ASSINE JÁ ENTRAR

Só para Elas

Pernambuco criará unidade especializada em atendimento à transexuais.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 30 de Agosto de 2012

O Estado de Pernambuco, condenado pela Justiça a pagar uma operação de implantação de pênis a uma pessoa nascida como mulher e já registrada legalmente como homem, anunciou nesta quarta-feira que criará um centro especializado para esse tipo de cirurgias.

O secretário de Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, assinalou em comunicado que essa unidade, que funcionará dentro de um hospital público, atenderá transexuais e travestis femininos e masculinos.

A unidade oferecerá tratamento hormonal, cirurgias plásticas, atendimento psicológico e cirurgia de mudança de sexo, entre outros serviços.

Embora em 2008 o Governo Federal tenha aprovado um decreto que obriga os hospitais públicos a oferecer gratuitamente cirurgias de mudança de sexo, a decisão das autoridades pernambucanas parece ter sido motivada por uma recente decisão judicial que obriga o governo a pagar a operação de um cidadão do estado.

O beneficiado é o professor de educação física Alexandre Emanuel, de 45 anos, que nasceu com genitais femininos, mas que há mais de 13 anos adotou identidade masculina, e será operado em um hospital de Goiás, pois em Pernambuco não há médicos especializados para esse tipo de intervenção.

Emanuel, que já tem uma aparência de homem graças a tratamentos com hormônios e algumas cirurgias plásticas, obteve o direito de registrar seu nome masculino e o único que lhe falta para completar o processo de transformação é a implantação de um pênis.

Pernambuco ainda não se pronunciou sobre a decisão judicial alegando não ter sido notificado, mas a Secretaria de Saúde esclareceu que quem desejar mudar de sexo já não terá que viajar para outra cidade para fazê-lo.

O centro especializado funcionará em um hospital público ainda não definido e iniciará operações em seis meses, segundo Figueira.

A secretaria de Saúde esclareceu que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco chegou a oferecer cirurgias de mudança de sexo, mas teve que suspender esse serviço há seis meses por falta de médicos especializados.

O governo instituiu hoje o Comitê Técnico de Saúde Integral para Lésbicas, Homossexuais, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que definirá o perfil e a implantação do centro médico e psicológico.

Segundo a diretora de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, Andreza Barkokebas, o centro especializado transformará Pernambuco no segundo Estado do Brasil, depois de São Paulo, a contar com uma unidade de referência para mudança de sexo com certidão do Ministério da Saúde.

A funcionária disse que vários Estados oferecem a cirurgia em hospitais públicos, mas só São Paulo tem uma unidade especializada reconhecida pelo Ministério.

"Recebo essa decisão com muita alegria porque evitará que outros sofram o mesmo que eu sofri", afirmou Emanuel.

O professor de educação física, que em cirurgias anteriores retirou as mamas, os ovários e o útero, deseja agora que os médicos lhe implantem um pênis.

02-09-2012 às 02:41 Serginho
O mesmo secretário o Sr. Antonio Carlos Figueira conhecendor da lei que obriga o estado a fazer cirurgias em pacientesHIV com lipodistrofia,trata com desdém a classe, aumentando assim a fila de homens e mulheres necessitados de cirurgias básicas e implantes de próteses de silicone onde já não se trata apenas de estética e sim, de uma condição de vida melhor.Frisando que reconhecemos a necessidade dos transsexuais.
01-09-2012 às 12:37 Rafael Rec p/ Marco SP
Marco, para nós não ficarmos trocando farpas incovenientes, e para calar de uma vez por todas com seus comentários infames, segue um link que trata do assunto: skyscrapercitycomshowhtread t=673438, se não conseguir abrir, coloque no google o seguinte: 5 maiores pólos médicos do brasil. entre e aprenda de uma vez por todas que antes de fazer algum comentário, tenha fundamentação no que você fala, para não se passar por ridículo e retrógrado. Abraço, Rafael
31-08-2012 às 15:09 p/ comentarios.....
"A cirurgia não é tão cara,custa o valor de uma bolsa."??? linda, vc sabe qto custa uma LVuitton??? horrores!!!! e em EUROS custa muito mais REAIS!!!!
31-08-2012 às 14:18 Para Marco SP
Cara recife é sim o segundo maior polo médico do Brasil. Antes de criticar os outros você deveria procurar saber pelo menos um pouco mais das coisas.
31-08-2012 às 12:04 Marco SP
Recife, segundo maior polo médico do Brasil???? Rafael Rec é vc quem precisa de cuidados médicos.O Pernambuco que vc imagina não correponde a realidade.
30-08-2012 às 23:42 Rafael Rec
É isso ai, tá certo, já estava na hora de corrigir essa falha, já que Recife é o 2º maior pólo médico do Brasil, com profissionais extremamente gabaritados, que não deixa a desejar para estado nenhum do Brasil, agora se consolida de vez, parabéns...
30-08-2012 às 19:26 comentarios
Tem gente aguardando pequeno procedimento cirurgico no sus há tempos... vão achando que mudança de sexo pelo sus é como extrair dente. A cirurgia não é tão cara,custa o valor de uma bolsa. rsrs Mudança de sexo,eu acho radical... e irreversível. Continua uma cabeça e corpo de homem,apesar de quenas mudanças,com orgão sexual oposto.
30-08-2012 às 12:08 o que
seriam estes outros serviços oferecidos pelo hospital? (?????) os medicos estao capacitados pra oferecer algo fenomenal??????
30-08-2012 às 12:07 eu acho que
ele quer que os medicos implantem nao um e sim varios penis nele sabem aonde neh?????? kkkkkkkkkkkk
30-08-2012 às 11:58 MJA0071
nao tem nem hospitais descentes para cirurgias normais para o cidadao vai ter para mudança de sexo???