ASSINE JÁ ENTRAR

Em pauta

Projeto da cura gay deve ser discutido na próxima quarta-feira na Câmara.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 06 de Maio de 2013

O polêmico projeto que altera uma das resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) quanto a homossexualidade será discutido na próxima quarta-feira (08), depois de ter sido colocado novamente em pauta pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, o deputado e pastor Marco Feliciano.

O texto do projeto, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), dá liberdade para que profissionais da área de Psicologia tratem de pessoas que desejam "rever" a sua orientação sexual. Segundo o relator da proposta, Anderson Ferreira (PR-PE), "todo o ser humano tem direito a procurar ajuda e tentar entender um conflito interno".

O parlamentar acredita que a homossexualidade trata-se de um temperamento comportamental. "A pessoa pode querer uma ajuda para tentar entender seu comportamento. Por que o conselho impede ajuda para ele tentar entender o comportamento que está tendo naquele momento?", questionou o relator.

De acordo com Clara Goldman, vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia, o projeto em tramitação fere um marco na defesa dos direitos humanos. "Em nenhum momento a resolução (do CFP) cria obstáculos ao exercício profissional, mas oferece indicadores e situa a prática profissional em contextos éticos e tecnicamente qualificados", declarou.

"Se estamos lutando por uma sociedade livre de ódio, violência, preconceito, como retroceder a um patamar que o mundo já reconheceu como equivocado, que é a patologização (transformação em doença) da homossexualidade?", questionou Clara Goldman. Se passar pela Comissão de Direitos Humanos, o projeto deverá ser analisado ainda pela Comissão de Seguridade Social e Família e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A deputada Érika Kokay (PT-DF) acredita na aprovação do texto na Comissão, já que há uma posição clara e definida do presidente Marco Feliciano. No entanto e, felizmente, a deputada afirma que é pouco provável que a o projeto seja aprovado em outras comissões.

"O que os obscurantistas da Câmara querem é que (a homossexualidade) seja considerada uma doença e possibilitar que o profissional possa discriminar. Essa posição da CDHM, tenho certeza, não será referendada em outras comissões", declarou à Agência Brasil.

Em seu perfil no Twitter, Marco Feliciano escreveu que o projeto defende os profissionais de psicologia são procurados "por alguém com angústia sobre a sua homossexualidade".

13-05-2013 às 01:46 Idelmar Silva Assunção
Primeiramente gostaria de dizer que não sou muito de dar opiniões públicas, mas me causou um tremendo choque a notícia à respeito da cura gay. Por isso sinto-me na obrigação de manifestar o meu sincero repúdio e indignação contra essa criatura nefasta que hoje, infelizmente se apodera do poder público.
10-05-2013 às 11:47 Luci@no
A Comissão de Direitos Humanos, tem que aprovar uma lei, obrigando todos os pastores evangelicos a estudar a história moderna, estudar os motivos e as causas da primeira e segunda guerra mundial. Estudarem Psicologia e Filosofia. Só assim poderão pisar um pouco no chão da realidade do mundo atual. Enquantos os evangelicos norte-americanos estaõa chavurdando o universo através da NASA e os evangelicos brasileiros ainda estão viajando na Arca de noé.
08-05-2013 às 11:29 Paulo, SP
Marcelo Porto, de Brasília, falou tudo.
08-05-2013 às 10:51 Bernadinho
Acho duvidoso esse pastor se importa tanto com a vida dos gay,com certeza deve fazer a mesma coisa do filho do edir macedo viaja pra fora do país pra se rasga.
08-05-2013 às 01:46 leo
isso e um absurdo , tantas coisas pra se preocuparem como a reduçao da menor idade penal e a seca no nordeste e esse deputados de merda preocupados em curar os gays . isso e brasil
07-05-2013 às 23:47 Alinio
O Marco Feliciano sofre de CU regaçado só que está enrustido, além de uma coleção de hemorroidas mal tratadas. Nojento!!!!
07-05-2013 às 20:47 Marcelo Porto. Brasília.
E a dona DILMA, a PRESIDENTAAAAA, cadê? Calando-se por uma reeleição. Meu voto ela não terá!!! Gente todo esse problema é por causa dos evangélicos... o povo... Somos tantos gays... e muitos não sabem votar. Alguns nem sabem o que é o voto!!! Este ano vamos lotar as paradas gay, vamos lutar por nossos direitos. Vamos para as paradas com consciência política, e não apenas para desfilar corpos e fantasias.
07-05-2013 às 20:20 APOSENTADORIA À VISTA
SE FOR DOENÇA, INSS QUE SE PREPARE... QUERO AUXÍLIO-DOENÇA!!!!
07-05-2013 às 20:16 Gaucho Passo Fundo
Será que não tem mais o que fazer? Como se homosexual fosse doença. Ninguem gostaria de ter nascido gay.
07-05-2013 às 14:37 Mona
AI QUE DELICIA!! EU QUERO ESSE TRATAMENTO!! KKKK.... QUERO TB ME APOSENTAR SE DAR O CU É DOENÇA. UAUAUAUAU..... ARRASOUUUUUUU..