Terça-feira, 31 de Julho de 2012
EUA
Prevenção e cura
Conferência Internacional de Aids traz compromisso científico com a cura da pandemia.
por Redação MundoMais

Entre os dias 22 e 27 de julho, aconteceu em Washington a 19ª Conferência Internacional de Aids. Nos cincos dias do evento, 23.767 participantes de 183 países se reuniram para discutir as principais questões que envolvem a pandemia, além de apresentar estudos sobre novos métodos de prevenção e cura. Segundo concluíram os organizadores do evento, o fim da aids será possível se houver continuidade dos investimentos financeiros e dos compromissos políticos e científicos.

Foi anunciada a criação de uma estratégia científica para a descoberta da cura da aids, que contará com mais de 40 cientistas, sob o comando da Sociedade Internacional de Aids (IAS, sigla em inglês), organizadora da Conferência. O programa “Towards an HIV Cure” (Rumo à cura do HIV) foi lançado nos Estados Unidos e a ideia é que estas pesquisas forneçam informações suficientes para a cura definitiva ou, pelo menos, funcional da aids. O desenvolvimento desta estratégia será liderado pela pesquisadora Françoise Barré-Sinoussi, integrante do grupo francês que descobriu o HIV.

Outros estudos sobre a cura foram apresentados na Conferência. Um deles, desenvolvido na França, confirmou que pacientes tratados precocemente e então retirados da terapia com antirretrovirais (TARV) não mostraram sinais de um reaparecimento da infecção pelo HIV. “Esses resultados sugerem que o TARV deveria começar logo após a infecção”, disse Charline Bacchus, pesquisadora líder do estudo.

Na quinta-feira, uma pesquisa de autoria de Daniel Kuritzes, que analisou a persistência do HIV em dois homens infectados submetidos a um transplante de células-tronco para tratamento de linfoma mostrou que embora o HIV fosse detectável nas suas células imediatamente depois do transplante, ao longo do tempo as células transplantadas substituíram os linfócitos dos pacientes. Ambos estavam infectados há muitos anos e estavam em um tratamento com antirretrovirais que havia suprimido completamente a replicação do HIV, mas continuavam tendo o vírus latentes nos seus linfócitos circulantes do transplante.

Um terceiro estudo liderado por David Margolis na Universidade da Carolina do Norte mostrou que uma dose de uma droga que inibe uma enzima envolvida no adormecimento do HIV leva à rápida produção de RNA do HIV nas células infectadas latentes do paciente. Isso poderia fazer tais reservatórios virais, anteriormente inacessíveis, suscetíveis às estratégias de curativos. Por exemplo, em combinação com tratamentos que aumentam o sistema imunológico da pessoa, “acordar” o vírus latente pode permitir uma “folga” da infecção.

Um anel vaginal que é inserido uma vez por mês e espalha uma droga anti-aids em todo o tecido ao redor dele também foi apresentado na 19ª Conferência Internacional de Aids. O trabalho marca uma tentativa de “uma nova geração de ferramentas de prevenção direcionadas às mulheres”, observou Dr. Carl Dieffenbach do Instituto Nacional de Saúde dos EUA. O anel de silicone contém uma droga chamada dapivirine. Ao contrário dos anéis vaginais vendidos hoje, o anel experimental não funciona como anticoncepcional.

EUA e o serviço público de saúde

A Conferência, realizada nos Estados Unidos dois anos após o fim da proibição da entrada de pessoas soropositivas no país, trouxe diversas questões referentes ao tratamento da aids no país. O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde Brasileiro, Dirceu Greco, disse que os EUA deveriam fazer como o Brasil e criar um sistema universal de saúde. Segundo o infectologista, a resposta à aids no Brasil se tornou uma política de Estado e não de governo, por isso o país consegue manter as bases do programa.

A Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, participou de uma plenária no primeiro dia da Conferência Internacional de Aids e declarou que os Estados Unidos estão trabalhando para criar sistemas de saúde sustentáveis "que nos ajudem a vencer esta batalha".

Diferentemente do que ocorre no Brasil, os Estados Unidos não têm um sistema nacional de serviços gratuitos de saúde, e o acesso aos medicamentos antirretrovirais, por exemplo, precisam ser pagos. “Precisamos mudar esta situação. Os portadores do HIV e aids nos Estados Unidos precisam de medicamentos para viver bem e cuidar das suas famílias e para reduzir as chances de transmissão do vírus”, disse Thomas R. Frieden, um dos ativistas presentes.

Protestos dos ativistas

Ativistas do mundo todo aproveitaram a 19ª Conferência Internacional de Aids para protestar contra medidas tomadas pelos governos. Os ativistas brasileiros em Washington protestaram contra um retrocesso da resposta nacional contra a aids. Para eles, o país “não é mais o mesmo” e “vive do sucesso do passado” no enfrentamento da doença. Dirceu Greco discorda: "Dizer que o Brasil vive do passado é muito pesado"

A aprovação do medicamento Truvada para prevenção também foi alvo de protestos. Os ativistas cercaram o estande do laboratório que fabrica o medicamento no local reservado à demonstração de novos produtos. Eles pediam preços menores para o Truvada e para outros medicamentos. Mesmo sendo comemorada por grande parte da comunidade científica, a nova indicação para o Truvada foi rejeitada por alguns grupos de prevenção ao HIV, como a Aids Healthcare Foundation, dos Estados Unidos, a mesma organização que promoveu a manifestação que fechou o estande da companhia.

Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (29)
XRumerTest05/05/2013 13:41
XRumerTest05/05/2013 13:41
Hello. And Bye.
Jeremi p/Moreno01/09/2012 3:21
Jeremi p/Moreno01/09/2012 3:21
Muito boa sua resposta! Acima de tudo, verdadeira. O Hiv não é mais um bicho de sete cabeças!
Jeremy p/ Moreno13/08/2012 9:35
Jeremy p/ Moreno13/08/2012 9:35
Biba, se aquieta, toma um lexotam. Todo mundo morre um dia...O resto é ilusão. O hiv não me impediu de ser produtivo e ter uma vida invejada por um monte de gente. Tem gente saudável que jamais consuistará um décimo do que conquistei. no fim da história,não fez diferença na minha vida.
Moreno10/08/2012 1:24
Moreno10/08/2012 1:24
Galera o virus HIV tem que acabar, essa cura tem que ser encontrada de uma vez por todas, galera só em pensar que nesse momento milhares de pessoas estão sendo infectadas, onde é que vai parar isso? pelo amor de Deus!!!! isso é muito grave, tem pessoas que nem sabe que tem e passa pra outras pessoas, e ai? quanto os EUA não gastou e ta gastando em armas e guerras? galera ja ta mais que na hora de todo mundo se unir e pedir uma resposta a isso!!!! familias estão sendo acabadas,namoros estão sendo destruidos,planos estão sendo adiados, pessoas estão sofrendo, matando um aos outros de raiva,odio,rancor por causa disso, a cura para o HIV vai gerar um mundo melhor,alegre,quase sem violência, um mundo novo !!!!!!
diego ctba07/08/2012 22:40
diego ctba07/08/2012 22:40
Querido SANDRO SÃO PAULO...me admiro vocÊ escrever esse absurdo essa porcaria, que seu médico RENOMADO, diz que é improvável a cura, pois eu acho que vc esta indo no médico errado, deve ser um pediatra infantil algo assim, vc e seu médico renomado, estão totalmente desinformado, preste mais atenção nas coisas e não venha escrever porcarias aqui, pra vc a cura não vai existir mesmo, pq para nós com certeza terá e logo estaremos livre e continuaremos nossa vida normalmente como se tivessemos uma gripe qualquer e fomos curados. Homem de poca fé vc SANDRO E SEU MÉDICO ridiculos....Deus abençõe vcs e tenha misericordia de vcs!
fernando.06/08/2012 16:28
fernando.06/08/2012 16:28
peço a Deus misericordioso ,que é o senhor da vida.que dê sabedoria aos homens no sentido de acha a cura definitiva para esse mal que assola a humanidade.como disse um renonado pesquisador brasileiro a cura esta proxima lute e esteja vivo quando ela chegar.
Jeremy p amigo06/08/2012 11:13
Jeremy p amigo06/08/2012 11:13
Aconselhe a seu amigo a refazer o teste porque existe a janela imunológica. Eu peguei de ume x namorado justamente por isso. Ele namorou um cara que morreu de hiv. Em seguida ele fez o exame e deu negativo. Começou a namorar comigo e não falou nada do falecido. Pouco tempo depois ele adoeceu...E a tia Cida já estava encostada em mim...
sc06/08/2012 1:38
sc06/08/2012 1:38
o governo sabe ver o povo sofrendo e nao procura pesquisas para cura ... ogoverno mundo.........
CÉLULA TRONCO06/08/2012 0:56
CÉLULA TRONCO06/08/2012 0:56
GENTE QUERIA SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CIRURGIA DE CÉLULA TRONCO, FIQUEI SABENDO Q O ATOR REINALDO GENECHINE JA FEZ ESSA CIRUGIA, SERA VERDADE? ALGUEM SABE ME INFORMAR? SOU SOROPOSITIVO A 2 ANOS E QUERIA SABER INFORMÇÕES PRA TAMBÉM FAZER, AQUI NO BRASIL FAZ? É PERIGORA? SE ALGUÉM SOUBER POR FAVOR ME INFORME!!!! AGURADO.
amigo 04/08/2012 23:59
amigo 04/08/2012 23:59
ola galera eu tenho uma amigo que acabou de descobri que seu namorado tem hiv a principio ele ficou muito nervoso mais graças a Deus ele não tem a doença mais na verdade ele não sabia e transava com o namorado a 2 anos de relacionamento alem de usar gilete e laminas do seu parceiro médicos dizem que ele pode ser imune a doença . bem vou convencer a ele fazer uns teste para quem sabe ele tb possar ser um doador de células tranco .
SANDRO SÃO PAULO04/08/2012 3:45
SANDRO SÃO PAULO04/08/2012 3:45
gostaria de falar a todos vcs, que independentemente da cura ou não, temos de estar com nossas auto estimas la em cima, pq isso ajuda no sistema imunológico.para mim foi duro enfrentar uma fila pela primeira vez num posto de saúde e tomar a minha primeira (vitamina) pirula, assim prefiro chama-las, pois chorei muito. Mas agora o que temos a fazer é ter fé em Deus todos num só pensamento POSITIVO para que achem a cura disso e nos libertem desse mal.Conversando com meu médico , ele é mto renomado nesse meio , ele disse q acha improvável de se achar a cura, mas desde que tenhamos uma boa vida com bons hábitos, não me trocaria por qq pessoas q tem vida "normal", q não se dão valor.Q preferem ficar resmungando , fofocando e fazendo picuinhas., enqto nós temos forças de vontade pra viver. Mto bom esse espaço para nos desabafar, é um meio q pela primeira vez falo , além do meu médico. Mas me garantiu q não se morre mais de HIV, é mais facil um problema de pressão e ou de diabetes do q isso. Então se cuidem galera e vamos ser felizes, isso aumenta nossa imunidade!!!Ninguém morre na véspera !!!! Pensem nisso.
OTIMISTA04/08/2012 1:12
OTIMISTA04/08/2012 1:12
Gostaria de informar a redação, que nos EUA a distribuição dos antirretrovirais são gratuitos sim, os estados da Califórnia, Nova York e Massachusetts são os estados que oferecem melhores benefícios na areá da saúde. Mesmo se o portador do vírus HIV/AIDS sendo ilegal no pais continua recebendo gratuitamente o tratamento, alem de ter um bom plano de saúde, sem sequer pagar 1 centavo do bolso, consultas, internação, cirurgia e apoio psicológico etc... Sem falar em outros grupos de apoio que distribuem alimentos e ate ajuda de moradia. Essa informação poderá ser lida no seguinte site que esta disponível em vários idiomas, inclusive Português. No Google e digite HDAP Quanto os antirretrovirais, o que esta acontecendo e que estão ficando cada vez melhores, diminuindo os efeitos colaterais já existe 1 comprido por dia que o caso do Atripla (Nao sei se existe no Brasil) que tem os seguintes medicamentos: Emtriva, Viread e Sustiva. O portador do HIV pode ter uma vida normal e saudável. Mulheres portadoras do vírus HIV podem ter filhos HIV negativo e saudáveis., as chances são de 70% de não infectar o bebe. Nos Estados Unidos a maioria das vezes o portador do HIV tem outros sérios problemas que não esta relacionado ao vírus HIV/AIDS mas sim vicio incontrolável das substancias químicas, que consequentemente compromete o figado e outros órgãos levando a morte, sem falar nos problemas de doenças mentais como a depressão pelo uso das drogas ilegais. Nos Estados Unidos o tratamento e apoio ao portador do HIV/AIDS e coisa que nos nem sonhamos que existe aqui no Brasil, mas isso assunto para outra oportunidade. Eles já estão investindo em apoiar a geração que já esta envelhecendo e sendo portador do HIV. Nao sou portador do vírus HIV, mas tenho muitos e muitos amigos e amigas portadores do HIV que levam uma vida normal. Infelizmente por este website ser mais direcionado ao publico gay, existem ainda pessoas que acham (porque não são bem informadas) que somente homossexuais são os portadores e que contaminam com o vírus, esquecendo que existem muitos sobreviventes que se contaminaram com transfusão de sangue e mesmo no trabalho, como médicos e enfermeiros no inicio da epidemia onde não existia ainda muita informação. Eu acredito e torço para que a cura aconteça rápido e vai acontecer.
Rick02/08/2012 22:05
Rick02/08/2012 22:05
muito bacana a opinião do Kevin! gostaria d saber se ele informou ao medico(a) a quem ele teve consutas, é importante até para as pessoas saberem sobre esse procedimento, se vale para todos !!!!! estou no aguardo da resposta!!!
Kevin Lindo!02/08/2012 21:47
Kevin Lindo!02/08/2012 21:47
Caros amigos, SIM, a cura esta próxima de ser anunciada, eu sou portador a quase 3 anos e tenho uma vida saudável, me alimento bem, faço exercícios físicos, tomo bastante líquidos, não tomo remédios a 1 ano, minha carga viral é super baixa, doença esta mais do que controlada e o mais importante que é o " piscologico " da pessoa faz a diferença. Desde o primeiro momento que soube, em momento algum eu me abalei...pensei puxa que pena não me cuidei, contrai agora é me cuidar e bola pra frente e super tranquilo, tenho relação fixa meu namorado é super tranquilo ele é negativo estamos juntos a 1 ano e 6 meses e temos uma relação ótima. Então amigos, fiquem tranquilos mantenham suas esperanças que logo estaremos livres disso...mas temos que ficar cobrando e mais para frente, quem sabe nos organizarmos e fazermos uma pressão para que parem com interesses financeiros e pensem na vida dos seres humanos....podemos até pensar mesmo que essa cura já exista e não querem lançar, tudo é possível. O mais importante que hoje em dia podemos ter uma vida normal, tranquila viver como qualquer outra e até melhor do que pessoas que não tem, pois elas não se importam em se cuidar, e nós temos essa obrigação por isso nossa saúde é muito melhor do que muita gente que não tem a doença. Um abraço a todos, força e alegria que logo isso vai apenas ficar na historia do mundo, uma doença maldita que foi vencida.
Ulisses02/08/2012 21:30
Ulisses02/08/2012 21:30
Tenho 31 anos e sou portador do vírus HIV há um ano. Venho atualizando um blog sobre o assunto, onde conto um pouco da minha história e pretendo trocar experiências sobre o tema. A quem possa interessar, segue o endereço: deupositivo.wordpress.com
Rick02/08/2012 17:17
Rick02/08/2012 17:17
em um trecho da entrevista em que o entrevistador faz a seguinte pergunta a Luc Montagnier ele pergunta: se vc pegar um pobre Africano que foi infectado e vc recontruir o sistema imune dele, é possivel para ele tb vencer naturalmente O HIV? Luc Montagnier responde, eu penso que sim!!!!! ele ainda diz que esse é um conhecimento muito importante que é negligenciado, as pessoas sempre pensam em drogas e vacinas isso pq tem governos que não investem em nutrição pq n tem lucro.
Rick02/08/2012 17:00
Rick02/08/2012 17:00
Galera li os comentarios de voçes, curti as opiniôes, eu acredito que a um certo conformismo em relação a esse assunto, engolimos tudo, qualquer cala boca, ér aro encontrar pessoas que vão a luta e cobram respostas a esse virus diabolico criado em laboratorio pelos EUA em resposta a gerra bacteriana no final de 70 pro inicio dos anos 80, procurem, se informem e voçes vão ficar sabendo de novidades, a um grupo de cientistas que falam que o Virus HIV pode ser erradicado com a alimentação bastante saudavel com muita proteina uma nutrição bastante equilibrada, vitaminas,exercicios fisicos bons abitos de vida ex: nâo fica perdendo noite,não fumar evitar bebida alcolica e etc, isso esttimula o sistema imunologico, a uma entrevista no youtube com um cientista Luc Montagnier que ele diz que a pessoa com um bom sistema imunologico e tb tratando de infecçoes, medidas de higiene e tb tomar antioxidantes com isso o virus não vai persistir no organismo, procurem no You tube em relação a esse assunto e principalmente antes de tudo conversem com seus medicos, informe a eles sobre esses meios de tratamentos para tirar qualquer duvida, um forte abraço a todos.
O FIM DO MUNDO02/08/2012 9:35
O FIM DO MUNDO02/08/2012 9:35
ENQUANTO 90% DA POPULAÇÃO NAO ESTIVER CONTAMINADO ELES NAO FAZEM NADA, ENTAO ESPALHEM MESMO, QUERO VER ATE ONDE VAI ESSA DISGRAÇA HUMAMA.
carlos eduardo01/08/2012 22:46
carlos eduardo01/08/2012 22:46
olha meu povo e muito dificel ter uma cura para o hiv e fazer um transplante de células-tronco pode dar certo mais tb pode levar a sua vida para morte e a unica cura para esse virus e ter fe em deus e ter fe em vc mesmo e ter amor a sua vida e tomando certamentos os remedios e tendo uma vida boa com saude isso eu fazo hoje em dia depois que descobri que eu sou portador e hoje estou indectavel a anos e sou muito feliz ....
Lukas-Rio01/08/2012 18:25
Lukas-Rio01/08/2012 18:25
A questão é simples e clara como agua, paciente bom é paciente cronico, curar da prejuizo, pois só vende uma xs, laboratório é um mercado bilionário, veve para faturar, é assim em todos os seguimentos da economia, um exemplo tipico, vai num ortodontista que cobre mensalidade, vc vai ficar anos no aperta e solta, Não se iludam, não virá nenhuma cura para o HIV dos grandes laboratórios, poderá surgir de outra intidade, laboratórios e governos comprados, nunca!
Revoltado 01/08/2012 18:00
Revoltado 01/08/2012 18:00
Temos q espalhar pra todo mundo so assim esses minseraveis q so pensam em dinheiro e nao abre o jogo da cura logo tb se fera. Eles os seus familiares. Ja tou de saco cheiooooooo....
P/ Beto01/08/2012 7:25
P/ Beto01/08/2012 7:25
Não quero debate divergências em relação a esse assunto, mas posso citar alguns pontos. Há pouco tempo atrás os médicos não tinham a obrigação de ficar revelando ao paciente o que determinado arv poderia causar(efeito colateral) com o seu uso, ou qual órgão estaria comprometido; hoje a Secretaria exige a transparência do médico. Pelo menos aonde eu me trato, não é na capital SP, desafogaram as filas para coleta de material, transferindo esse procedimento para outros laboratórios; diminuiu a morosidade para as consultas. Fato! Jeremy.
Breno01/08/2012 2:37
Breno01/08/2012 2:37
Com certeza a cura da AIDS está guardada em algum laboratório, só esperando pra ser lançada, enquanto isso vão surgindo falsas notícias como disse o Rick. Se a medicação fosse direcionada aos pacientes logo no início da doença, tenho certeza que a cura já estaria bem mais próxima, mas enquanto houver o capitalismo em cima dos antirretrovirais, aí sim, a cura ficará bem longe da humanidade. O que falta para esse insensíveis é um pouco de compaixão pelo próximo.
Rick01/08/2012 1:27
Rick01/08/2012 1:27
Galera esse é um assunto muito delicado e de extrema urgência!!!! acredito que falta interesse e investimentos para se obter a cura do virus HIV, enquanto a fabricação do antirretroviral estiver sustentando os interesses dos EUA e outros paises jamais existirar a cura para o HIV. A verdade é que surge falsas noticias de que eles estão empenhados em descobrir a cura, em verdade em verdade vos digo, as potencias mundiais não estão nem ai para essa epidemia, eles querem faturar e faturar em cima do HIV, obter lucros incalculaveis essa é a grande verdade que estar acontecendo e a midia,jornais,revistas,sites manipula e enganam, ai eu pergunto sera que voçes não perseberam isso?????
LUCAS31/07/2012 22:59
LUCAS31/07/2012 22:59
VAI SER A NOTÍCIA MAIS ESPETACULAR DE TODOS OS TEMPOS. A CURA DA IMPONENTE E MISTERIOSA AIDS.
Beto?31/07/2012 22:52
Beto?31/07/2012 22:52
Qual mudança Jeremy no que se refere ao tratamento dos infectados?
Jeremy31/07/2012 20:46
Jeremy31/07/2012 20:46
Impressionei-me em saber que o sistema de saúde dos EUA não é gratuíto, tão pouco a distribuição dos antirretroviais. Em relação aos protestos de que o Brasil vive no passado da AIDS enquanto os avanços contra a epidemia prospreram é uma grande verdade. Somente agora, precisamente neste mê de julho é que provou mudanças na forma de lidar com o os soropositivos. Sofriamos com a frente plantada do monitoramento, do isolamento até do preconceito por parte de muitos profissionais de saúde; o mesmo que ocorria quando a morte era certa. Porém, antes tarde do que nunca! Quanto à cura, apesar de ela ainda não ter sido anunciada, creio que falta pouco para que isso ocorra. Com a estratégia criada pela IAS contando com mais de 40 cientistas experts no assunto, mais o programa americano "rumo à cura do HIV", juntando a isso o poder dos antirretrovirais, com certeza o 1% que fica em latência, logo aparecerá uma poderosa mólecula capaz de invadi-lo e definitivamente livrar-nos do mal do século!
Paulette Pequette by py31/07/2012 19:28
Paulette Pequette by py31/07/2012 19:28
Materia interessante e de utilidade publica. Estao me plagiando no ouro,prata e bronze... rsrs Mas,prefiro diamonds... rsrs moram queridas... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
TEXTO31/07/2012 18:07
TEXTO31/07/2012 18:07
MUITO BEM ESCRITO
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
01/09/2014 NOTíCIAS » Homem nega ser atendido por funcionária trans e se depara com gerente e policial gays.
01/09/2014 NOTíCIAS » Colômbia aprova adoção de crianças por casais gays desde que um seja o pai biológico.
29/08/2014 NOTíCIAS » Novo App brasileiro de namoro apresenta só amigos de amigos.
29/08/2014 NOTíCIAS » Saiba o que os candidatos à presidência se propõem a fazer (de fato) para os LGBT.
28/08/2014 NOTíCIAS » Pela primeira vez, Justiça condena procurador que se dizia skinhead na internet.
28/08/2014 NOTíCIAS » Após postar foto dançando balé, Ghilherme Lobo é questionado se é gay e surpreende na resposta.
27/08/2014 NOTíCIAS » Emerson Marcellino, candidato a deputado estadual, fala sobre suas propostas para o grupo LGBT.
27/08/2014 NOTíCIAS » Luciana Genro afirma que homofobia e transfobia matam, em debate com presidenciáveis.
Pedro
Twitter
Facebook
© Copyright 2013 MundoMais. Todos os direitos reservados.