ASSINE JÁ ENTRAR

Bravo!

Oito deputados vão ao STF contra eleição de Feliciano para Comissão dos Direitos Humanos.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 13 de Março de 2013

Oito deputados federais do PT, PSB e PSOL protocolaram no fim da tarde de terça-feira (12) no Supremo Tribunal Federal (STF) ação que contesta a escolha do Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Eles argumentam que a sessão de votação foi irregular por ter sido secreta e por não ter sido convocada com antecedência. Além disso, afirmam que o pastor não tem legitimidade para assumir o cargo.

Pastor da igreja Assembleia de Deus, o deputado é alvo de protestos porque, em 2011, fez declarações polêmicas em redes sociais sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e negros. Ele é alvo de ação penal no Supremo por estelionato e de inquérito no qual foi acusado de discriminação por frase homofóbica.

O mandado de segurança é assinado pelos deputados Jean Willys, Érica Kokay, Luiza Erundina, Nilmário Miranda, Domingos Dutra, Padre Ton, Janete Capiberibe e Janete Pietá. O ministro Luiz Fux será relator do processo. A ação pede uma decisão até esta quarta (13), quando haverá a primeira sessão da comissão.

Na ação, os deputados pedem uma liminar (decisão provisória) para suspender os efeitos da sessão que elegeu Marco Feliciano na última quinta (7) até uma decisão final do plenário do Supremo.

Os parlamentares alegam que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não poderia ter fechado a sessão, que ocorria sob fortes protestos. Na ação, o grupo diz que a decisão de fechar a sessão deveria ter sido tomada pela Mesa Diretora.

"O presidente da Câmara optou pelo caminho da ilegalidade. As portas foram fechadas e a cidadania ficou do lado de fora. O comando do presidente ultrapassou os limites da organização do trabalho legislativo disciplinado pelo regimento e feriu gravemente a Constituição. Esse regramento afirma categoricamente que as sessões da Câmara sao públicas", afirma o mandado de segurança.

Na última quarta (6), depois de protestos e discursos contra a indicação de Feliciano para o comando da Comissão de Direitos Humanos, o então presidente do órgão, deputado Domingos Dutra (PT-MA), decidiu cancelar a votação que elegeria seu sucessor. A sessão foi marcada por palavras de ordem gritadas por manifestantes que ocuparam o plenário da comissão.

Diante do impasse, o presidente da Câmara convocou uma nova sessão para o dia seguinte, na tentativa de concluir a escolha do presidente do colegiado. No entanto, determinou que a votação fosse fechada ao público, para evitar novas manifestações de militantes de movimentos sociais.

O grupo diz ainda que houve irregularidade na convocação da sessão, pois na quarta os parlamentares não foram avisados da nova reunião.

Na ação, os parlamentares afirmam que a eleição do pastor "gerou um nível de indignação social em todo o Brasil".

"A incoerência entre as atribuições da comissão e o perfil do parlamentar é a justificativa para a mobilização do povo brasileiro. [...] O Pastor Marco Feliciano foi escolhido pelo PSC para estar à frente da aludida comissão permanente, mas conta com uma marca pública em sentido contrário aos valores e princípios relacionados ao tema."

O processo cita discursos de Feliciano homofóbicos e preconceituosos. "Nada mais incoerente, então, do que a sua eleição para presidente de tal Comissão com base em ato ilegal. Demonstra-se, assim, que o senhor Marco Feliciano assumir a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias afronta o próprio conjunto de atribuições da comissão permanente."

21-03-2013 às 00:22 leco
Essa bandeira pelos direitos dos LGBTT, deveria esta sendo levantada pelos heterossexuais, que com tantos direitos também ficaram abarrotados com tantos deveres, ficando assim em desvantagem com os homossexuais que por não se adaptar ao sexo biologico, ficou de fora levando uma vida discriminada e sem certas obrigações.Bastava dar o direito de casamento entre pessoas do mesmo sexo e de adotar criança que estes estariam sendo chamados a responsabilidades Toda sociedade tem que se envolver, tem que trabalhar, tomar atitude para a construção de um mundo melhor, melhor não só pra alguns mas para todos sem distinção de quaquer natureza.QUEM É FELIZ DESEJA A FELICIDADE PARA TODOS.
18-03-2013 às 01:50 Rafa
SERIA MUITO BOM SE O MUNDO MAIS FIZESSE UMA LISTA COM OS NOMES DOS ATUAIS DEPUTADOS QUE SÃO A FAVOR E DOS QUE SÃO CONTRA AS CAUSAS GAYS, PARA ORIENTAR EM QUEM PODEMOS/DEVEMOS OU NÃO VOTAR!!!
17-03-2013 às 00:42 chimbica fedora
PSC SERÁ QUE O PARTIDO DO SATÃ CRISTÃ?DUVIDO NADA!!
16-03-2013 às 17:47 Paulo Henrique
Klaus, vai se fuder por ficar defendendo um lixo. Vai em sites de crentes e lá vc poderá defender esse cara q não vale nada.
15-03-2013 às 13:24 market du bocket
kkk, este sonhador me fez rir depois da desgraceira que virou isso aqui.
14-03-2013 às 09:20 Cientista
Já está provado pela ciência que o mundo só evoluiu graças a diversidade, que a natureza mantém o equilibrio graças a diversidade.... e é esta mesma diversidade que esses monstram tentam acabar.... Na Natureza existem mais de 250 espécias que praticam a homossexualidade e a bissexualidade... Então teremos que acabar com toda a natureza?????
14-03-2013 às 09:18 Sonhador
Meu Deus! Me ajude!!! Quando vou poder dar minha bundinha em paz e gozar relaxado, sem nenhum idiota ou dogmas me atrapalhando..... Será que vou estar vivo para isso????????????????????
14-03-2013 às 05:47 Emerson
O mais sofrível aqui é ler o comentário de alguns que citam versículos da bíblia com tanta firmeza e em seguida abrem outra aba pra ver o pênis do garoto mais e bater bolo! kkk. Chorei óh! Acorda meu povo, quem quiser tem o direito de não viver conforme esse livro. Não o estou desmerecendo, mas nem os dedos de suas mãos são iguais e vem querer que o ser humano o seja?! FUCK YOU my dear.
14-03-2013 às 01:18 Sandrãooooooooo
Ele vai cair, fatoo
14-03-2013 às 00:37 Klaus p/ Alemão- =MG
Fala Professor Pasquale, onde tem erro de concordancia verbal nas minhas postagens??? Vai carpir uma horta e aprenda a respeitar a opinião dos outros. Nem todo mundo é obrigado a aceitar os argumentos que os gays requerem. Se vc colocar na balança, gays são muito mais injustos, pq qdo alguém diz apoiar a causa, vcs exaltam, mas qdo alguém diz ser contra, daí a pessoa é homofóbica, é processada e o caralho a quatro. Dai me paciencia...