ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Parecer favorável

Parlamento britânico aprova legalização do casamento gay. Saiba mais!

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 06 de Fevereiro de 2013

Dois manifestantes se beijam em frente ao Parlamento, em LondresDois manifestantes se beijam em frente ao Parlamento, em Londres

O Parlamento britânico votou em peso nesta terça-feira (05) pela legalização do casamento homossexual, mas a autoridade do primeiro-ministro David Cameron sobre sua bancada saiu abalada da votação, que dividiu o seu Partido Conservador.

Na primeira de várias votações necessárias para a aprovação do projeto, a Câmara dos Comuns (deputados) aprovou a medida por 400 a 175 votos. No entanto, mais de metade dos 303 parlamentares conservadores votaram contra ou se abstiveram, sinalizando profunda insatisfação com o projeto e com a liderança de Cameron.

Durante um debate que durou mais de seis horas, muitos parlamentares conservadores disseram que o casamento homossexual é moralmente errado, não é uma prioridade e cria uma divisão desnecessária.

O deputado Gerald Howarth disse ao Parlamento que o governo não tinha legitimidade para impor uma "enorme mudança social e cultural". "Isso não é uma evolução, é uma revolução", acrescentou outro deputado conservador, Edward Leigh, acrescentando que o casamento é "por sua natureza uma união heterossexual".

Embora o resultado tenha sido favorável a Cameron, muitos analistas consideram que ele precisará agora encarar a profunda insatisfação que permeia seu partido. Logo antes da votação, o premiê fez uma declaração televisiva argumentando que o casamento homossexual irá fortalecer a sociedade.

"Acredito fortemente no casamento. Ele ajuda as pessoas a se comprometerem mutuamente e acho que é por isso que os gays deveriam ser capazes de se casar também", afirmou. Mais tarde, ele saudou o resultado da votação como "um passo à frente para o nosso país".

Cameron está buscando um tênue equilíbrio entre seu desejo de mostrar um caráter mais progressista do seu partido e a necessidade de respeitar as opiniões de muitos conservadores insatisfeitos com essa medida.

Em meio a rumores sobre uma possível contestação à liderança de Cameron, muitos parlamentares conservadores dizem que o premiê está sacrificando valores básicos do seu partido no altar do populismo.

"Ele não tem muito capital político sobrando no banco", disse à Reuters, antes da votação, o deputado Stewart Jackson, que era contra o projeto. "Ele precisa oferecer muito em breve algumas autênticas políticas conservadoras."

Recentemente, vários parlamentares conservadores publicaram artigos citando a possibilidade de deporem Cameron da liderança partidária. Analistas dizem, porém, que é muito improvável que isso ocorra antes da próxima eleição geral, em 2015.

14-02-2013 às 20:49 pedro
Esse Brasil é uma pocilga porque tem gente como esse tal de Dudu, medroso, prefere ficar "no armário". Bicha triste !! Essas sao as piores. É por bichas medrosas assim que existe tanto preconceito nesse pais. Quem é gay tem que correr atrás de seus direitos como cidadão sim !!
14-02-2013 às 20:46 pedro
Para Gugu: Cara vc é covarde !! Com pessoas como vc o mundo seguiria baixo a Inquisição !! Mesmo sendo gay vc é homem, com ovos.....dai cara chega de se cagar de medo.......gays como vc sao os que atrassam a humanidade. Tenha vergonha na cara !!
14-02-2013 às 14:01 Gugu_imp2010@hotmail.com "face"
ki coisa paia.. affs.. pra que toda essa liberdade? pra futuramente morrem mas homossexuais por ai.. ja basta os q tao sofrendo o preconceito hj.. pra essa liberdade.. nunca no Brasil.. kkkk melhor ficar dentro do armario do q a liberdade e morrer brutalmente mas tarde.. nao concordo com a liberaçao de casamentos gays e etc!.. ha fala serio neh mundo mais.. loucura meu.. hehe
07-02-2013 às 14:29 Q
Beijos sem graça na foto! Tinha q ser um beijão!!!!!!!!!!!!!!
07-02-2013 às 12:57 Calígula
demorouuuuuuu / cidade gay igual londres está pra ver / encontra-se lugares para gays: clubes de sexo, saunas, cruising aos montes pela cidade. não é novidade aprovarem o casamento homossexual. quantos lordes são gays????
06-02-2013 às 23:22 leco
mesmo sendo um povo civilizado na o quer dizer São todos s favor por serem um fos povos mais antigo acredito que tenham uma responsabilidade por tudo que sofremos até hoje.
06-02-2013 às 14:48 Ivan
Na rabeira da aceitação do casamento gay na mais poderosa nação do planeta, os EUA, com total apoio de Barack Obama, a Inglaterra deu um passo importante, embora, como frisa a matéria, terá outras votações. O relator da PLC 122 já demonstrou seu interesse na aprovação mencionando se identificar com as decisões do presidente americano e consolidar a democracia globalizada. Vamos torcer para que a bancada evangélica "saia com o rabo entre as pernas" como aconteceu com os conservadores ingleses.
06-02-2013 às 12:55 Diego SP
País civilizado é outra coisa. Não é uma pocilga que se chama Brasil.