ASSINE JÁ ENTRAR

Parceria

Rio sem Homofobia e MetrôRio lançam campanha para capacitar funcionários.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 25 de Março de 2013

Em uma parceria inédita, o Programa Rio sem Homofobia, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, firmou, um termo de cooperação técnica com o MetrôRio.

O convênio é estratégico e visa a capacitação dos 1,5 mil colaboradores que atuam no atendimento ao público e a realização de campanhas educativas de combate ao preconceito e respeito à diversidade. O lançamento aconteceu na estação do Largo da Carioca, no Centro do Rio.

O coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, explicou que a ação, além de importante, é estratégica pois milhares de pessoas usam o transporte diariamente.

Esperamos que este ato inspire outras empresas a entenderem a necessidade de incorporar, de fato, o conceito da responsabilidade social e corporativa trazendo o debate de direitos humanos para dentro da companhia. Esta é a primeira empresa de concessão pública de transporte do Brasil que assume esta campanha, afirmou.

A capacitação começará na primeira semana do mês de abril e terá a duração de dois meses. O programa capacitará funcionários que lidam com atendimento ao público, como os bilheteiros e agentes de segurança, para melhoria e qualificação do atendimento à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Durante 15 dias, será exibido o vídeo da campanha Rio sem Homofobia, além veicular sposts de áudio em todas as 35 estações do metrô.

A gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio, Elisa Santos, quer mostrar à sociedade carioca que a concessionária, que transporta cerca de 700 mil pessoas por dia, é contra a qualquer tipo de discriminação.

Somos um transporte de massa que conduz muitas pessoas no dia a dia, onde há muita diversidade. Por isto, temos que prepará-las para entenderem que há diferenças e liberdade de expressão. A cidade do Rio foi eleita como o principal destino turístico do público LGBT. Por isto, nada mais adequado do que preparamos os cidadãos cariocas e os funcionários para receber estes visitantes, além das outras pessoas que também moram aqui, disse.

Durante o lançamento, técnicos do Centro de Referência da Cidadania LGBT orientaram o público sobre questões relacionadas à temática LGBT e direitos humanos. Foi disponibilizado um ponto de informação especialmente montado para esta data, com materiais impressos informativo. Quatro drag queens participaram da iniciativa distribuindo panfletos da campanha.

Tairone Aguiar, homossexual, afirmou a importância desta parceria para diminuir o preconceito.

Como muitas pessoas pegam o metrô, este ato é essencial para que elas tenham a consciência de que respeito é preciso, independentemente da orientação sexual de cada um, disse.

A secretária Fabiana Bandeira revelou que este tipo de ação deveria ser mais presente na rotina do carioca.

Abaixo ao preconceito. Todos têm o direito de serem como quiserem. Esta campanha veio em boa hora, concluiu.

15-05-2013 às 01:21 GAY
O BANHEIRO É ÓTIMO DO METRO SIQUEIRA CAMPOS ,,,
01-04-2013 às 01:01 GustavoI_RJ
Estação do metrô vazia???? haahah a foto deve ter sido tirada dia de domingo, o Metrô do Rio de janeiro é um inferno, durante a semana anda super lotado e a estação não tem nem lugar direito pra ficar, nem quero imaginar quando chegar a copa do mundo e as olinpiadas, Eu moro na Zona Norte do Rio, Todo dia eu pego o Trem e o Metrô, sentido centro Financeiro do Rio, é um verdadeiro caos, o trem da Supervia parece sardinha em lata......ir de onibus nem pensar, Avenida BRASIL completamente engarrafada......é por isso que eu não aguento mais morar em cidade grande....quero mem mudar pra roça.....kkkkk
01-04-2013 às 00:18 CESAR
ESTA CAMPANHA DEVERIA SER LEVADO ATE OS SHOWSFONA DA BANDA CALIPSO, ONDE AQUELA POBRE FIGURA, NÃO INSTRUIDA, COMPARA O GAY A UM DROGADO. jOELMA, SEJA MAIS ESCLARECIDA ANTES DE DAR A SUA OPINIÃO, SEJA AMSI AUTENTICA ANTES DE SE MANIFESTAR DESTA FORMA, POIS A SUA AREA É SOMENTE CANTAR, ASSIM MESMO NOS CONFINS DO BRASIL E OLHA LÁ.
30-03-2013 às 13:27 Fabio.
Nem vejo necessidade disso na grande maioria já são tão educados simpáticos e solicitios kkkkkkkkkkkk
27-03-2013 às 16:30 alargado
é isso aí alargador, vc tem razão, o importante é o din din no bolso, uns pagam para comer, outros pagam pra dar, outros pra dar e comer, e comer e dar, enfim, pagar para foder. Receber fodendo, pra que pensar no moralismo???? é só foder!!!! não importa se gay, se hetero, se isso ou aquilo. Importante é foder!!! Uns gastam tanto tempo com o moralismo e outros poucos aparecem aqui pra escancarar, defamar e criticar. É, o importante é foder pessoal!!!
26-03-2013 às 22:48 leco
Essa campanhia, deveria ser estendida lá pelo interior do Congresso Nacional, onde existem muitos congressistas que ainda não entenderam o que é ser livre pra viver do jeito que quizer sem misturar religião no meio dos assuntos do povo.
26-03-2013 às 15:10 Riotur
Espere que mude mesmo, porque a homofobia a qui só perde para São Paulo, infelizmente é a realidade.
26-03-2013 às 13:46 ushuaaaaaaa
e estamos só na pascoa ainda ushauaaaaaaaaaa
26-03-2013 às 13:44 ushuaaaaaa
uma árvore de natal no metro do rio ushauaaaaaaaaaaa
25-03-2013 às 21:55 THOR
Rio quer se tornar referencia no turismo gay e combate a homofobia, no entanto o governador apoia o deputado homofobico-racista-misogino Marcos Feliciano. Tem q decidir d q lado está.