ASSINE JÁ ENTRAR

Ato de censura

Cartazes de filme gay premiado em Cannes são arrancados em Paris.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 14 de Junho de 2013

Cartazes de “L’Inconnu du Lac”, filme com temática gay do diretor Alain Guiraudie (“The King of Escape”), premiado no recente Festival de Cannes, foram arrancados das ruas de Paris por grupos homofóbicos.

Ainda que a França tenha legalizado o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, o tema ainda causa controvérsia, exasperando a homofobia no país. Segundo a imprensa francesa, moradores de um subúrbio parisiense teriam ficado tão incomodados com o cartaz do filme, com o desenho de dois homens se beijando, que protestaram junto à prefeitura da cidade, exigindo que a publicidade fosse retirada. Não atendidos, passaram a arrancar os pôsteres.

Mesmo assim, “L’Inconnu du Lac” estreou na quarta-feira (12/6) em 2º lugar nas bilheterias francesas, atrás apenas de “Além da Escuridão – Star Trek”, em seu primeiro dia de exibição.

A ministra da cultura francesa, Aurélie Filippetti, lamentou que os cartazes tenham sido arrancados e descreveu o ação como “um ato de censura”. Segundo ela, os pôsteres “não apresentam riscos para o ordem pública que justifique a medida”.

“L’Inconnu du Lac” rendeu ao diretor Alain Guiraudie o prêmio de Melhor Diretor da mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) do Festival de Cannes 2013.

22-06-2013 às 19:48 alguem
se uma cartaz gera preconceito, e vc gay que le isso ainda concorda, e acha que é gerar polêmica, eu me pergunto o que deve ser feito?? sera que mostrar o que existe nao é uma maneira de normalizar as coisas?? voce nao se beija com caras quando voce namora?? e porque ignorar essa realidade, se as pessoas nao verem essa REALIDADE no seu cotidiano nunca vao aceitar/tratar com normalidade.
18-06-2013 às 08:11 Bicha Deputada
NÃO ESTOU PREOCUPADA COM A FRANÇA ...E SIM COM O BRASIL E A SITUAÇÃO POLITICA QUE VIVEMOS AGORA ....ESQUEÇAM A FRANÇA !!!!!!!!!!!
17-06-2013 às 12:26 desenho
representa a pegação de dois bofes no meio da moita dliciaaaaaaaaaaaa até parece as praias do rio
17-06-2013 às 12:24 mete já
Dá uma rola pra cada um desses que tentaram arrancar os pôsteres, que eles ficam quietinhos.
17-06-2013 às 12:24 paris a minha paris
apesar de todo o alvoroço das invejosas francesas, paris continua tendo as saunas e clubes de sexo mais disputados da minha europa uiiiiii dilicia
17-06-2013 às 12:23 se não falassem
eu achava que era a lady gaga beijando um de seus dançarinos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
17-06-2013 às 10:26 CURIOSO
Parabéns ao elenco e a direção do filme, mas o cartaz realmente ainda não está adequado aos tempos de hoje infelizmente. Achei muito forte e não deveria ser tão explicito, com essa necessidade de apelação onde sabemos que existe homofobia. Não acho legal esse tipo de gravura, só gera polêmica.
16-06-2013 às 12:00 LADY
Não vamos generalizar um povo ou uma nação inteira por culpa de um pequeno grupo de homofóbico q sai as ruas e arranca cartazes! Isso existe em qualquer lugar, mesmo este lugar tendo fama de gay friendly! A França continua sendo um território de muita aceitação e pessoas mente aberta sim! Já fui lá 3 vezes, finalizei uma pós graduação numa universidade em Paris, e pra nós brasileiros fica estampado o quanto lá é melhor quanto a aceitação de questões GLS. Sim, sempre há o que melhorar e não estou defendendo atitudes como esta q foi mencionada na notícia, no entanto vale ressaltar q é um erro de certos comentários dizer que a França isso, a França aquilo..este ato não representa o pensamento do povo francês!!!!!!!!!!! Representa uma minoria...vândalos, bêbados, drogados, e por aí vai!
15-06-2013 às 22:33 D K ES
ESPERA AÍ... PARIS NÃO É UM LUGAR QUE DEPENDE, E MUITO, DO TURISMO? E GRANDISSÍSSIMA PARTE DESSES TURISTAS NÃO É COMPOSTA DE GAYS? LÁ NÃO VIVE (E DEPENDE) DE UMA INTENSA ATIVIDADE TAMBÉM GAY - A MODA?! QUE PORRA DE OUSADIA INCOERENTE É ESSA?! PEÇAM INTEGRALISTAS, NEO-NAZISTAS E NOMINALISTAS MEDIEVAIS PARA, ENTÃO, MURAR A CIDADE, O PAÍS E SE COMEREM LÁ DENTRO!
15-06-2013 às 22:32 D K ES
ESPERA AÍ... PARIS NÃO É UM LUGAR QUE DEPENDE, E MUITO, DO TURISMO? E GRANDISSÍSSIMA PARTE DESSES TURISTA NÃO É COMPOSTA DE GAYS? LÁ NÃO VIVE (E DEPENDE) DE UMA INTENSA ATIVIDADE TAMBÉM GAY - A MODA?! QUE PORRA DE OUSADIA INCOERENTE É ESSA?! PEÇAM INTEGRALISTAS, NEO-NAZISTAS E NOMINALISTAS MEDIEVAIS PARA, ENTÃO, MURAR A CIDADE, O PAÍS E SE COMEREM LÁ DENTRO!