ASSINE JÁ ENTRAR

Protesto

Grupo do Piauí pede liberação de doação de sangue por gays, bissexuais e travestis.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 26 de Novembro de 2012

PIAUÍ - O Grupo Matizes realiza um protesto, nesta segunda-feira (26), contra a regra da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que impede gays, bissexuais masculinos, travestis e homens que fazem sexo com outros homens (HSH) de serem doadores de sangue no Brasil. O ato público será realizado na sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI).

O protesto do Grupo ocorrerá um dia após o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. “O índice de doadores voluntários no país já está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o nosso entendimento é que os motivos das restrições da Anvisa não são baseados em questões científicas, mas, sim, em preconceito”, afirma Marinalva Santana, da diretoria do Matizes.

De acordo com ela, foram mobilizados defensores da causa para doar sangue e se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). As doações vão acontecer entre 10 e 14 horas, na sede do HEMOPI, no Centro de Teresina.

Gays, bissexuais masculinos, travestis e HSH estão proibidos de doarem sangue desde de 2004, quando a Anvisa baixou uma resolução sobre o assunto. Segundo o Matizes, dois anos depois o Grupo protocolou representação junto ao Ministério Público Federal (MPF), que resultou em uma Ação Civil Publica que pedia a suspensão dos efeitos da portaria da Anvisa.

Em abril de 2007, o Juiz da 2ª Vara Federal proferiu decisão liminar, deferindo o pedido do MPF. Posteriormente, a liminar foi cassada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, onde, atualmente, o processo está sob análise.

30-11-2012 às 15:18 Bh.
Pois eu tenho uma amiga que da para o mundo todo e já ganhou medalha de doadora, ganha bone, não pode ver uma rola que trepa e ainda por cima sem camisinha e doa sangue direto, detalhes ja pegou uma serie de DST´s toma remedio trata e doa sangue. Eu nem me dou ao trabalho de ir aos Hemocentros gastar meu tempo e meu latin para doar sangue e olha que nem sou de frequentar lugares de pegação e trasar sem camisinha, nem me afeta quando eles fazem campanha solicitando doares.AFFFF.
28-11-2012 às 16:05 Fisio
Também ja fui barrado em uma doação de sangue, por não saber que homossexuais não podiam doar sangue. Não sou afeminado, não tenho 3 jeitos, e estava ja sendo encaminhado para a fila de doação após a entrevista quando disse que tinha um namoradO. E ja tinha doado sangue no mesmo hemocentro outras duas vezes. Dai como saber se eu estava falando a verdade ou não? Muitos doadores escondem ou omitem os fatos para doarem sangue. De fato a ciência tem como analisar os soros positivos dos não portadores. Mas nosso país ainda engatinha em pesquisas e tecnologias quando voltadas para a saúde. Quantos doadores os bancos de sangue não ganhariam se os homossexuais fossem permitidos doarem sangue. Mas no Brasil tudo gira em torno de preconceitos e hipocrisia.
27-11-2012 às 12:05 gentalha
perceberam q o fim do mundo esta proximo? esta chegando vamos nos acabar nas saunas ushauauaaaaaaa
27-11-2012 às 07:18 HANNIBAL LECTER
FIM DO MUNDO !!!!!!
27-11-2012 às 01:04 Caro Paulo Henrique
Então vc é maldito cara???? Lamentável isso.
27-11-2012 às 00:39 enfermeiro
Pessoas ainda se contaminam em Transfuçoes, pq heteros e gays fazem putaria com a cidade toda, vai doa sangue e não diz a verdade, estando na janela imunologica para o HIV. Mas isso cada vez tem acontecido menos, posso dizer que isso e muito raro, graças a ciência. Pois os testes para sorologias tem ficado cada vez mais sensiveis para detectar o vírus. Muito raro mesmo alguem se contaminar recebendo sangue !!!!!!!!!!!!
27-11-2012 às 00:30 Enfermeiro p LUKAS
Os testes de sangue são seguros sim meu caro Lukas, mas o vírus hiv fica indetectavel durante o que se chama de janela imunologica. Quando alguem contrai HIV, o vírus fica indetectavel durante um período( geralmente até 3 meses), mas mesmo assim ele infecta o receptor. Por isso o MS da saúde baixou essa norma, inclusive heteros que levam uma vida promiscua e declara isso tb é impedido de doar. Sou a favor de gays civilizados, que tenham poucos parceiros sexuais e que sempre usam camisinha de doar sim. Mas esses gays que saem dando para cidade inteira ou chupando a saunda toda. Esses sim devem ser impedidos de doar, afinal a segurança do receptor de sangue tb é fundamental. Agora travestis que vendem seu corpo em toda esquina, querer doar sangue tb ai não da. Há casos e casos, e alguns devem ser impedidos sim. Se vc é gay e não é promiscuo e sempre usa camisinha não vejo problema nenhum em doar, agora se faz essas putarias por ai. TRAVESTI QUE VENDI O CORPO QUERER DOAR SANGUE TB JÁ É DEMAIS !!!!!!!!!!!!!!
27-11-2012 às 00:06 Mariano
Aqui em Aracaju não se pergunta a orientação sexual do doador, o que acontece é o seguinte: o doador vai faz sua doação e depois de 90 dias recebe uma cartinha em sua residência com dois tipos de mensagens: 1 - muito obrigado pela tua doação e etc... 2 - é necessário teu retorno ao local da doação tendo em vista que houve algumas "alterações"... O problema é essas "alterações" que só são informadas ao doador!!!
26-11-2012 às 22:28 lukas
aki em fortaleza eu nem sabia que gay num podia doar... quando fui no hemocentro daki pense numa vergonha. de uma coisa eu sei os teste no sangue não são 100% seguros por que se fossem não haveria essa barreira nem pessoas se contaminariam com hiv em trasfusões
26-11-2012 às 19:59 juka bala
Esses gays que reinvidicam isso devem ser aqueles pintosos no ultimo porque fala sério, qual a necessidade de revelar a condição sexual?