ASSINE JÁ ENTRAR

Para comemorar

Rio abre inscrições para terceira cerimônia coletiva de união estável homoafetiva.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 30 de Outubro de 2012

O Rio se prepara para realizar a terceira cerimônia coletiva de união estável homoafetiva, em dezembro. Nessa edição, serão reunidos 100 casais, número duas vezes maior que o registrado na cerimônia anterior, em julho.

Para participar da iniciativa, o casal deve encaminhar a ficha de inscrição e os documentos até o dia 12 de novembro para o Centro de Referência LGBT mais próximo. Os endereços dos centros e mais informações a respeito podem ser encontrados no site www.riosemhomofobia.rj.gov.br ou pelo Disque Cidadania LGBT - 0800 023 4567. Quem ainda estiver casado civilmente ou em processo de divórcio não poderá se inscrever.

A ação é fruto da parceria entre o programa estadual Rio sem Homofobia, a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o Tribunal de Justiça do Rio e a Defensoria Pública do Estado.

É mais uma oportunidade para que casais homoafetivos possam reafirmar seus direitos, estabelecendo uniões estáveis. Com essa cerimônia, damos continuidade aos avanços conquistados na área dos direitos civis da comunidade LGBT, disse o superintendente e coordenador do Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

O casal inscrito terá uma reunião com a equipe do Tribunal de Justiça e audiências que ocorrerão no mês de novembro. Essas audiências terão atas que já servirão como documento para que os casais comprovem a união, sem a necessidade de registro no cartório. Os casais formados por travestis e/ou transexuais terão seus nomes sociais e de registro nas atas da audiência.

Após a audiência de união estável, o casal interessado poderá entrar com o pedido de solicitação de conversão para casamento. Para isso, contará com o auxílio da equipe da Defensoria Pública e do Rio sem Homofobia.

08-11-2012 às 13:23 Jorginho R.J
Também quero casar. Só falta o namorado.......
06-11-2012 às 10:56 Max
Os gays acham que isso significa avanço???
05-11-2012 às 09:20 HANNIBAL LECTER
O DIA QUE OS DOIS ENTRAREM NA IGREJA , E QUE UM PADRE OU UM PASTOR , ABENÇOAR ESSA UNIÃO EM NOME DE DEUS ...LENDO UM TEXTO BÍBLICO EM QUE DEUS EDIFICA ISSO, EU ACREDITAREI NA PALAVRA "CASAMENTO" PARA ESSE MOMENTO..... NO MAIS, SOMENTE UMA UNIÃO PARA GARANTIR DIREITOS PERANTE A LEI !!!!! ACONTECE DE A FAMÍLIA TOMAR TODOS OS BENS DO OUTRO CIDADÃO QUANDO UM VEM A FALECER....OU UMA SEVERA BRIGA NA JUSTIÇA QUANDO OS DOIS CIDADÃOS SE SEPARAM E VEM A PARTILHA DOS BENS ...ETC
03-11-2012 às 22:06 FULANA
QRO SEXO TÁ BÃO!!!!!!!!!
03-11-2012 às 15:04 Léo - Madrid
Parabéns, Brasil.
03-11-2012 às 07:45 andrei
ivan, nada a ver.... são um grupo q se auto denominou catolico... uma igrejola recem fundada com intere$$se. acorda....
03-11-2012 às 07:33 Ivan
Gostaria de saber se o clérigo que faz as cerimônias sacramentais são da recém-preconceituosa(por causa de seus monges pedófilos) igreja católica. São Paulo está na vanguarda pró-homossexualidade e Rio prova mais uma vez que não deixa a desejar, como também estados do Sul e um ou outro do nordeste. Avante, Brasil!
02-11-2012 às 17:10 Na boa...
Na verdade, tá todo mundo interessado em pensão e herança, vamos deixar de ser hipócritas e medíocres. Do jeito que essa raça gay é vadia e tá todo mundo atrás de rola, a gaia vai rolar solta depois desses casórios. Viva à solteirice!!!
02-11-2012 às 13:39 D K ES
UNIÃO CIVIL É GARANTIA DE DIREITOS! CASAMENTO, NAS RELIGIÕES QUE PERMITIREM, É OUTRA COISA. MAS É URGENTE QUE TODOS TENHAM DIREITOS!!! UNIÃO CIVIL É GARANTIA DE DIREITOS! UNIÃO CIVIL É GARANTIA DE DIREITOS! UNIÃO CIVIL É GARANTIA DE DIREITOS! UNIÃO CIVIL É GARANTIA DE DIREITOS! UNIÃO CIVIL É GARANTIA DE DIREITOS! UNIÃO CIVIL É GARANTIA DE DIREITOS! UNIÃO CIVIL É GARANTIA DE DIREITOS! UNIÃO CIVIL É GARANTIA DE DIREITOS!
01-11-2012 às 12:28 eu penso assim:
não me incomodando e não atrapalhando a minha vida, as pessoas podem fazer o que quiser. desde que não prejudique outras. e tem mais, havendo casamento, aumenta o numero de empresas que organizam eventos, assim consequentemente, há mais empregos, mais renda, mais dinheiro na economia, pessoas com mais qualidade de vida, incrementa o turismo e assim vai. vamos pensar grande $$$$, seja hetero ou seja gay......