ Ba28/05/2012 13:07
Bruno/ Ba28/05/2012 13:07
Gente, onde está o preconceito na propaganda????? No final ela ainda senta com todos na mesa pra brindar!!!!!! E todos estão muito felizes... além do mais colocaram um travesti lindo, sem aquelas maquiagens pesadas e cheias de brilho caracteristicas das travas..não vou mentir, aquela do comercial eu pegava na boa....
O povinho chato....28/05/2012 12:57
O povinho chato....28/05/2012 12:57
Tb não vi nada demais nesta propaganda... seria o fim se eles (a turma) ficasse tirando saro do cara e do travecao, o que não ocorreu, ao contrário, ela se juntou a turma de rapazes e foram bebemorar felizes !!! Uma prova de que aquela turma não tinha nenhum preconceito, apenas não queria ficar com a travestis, o que é aceitavel, afinal se nós gays, estiver numa mesa de bar e uma loira fatal dar bola, vamos fazer o que ? Tentar uma amizade, nada mais....
junior28/05/2012 12:54
junior28/05/2012 12:54
Querem ESCULHAMBAMENTO maior pra nossa imagem do que a parada gay? Aquilo é um festival de horrores, baixaria e afetação.
Pekerman28/05/2012 12:33
Pekerman28/05/2012 12:33
Não esperava outra coisa de um comercial de cerveja...É uma propaganda no mínimo polêmica,que gera discussão,mas confesso que não vi nada demais.Eu acho que não ajuda nem atrapalha a causa GLBT, é indiferente.
David...28/05/2012 12:20
David...28/05/2012 12:20
Gente, que exagero. No final "ela", termina bebendo com os caras, será que realmente ninguem a deseja? Meio exagerado essa reclamação não acham? Sou gay e acho que temos que parar de bancar as virgens delicadas e ofendidas não é?
Pepeu28/05/2012 12:20
Pepeu28/05/2012 12:20
Tb acho um saco esse povo MILINDROSO!!! Porra, vai acabar criando uma verdadeira ANTIPATIA GENERALIZADA pela comunidade GLBT. Eles exigem respeito com a comunidade..isso eu tb concordo, mas colocam em plena parada gay, figuras de santos católicos representados por homens másculos em poses sensuais...PODE ISSO?? A HOMOFOBIA VAI DAR LUGAR À ANTIPATIA...
guto28/05/2012 12:16
guto28/05/2012 12:16
tb achei ridiculo o comercial de cerveja estremamente machista e sem gosto fiz uma reclamação diretamente no site da cerveja .para alguns realmente pode não ser nada mais na minha opinião é uma forma mesmo que indiretamente de desmoralizar o gay , pois se obiservar o comercial os caras da mesa ficam rindo , acho que tem que para com essa idéia de que gay é piadinha que é engraçado vai ver que por isso os gay s não sao levados muito a serio mais tb quero deixar claro que comercial de serveja que mostra aquelas mulheres linda gostosonas muitas vezes fazendo a mulher de objeto tb sou contra acho que a cerveja vende sim uma ideia machista..
leco28/05/2012 12:13
leco28/05/2012 12:13
Esse pessoal de publicidade precisam rever seus conceitos, porque os LGBT também consomem cerveja e ao invés de ficarem ridicularizando deveria sim mostrar personagens LGBT se engraçando com o outro, mas de uma forma agradável da mesma forma como fazem entre eles heteros, aliás alguma entidade de defesa das mulheres também deveria entrar com ação contra essas propaganda que coloca as mulheres como objeto de brincadeira para os homens que tomam cerveja.
Bruno28/05/2012 12:11
Bruno28/05/2012 12:11
Aaaaaaaaaaaaaaaaah, HOMOFOBIA??? Em quê? Meu Pai, Jesus, as militâncias daqui da Terra estão enlouquecendo! Acho que são essas danças sensuais heteros que estão mexendo com a cabeça deles. Não voto em nenhum, não têm o que fazer, ou têm, mas não fazem, só criticam aquilo que não há nada para ser criticado. Cansei de debater com essa gente. Militância, vão a merda!
Theo para BETÃO28/05/2012 12:08
Theo para BETÃO28/05/2012 12:08
Concordo com vc cara... tb sou gay assumido e tenho amigos heteros. Sinto que eles ficam "cheio de dedos" quando querem se referir à gay, lesbicas, etc.. na minha frente. Vc percebe que as pessoas ficam constrangidas, temerosas, cheias de cerimonia...e isso é chato demais!!!
Betão28/05/2012 11:42
Betão28/05/2012 11:42
SINCERAMENTE..... SE EU FOSSE PUBLICITÁRIO EVITARIA COLOCAR GAY, TRAVESTI, LESBICA, etc... EM PEÇA PUBLICITÁRIA. ELES SE DOEM COM TUDO!!!!!!! TUDO É OFENSA, É DISCRIMINAÇÃO, HOMOFOBIA... PUTZ!!!! PARACEM QUE QUREM SE APARECER!!! SOU HOMOSSEXUAL E ME SINTO ENCOMODADO COM TANTA GENTE MILINDROSA NESSAS ENTIDADES QUE REPRESENTAM A COMUNIDADE GLBT... VI A PROPAGANDA NA TV E NÃO VI NADA DE MAIS.... SOU CONTRA A VIOLENCIA CONTRA GAY, etc... MAS PERAE, VAMOS SER MAIS MADUROS!!!
D pedro XXIV28/05/2012 11:40
D pedro XXIV28/05/2012 11:40
Term q tirar do ar se fosse falando de negro q o cara nao ficou com ela por q ela era negra a putaria tava formada, o outro foi fazer um clip e colocou macaco por q qria tirar do ar o clip, tem q tirar sim. E outra coisa a shin é um a merda e os travecos são chics, tira tira tira
Zeca28/05/2012 11:28
Zeca28/05/2012 11:28
Pior são vocês incentivando mais ainda o ódio entre as pessoas e agindo como se o preconceito, toda essa discriminação, e ridicularização, tudo isso fosse normal! Vocês que deveriam acordar e vê que tem algo errado aí! E não agir como se isso fosse o normal, não, receber preconceito não deve ser considerado normal, sofrer bullyng também não! Devemos lutar por uma sociedade mais igulitária, por que não? E a mudança teria que começar entre nós, por que tem muito gay como vocês que não são tão bem instruídos assim, estão cheio de pensamentos equivocados, as vezes é homofóbico, e ao invés de ajudar a melhorar o nosso lugar na sociedade, só piora!!! Se instruam mais, e talvez até eu sugiro vão a um psiquiatra fazer um trabalho em vocês para vê porque esse ódio tanto de gays, investiguem seus passados, vai que é algum trauma e superem isso!! Não tem coisa pior do que cara que gosta de outros outros homens e é homofóbico! Isso é degradante...até mesmo para vocês! É isso mesmo comunidade gay temos mesmo que nos valorizar e mostrar o que temos de melhor, que somos seres humanos e merecemos ser tratados como tais!
junior28/05/2012 11:20
junior28/05/2012 11:20
TAMBEM ODEIO ESSA TURMA DO POLITICAMENTE CORRETO, ESSE PATRULHAMENTO TODO, AH, PAREM COM ISSO. SÃO OS NEGROS, OS GAYS, OS GORDOS... NÃO PODE MAIS BRINCAR, NÃO PODE NADA, AFF. VÃO PROCURAR O QUE FAZER!
BETÃO/MA28/05/2012 11:16
BETÃO/MA28/05/2012 11:16
E ONDE A DISCRIMINAÇÃO?... BELEZA DA VIDA QUE NOS DEU TRAVECOS E ASSEMELHADOS... VAMOS RIR...
Haldol28/05/2012 10:56
Haldol28/05/2012 10:56
meu propaganda bem feita nao tem nada de maldoso!!!! essas bichas sao foda
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
17/04/2014 CINEMA » Orlando Bloom aparece pelado e tatuado em novo filme. Vem ver!
17/04/2014 NOTíCIAS » Aproveite bem o final de semana prolongado, e fique por dentro do que vai rolar por aí!
16/04/2014 NOTíCIAS » Malta reconhece casamento gay e LGBTs europeus comemoraram.
16/04/2014 NOTíCIAS » Índia reconhece transexuais como terceiro gênero sexual.
15/04/2014 LIVRO » Livro de editora alemã mostra soldados em poses relaxadas e brincadeiras quentes. Confira!
15/04/2014 NOTíCIAS » Festival nos EUA reunirá comida e música, e vai celebrar os chefs LGBTs.
14/04/2014 NOTíCIAS » Depois de reclamação de pais, professor homossexual renuncia cargo em escola.
14/04/2014 NOTíCIAS » Justiça italiana obriga cidade a reconhecer casamento gay.
Intima Cor
Eric
Twitter
Facebook
Orkut
© Copyright 2013 MundoMais. Todos os direitos reservados.