por Redação MundoMais
Quarta-feira, 15 de Maio de 2013
Professor Sérgio Laureano, assassinado em CanguaretamaO estudante de Direito Washington Aberdan Silva Vieira, de 23 anos, foi preso pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (14). Segundo a polícia, ele é suspeito de ser o mandante do assassinato do ex-companheiro, o professor Sérgio Laureano de Mendonça, 34. Sérgio Laureano foi morto a tiros no dia 22 de abril na comunidade Piquiri, na zona rural da cidade de Canguaretama, a 68 quilômetros de Natal.
O chefe de investigações da delegacia do município, Sidney Robson Vieira, informou que Washington Alberdan Silva Vieira, 23 anos, foi preso quando deixava o município de Canguaretama na companhia da advogada, Janaína Rangel Monteiro. O suspeito informou à polícia que já estava a caminho da delegacia, localizada na saída da cidade.
A advogada conta que Washington nega as acusações. O suspeito disse estar em uma aula no dia em que o professor foi executado. De acordo com o chefe de investigações da delegacia de Canguaretama, um mandado de prisão foi expedido há dez dias pela Justiça e desde então a polícia procurava Washington. "O suspeito figuraria como mandante do crime. As investigações vão continuar. A prisão é só mais uma etapa", explica Sidney Vieira.
A prisão ocorreu por volta das 14h10. O chefe de investigações acrescenta que a polícia chegou ao nome de Washington a partir de uma série de informações do dia do crime e histórico do relacionamento entre o suspeito e o professor. Familiares da vítima já apontavam Washington como principal suspeito do crime. De acordo com eles, o casal tinha brigas violentas. O relacionamento terminou duas semanas antes de Sérgio Laureano ser assassinado.
Entenda o caso
O professor Sérgio Laureano de Mendonça, de 34 anos, foi executado a tiros na noite de 22 de abril. Segundo a polícia, o crime aconteceu na comunidade de Piquiri, na zona rural de Canguaretama, a 68 quilômetros de Natal. O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Genilton Tavares, disse que a vítima sofreu pelo menos seis tiros.
De acordo com o relatório da PM, o professor foi morto dentro de casa, na rua 17 de Maio. “Dois homens pularam o muro e entraram na residência. Ele estava deitado no sofá. Um dos homens entrou na sala e atirou pelo menos seis vezes contra ele. Depois, os dois fugiram. Os idosos, ainda segundo o oficial, não foram agredidos fisicamente", acrescentou o major.
Familiares do professor acreditam que o crime foi passional. Segundo José Célio Laureano Mendonça, irmão da vítima, o mandante do homicídio foi mesmo o autônomo Washington Aberdan Silva Vieira, com quem Sérgio teve um relacionamento amoroso. Em dezembro de 2012, inclusive, o professor e o então companheiro firmaram união estável. O documento foi registrado em cartório. Contudo, o namoro teria chegado ao fim duas semanas antes do crime.
O irmão do professor também afirma que os dois tinham brigas violentas. “Em uma dessas brigas, ele (o namorado) chegou a agredir a nossa mãe”, afirmou Célio. Maria Lourdes de Mendonça, de 69 anos, mãe de Sérgio, confirmou a história.
Fonte: G1