ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Um Olhar Positivo

Projeto mostra o dia-a-dia de soropositivos, através das lentes de suas próprias câmeras. Confira!

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 28 de Setembro de 2012

No projeto intitulado "Um Olhar Positivo", portadores de HIV em diversas partes do mundo ganham câmeras para registrar seu cotidiano.

Soropositivos do Rio de Janeiro, da Cidade do México e de várias cidades americanas retratam sua rotina e contam, por meio das fotos, como convivem com o vírus. Cada um recebeu uma câmera para fazer um ensaio de fotos autobiográficas.

Entre os participantes, há desde um jovem carioca a uma mexicana mãe de três filhos.

Eles revelam como encaram a doença com perseverança e o que fazem para levar uma vida normal. "É só um vírus", diz um dos participantes.

Confira algumas das fotos autobiográficas:

Cleverson descobriu que era HIV positivo quando tinha 18 anos. Ele é um dos 17 portadores do vírus que participam do projeto Cleverson descobriu que era HIV positivo quando tinha 18 anos. Ele é um dos 17 portadores do vírus que participam do projeto "Um Olhar Positivo", no Rio de Janeiro.(Crédito: Cleverson)
O projeto chegou em Washington este ano. Kyle é um dos participantes e conta que tirou essa foto na escola onde trabalha. O projeto chegou em Washington este ano. Kyle é um dos participantes e conta que tirou essa foto na escola onde trabalha. "Posso ver a compaixão nos rostos dos meus colegas".
Alejandro, do México, conta que ficou fascinado com o projeto e que gosta especialmente das fotos que tirou abraçado de sua mãe. Alejandro, do México, conta que ficou fascinado com o projeto e que gosta especialmente das fotos que tirou abraçado de sua mãe. "Prometi que o vírus jamais me venceria. Decidi ser forte."
De Los Angeles, LaVera conta que evitou inicialmente contar ao marido que era portadora de HIV, já que ele é de Gana, onde os soropotivos podem ser expulsos da comunidade. Hoje, ele aceita sua condição. De Los Angeles, LaVera conta que evitou inicialmente contar ao marido que era portadora de HIV, já que ele é de Gana, onde os soropotivos podem ser expulsos da comunidade. Hoje, ele aceita sua condição. "Usamos camisinha todos os dias".

Fonte: BBC

31-03-2014 às 07:32 tcB59XbR
Inmaculada8 febrero, 2012Ufff, veo que todo el mundo este1 a favor del chuqoe lateral , pero es que bfCf3mo decir esto para que no suene mal?A med me gusta a veces chocar de frente. No se trata de hacer que pierda los nervios el del otro coche, es me1s bfasqueda de emociones fuertes, de impacto.Recuerdo cuando operaron de urgencia a mi madre por un quiste semitorsionado. En el post operatorio, me dejaron ademe1s de ir a verla, quedarme con ella un rato. Estaba en su habitacif3n. Se la veeda apagada, triste, malica en general y metida en su papel. Me acuerdo perfectamente, que dos horas despue9s me echf3 de la habitacif3n porque la empece9 a imitar y se puso furiosa conmigo.El caso es que despue9s, durante la visita de los que la atendedan, pasf3 algo muy curioso. Dijeron que era increedble como habeda mejorado desde el deda anterior. Empezaron a preguntar y llegaron a la conclusif3n de que sereda bueno que yo le diera vidilla y que me quedara con ella.Ased que estuve varios dedas con mi madre en la habitacif3n del hospital. Ademe1s de cuidarla nos acompaf1e1bamos mutuamente. Y nos reedamos mucho, porque cuando yo imitaba su tono de voz de enferma ella me deceda que me pusiese a estudiar las ecuaciones esas (yo estaba en e9poca de exe1menes). Ella se puso estupenda. Yo suspended el examen de Mateme1ticas II en esa convocatoria, pero lo aprobe9 en septiembre.Total, que lo siento mucho, pero me gustan los chuqoes frontales porque son muy divertidos en pequef1as dosis.
08-10-2012 às 01:22 Camela p/ Tonho da Lua
Tenho pena da sua arrogância, da sua pretensão desmedida,mas principalmente da sua ingenuidade. Procure ajuda, seja humilde, vc é homem cheio de defeitos. Sei que sua cultura erudita rasa ainda prefere definir como milagre tudo o que não sabe explicar. Que se sente melhor do que os outros se dizendo "um escolhido". Biba, se vc fosse um pouquinho mais evoluido não teria encarnado nesse planeta de dor. Tome seus remedinhos, já vi muitas histórias como a sua . O hiv é o vírus que pode causar a aids. Para a aids apresentar sintomas leva algum tempo. E há pessoas em que a doença nunca se desenvolve. Sem contar um novo grupo recém descoberto de pessoas que se expostas no inicio da infecção aos remédios do coquetel, podem viver sem a medicação. Falei da maneira mais fácil possível, dei o meu recado, busque ajuda, vc precisa. Vi muitos caras com o mesmo discurso, todos curados por deus na Igreja tal, e no fim todos morreram de aids...Um bom psiquiatra resolve.
08-10-2012 às 00:19 mlk 26 anos e tranquilo quanto à isso!
Olá, descobri que sou soro, em julho de 2012.....E tem uma coisa que minha médica me disse que muito me animou!.;;;..." Pra que olhar para trás? Adiantará saber como ou em que circunstância você se infectou?...Prometa que só olhará pra trás se isso valer a pena,,,,,,Quando for pra melhorar, do contrário, é besteira e desnecessário"...Depois que adotei essa frase melhorei muitoooo...Levo vida normal...Sou jovem (26 anos).....e super de boa! Não me martirizo.....Quem quiser trocar ideia só falar .....
07-10-2012 às 21:33 André/ p o post abaixo...
Deixa eu ver se entendi... Vc é o Edu, ou a pessoa que postou com nick de BEN HUR? Ficou um pouco confuso! Tb acredito em coisas que transcendem a compreensão desse mundo e que para Deus não existe o impossivel. Segundo o BEN HUR, ele foi curado por Deus, o que eu não posso dizer que desacredito, pois com fé a pessoa pode tudo. Já o Edu diz ser o profissional de Saude e é até um pouco pessimista ao dizer que provavelmente virerá menos que o companheiro por ser soro positivo... Pois bem, eu seu comentario ficou dificil de saber se vc é um ou é outro, vc só direcionou a resposta para Camela, mas parece ser tanto um quanto outro?rsrs Deu pra entender?
06-10-2012 às 10:15 Se
é só uma doença, porque tantas pessoas ainda morrem de AIDS?
05-10-2012 às 11:31 Raí
Sou Homossexual, me cuido, faço exames a cada 6 meses, uso sempre preservativo e não tenho vários parceiros. Até o ultimo exame que fiz em março deste ano estava tudo bem. Essa semana descobri que meu namorado era garoto de programa, fiquei muito chateado e nunca mais quero olhar na cara dele. hoje todo mundo sabe como se pega aids, mas ainda assim tem muita gente que não se cuida e é promíscua, ondo sua vida e a dos outros em risco. ainda bem que sempre usei preservativo.
05-10-2012 às 03:48 Alguém no mundo..
NÃO SE DEIXEM CAIR...NÃO FAÇAM A VIDA PERDER O SENTIDO POR APRESENTAREM ESSE VÍRUS.
04-10-2012 às 18:14 Caio Recife
Meu msn: caioradar@hotmail.com
04-10-2012 às 18:13 Caio Recife
Sou portador a 3 anos e 5 meses, tenho 26 anos e sou muito feliz sendo portador, pois a minha vida mudou para melhor, só assim a minha vida passou a ser unica, me amo mais e dou mais valor a minha vida, a unica coisa ruim e encontrar alguem soro tbm para namorar, pois infelizmente as pessoas nao pensam em viver a dois. Estou solteiro a quase 3 anos já, pois ainda nao encontrei uma pessoa que queria viver algo especial e feliz. Aproveitando, gosto de homem de 18 a 25anos e que queria realmente algo serio. Vamos ser feliz, pois viver com Aids sim, com PRECONCEITO NAO!!!!
04-10-2012 às 12:45 Concordo com a Camela
Edu, vá tratar seu emocional querido, pois vc afirmar que pessoas com hiv vivem pouco, ou que vc vai viver menos que seu companheiro foi demais... Quem sabe o dia de amanhã? Qualquer um que vive e respira neste mundão de meu Deus está sujeito a morrer. Concordo com a Camela! Hoje em dia morre de Aids quem não se trata, não tem como uma pessoa estar sujeito a doenças oportunistas com a carga viral zerada e a imunidade lá em cima. Se vc como profissional de saúde como diz ser não tem nada a comentar que acrescente, por favor fique calado querido! É o melhor que vc faz!