ASSINE JÁ ENTRAR

Possíveis Sexualidades

Mostra com temática LGBT acontece em Salvador, neste mês de outubro. Confira!

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 17 de Outubro de 2012

Mostra 'Possíveis Sexualidades' acontece em três espaços culturais de Salvador.Mostra 'Possíveis Sexualidades' acontece em três espaços culturais de Salvador.

O Instituto Cervantes, a Caixa Cultural e o grupo de cinema Sala de Arte em Salvador, realizam entre a quarta-feira (17) e o domingo (21) a V Mostra 'Possíveis Sexualidades', que apresenta filmes e documentários com a temática LGBT. O evento apresentará também, mesas-redondas, apresentações teatrais, debates, oficinas e mostra competitiva.

A mostra apresenta filmes como "Quem Tem Medo de Cris Negão?", que conta a história de Cristiane Jordan, conhecida como Cris Negão, uma travesti do centro de São Paulo, entre outros. O evento realiza o lançamento do curta baiano "Desvelo", de Clarissa Rebouças e conta com a participação do diretor Kiko Goifman com o filme "Olhe pra mim de novo".

Confira a programação:

Longas e média metragens:

80 Dias (Jon Garaño & José María Goenaga, Espanha, 2010, 104 min.)

A vida de uma senhora casada renova-se ao reencontrar uma amiga da juventude. A descoberta madura do amor lésbico entre Axun e Maite continua, no entanto, limitada pelas convenções sociais.

Família no Papel (Fernanda Friedrich & Bruna Wagner, Brasil, 2011, 52 min.)

Documentário sobre casais homoafetivos e seus filhos, sobre as batalhas pelo reconhecimento legal dessas famílias vítimas de preconceito e discriminação. O filme desmistifica os conceitos de normalidade erradamente aplicados para classificar famílias de todo o Brasil.

Olhe para mim de novo (Kiko Goifman & Claudia Priscilla, Brasil, 2012, 77 min.)

No sertão nordestino, Silvyio Luccio, um homem transexual, apresenta seu modo particular de viver a vida sob uma perspectiva masculina. Nesse documentário, afloram questões de seu passado, a relação com familiares próximos e o desejo pela cirurgia de transgenitalização.

Ausente (Marco Berger, Argentina, 2011, 87 min.)

Interessado em seu professor de educação física, um adolescente arquiteta uma maneira de se aproximar dele. O filme trabalha com a tensão crescente entre os personagens, invertendo a abordagem habitual sobre abuso em relacionamentos intergeracionais

Eloïse (Jesús Garay, Espanha, 2009, 92 min.)

A jovem Asia está em coma após um sério acidente. Através de flashbacks, são mostrados os acontecimentos que a levaram para o hospital: seu relacionamento com a mãe, amigas e o namorado e, sobretudo, seus sentimentos por uma outra mulher, Eloïse.

Lengua Materna (Liliana Paolinelli, Argentina, 2010, 78)

Estela descobre que sua filha Ruth é lésbica e mantém uma longa relação com uma política. Ela supera seu choque inicial, busca se informar sobre a homossexualidade e decide se aproximar do casal, o que Ruth – em um momento díficil de sua relação – encara como uma intromissão.

Meu Último Round (Julio Jorquera Arriaga, Chile, 2011, 110 min.)

O relacionamento amoroso entre o boxeador Octavio e o jovem Hugo é colocado em teste com a mudança para a capital Santiago. A tentação de voltar aos ringues, mesmo desafiando indicações médicas, e o surgimento de novas amizades são desafios à vida do casal.

Plano B (Marco Berger, Argentina, 2009, 103 min.)

Ao tentar destruir o namoro de sua ex-namorada, Bruno acaba ficando bem mais próximo de seu concorrente do que poderia esperar. O filme trata da descoberta de atração homoerótica entre dois personagens identificados inicialmente como héteros.

König des Comics (Rosa von Praunheim, Alemanha, 2012, 78 min)

Documentário sobre Ralf König, um dos mais bem sucedidos quadrinistas alemães. Focada em personagens e temas LGBT, a obra de König foi traduzida em várias línguas e adaptada, com êxito, para o cinema.

Romeos (Sabine Bernardi, Alemanha, 2011, 94 min.)

Lukas é um rapaz transexual, fazendo a transição de mulher para homem. Fabio, um gay atraente e descolado, que logo atrai e será atraído por Lukas. A distinção entre noções de identidade e orientação sexual são o cerne dessa trama romântica.

Sasha (Dennis Todorovic, Alemanha, 2010, 102 min.)

Um adolescente gay não assumido enfrenta as pressões de sua família imigrante: a mãe deseja vê-lo como um grande pianista; o pai não esconde suas inclinações homofóbicas. Nesse contexto, o jovem apaixona-se por um professor, que está de mudança.

Unconditional (Bryn Higgins, Grã-Bretanha, 2012, 92 min.)

Drama psicológico sobre dois adolescentes gêmeos, Owen e Kristen, que se encantam por um homem carismático e mais velho. Contudo, ele impõe uma condição para se relacionar com os irmãos.

Verão em LA (Eldar Rapaport, EUA, 2011, 100 min.)

De volta a Los Angeles, Jonathan busca reatar seu relacionamento com Troy. O antigo namorado guarda, no entanto, ressentimentos pelo término, além de estar em uma relação estável com Raul. Um filme sobre fidelidade, traição e a possibilidade de reatar um compromisso quebrado.

CURTAS CONVIDADOS

Desvelo (Clarissa Rebouças, Brasil, 2012, 15 mim)

Luzia se apaixona por Léo, mas para viver esse amor precisa fugir da cidade em que vive e do ciúmes de seu ex namorado, Diogo . Durante o caminho, o casal passa por aventuras onde Luzia descobre a verdadeira identidade de Léo e conhece o que é o amor.

Joelma (Edson Bastos, Brasil, 2011, 20mim)

O curta narra os conflitos da personagem título, que diante da não aceitação da sua identidade de gênero por parte de seu pai, é posta pra fora de casa, mudando-se para Salvador. Lá, conhece Antônio, um mendigo, por quem se apaixona e casa. Após fazer a cirurgia de redesignação sexual retorna para Ipiaú, sua cidade natal, onde tem sua rotina bruscamente alterada, com o surgimento de João, pivô do assassinato que mudará sua história

Quem tem medo de Cris Negão? (René Guerra, Brasil, 25 min)

Um mergulho no universo marginal das travestis a partir da figura lendária e violenta de Cristiane Jordan ou Cris Negão, cafetina do centro de São Paulo.

Local de Exibição:Caixa Cultural

Dia 17

Horário: 19h

Os Sapatos de Aristeu (René Guerra, Brasil, 2008, 17 min.)

Uma travesti morta é preparada para o velório por suas companheiras. Após receber o corpo, a família resolve, no entanto, enterrá-lo como homem.

01-01-2013 às 17:28 Carlos
Alguém sabe aonde eu possa comprar esses filmes?
09-12-2012 às 14:10 tony
todo mundo sabe que muitos padres são gays,é nos mosteiros que as orgias reinam
19-10-2012 às 07:56 para - Marcos CRÍTICA
olha marcos, viado incubado! ta fazendo o que aqui no site? atras de rola claro vai arrumar alguem p comer esse teu cú fedorento. que mais de 90% das ocorrencias de abuso sexual, sao por heteros safados , pai, tio , irmão. vem falar merda aqui. vai lavar essa tua boca,junto com tua mente imunda. desgraça!!
19-10-2012 às 07:55 Marcos CRÍTICA
viado incubado! ta fazendo o que aqui no site? atras de rola claro vai arrumar alguem p comer esse teu cú fedorento. que mais de 90% das ocorrencias de abuso sexual, sao por heteros safados , pai, tio , irmão. vem falar merda aqui. vai lavar essa tua boca,junto com tua mente imunda. desgraça!!
19-10-2012 às 01:06 Paolo
Na verdade, a maior porcentagem de crianças molestadas é de garotas, onde o molestador é um homem próximo da familia (pai, padrasto, tio...). Oq percebe-se é uma falta de informação do Marcos, o que o faz pensar como a maioria que criticam os homossexuais e os acusam de pedofilia, o que na verdade não tem muito sentido. É uma pena que mesmo entre as pessoas que tem uma orientação sexual homossexual possua essa falta de informação que os faz aceitar pensamentos de outros e não conseguir criar sua própria forma de pensar, além do mais ainda é esta sendo preconceituoso. Espero muito que procure ler e entender para depois expor suas proprias opiniões.
18-10-2012 às 22:38 Ivan
Essa bicha Marcos Crítica deve ser um lunático. De onde essa louca tirou essa ideia de que 95% dos gays gostam de crianças? E quais os filmes que ele assistiu que jovens meninos se relacionam com adulto? Seja mais claro para que possamos te entender, idiota! Atraves de seus comentários podemos chegar conclusão de que o pedófilo é você, doente!
18-10-2012 às 19:36 Leandro
Marcos, pelo que entendi através do seu comentário inútil, você deve ser a frustração em pessoa, pois além de criticar a intenção do projeto que é esclarecer mitos dos mal informados, mostrando que somos todos iguais ainda tenta infectar as pessoas com sua frustração. Vá viver e tentar ser feliz.
18-10-2012 às 11:56 Marcos CRÍTICA
Hahahaha Comparem a quantidade de filme hétero com relações intergeracionais com a quantidade dos gays!Só de vc entrar no youtube e pesquisar algum filme com a temática homossexual sempre vai aparecer MIL LINKS dessa palhaçada!95% dos gays são tarados por menininhos (graças a deus eu faço parte dos outros 5%).Quem é mais molestado da infância?Os meninos claro!Hétero gosta de mulher com curvas e td mais,não de menininhas (os q gostam devem ser só uns 3%).
18-10-2012 às 09:03 DUDU para Marcos CRÍTICA
QUANTO JA EXISTE O PRECONCEITO SOBRE DETERMINADA COISA, TUDO QUE A ENVOLVER SERÁ VISTO PELA ÓTICA RUIM. ASSISTO MUITOS FILMES E CURTAS COM TEMÁTICA GAY E NÃO VEJO ESSA "MAIORIA" TENDO COMO TEMA RELAÇÕES INTERGERACIONAIS. É COMO O MARCOS FALOU.... DESDE SEMPRE ESSES TEMAS SÃO ABORDADOS NO CINEMA, TEATRO E TV. MAS QDO SE TRATA DE HOMOSSEXUAL TUDO VIRA CRÍTICA. IMAGINEM SE NELSON RODRIGUES FOSSE GAY OU ESCREVESSE SEUS CONTOS EM VERSÕES GAYS?? PESSOAS PRECONCEITUOSAS IRIAM NOS TACHAR DE QUE??? NEM QUERO SABER.....
18-10-2012 às 08:07 ...
Ah! Os meninos que estampam a home page me deixou de queixo caído. Belissímos! Parece utopia!