ASSINE JÁ ENTRAR

Na mira

Jovens gays são maioria dos casos novos de AIDS no Brasil, diz relatório do governo.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012

Alexandre Padilha analisa os dados do boletim epidemiológico do HIV no Brasil e lança a campanha de Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis, Aids e Hepatites Virais (B e C).Alexandre Padilha analisa os dados do boletim epidemiológico do HIV no Brasil e lança a campanha de Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis, Aids e Hepatites Virais (B e C).

O Brasil registrou 38,8 mil novos casos da AIDS este ano, sendo mais da metade entre os jovens de 15 a 24 anos. Nesse grupo, diz o Ministério da Saúde, o maior fator de risco é o de homens que fazem sexo com homens. Os dados fazem parte do novo Boletim Epidemiológico da doença, divulgado nesta terça-feira (20), parte das ações em referência ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no próximo 1º de dezembro.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o crescimento da taxa de jovens gays, bissexuais masculinos e travestis infectados no país está ligado à falta de compromisso com a prevenção, e não à ausência de informação: “mais de 80% desse grupo sabe que preservativo é importante, mas só 50% usa na primeira relação sexual (com o companheiro) - e o índice cai ainda mais quando eles partem para relações duradouras.”

“Estamos absolutamente convictos que existe uma geração de brasileiros que não está sensibilizada com relação à proteção do HIV. É uma nova geração que não viveu o enfrentamento da luta contra a AIDS, que não perdeu ídolos da música e do esporte", diz o ministro. "Precisamos sensibilizar esses jovens sobre prevenção e sexo seguro."

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, a infecção do vírus atinge 0,42% da população entre 15 anos e 49 anos, o que representa 0,52% dos homens e 0,31% das mulheres no país em 2010.

O maior volume ainda está concentrado nos grandes centros urbanos. A região Sudeste lidera o índice, mas apresenta redução nas taxas de incidência de 27,5 casos para cada 100 mil pessoas, em 2002, para 21 para cada 100 mil, em 2011. Nas regiões Sul, Norte e Nordeste, há tendência de aumento, o que preocupa o governo – já o Centro-Oeste mantém comportamento similar ao da média do país.

Fique Sabendo

Por isso, jovens gays, bissexuais masculinos e travestis são um público-alvo importante do programa “Fique Sabendo”, que vai oferecer testes rápidos para detectar HIV, hepatite e sífilis. A meta do Ministério da Saúde é examinar 500 mil pessoas no período.

Para atingir esse público específico, o Ministério pretende levar a campanha de mobilização para locais frequentados, como boates e bares. Além disso, a campanha será feita nas redes sociais, assim como no rádio e na televisão.

Entre 2005 e 2011, o número de exames rápidos feitos no país aumentou de 528 mil para 2,3 milhões, pelo programa "Fique Sabendo". Só este ano, de janeiro a setembro, foram distribuídas 2,1 milhões de unidades, e a expectativa do governo é encerrar 2012 com uma remessa de 2,9 milhões de testes só para detectar o vírus da AIDS.

Cerca de 38 mil casos são diagnosticados anualmente no país. Quanto antes é descoberto o vírus, mais eficaz é o tratamento. Segundo o Ministério, cerca de 70% das pessoas que tomam o coquetel antirretroviral apresentam cargas virais indetectáveis.

A nova campanha começou ontem (22) e vai até 1º de dezembro, o Dia Mundial da Luta contra a AIDS.

11-10-2014 às 00:59 BREEDER
Sou comedor de cu e adoro vitaminar...
22-12-2012 às 04:22 Bebeto
Pessoal, cuidado e atenção! Essa enxurrada de filmes bareback que estão por aí são uma provocação e um convite à disseminação da aids e de outras doenças. Os atores transam dentro de um ambiente controlado por exames e uma rígida assepsia (quase de um modo geral, salvo nos filmes hardcore mais pesados). Isso garante que eles tenham saúde (e beleza) mas fora dali, CAMISINHA SIM! É o modo mais seguro de impedir a onda de propagação de aids e dsts sobre os gays. Pensem nisso.
11-12-2012 às 15:48 aO bAHIA EM PAUTA
Rapaz, eu trabalho nessa área e posso lhe garantir que os Jovens gays são os mais infectados, pois muitos já chegam com a doença manifestada (células cd4 muito baixas), por isso muitos vão fazer o exame, pois já estão com a saúde abalada. Gays transam mais (e qual é o problema, sexo é gostoso e saudável, nos gerou). O problema é que não usam camisinha e o anus é porta de entrada (e saída) de muitos vírus.
07-12-2012 às 22:38 Derick
Estive no cta da minha cidade fazendo o teste e fiquei feliz com o número de pessoas entre elas duas mulheres,infelizmente as mulheres são poucas a procura o teste eu recomendo a todos é rápido e sigiloso vc fica sabendo do resultado em 15 min!!!
07-12-2012 às 01:16 Bahia em pauta
Boa noite,fico lendo alguns dos comentários e fico lamentando que tem pessoas com a mente tão limitada,fica disseminado informações falsas e me desculpe essa estatística errada e sem estudo do Ministério da Saúde,faz necessário antes de levar a informação ao publico,não direcione a um certo publico.Se fomos analisar detalhadamente percebam que os homossexuais são dito que são o maior número porque tem a coragem e o respeito de cuidar de sua saúde,diferente de ditos héteros que estão infectados e não procura cuidar-se fazendo exames rotineiros e o uso da droga para o controle da CV e CD4..enfim que o Ministro da Saúde se posicione ,porque tais informações aumenta ainda mais o preconceito com a classe dos homossexuais,se ele não que tais informações posta em mídia pode causar tais conclusões contrario ao que deseja .... Não recordo quem comentou que quem tomar a droga para controlar a carga viral e aumentar o CD4,vai morrer...afirmo com plena certeza que vivera mais tempo se não toma,porque dessa forma com o uso diário vc ficara livre de doença oportunista...E independentemente se é ou não portador um dia vai ter que morrer...então com uso da retrovírus não impedira que vc morra mais cedo,pelo contrario te livrara de algumas e diversas doença quem normalmente os soropositivos contraem.... Só lembrando mais uma vez que o índice de soropositivo de hétero casados é alto,ainda mais se tratando de homens,que por sua vez adora pula a cerca...e este leva o vírus ate suas esposas...é uma pena que tais informações tenha levantado conclusões tão triste ao mundo Gay...sei que realmente os gays são promiscuo mais muito desses transar prevenindo ....e aviso meu caros amigos gays, héteros,bi,trans...sexo oral transmite HIV,nem venha dizer que esta sendo penetrado com camisinha sendo que esta fazendo o oral sem...a mesma possiblidade que tem em adquirir ,anal,ou vaginal é a mesma do oral...e nada de mandarem gozar na boca..piorou mais ainda a situação... Fica a dica de uma cara que é portador e sabe que o real motivo hj de das frustrações e lamentações de ser soro, foi confiar na riqueza e status socio-educacional de uma cara que é advogado...sendo ele que me fez ser soropositivo...(confiar não esta no mundo do sexo)...PREVINA-SE SEMPRE..AME-SE ANTES DE MAIS NADA... Obs.: peço desculpa se deixei muitos erros,peço que apenas entenda a mensagem....
04-12-2012 às 04:27 experiencia propria...
Na realidade esses indice vem aumentando muito , mas o que tem de mitos e historias ai que eu ja ouvi.... tipo vamos so a cabecinha não vou colocar tudo.... ai toma no cu vai deixa não vou gozar dentro . são frases assim que eu ja ouvi de pessoas que ja transei por acaso ... MAS NUNCA DEIXEI..
02-12-2012 às 20:23 Felipe
Prezados Amigos, Não há como após ler os comentários aludidos nesta pagina e não mencionar a velha máxima "apontar os erros e falhas dos outros é muito fácil" Fato é que todos nós precisamos nos conscientizar mais sobre a prevenção quantos ao denominado vírus HIV, Imagino como deve ser a dificuldade de quem adquire o vírus enfrentar todo uma sociedade que está sujeita também a ser contaminar. Olha muitos aqui afirmam que não possuem o vírus do HIV mas, quantos destes fizerem o teste? Somente pode-se afirmar soro negativo o cidadão que efetivamente realiza o teste, daí surge um novo desafio tomar coragem de fazê-lo.. O medo de vislumbrar um possível Positivo no resultado afasta muita gente de fazer o exame. Não critico quem tem essa ideia afinal somos humanos e não maquinas. Contudo, em muitas vezes necessitamos enfrentar os desafios da vida a fim de lutar pela esperança. Afinal esperança é o lema que deve permanecer no curso da vida de qualquer um. Entendo também que o destino de nossas vidas somos nos mesmo que determinamos, assim que uma determinada pessoa quiser se submeter a sexo desprotegido acho que não devemos repudiá-lo, todavia, caso sua aventura se transforme em uma doença que a aceite sem revoltas, afinal você mesmo quis isso. Amigos do site para aqueles que estão aflitos por terem contraído HIV seja de qual forma foi pense que Deus é o nosso Pai e um Pai não deixe seu filho desamparado, converse com ele peça que ele tire seus medos suas aflições suas angustias, te devolva a sua paz! Já para aqueles que não tem o vírus do HIV mas tem medo de se contaminar converse com Deus também exponha seus medos e inseguranças e peça que ele te direcione para o caminho certo. Amigos do site antes que venha comentários que se está pregando religião seja ela católica ou espirita, ou evangélica somente esclareço que leio o livro mais vendido do mundo " a bíblia" e não preciso ir em ambiente religioso para manifestar minha fé. Abraços a todos. Obrigado pela atenção!
30-11-2012 às 13:24 Analista
Os 70% de pessoas soropositivas que têm carga viral indetectável, obteve esse status tomando os antiretrovirais a longo prazo, portanto não entraram no índice estatístico de novos casos, além disso os 38mil casos de 2012 não foram superestimados até o dia 31 de dezembro, mas sim até o momento da publicação e talvez no máximo realizaram a média para o mês de dezembro. Os dados são informatizados pelo DATASUS, sendo a detecção de portadores de HIV, doença de notificação compulsória (obrigatória), como outras definidas na PORTARIA Nº 1.943, DE 18 DE OUTUBRO DE 2001 - "Define a relação de doenças de notificação compulsória para todo território nacional." Quanto à pornografia digital, eu penso que as pessoas devam utilizá-las como "válvula de escape" para o tesão, assim como para os vídeos, fotos que representam o barebacking (sem preservativo) e não como aprendizado para sair pela comunidade em que vive praticando. Todos devem ter noção que não são atores da indústria adulta, não ganham os cachês deles e muito menos não tem os procedimentos rotineiros de profilaxia para a realização do trabalho. Conheço pessoas vocês conhecem que transam com animais, menores de idade, casais (variáveis), surubas, mas são pessoas comuns em suas práticas reais, porém existe conteúdo na web de tudo isso e um muito mais, os quais se assiste com objetivo de "entretenimento", não são campanhas do Ministério da Saúde de promoção ao sexo desta forma afinal.
28-11-2012 às 20:26 Marco Aurélio
Veja bem! Não sou uma vagabunda porque eu trabalho, graças a Deus! Mas sou uma prostituta, filho de uma puta, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá! Lá. lá, lá...sou uma prostituta, filho de uma puta, lá, lá, lá, lá, lá, lá!
28-11-2012 às 09:53 SID para "p/ bruno neves"
Não é que os gays sejam ou não promiscuos que os heteros, é fato, a testosterona é um agente muito importante nessa questão. O macho, que é quem possui esse hormônio, é naturalmente mais propício a querer praticar sexo de forma mais sedenta que a Fêmea por exemplo... Ai quando se junta dois indivíduos que possuem a mesma característica (testosterona) essa sede por sexo dobra. Assista no Youtube um vídeo do Pirulla falando sobre a homossexualidade o cara explica detalhadamente como ocorre isso. Abraço!