ASSINE JÁ ENTRAR

Combate à infecção

Pesquisas registram 24 casos de cura funcional do vírus HIV.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 05 de Março de 2013

O relato sobre o controle do HIV por longo prazo feito pelos médicos americanos é o primeiro caso em uma criança mas já é o terceiro trabalho a sugerir que estratégias mais agressivas no uso dos antirretrovirais podem tomar lugar de destaque no combate à infecção.

De dois anos para cá, a busca da erradicação da doença tem sido não só uma meta de estudos com vacinas, mas também daqueles com drogas terapêuticas.

"Alguns anos atrás, as pessoas estavam entusiasmadas com o que ocorria na pesquisa da vacina e acreditavam que ela estivesse ao alcance, mas as falhas em testes nos colocaram diante de uma perspectiva mais realista", diz Daria Hazuda, chefe de pesquisa em doenças infecciosas do laboratório MSD e participante do congresso nos EUA onde a "cura funcional" do bebê foi anunciada.

Hazuda trabalhou, no ano passado, em um teste clínico que conseguiu despertar as reservas de HIV que ficavam escondidas no corpo de pacientes após o tratamento e que impediam uma limpeza definitiva da infecção.

Uma vez "acordado", o HIV latente pode ser localizado pelas drogas dentro do organismo e, depois, aniquilado. No teste, feito em colaboração com a Universidade da Carolina do Norte, oito pacientes podem ter sido "curados" da infecção, apesar de um tempo maior de observação ser necessário para confirmar a descoberta.

O Instituto Pasteur, da França, também anunciou, no ano passado, ter identificado 14 soropositivos que estão sem sinais do HIV há sete anos, apesar de terem parado de tomar os medicamentos. Conhecido como "coorte Visconti", esse grupo havia passado por três anos de terapia antirretroviral intensa antes de cessar o tratamento, monitorado por médicos.

Juntos de Timothy Brown, conhecido como o "paciente de Berlim", e a criança, os relatos de "cura funcional" agora já somam 24 pacientes.

Brown, porém, foi submetido a um processo singular. Ele tinha leucemia e passou por um transplante de medula. O doador tinha uma mutação que o tornava imune à infecção. O tratamento foi realizado em 2007, e começou-se a falar em "cura" em 2010.

"Agora já temos múltiplos exemplos de como o controle da infecção pode ocorrer", diz Hazuda.

22-04-2013 às 19:46 Ação!!!
Fui a primeira consulta com infectologista depois de 6 meses da descoberta.Não posso nega que foi um medo q levou tempo de encarar, pois até a ficha cair levou tempo, porém foi òtima a consulta,pois me fez compreender que tomando os cuidados devidos podemos sim ter uma vida "longa", só depende de cada um. Agora estou em período de exames pra saber como se encontra a evolução da doença, porém me sinto bem e disposto. Galera se não fez o exama faça, pois a descober no começo facilita um tratamento sem alardes!!!!! Vamos com fé.
22-04-2013 às 08:10 Mike - AM
Descobri ser soropositivo no início de 2009. Estava muito debilitado, carga viral altíssima e CD4 em 26. Iniciei meu tratamento antiretroviral imediatamente e logo me adaptei. Passei cerca de 1 ano e meio sem relacionamento sexual, ficava "bolado", não conseguia ter tesão. Após isso eu consegui me relacionar com uma pessoa e claro, ele não aceitou isso muito bem e disse que deveríamos ser só amigos. Depois disso ele sumiu e casou com uma mulher. Uns 8 meses depois, no Carnaval, conheci outro rapaz. Esse era bem novinho, com uma diferença de idade grande (Eu tinha 38 e ele 18). Começamos a nos relacionar (sempre usamos o preservativo) e com 2 semanas de namoro tentei introduzir a história a ele. Estava apreensivo, pois já havia sido rejeitado antes. Na noite em que começamos a conversar, ele mudou de assunto várias vezes. No outro dia, o deixei em casa e me deu um aperto, queria ter contado logo sobre minha condição. Liguei pra ele e quem atendeu foi a irmã dele. Ela me disse que ele passou mal e estava internado. Fiquei meio "zonzo". Perguntei onde ele estava hospitalizado e ela meio que me "embromou". Por fim a irmã dele me respondeu que ele estava em um Centro de Referência em DST/AIDS. Ele também tinha o vírus há alguns meses, e também tinha receio de me contar, havia até chorado para alguns amigos que não queria me perder. Fui ao encontro dele. A médica que o atendeu disse que ele não tinha nada de grave naquele momento, só aparentava estar muito estressado e nervoso, que parecia estar ansioso com alguma coisa. Conversamos eu e ele, contei tudo, ele a princípio não acreditou. Achava que eu estava inventando somente para acalmá-lo. Depois a ficha caiu e até rimos. Estávamos os dois tentando contar a mesma coisa. Hoje, vivemos juntos há 2 anos. Fazemos o tratamento juntos, com o mesmo médico e cuidamos um do outro. Vivemos felizes e ele, que havia desistido de estudar, retomou os estudos e faz curso de enfermagem. Poucos amigos sabem de nossa condição. Eles nos tratam muito bem e não sentimos preconceito por parte deles. Nossas mães, que no início não queriam nossa relação, hoje vivem visitando nossa casa, nos enchem de carinho e amor, e nos mimam o tempo todo. Aceitam a gente como um casal e sabem do carinho que temos um pelo outro. Se no início foi difícil, as coisas foram se ajeitando e nunca fui tão feliz.
21-04-2013 às 18:26 kgnhaYefT
Thanks and best regards
20-04-2013 às 03:50 kyle
Se em nosso país a ignorância fosse menor, menos pessoas estariam doentes hoje em dia. Até se tratando de um assunto tão importante, tem gente sem coração para escrever relatos que evidentemente são mentirosos. É uma pena. Não sou soropositivo mas torço para que encontrem a cura logo. Sempre me previno pq não está escrito na testa de ninguém quem tem e quem não tem. PREVINAM-SE TAMBÉM. Sexo oral também passa. Usa a camisinha na relação e depois engole a p@#$ da pessoa? Sem noção, tá procurando ficar doente mesmo. Com o advento da internet, entrem em sites confiáveis, em trabalhos universitários, no site do governo, vão se informar. Cnformação é tudo. Segui-la é um ato de inteligência.
17-04-2013 às 12:51 Salvador......
Descobri que tenho o vírus em dezembro de 2012......perdi o chão.....mais não tive coragem de contar para ninguém.....ja estava bem debilitado....meu cd4 estava a 20....hoje ja faço meu tratamento e acompanhamento com infectologista.....to bem melhor.....a cada dia fico mais forte e confiante,,,,,os efeitos colaterais sao horríveis .....mais nunca vou desistir de lutar pela minha vida,,,,,tenho muita fé em deus e sei que vou ficar cada dia melhor......hoje ja contei a um amigo.....assim alivia a pressão......os sintomas da doença estão a cada dia desaparecendo,,,,,próximo passo é fazer exercício físico....pois é importante para o tratamento,mudei minha alimentação e abitos.......não bebo mais álcool e procuro dormir sempre antes das 10 horas da noite.prefiro hoje abitos diurnos para preservar minha saude......não precisei ate agora fazer acompanhamento com piscicologo....pois tenho muita fé em deus....e sei que vou vencer essa doença que infelizmente ainda não tem cura.......mais sei que esta bem perto disso acontecer.......entao soropositivos......não desistam em momento algum,é só tomar a medicação e ter abitos saudáveis.fiquem com deus.
16-04-2013 às 02:23 Adam
Salinas-born and raised Dalmiro is wholly hooked on michael kors outlet, wind-surfing, beadwork. Lastly, he is is getting all his stimulus by watching an Detroit Red Wings hockey match inside the stadium.
15-04-2013 às 21:48 Fenix...Parana
Fui violentado quando tinha 21 anos so sobrevivi por Deus pois fui arrastado para uma mata e sofri todo tipo de abuso e violência, depois disso tudo mudou não transei mais com ninguem sem camisinha com medo de passar e não de pegar pois para mim tudo tinha acabado e não queria fazer mau a ninguem, mas não sabia que poderia ter cido infectado , mas levei minha vida a diante ai quanto tinha 31 anos descobri que estava com a doença em estagio avançado a Aids ja tinha se manifestado minha imunidade chegou a zero e minha carga viral era limite maximo...fui para o hospital sem chances de vida com uma ifecção generalizada, depois de uma semana o médico me liberou para ir para casa pois não tinha mas o que ser feito emagreci 20 kilos cheque a pesar 55 kilos e o corpo cheio de ferida e não conseguia comer mais .. me despedi de todos e me preparei , no segundo dia que estava com minha familia acreditei que não iria passar daquele dia dei boa noite e fui para o quarto sabendo que não iria acordar . Mas para minha surpresa depois de meses sem sentir fome eu acordei não tinha mais feridas no corpo nada e eu estava com fome, ai fui a Luta Dus estava me dando outra chance, hoje tenho 34 anos faço academia estou com 72 kilos o virus está intetectavel não tenho mais carga viral e meu cd4 esta sobindo cada ves mais luto todos od dias Mas quem mem viu dizem que sou um milagre de Deus pois estou vencendo essa doença..e acredito que vamos conseguir a cura .. então não desistam ja mais, sei que é dificil mas temos que lutar .. levo minha vida normal , tive namorado ele sabia mas sempre transamos com camisinha e termiamos mas somos amigos, é dificil mas todo dia é uma batalha mas vamos enfrete... pois tenho fé e acredito em Deus e Nossa Senhora. e sei que eles estão comigo sempre.
15-04-2013 às 01:37 LypeamateelVe
Konversia
14-04-2013 às 18:39 vzpdyYqfT
Thanks and best regards
13-04-2013 às 14:26 grogeRofDaria
teresc