ASSINE JÁ ENTRAR

Enfrentamento

Policiais e ativistas contra casamento gay se enfrentam em Paris.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 24 de Abril de 2013

PARIS, 23 Abr 2013 (AFP) - Novos incidentes foram registrados nesta terça-feira à noite no centro de Paris, depois da manifestação dos opositores ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Por volta de 21h50 (16h50 de Brasília), os organizadores do protesto pediram às cerca de 3.500 pessoas, segundo a polícia, que deixassem "calmamente o local".

Perto de 22h45 (hora local), centenas de pessoas ainda continuavam reunidas na Esplanade des Invalides. Entre 50 e 100 manifestantes, de acordo com jornalistas da AFP, provocaram os soldados, que cercavam o acesso à Rue de l'Université, próximo da Assembleia Nacional.

Vários rojões, garrafas e outros projéteis foram lançados nas forças do Batalhão de Choque, que responderam com gás lacrimogêneo.

"Os choques são extremamente violentos", disse uma fonte policial.

Um delegado de polícia foi ferido na cabeça e precisou de atendimento médico.

Ninguém foi preso durante os protestos.

Os jornalistas presentes no local também foram intimidados, física e verbalmente, pelos manifestantes, e um fotógrafo da AFP foi agredido nos confronto.

Centenas marcham contra casamento gay na FrançaCentenas marcham contra casamento gay na França

30-04-2013 às 04:06 Pietro
Por mais que a sociedade homofóbica, machista e religiosos lutem contra as garantias dos direitos humanos de forma universal a população LGBT dispertou e não vai retroceder, não existe volta para o conformismo.....a batalha é longa e os abaixos assinados, passeatas, protestos, cartazes, etc..etc..expressam esta realidade e a vitória virá com certeza.
27-04-2013 às 16:49 Engenheiro MG P/ Dara Danonela
Muito bem, Dara! Você já percebeu o "bote" que aquelas víboras do Congresso Nacional querem dar tanto no Ministério Público( com a PEC 37) e no STF? E tudo isto com o apoio da corriola mensaleira, José Genoíno e João Paulo Cunha, entre eles! É claro que a bancada( "integrista") evangélica deve estar ansiosa para que estes projetos de lei que, sutilmente, querem manietar o Poder Judiciário( com todas as suas falhas e problemas, é o que nos tem valido, de alguma forma), sejam aprovados rapidamente.
27-04-2013 às 12:55 Dara Danonela
Um conselho para os gays bem sucedidos que tiveram a felicidade de construir uma relação sólida : CASEM LOGO ! Esse projeto de interferência do legislativo nas decisões do STF ,além de revanche dos condenados mensaleiros, serve para atender os interesses dos conservadores, vão retirar todos os direitos que conquistamos. Será de vez a ditadura da maioria sem respeito ao pacto social previsto na falida constituição de 1988, coitado de nós gays sem a mediação do STF,que por mais que sejam indicados pelos políticos, ao menos todos detém alguma cultura e reflexões mais sérias sobre o mundo e a sociedade. Por exemplo, um tiririca nunca seria ministro do STF, teria que estudar muito...
27-04-2013 às 07:53 Bernadinho
A frança é um país arruinado assim como a metade da europa a falta de emprego esta deixando todos malucos.
26-04-2013 às 20:23 titi
Quando o protesto vira pancadaria, ja estao querendo impor suas ideias e isso nao é bom pra nenhum lado.Mas parabens para a frança por ter aprovado o casamento homossexual.
25-04-2013 às 22:53 leco
penso que aqui também haverá manifestação desse tipo também.eu até acho que por uma questão de estratégia os militantes não deveria deixar que esse projeto fosse colocado em discussão no comgresso agora e deixando para o ano da eleição presidencial pra faxermo cssao nos candidatos porque somos mais de vinte milhões sem falar nos simpatizantes e aí a coisa muda
25-04-2013 às 21:58 Euzim
E eles acreditam que estão defendendo família, Deus e moral? Quanta ignorância recheada de ódio, Jesus? Onde está o ser humano?
25-04-2013 às 13:52 ANITA
SEMPRE PENSEI QUE NA FRANÇA PODIA TUDO !!!!!!!!
25-04-2013 às 03:14 Lito
Que falta do que fazer. Uma terra de grandes pensadores com esta manifestação sem causa. Mas pela enquete a maioria na França era a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Mas a burguesia faz alarde em toda parte do planeta. Parabéns aos franceses democráticos pela aprovação da casamento gay.
24-04-2013 às 22:35 Márcio Mineiro P/ Minerin
Poisé, amigo, são os famigerados "fiscais de "fiofó"! Aqui, no Brasil e, também nas terras gaulesas. Alguém, aqui neste site, comentando outras matérias, já fez referência ao integrismo( ou integralismo), um pensamento reacionário, quase fascista, renitentemente incrustado em setores tradicionalistas de algumas religiões, notadamente as monoteistas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Mas, o integrismo mais notório é o integrismo católico ou ultramontanismo, que teve a sua origem contemporânea, justamente na França destes que estão protestando contra os direitos LGBT. E, no Brasil, os maiores representantes deste integrismo católico reacionário são os membros da TFP, com o seu anticomunismo fantasioso e sua defesa moralista dos valores da família patriarcal. Daí decorre todo o seu rastro de preconceitos. Uma vez o ator Mário Lago disse que todo moralista radical é um ditador em potencial. Concordo com ele, acrescentando aí, apenas mais um ingrediente: a hipocrisia. Esses integristas têm uma secreta, ou às vezes, confessada, ojeriza ao Estado laico ao secularismo. É uma teocracia bastante disfarçada, para não escandalizar ninguém.