Sábado, 28 de Julho de 2012
Usar ou não usar? Eis a questão!
A importância do uso do preservativo nas relações sexuais: uma resistência entre conhecimento e comportamento.
por George Gouvea

Já esta mais que provado e comprovado que o uso do preservativo nas relações sexuais é a melhor forma de proteção das doenças sexualmente transmissíveis, em especial o HIV, além de precaver uma gravidez indesejada.

Pesquisas indicam que a grande maioria da população brasileira sabe sobre a importância do uso da camisinha. Contudo, podemos constatar que, apesar da consciência e do conhecimento cognitivo, no mundo real as coisas acontecem um pouco diferentes. Estamos falando de seres humanos, com todas as suas questões subjetivas, seus paradoxos e suas ambivalências. Existe uma distância entre a informação e o comportamento. Este hiato, aonde habita a ordem “use camisinha” e a esfera do desejo e do prazer, tem sido negligenciado na abordagem deste tema tão complexo.

Entre o mando imperativo da pratica do sexo seguro, também conhecido como sexo com barreira, e sua pratica no mundo tangível, existe um campo que pode estar relacionado a algumas formas de resistência ao uso do preservativo. Se levarmos em consideração que, simbolicamente, o uso da camisinha pode representar a incompletude (barreira) da união no ato sexual, temos, neste caso, uma das possíveis explicações para o sexo desprotegido.

Se não levarmos em consideração outros fatores, todos ligados diretamente as peculiaridades da existência humana, não poderemos construir respostas para esta quase indecifrável questão. Os humanos, como todos podem observar, são atravessados por componentes intangíveis, simbolismos incompreensíveis e mistérios que ultrapassam a fronteira da razão. Crenças se misturam a duvidas e as decisões, nem sempre, obedecem as normas de gerenciamento de riscos, principalmente na esfera do sexual. Reside na sexualidade, possivelmente, o “calcanhar de Aquiles” da humanidade.

Outros fatores, hoje, contribuem para o afrouxamento da administração da pratica do sexo seguro, entre eles a crença de que existe tratamento, as novas descobertas a respeito da reduzida possibilidade de infecção por soropositivos com carga viral indetectável e o fato de que a nova geração não testemunhou a fase avassaladora da epidemia, nas décadas de 80 e 90.

Como se pode observar, este é um tema árido, onde simplificações e explicações rasteiras não dão conta de responder este impasse.

George Gouvea

Psicanalista

www.georgegouvea.com.br

Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (43)
Yuri13/09/2012 19:05
Yuri13/09/2012 19:05
Eu praticava sexo sem camisinha de vez enquando, porém como consequência contrai o vírus, fico pensando como essas pessoas que tem o vírus continuam transando sem camisinha e continuam aparentemente bem, continuam transando com vários em grupos bare e nunca ficam doentes, eu conheço pessoas que não sei se tem o virus mais desconfio pelo fato de gostarem de transar sem camisinha e já transam um bom tempo e nunca ficam doentes.. Gostaria de entender isso. Quando eu descobri que estava infectado o médico me disse que jamis poderia transar sem camisinha, logico ele ta correto, mais e as pessoas que tem o vírus que pega outra pessoa que tem o vírus e não fica mal por isso, os vírus são diferentes e se misturando com o seu tira totalmente a defesa do seu medicamento contra o vírus porque ele passa ser mais forte aliado a outros vírus. Se tiver algum que possa me explicar isso agradeço.
Marcelo06/09/2012 22:53
Marcelo06/09/2012 22:53
Pra sexo somente com camisinha peimeiro que ao transar por ae você nunca sabe se a pessoa é ou não infectada por isso melhor prevenir do que remediar e quem curtir sem camisinha tô fora tenho mto amor a minha vida ok
Gaucho06/09/2012 22:21
Gaucho06/09/2012 22:21
Sempre uso preservativo nas relações com penetração, porém no sexo oral não uso, não sinto prazer chupar uma camisinha, prefiro não fazer.
anonimo06/08/2012 13:16
anonimo06/08/2012 13:16
sou homem, transei com um travestir com camisinha, ele me comeu de camisinha, mesmo assim me arrependo, nunca mais faço isso, isso é coisa do diabo, eu vou procurar uma igreja, e me livrar disso!
Kadu SP Bare06/08/2012 11:05
Kadu SP Bare06/08/2012 11:05
cada um sabe o que faz da propria vida. Tem gente que esta viva ,bonita e produtiva depois de 30 anos de infectado pelo hiv. Tem gente que nasceu feia,vai morrer amanhã de acidente e jamais deixará de ser um fracasso. Apenas cada um tem que ser responsável pelas consequencias de sua decisão. A grande verdade: camisinha diminui muito o prazer. Mas e os riscos? Mas tb existem outros riscos, outras doenças que se pega quando se beija alguém, como sífilis, candidíase, herpes...O jeito é ficar então em casa e bater punheta.
Eu06/08/2012 0:03
Eu06/08/2012 0:03
Não uso mesmo e ninguém me faz usar pelo simples fato de ser passivíssimo mas encapo todas as rolas que entram no meu cuzinho.
John04/08/2012 15:46
John04/08/2012 15:46
Pessoal, acho que é questão de conciencia, eu uso para não me preocupar depois, tudo é questão de costume, quando saio com alguem a 1ª coisa que me preocupo é com a camisinha, se o cara falar que curte sem, desculpem, mas pulo para outro, não to afim de correr risco por minutos de prazer, prefiro usar a mão para uma bela punheta, pois a minha vida vale muito mais e de quem me relaciono tambem, mas cada um cuida da sua vida, eu qnado saio com alguem quero segurança, mas principalmente ofereço segurança. falta de segurança não vale a pena!!
Jeremy p/ Ulisses04/08/2012 11:22
Jeremy p/ Ulisses04/08/2012 11:22
biba uó, vai falar com psicólogo ao invés de escrever blog. vc está á precisando de ajuda, como vai ajudar os outros? Parece ser pretensão. Eu fiz terapia e me fez bem, vejo no hiv um aliado para a minha evolução.Para de choradeira, deprimida!
Ulisses02/08/2012 21:31
Ulisses02/08/2012 21:31
Tenho 31 anos e sou portador do vírus HIV há um ano. Venho atualizando um blog sobre o assunto, onde conto um pouco da minha história e pretendo trocar experiências sobre o tema. A quem possa interessar, segue o endereço: deupositivo.wordpress.com
oh ignorante, nao sabe interpretar texto qdo faz leitura nao? onde é que está escrito "NINGUÉM GOSTA DE USAR PRESERVATIVO? ....... e fique sabendo que sou sim o senhor da verdadeeeeeeeee monaaaaaaaa - vc adora preservativo pq nao tem parceiro fixo é promíscuo por isso precisa se proteger todo instante - entra num saco plastico e preferencia sem ar e morraaaaaaaaaaaaa..... vc é dessas pocpoc de sauna e dark room só pode ser kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Jeremy p/ Ruswell01/08/2012 10:24
Jeremy p/ Ruswell01/08/2012 10:24
querido, morrer todo mundo vai um dia. Muitos portadores já estão infectados há 30 anos ou mais, qtas pessoas saudáveis não morreram de outras coisas nesse mesmo período. Cada um sabe o que faz da propria vida. Antes de julgar as pessoas viva a sua vida: conselho se enrola em plástico bolha porque já ouviu falar do virus resistente da sifilis que está circulando no Brasil? Pois bem, vc pega até tocando as feridas...
huswell31/07/2012 23:55
huswell31/07/2012 23:55
e para essas bichas burras que acham que só porque são casados ou que tem parceiro fixo esta fora de risco de pegar,eu digo o seguinte,vai estudar,vai ver jornal,pois no meio hetero o que mais tem são mulheres que se contaminam pelos seus maridos que deram aquela puladinha de cerca sem proteção e por que voce acha que no meio gay vai ser diferente?
huswell31/07/2012 23:51
huswell31/07/2012 23:51
é como diz o velho ditado'é melhor prevenir do que remediar.'
Jeremy31/07/2012 23:12
Jeremy31/07/2012 23:12
A verdade é que camisinha é desconfortável, é sim chupar bala com papel. E quem está preocupado com doença, tem que parar de beijar, andar de luvas e com máscara pelas ruas. Pinto tem gosto de céu, adoro!!! E cada um que cuide da sua vida, que sociedade mais policialesca que temos, todos querendo ditar regras para o comportamento alheio. Eu curto sem mais sou casado e tenho bofe fixo. Cada um na sua. E para a nojentinha vai uma diaca: fia se enrola em plástico bolha antes de transar.
LUCAS31/07/2012 22:49
LUCAS31/07/2012 22:49
PARA PEOOPLE QUEM É VC PARA DIZER QUE NINGUÉM GOSTA DE USAR PRESERVATIVO? VC NÃO É O SENHOR(OU SENHORA) DA VERDADE NÃO. FALE POR VC.EU ADOROOOOOOOOOOOO USAR PRESERVATIVO...ATÉ PUNHETA DE CAMISINHA EU GOSTO..HEHHE
people31/07/2012 14:19
people31/07/2012 14:19
todos deram os seus comentarios.... estao certos aqueles que nao sentem tsão em usar camisinha pq a verdade é que incomoda mesmo. estao certos aqueles que dizem usar e cuidar pra nao se contaminarem. cada um tem a sua razao, motivo ou vontade de usar ou nao. se um contaminado passa pra outro que nao tinha o virus a culpa e de quem nao se cuidou. nao adianta querer dizer que confiou e foi enganado, contaminado. a doença está aí e todos tem que tomar os cuidados necessarios. é ruim usar camisinha,é e ponto final. mas se vc quer viver bem, entao precisa usar. mesmo c/os remedios continua sendo chato toma-los. perde tempo com exames de tempos em tempos, em tomar o remedio na hora certa e outras chatices. se cuida quem se ama.
p/miguel31/07/2012 14:08
p/miguel31/07/2012 14:08
concordo c vc. o escritor viajou - escreveu um poema ao inves de tratar como assunto serio.
Miguel30/07/2012 16:01
Miguel30/07/2012 16:01
Esse artigo não fala nada! Está mais para uma forma "poética" de tratar o assunto do que de reportagem. E ainda assim uma forma poética muito pobre...
Dudinha p/ Raone30/07/2012 8:46
Dudinha p/ Raone30/07/2012 8:46
Nunca soube de ninguem que tenha feito isso, mas não é só os paulistas que podem ter essa idéia fofinha. Como viado é muito criativo qdo se fala em perversão, não duvido nada se alguma bicha paulista, gaúcha, baiana, carioca, etc... faça isso pra ficar mais abertinha. Por sinal vc deve ta louquinha pra fazer né?? Se joga pintosa, põe rosa!!! O corpo é seu, vc faz dele o que bem entender amiga!!!
P/ Raone30/07/2012 7:23
P/ Raone30/07/2012 7:23
Seus comentários são sempre ingênuos e com perguntas, como criança que está descobrindo o mundo. Enfie um consolo no seu reto e faça o teste, parece ser esta a asua vontade!
Paulo Henrique29/07/2012 22:50
Paulo Henrique29/07/2012 22:50
Infelizmente existem as doenças pra atrapalharem nossos momentos de prazer. Por isso, camisinha SEMPRE.
Guri POA29/07/2012 19:35
Guri POA29/07/2012 19:35
Cuidado com este papo de que "nao transo com qualquer um"...as doenças nao escolhem cor, sexo, e nem posiçao financeira!!!! Ricos, lindos e dentes brancos..homens cheirosos...todos podem ter alguma coisa! Na duvida, preserve-se! Assim vc tera saude pra gozar muitas e muitas vezes...o incomodo de hoje, pode ser a gonorreia de amanha...fiquem espertas!
P/ Thiago29/07/2012 18:12
P/ Thiago29/07/2012 18:12
É grande?
lá d pb29/07/2012 9:35
lá d pb29/07/2012 9:35
aqui é tâo dificil conseguir um parceiro imagina usar camisinha ? ñ só rj ? mais faço coméntarios quem sabe irei trbl n sit aí ? tá meu bem / luxo ?
nik mi29/07/2012 3:05
nik mi29/07/2012 3:05
Essass beechas nao qurrem relacionamentos so querem dar, e acabam se dando. eu nao uso mais de 10 anos, com a mesma pica q esta cada vez mais delicia
Linx29/07/2012 1:48
Linx29/07/2012 1:48
Me desculpem mais.. Que nao usa camisinha e no minimo nojento.. Ja odeio fazer sexo oral no meu parceiro Por achar nojento.. Imagina quando ocorre penetraçao sem camisinha.. Vixi ai e nojento ao quadrado... Primeiro vc pode lavar o tanto que for seu anus.. Mais ainda sim vao haver uma concentraçao de proliferas bacterias.. Ate por muitas sao essencias para o nosso corpo.. E outra quando ocorre o ato sexual ocorre tambem a introfuçao de novos virus e bacterias ... Engana-se que o unica doença ao sair dessa relaçao seja HIV.. Existem doenças tao graves e tratamentos super doloros quanto a este.. Talvez seja por pensar assim que me cuido tanto e sao tao fresco na hora do sexo.. Mais se eu nao pensar na minha saude nao vai ser fulano que vai..
LUCAS29/07/2012 0:36
LUCAS29/07/2012 0:36
GOSTARIA DE SABER DAS PESSOAS QUE NÃO USAM(TÔ ASSUSTADO COM OS COMENTÁRIOS)CAMISINHA COMO CONSEGUEM DORMIR?NÃO SE PREOCUPAM NÃO? IMAGINE COMO VC SE SENTIRÁ AO CHEGAR NO HOSPITAL PARA PEGAR SEU EXAME E A PSICOLOGA TE CHAMAR LÁ NA SALINHA PARA DIZER QUE VC TEM AIDS................SUA VIDA NUNCA SERÁ A MESMA.
JEAN28/07/2012 23:18
JEAN28/07/2012 23:18
Não é hipocrisia não meus caros, é CUIDADO, vc complicar o resto da sua vida por causa de alguns minutos de prazer é uma tremenda BURRICE!
Odeio camisinha, sei que tenho que usar, mas é difícil pra mim, uso mesmo em ambientes de pegação (às vezes), mas entre quatro paredes é muito difícil, convenço o cara a não usar, quando o parceiro pede, já tentei ter parceiro fixo, mas viado sabe como é, não se contenta com um só. É horrível, mas é da minha natureza, eu gosto de fazer sem, e tenho medo desse desejo que é uma loucura e suicida.
pois é, aconteceu comigo que uso preservativo sempre! tentei passar por uma triagem no Santa Cruz pra poder fazer o tratamento por lá, não me aceitaram porque são somente 33 infectologistas para + de 5000 pacientes, o que diminui a qualidade do atendimento. e o pior é que em 15 minutos que eu fiquei na sala da psicologa, ela recebeu mais 3 fichas novas para triagem. como eu sou de outra região vou ter que achar outro local. mas fiquei pensando nas proporções dessa coisa. não tenho idéia de como isso aconteceu, sei que por falta de camisinha não foi. não estou dizendo que não adianta e sim que é pra se redobrar o cuidado. estou com 47 anos comecei minha vida sexual junto com a aids, e agora que começei a sossegar...
leco28/07/2012 20:16
leco28/07/2012 20:16
Acho ruim comer um cara de camisinha,muita vezes não consigo gozar, tiro e bato uma, mas infelismente tem que ser assim, porque se voce não pega o HIV, pode pegar a gonorreia, que todo mundo já pegou e é chato ter que falar com o medico, porque logo ela da uma bronca em voce, e sua cara fica no chao de vergonha, sem falar da sífilis e outras.
Miseravão28/07/2012 18:47
Miseravão28/07/2012 18:47
Quem nunca fudeu sem camisinha que atire a 1ª pedra.Povo hipocrita!
Furador28/07/2012 18:46
Furador28/07/2012 18:46
Quem nunca fudeu sem camisinha
Verdade28/07/2012 18:45
Verdade28/07/2012 18:45
Confiança n existe!Quantos caras casados eu já meti sem camisinha.Se vc quiser fazer faça mais dizer que pode confiar !
comentários28/07/2012 16:59
comentários28/07/2012 16:59
Concordo com o caro ivan - abaixo. Descordo que caro "não uso mesmo" - segundo comentario. Ele parece estar revoltado com a vida dele e nao respeita aos demais. Claro que se vc adoecer vai ser problema grande pra vc e familia,se tiver. e para nos que trabalhsmos pra amenizar dor e sofrimento noa ambulatorios e corredores hospitalares. Pense nisso...nao amar vc,pode ser exclusivamente problema seu. Mas respeitar os outros é obrigação sua. Iludido por aventuras e segundos de prazer,que pode virar eterno sofrimento ate a morte chegar.
Ivan28/07/2012 16:20
Ivan28/07/2012 16:20
Com certeza, sem camisinha é muito mais gostoso, mas isso deveria se reservar a pares fixos, de confiança, e olhe lá! O que a matéria diz é a pura realidade: os jovens de hoje não presenciaram a pandemia de AIDS, nos anos 80 e 90, quando não existia o coquetel, em que a população vivia assombrada com medo de contraí-la; as boates se esvaziavam, as saunas não tinham movimento; o preconceito e morte aos gays eram constantes, empresas não os contratavam quando percebiam. Depois dos avanços contra o HIV, que hoje no sistema de saúde não é encarado como uma doença, e sim um vírus controlado com o coquetel, as pessoas se iludem que não há mais perigo e transam ao Deus dará sem se preocupar com a camisinha; um erro fatal, pois a contaminação ainda é real.
Duda28/07/2012 15:55
Duda28/07/2012 15:55
USO PORQUE NÃO TEM OUTRA ALTERNATIVA... PELE NA PELE NÃO TEM IGUAL, MAS INFELIZMENTE O PREÇO A SE PAGAR PODE SER ALTÍSSIMO...ENTÃO EU USO POIS NÃO QUERO PAGAR PRA VER!!.
Pedro28/07/2012 15:18
Pedro28/07/2012 15:18
Na maioria das vezes eu uso, porém algumas vezes aconteceram sem a camisinha, numa dessas foi por um cara que eu estava apaixonado, descobrimos depois que ele era soro positivo, felizmente não fui contaminado, só pra constar estamos juntos e casados, relação entre sorodivergentes existe!
Bruno_Belém28/07/2012 15:14
Bruno_Belém28/07/2012 15:14
eu uso e gosto muito, parece que meu desemprenho fica muito melhor ainda.
Flower28/07/2012 15:04
Flower28/07/2012 15:04
Ridiculo deixar de se cuidar por causa de coceira ou incomodo...melhor um incomodo hj, do que um hiv ou qualquer dst amanha...dai sim vcs vao coçar muuuuito! Falta de amor proprio total! Querem conforto na transa, mas nao querem saude! #fimdostempos
Thiago / Jundiai / SP28/07/2012 14:45
Thiago / Jundiai / SP28/07/2012 14:45
Eu nao uso pq nao gosto, por isso nao transo com qq um.... quem quiser me add no msn QUERONAMORAR_EVC@HOTMAIL.COM
Nao uso mesmo28/07/2012 14:44
Nao uso mesmo28/07/2012 14:44
Pra mim me brocha, me tira o tesao e me da coceira....tentei usar e nao consegui e nao uso. E AOS HIPOCRITAS DE PLANTAO eu ja falo desde ja: a vida e minha e se eu contrair alguma doença o problema é meu e nao de vcs.......
1ººººººº&o28/07/2012 14:37
1ººººººº&o28/07/2012 14:37
Eu uso mais n gosto de usar n.
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
19/12/2014 NOTíCIAS » Venha se divertir e realizar suas fantasias mais secretas no Câmera Privê!
13/12/2014 NOTíCIAS » A cena especial do CineSex tem tema de fim de ano com Jean Pierre, Daniel Carioca, Cayo Baiano, Wilker e Di Ferreira.
12/12/2014 NOTíCIAS » No Câmera Privê, você encontra companhia para realizar todas as suas fantasias. Espia só!
11/12/2014 NOTíCIAS » Para liberar doação de sangue por gays, EUA propõe 1 ano sem sexo.
11/12/2014 NOTíCIAS » Anderson Silva surpreende ao fazer discurso pró-LGBT e responder se é gay.
10/12/2014 NOTíCIAS » Dono de bar cancela reserva de clientes após e-mail homofóbico.
10/12/2014 NOTíCIAS » Estado Islâmico atira homossexual de cima de prédio e o apedreja até a morte.
09/12/2014 NOTíCIAS » Manifesto mobiliza redes sociais contra aprovação do Estatuto da Família.
Pedro
Lauro
Mr Sansan
Twitter
Facebook
YouTube
© Copyright 2015 MundoMais. Todos os direitos reservados.