ASSINE JÁ ENTRAR

Vítima de homofobia

Aluno da UFG diz que apanhou de colegas portugueses por ser gay.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2013

Jovem registrou Boletim de Ocorrência no 25º DP contra suspeitos de espancá-loJovem registrou Boletim de Ocorrência no 25º DP contra suspeitos de espancá-lo

Um estudante de 21 anos que cursa o 3º período de Ciências Contábeis na Universidade Federal (UFG) denuncia que foi espancado por quatro alunos portugueses que fazem intercâmbio na instituição. O fato, segundo ele, aconteceu no último sábado (2), na Casa do Estudante Universitário (CEU), uma espécie de república mantida pela própria faculdade, na Vila Itatiaia, em Goiânia. Segundo o jovem, a agressão aconteceu pelo fato dele ser gay assumido. “Não tenho dúvida de que me bateram por causa disso”, disse o rapaz, que registrou uma ocorrência no 25º Distrito de Polícia e vai processar os suspeitos.

O jovem, que não quis se identificar, contou ao site G1 que, por volta das 5h30 de sábado, ele foi ao banheiro – comum a todos os estudantes do CEU – para tomar banho. Um dos alunos portugueses, afirma, entrou no local gritando que aquele “não era banheiro de mulherzinha e sim de homem”. Começou a esmurrar o box onde ele estava e com as pancadas, um pedaço da porta se soltou e atingiu o rapaz. Ele diz que colocou uma toalha e, quando saiu, começou a levar socos e chutes na região do peito.

Outros alunos ouviram o barulho, entraram no banheiro e conseguiram apaziguar a situação. O estudante relata que, então, voltou ao banho, mas poucos minutos depois, outros três rapazes, também portugueses, voltaram ao banheiro. Um deles deu socos e pontapés no rapaz. Novamente, outros alunos intervieram e acabaram com a briga. O jovem afirmou que todos estavam “visivelmente alterados”.

A advogada do jovem, Chyntia Barcellos, informou que espera o resultado do exame de corpo de delito feito nesta quinta-feira (7) para que a polícia possa intimar os suspeitos de terem cometido a agressão. Ela fala que o espancamento causou revolta entre os colegas da faculdade. “Eles realizaram uma manifestação para pedir que os culpados fossem punidos”, conta. A advogada entrou com um processo por lesão corporal e danos morais.

No computador, jovem mostrou fotos do banheiro onde teria sido agredidoNo computador, jovem mostrou fotos do banheiro onde teria sido agredido

Medo

Desde o dia em que a agressão ocorreu, o rapaz não vai as aulas, com medo de que as agressões se repitam. “Só volto quando me sentir protegido”, disse o jovem, que preferiu não mostrar as lesões que teria sofrido. O estudante também deixou temporariamente de morar no CEU e está na casa de amigos, enquanto o caso não se resolve.

O rapaz disse que nunca havia passado por qualquer tipo de constrangimento ou preconceito pelo fato de ser gay. Segundo ele, a mãe, que mora na Bahia, e o pai, residente em Leopoldo de Bulhões, cidade goiana a 56 km de Goiânia, ficaram revoltados com o que aconteceu.

O estudante disse que os quatro portugueses deixaram o CEU na quarta-feira (6) e foram para um apartamento. O visto de estudo deles, segundo a vítima, termina no próximo dia 17.

Em nota, a UFG disse que já avisou ao Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, onde os suspeitos estudam, sobre o caso. A universidade informou ainda que foi aberto um processo administrativo para apurar o caso, que também será investigado pela polícia.

21-02-2013 às 11:29 DISCRETO PASSIVO
Gente, parem de brigar por causa desta agressão. Tá na cara que a mona ai estava fazendo pegação dentro do banheiro e os portugueses não gostaram. Se não fossem os portugueses, seriam os Italianos, Brasileiros, Ingleses etc. Nenhum hetero gosta que fiquem olhando para a pica deles, enquanto fazem suas necessidades. A bicha estava lá fazendo pegação mesmo.
20-02-2013 às 22:11 Brazuka com muito Orgulho...
Esse tal de Luso Portugues que escreveu e muito ignorante,sem um pingo de cultura,a chamar bichas brasileiras de burras,meu caro vivi no seu Pais 8 anos,voltei por causa da crise e por que fui enganado por Patroes Portugueses,nem por isso voltei para o Brasil falando mal dos Portugueses,ate por que meus melhores amigos eram portugueses,respeite as pessoas,assim como ha mal brasileiros,existem pior ainda mal portugueses...
20-02-2013 às 16:35 LUSO
Como português não posso deixar de dar a minha opinião:1º Tanta bicha ressabiada que nem escrever sabe não devia sequer dar opinião se é tão inculta mas no Brasil bicha burra é comum.2ºEm Portugal não se espancam gays só por serem gays como no Brasil (tenho lido muitas notícias.3º Em Portugal tem muita bicha e travestis brasileiros que fogem da violência geral mas principlamente a violência contra gays. O Brasil é o país do mundo ocidental onde se matam e espacam gays. 4º A bicha devia tentar controlar a atração pela beleza fisica dos machos portugueses. A mim parece-me que ela mesexeu onde não devia e isso é um risco que se corre em qualquer parte do mundo. 5º De faCto acho que os portugueses deviam voltar para Portugal, pois aqui temos melhores universidades, segurança e civismo. Não deviam estar-se a sujeitar a essa rasquice. E se é intercâmbio é porque está aqui muito brasuca.
18-02-2013 às 18:33 Nilson
Fico feliz com a sua coragem! Pulso firme em denuncia-los.Temos que mostrar que não somos diferentes em ser gay. Não batemos em ningúem por saber se é hétero. Façamos valer os valores de cidadãos daqueles que pagam impostos , tem contas , trabalha, Vive! Somos todosSeres Humanos!
18-02-2013 às 15:19 RUSSO
PEGUEM ESSES PORTUGUESES CONTRABANDEADOS COLOQUEM NUMA MALA E DESPACHEM PRA PORTUGA. E A PRESIDENTE MAXORA AINDA QUER TRAZER ESSAS PORCARIAS PRO BRASIL
18-02-2013 às 09:53 Fodor
Cambada de portugayzinhos de merda. Se estavam ou não fazendo banheirão, é porque curtiam. Manda de volta para Portugal, aquele país que nem é um dos mais GAYS da Europa.
17-02-2013 às 22:46 DISCRETO PASSIVO
FICA FAZENDO PEGAÇÃO NO BANHEIRO....ISSO QUE DÁ!
16-02-2013 às 22:27 Renata
Se ele tivessa pegado um pedaço da porta e feito estes portugueses voltarem num segundinho pra Portugal, mas com certeza deu móle, olha o que deu, talvez dê em nada,
16-02-2013 às 19:01 Digao
Quanta baboseira q nao leva a nada....o cara apanhou independe do ocorrido, se cantou, se mexeu, isso nao da o direito a ninguem de agir com a forca....pau nos portugueses.
16-02-2013 às 15:56 Beecha SIM. E baiana, se quer saber!!!
Todo mundo que acessa o "Mundo mais" é ou faz estágio pra ser gay. Porra, o preconceito e as atitutes homofóbicas começam dentro do próprio ambiente LGBT. Independente de nacionalidade ou qualquer outra condição... Apure, intime, julgue, e condene-se os agressores!