Quarta-feira, 06 de Junho de 2012
Doutrina preconceituosa
Vaticano critica freira por defender homossexualidade em livro.
por Redação MundoMais

O Vaticano condenou oficialmente o livro da religiosa americana Margaret A. Farley por sua tolerância à união homossexual, à masturbação e ao divórcio seguido de um novo matrimônio.

Em nota oficial, a Congregação para a Doutrina da Fé solicitou aos católicos que não consultem o livro "Just Love. A Framework for Christian Sexual Ethics" ("Apenas Amor. Estrutura da Ética Sexual dos Cristãos", em tradução livre) porque, segundo o comunicado, não corresponde à posição da Igreja.

"Não está em conformidade com a doutrina da Igreja", destacou a nota divulgada pela assessoria de imprensa da Santa Sé.

Para a congregação, o livro, publicado em 2006, contém "erros doutrinais cuja publicação causou confusão entre os fiéis", razão pela qual decidiu realizar um posterior "exame com procedimento urgente", que confirmou que suas "proposições são errôneas".

As autoridades do Vaticano solicitaram a Farley que corrija "as teses inaceitáveis" de seu livro, o que não aceitou fazer.

A religiosa, professora de ética, defende a masturbação, que permite "às mulheres descobrir sua própria capacidade para o prazer, algo que algumas não descobriram e nem sequer conheceram em suas relações sexuais cotidianas com seus maridos ou amantes", escreveu.

"A masturbação geralmente não implica nenhum problema de caráter moral", argumenta.

Sobre a homossexualidade, a freira, que apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo, pede que tais relações sejam respeitadas e considera que as pessoas devem "ter a possibilidade de a escolher ou não".

Em relação ao divórcio, Farley diz que, diante das transformações "inesperadas" vividas pela sociedade e pelos casais, a "indissolubilidade do matrimônio" pode ser colocada em questão.

Às vezes, o casamento pode "se dissolver" e o compromisso para toda a vida "mudar de maneira legítima", afirma a religiosa.

A freira explica que casais com filhos ficam marcados para sempre pela experiência, mas isso não implica "a proibição de um novo matrimônio".

Diante das posturas liberais da freira, as autoridades da Igreja católica citaram cada um dos pontos abordados e se referiram ao catecismo e aos Evangelhos para rebater tais posicionamentos.

"A masturbação é um ato inerente e gravemente desordenado", reitera a Santa Sé, que recorda que "o uso deliberado da capacidade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade, seja qual for o motivo que o determine".

A condenação do Vaticano foi aprovada pelo papa Bento 16.

Na sexta-feira passada, o Conselho Nacional da Conferência de Líderes de Mulheres Religiosas (LCWR, na sigla em inglês), que conta com 1.500 delegadas para representar 57 mil freiras, criticou a condenação do Vaticano, que qualificou como "sem fundamento" e fruto de "um processo obsoleto".

Frente ao protesto, o Vaticano divulgou a nota de quatro páginas em cinco idiomas.

Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (37)
Pitaco17/06/2012 6:29
Pitaco17/06/2012 6:29
Viva essa freira!!!! Ela sim deve ser canonizada!!!
MARTINS slz -ma12/06/2012 19:31
MARTINS slz -ma12/06/2012 19:31
Ser feliz independente das criticas, JESUS VEIO PARA SALVAR e não condenar ninguém, isso será no último dia, saber o fim, nem o próprio Jesus sabe, SOMENTE o pai sabe o fim, em que todos nós seremos julgados por DEUS. nos preparamos para esse dia, abra o coração para Jesus e cada um cuide da pureza do seu coração coração e não cuide da vida do irmão. Amém!
MARTINS slz -ma12/06/2012 19:26
MARTINS slz -ma12/06/2012 19:26
O vaticano não é igreja, igreja somos nós, visto que o livre direito de pensamento(renascimento) e reforma religiosa ( igrejas evangelicas) e descobrimentos maritimos , foram fundamentais para a sociedade, logo , todos temos o direito do livre escolha, essa escolha não é dada por vaticano(papa) ou qualquer lider religioso: mas o proprio Deus nos dar direito de escolher o caminho a seguir , e a esse mesmo Deus caberá o dever de julgar, através da salvação individual biblico e confirmada por jesus , então O DIVORCIO ( depende da realidade vivida pelo casal , que Deus sabe o motivo da separação ) e HOMOSSEXUALIDADE ( são pessoas intelegentes, amigas e normal. e somente o proprio DEUS fará o julgamento ), deverá ser julgado por DEUS e mais ninguém tem o poder de proibir ou coibir o livre harbitrio concedido por DEUS.
puan rj11/06/2012 18:21
puan rj11/06/2012 18:21
concordo com amigo bastos o que que adinta critica se na igreja o que mas ten e padres gays eu acho que o vaticano deveria critica os corruptos que sao eleitos pelo povo eos deixao morrer de fome e por isso que cada dia mas a igreja ten menos seguidores nao so a igreja catolica que nos critica a evangelica tanben todos hipocritas enquanto isso a miseria se espalha cada ves mas no mundo e com isso que o vaticano ten que se preucupar .
Paulo Henrique11/06/2012 14:17
Paulo Henrique11/06/2012 14:17
Pelo menos dessa vez criticaram uma freira, não foi uma outra pessoa qualquer que não tenha vínculo nenhum com religiões.
Aldo Praia10/06/2012 22:13
Aldo Praia10/06/2012 22:13
Entra numa igreja católica e observa como são idosos seus fieis. Não há jovem nos templos. Só grisalhos. Por que ? Porque o jovem não aceita mais essas ideias tão antigas, desatualizadas, presas a um passado em que o Vaticano reinou, absoluto. Graças a Deus que a Igreja não detém mais o poder que exercia há alguns anos. Estamos ficando cada vez mais livres da influência anacrônica e lamentável de quem perdeu o trem da História.
Bastos Tempo10/06/2012 22:07
Bastos Tempo10/06/2012 22:07
A mesma Igreja que condena o livro dessa religiosa é a mesma que abriga um clero que, na surdina, pinta e borda, inclusive em saunas. Tudo escondidinho. Há alguns anos, numa sauna no Balneário Camboriú(SC), um cidadão recebeu elogio de um amigo:"Bah, cara, tu estás bem na foto...Acabaste de transar com o bispo da cidade X..." Essa é a Igreja que não quer ver a verdade. Um credo religoso que reprimiu - e reprime - a sexualidade de milhões de pessoas, pisoteando-as e desqualificando-as como gente, ao negar-lhes a condição humana. Ainda bem que não sou católico há muito tempo...A propósito, qual a vantagem de ser fiel católico, preso a uma ideologia tão anacrônica e nefasta à dignidade do ser humano ?
douglas09/06/2012 22:12
douglas09/06/2012 22:12
com certeza essa freira é lésbica, olhem bem sua fisionomia é de traços masculinos, isso é uma sapata de catigoria kkk não é a toa que o povo tá achando ela parecida com o caubi kkk apesar que a fruta que ela gosta o caubi não come nem o caroço kkk
caio09/06/2012 22:03
caio09/06/2012 22:03
gente é o caubi peixoto americano kkkkk
Jacinto Ferro09/06/2012 21:59
Jacinto Ferro09/06/2012 21:59
O livro já se encontra traduzido , no Brasil não sei . mas cá em Portugal está:"Só o Amor Constrói. Um quadro de ética sexual cristã"
felipe almeida08/06/2012 9:45
felipe almeida08/06/2012 9:45
Nâo Podemos esquecer da realidade que vivemos diante de tantas coisas que o mundo se tornou . é louvavel que a fFreia possa intervir e mostrar outros lado das nossas vivencias e jso auxiliar diante das escolhas e nos asssegurar da nossa proprio felicdade que o mundo inteiro vive.. saiba que ela divulgou um livro contando experiencias e visao de relaçao como nosso corpo , e ela nao lançou uma nova Bíblia contradisendo Deus que Unipotente , de fato as palavras descritas naquele livro serve de alento e ajuda a todoas as pessoas que precisam de um reconhecimento social e nao se subjulgarem !!
Franca08/06/2012 2:11
Franca08/06/2012 2:11
Quando Deus criou Adão e Eva, disse aos dois:Tenho dois presentes para distribuir entre vocês: um é para fazer xixi em pé e...Adão, ansioso , interrompeu, gritando:Eu ! Eu ! Eu ! Eu quero , por favor ... Senhor , por favor . Sim, iria me facilitar vida substancialmente ! Por favor ! Por favor!Eva concordou e disse que essas coisas não tinham importância para ela . Então , Deus presenteou Adão, que ficou maravilhado . Gritava de alegria, corria pelo jardim do Éden fazendo xixi em todas as árvores . Correu pela praia fazendo desenhos com seu xixi na areia . Brincava de chafariz . Acendia uma fogueirinha e brincava de bombeiro ...Deus e Eva contemplavam o homem louco de felicidade , até que Eva perguntou a Deus :E ... qual é o outro presente , Senhor ?Deus respondeu:Cérebro, Eva, o cérebro é seu.
onde estão os comentarios inteligentes ??? acho que muita gente so cai na real quando sofrer um abuso ou preconceito mais serio ... a causa não e pela liberação geral dos gays e pelo direiro democrata de ser o não ser massacrado por uma sociedade... suas bichas burras ve se acorda para a vida
Rafael07/06/2012 17:45
Rafael07/06/2012 17:45
Eu sou gay. E tenho muita segurança do que sou. Sou psicólogo. Trabalho com muita gente em terapias. A freira emitiu uma opinião muito interessante e boa. E em geral concordamos com ela. A igreja católica tbm tem suas opiniões, o fato de que a igreja nao se alinhar com a nossa maneira de pensar nao significa devemos condená-la... Ela tem direito de dizer no que acredita. Basta ouvi-la,respeitá-la e com argumentação contestá-la. É uma opinião distinta e oposta. Julgar a igreja é cair no mesmo erro que ela faz julgando a gente... Deixa falar...!
as pessoas no tempo da pedra tem que cair na real , o mundo viver um novo testamento , vaticano cai na real olha as igrejas vazias sera porque? queram julgar mas que DEUS assim não dar . só pesso a DEUS QUE NÃO DEIXE OS JULGADORES QUEIMAR NO FOGO DO ENFERNO , amen !!!!!
oi07/06/2012 13:41
oi07/06/2012 13:41
sou gay stou em minha 2° faculdade trabalho o dia todo, sou formado em biologia, tenho 4 especializações e uma matricula no curso de Direito. Axo q sou normal ou no....................................
Lauro07/06/2012 1:30
Lauro07/06/2012 1:30
Parabéns!!! Arrasô a sra freira. Esse Vaticano é tão sem noção! Aliás esse Bento é sem noção. Julga, condena e demais coisas e, tão ovacionado pelos fiéis católicos que não se expõe em público ( olho no olho ) precisa de Papa móvel blindado pra andar por onde chega. Fala tanto dos homessexuais e, eu que não quero ver essa cara de " mostro " de filmes de terros. Quem deve ter " doenças " é ele pra viver cheio dos não me toques. Usa bata, saia com vários acessórios e vem falar dos gays! Heeeeeellllooooooooo pra ele, eles!
Léo07/06/2012 0:14
Léo07/06/2012 0:14
por essas e outras, eu tenho o maior RESPEITO pelas FREIRAS... pelas MULHERES CRISTÃS de maneira geral... elas sabem verdadeiramente fazer TEOLOGIA e interpretar a PALAVRA BENDITA DE DEUS.
Luiz07/06/2012 0:04
Luiz07/06/2012 0:04
Porque os religiosos não combatem os adúlteros com tanta veemencia como fazem com os homossexuais? Nas passagens Bíblicas que eles adoram divulgar, "adúlteros" está na mesma linha do "efeminados".
Andre zl-sp06/06/2012 19:18
Andre zl-sp06/06/2012 19:18
Se esses religiosos nao mudarem essa mentalidade medieval vao acabar ficando sem seguidores.
CONCORDO COM A BATGIRL...06/06/2012 17:18
CONCORDO COM A BATGIRL...06/06/2012 17:18
REALMENTE ELA PARECE O CAUBI PEIXOTO KKKKKKKKKKKKKK
Marion06/06/2012 17:00
Marion06/06/2012 17:00
E mais uma vez afirmo aqui no mundomais: as pessoas não podem ter opinião própria que logo é agredido verbalmente. Rian Amil afirmou uma coisa óbvia uma vez que os fundamentos cristãos abominam o homossexualismo, isso não quer dizer que todos os cristãos nos condenem. Logo não dá pra misturar as coisas uma vez que religião não significa exatamente as vontades de Deus mas se alguem segue uma religião - eu não sigo nenhuma - não pode ficar em cima do muro acendendo uma vela pra cada entidade - Deus e o diabo se quiserem. Mas se aqui alguem se expressa recebe nomes sutis: viado pertubado. Assim os que condenam os homofóbicos, os condenas porque não agridem os heterenos pois se isso acontece ninguém tava nem aí nem chegando. Quanto mais eu conheço o ser humano eu gosto mais dos meus animais
de uma coisa temos realmente certeza, vc e essa sua mente é falida seu viado pertubado, conhecemos muito bem pessoas q assim como vc discursa trexos da biblia e por traz faz tudo diferente, QUEIMA SENHOR
Leco06/06/2012 15:03
Leco06/06/2012 15:03
Existem muitos lideres religioso que também pensam como ela, mas preferem não falar porque complica a vida deles.MAs pra quem adora dizer que esta escrito na bíblia que Deus condena o homossexualismo, é bom ficar sabendo também, que nem todo mundo é religioso, tem pessoas que nem acreditam em Deus, quer dizer quem é religioso, não tem o direito de interferir na vida dos outros querendo impedir que façam o que querem de suas proprias vidas.
PARAIBANO QUENTE PASSIVO06/06/2012 14:48
PARAIBANO QUENTE PASSIVO06/06/2012 14:48
ARRAZOU IRMÃ ,ONDE TA VENDENDO ESSE LIVRO???BETO 16 SO CRISTO TEM PODE JUGAR E EL MESMO DISSE NAO VIR PRA JUGAR VIR PRA SALVAR.....
RIAN AMIL SIAS PARA TODOS06/06/2012 14:28
RIAN AMIL SIAS PARA TODOS06/06/2012 14:28
NÃO ESTOU AQUI PARA DISCUTIR SE O QUE ESTÁ ESCRITO É CORRETO OU NÃO, SE DEVE SER ACEITO OU ACREDITADO, MAS PENSO QUE SE UMA PESSOA SE PROPÕE A ABRAÇAR A FÉ CRISTÃ, SEJA ELA CATÓLICA OU PROTESTANTE, A PESSOA DEVE ENTENDER QUE EXISTEM NESTA CRENÇA CONDUTAS E DOUTRINAS IMUTÁVEIS, PORTANTO NÃO CONCORDO QUE UMA PESSOA DE DENOMINE PADRE, FREIRA OU PASTOR E VEM DEPOIS DETURPAR OU MUDAR A SEU GÔSTO O QUE JÁ ESTÁ ESTABELECIDO HÁ MAIS DE 5.000 ANOS!! CRER OU NÃO É DE CADA UM, AGORA QUERER MUDAR O QUE OS OUTROS CRÊEM É ABSURDO, SE O MODELO HÉTERO CAMBALEIA, O MODELO GAY JÁ NASCEU FALIDO!!!
batgirl06/06/2012 14:06
batgirl06/06/2012 14:06
ELA PARECE O CAUBI PEIXOTO
Ed Pernambuco06/06/2012 12:59
Ed Pernambuco06/06/2012 12:59
Cadê o livro gente! Onde podemos adquirí-lo? Estou com muita vontade de tê-lo em mãos e lê-lo todo.... Gostei das ideologias da freira.....
padre06/06/2012 12:11
padre06/06/2012 12:11
Parabéns, a religiosa, pela postura..... Todos os padres e bispos sabem que o clero viver a sexualidade e prática. sejam os gay e heteros. Sexo e sagrado, faça com amor e respeito, sejam qual forma a sua escolha. Jesus ensinou o amor.
Menquinhos06/06/2012 11:46
Menquinhos06/06/2012 11:46
Eu não sei por que ainda insisto em ler os comentario de pessoas como RIAN AMIM SIAS, uma pessoa que acha que entende a BIBLIA. Meu amigo se os gays nao estao fazendo bodas de qualquer coisa é pq talvez ainda nao deu tempo nao acha que para q as pessoas pudessem se aceiatr nao faz tanto tempo assim q começaram, e o reflexo disso sao muito e muitos homens casados que comemoram suas BODAS DE QLQ COISA com sua esposas mais que procuram na rua, na internet, homossexuais para se satisfazerem e vivem um casamento de faixada. Diante disto é facil comemorar qlq coisa. se estes homens e mulheres q hj estao por ae traindo seus respectivos parceiros com pessoas do mesmo sexo tivessem se aceitado antes talvez hj os gays estariam completando suas bodas como vc diz. Mias eu nao os culpo pois a propria sociedade fez com que isso contecesse. e Sobre a biblia vc que parece q le muito, as condenaçoes estao no antigo testamente certo? e o novo testamento deu lugar ao antigo, com a vinda de JESUS. mais nao vamos tocar aqui neste ponto de religiao de biblia pois a interpetração a fe é problema de cada um.
P/ MARIA RIAN AMIL SIAS06/06/2012 11:31
P/ MARIA RIAN AMIL SIAS06/06/2012 11:31
querida se a sra vive na idade na idade da pedra é problema seu, achar q um casamento falido tem q ser eterno, um homossexual viver como hetero pra agradar a igreja ou quem quer q seja, vc ja ouviu falar em mudanças ? estamos em constantes mudanças a corda alice
P/ Rian Amil06/06/2012 11:05
P/ Rian Amil06/06/2012 11:05
Não acho que só os gays é que não fazem bodas... Tantos héteros aí que são mais promíscuos que muitos gays, isso é do ser humano, quem te garante que por ser hétero uma relação é sólida...Viaja não. Eu tive só um homem até hj meu primeiro beijo da vida foi com ele, estamos juntos a 6 anos, o amo como o primeiro dia, conheci ele com 18 anos...
fodasse06/06/2012 11:04
fodasse06/06/2012 11:04
fodasse o que o vaticano faz ou pensa, nao sou católico, to me fudendo pra eles.....
lima rose06/06/2012 11:02
lima rose06/06/2012 11:02
NO DIA QUE FIZEREM UMA BUSCA NO VATICANO, VAI SER UM ESCANDALO: REVISTAS PORNO GAYS, FILMES GAYS, FOTOS DE HOMENS PELADOS, KKKKKKKKKKKK, MAS TUDO POR BAIXO DOS PANOS DA BATINA NÉ?
junior06/06/2012 10:35
junior06/06/2012 10:35
O pior é que a gente sabe que os maiores punheteiros, homossexuais e tarados são os padres, justamente por não assumirem que gostam da coisa e ter de passara vida fingindo. Cambada de hipócritas. "FAÇAM O QUE DIGO MAS NÃO FAÇAM O QUE FAÇO-VATICANO".
RIAN AMIL SIAS06/06/2012 10:35
RIAN AMIL SIAS06/06/2012 10:35
ESTA FREIRA SÓ PODE ESTAR LOUCA!!! OU NÃO LEU DIREITO AS ESCRITURAS SAGRADAS. A BIBLIA CRISTÃ É CRISTALINA EM DIZER QUE DEUS REALMENTE CONDENA A PRÁTICA DO HOMOSSEXUALISMO, ODEIA O DIVÓRCIO, AS RELAÇÕES EXTRA-CONJUGAIS E TUDO AQUILO DE DEPÕE CONTRA A UNIÃO E OS VALORES FAMILIARES. NÃO ESTOU AQUI PARA DISCUTIR SE O QUE ESTÁ ESCRITO É CORRETO OU NÃO, SE DEVE SER ACEITO OU ACREDITADO, MAS PENSO QUE SE UMA PESSOA SE PROPÕE A ABRAÇAR A FÉ CRISTÃ, SEJA ELA CATÓLICA OU PROTESTANTE, A PESSOA DEVE ENTENDER QUE EXISTEM NESTA CRENÇA CONDUTAS E DOUTRINAS IMUTÁVEIS, PORTANTO NÃO CONCORDO QUE UMA PESSOA DE DENOMINE PADRE, FREIRA OU PASTOR E VEM DEPOIS DETURPAR OU MUDAR A SEU GÔSTO O QUE JÁ ESTÁ ESTABELECIDO HÁ MAIS DE 5.000 ANOS!! CRER OU NÃO É DE CADA UM, AGORA QUERER MUDAR O QUE OS OUTROS CRÊEM É ABSURDO. TODO CRISTÃO SINCERO SABE QUE DEUS ACEITA E AMA A TODOS: GAYS, PROSTITUTAS, LADRÕES, ASSASSINOS, CORRUPTOS, MAS O QUE ELE NÃO ACEITA É A PRÁTICA DESTES ATOS. SOU GAY, ENTRETANTO DEVO CONCORDAR QUE A MAIORIA DAS RELAÇÕES DESTE GÊNERO INFELIZMENTE NÃO SÃO SÓLIDAS, ALGUEM AQUI POR ACASO JÁ FOI EM UMA BODA DE PRATA, OURO OU DIAMANTE DE CASAL GAY?? SE O MODELO HÉTERO CAMBALEIA, O MODELO GAY JÁ NASCEU FALIDO!!!
Nereu06/06/2012 10:28
Nereu06/06/2012 10:28
Parabéns à freira! É lastimável quem em pleno século 21 a gente tenha que ouvir essas merdas ditadas pela igreja... Vá se fuder cambada de apedeutas!
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
15/09/2014 NOTíCIAS » Gaúchas que driblaram lesbofobia e se casaram dizem que só desejam ser felizes.
15/09/2014 NOTíCIAS » Após defender casamento gay, Snoop Dogg publica mensagem homofóbica.
12/09/2014 NOTíCIAS » Comunidade LGBT se une para pedir justiça pela morte de jovem gay.
12/09/2014 NOTíCIAS » Conheça o maior e melhor site especializado em strippers virtuais do Brasil!
11/09/2014 NOTíCIAS » CTG que sediaria casamento gay no RS é incendiado.
11/09/2014 MúSICA » Jared Leto agarra sua mala em cima do palco e impressiona o mundo. Vem ver!
10/09/2014 NOTíCIAS » Jogador é cortado da seleção brasileira e boatos sobre caso gay ganham força.
09/09/2014 NOTíCIAS » Britânico que deu marteladas na cabeça de colega gay é sentenciado a 14 anos de prisão.
TV G Mix
Twitter
Facebook
© Copyright 2013 MundoMais. Todos os direitos reservados.