ASSINE JÁ ENTRAR

É na Bahia!

Fórum realiza primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2012

O primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi realizado na manhã desta segunda-feira (20), no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), embora tenha sido realizado um casamento coletivo no local nesta quinta, a cerimônia que uniu duas mulheres foi feita em uma sala reservada.

Elas preferiram não se identificar e agora passam a ter direitos e deveres iguais a qualquer outro casal.

Casamento coletivo

O último casamento coletivo do ano em Salvador também foi realizado nesta quinta-feira. A cerimônia reuniu 78 casais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20% dos casamentos na Bahia são realizados nos meses de dezembro e janeiro.

A união ocorreu entre casais como a publicitária Cássia Aires, que mora em Angola, na África, e o psicólogo Leonardo Pires, que vive em Salvador. O casal se relaciona há 13 anos e resolveu mudar de vida no próximo ano.

Depois de trinta anos de relacionamento, Dona Marinalva Paixão realizou o sonho de se vestir de noiva, casando-se com o marceneiro João Batista.

Fonte: G1

26-12-2012 às 11:42 bruno mota
Em São Paulo agora tbm já é liberado o casamento para pessoas do mesmo sexo.
25-12-2012 às 21:37 w in london
tbm quero casar com meu namorado! alguem pode me informar como fazer, que passos tomar jah que ele eh baiano, do interior, e eu paulista? precisa ter domicilio em salvador? moramos em sao paulo atualmente. obrigado antecipadamente.
24-12-2012 às 03:59 bruno mota
Nando,se foi no inicio do ano,não foi um casamento. Foi uma união estável registrada em cartório. O casamento gay só foi permitido na Bahia em outubro deste ano. " A união estável é o documento que formaliza a união de um casal, que se une com o objetivo de constituir família. No caso da União Estável, a escritura é registrada em um cartório de notas e não altera o estado civil – ou seja, os dois continuam solteiros. Já o casamento, registrado no cartório de registros públicos, altera o estado civil e faz do cônjuge um “herdeiro necessário”, que não pode ficar sem ao menos parte da herança. Assim como no casamento convencional, os noivos podem escolher o regime de bens (comunhão parcial, comunhão total ou separação total) e mudar o sobrenome."
24-12-2012 às 03:51 bruno mota
Pois eu sou a favor. Com que embasamento vc diz que o casamento foi feito para o homem e a mulher apenas? Com base nos dogmas da igreja? Pois o casamento existe mesmo antes da igreja,aliás não sei não sei que vergonha vc está sentindo pela Bahia ter feito alguma coisa com a igreja como vc mesmo diz. Casamento civil é diferente do religioso,casamento abrange muito mais coisas do que vc imagina,não é só uma questão religiosa ou amorosa,casamento vai mais além. O casamento assegura direitos legais ao casal,haja visto que eles estão em uma sociedade perante o estado legal. Imagina vc está a anos com seu parceiro e ele morre ,a familia que sempre detestou o falecido vem e toma de vc tudo que era dele? Ou que vc não posso receber uma pensão ? Ou não posso compartilhar um plano de saúde ? Até os heteros casam pensando no bem estar desse ponto de vista do que pela questão religiosa. Antes de sermos gays,somos cidadães,pagamos impostos e cumprimos leis como todos. Se temos os mesmos deveres,pq não podemos termos os mesmos direitos? Pense nisso.
24-12-2012 às 01:18 A favor dos gays, mas contra o....
Olha, eu sou gay mas não concordo com o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O casamento foi feito para um homem e uma mulher, e agora querem modificar uma tradição milenar? Quantos gays querem se casar? Pouquíssimos. A maior parte é hedonista, querem curtir. Então, será que a união estável já não basta. Tenho vergonha da minha Bahia por ter feito isso com a igreja, é uma falta de respeito. Combater a homofobia é válida, agora querer modificar a história. Eu apoio todos os gays que se amam, apesar de muitos não se amarem, mas sou apenas contra o casamento. Não tenho nada contra os gays, pelo contrário, cada um vive a sua vida e escolhe a maneira que quer viver. É somente a minha opinião. Casamento é para um homem e uma mulher.
24-12-2012 às 00:42 Nando
Realmente este não foi o primeiro casamento gay da Bahia, conheço um casal que casou no interior no início deste ano!
23-12-2012 às 03:47 Bruno
Junior,o que houve em Itabuna foi uma união civil estável. O casamento entre pessoas do mesmo sexo na Bahia,só foi permitido a dois meses atrás.
22-12-2012 às 21:35 JUNIOR
A informaçao acerca do primeiro casamento gay na Bahia ser em Salvador está errada...Haja vista que ja aconteu um casamento coletivo gay na cidade de Itabuna uns seis meses atras...
21-12-2012 às 12:25
alegrias e sem tristezas no fim do mundo
21-12-2012 às 12:23 prima
primeiraaaaaaaaaaaaaaaaaa