ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Posição da igreja

Papa sugere revogação de lei sobre casamento gay na França.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 17 de Junho de 2013

O Papa Francisco disse, no último sábado, que os parlamentares franceses não devem hesitar em “revogar” as leis contrárias à igreja católica. A declaração foi uma alusão ao texto validado no mês passado na França, que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.

As declarações de sumo pontífice foram feitas durante uma reunião com uma delegação de senadores e deputados franceses no Vaticano nesse sábado. Segundo o Papa, os parlamentares não devem hesitar, se necessário, em “revogar” as leis para que elas possam proporcionar “a qualidade que eleva e enobrece o ser humano”.

“O princípio da laicidade que governa as relações entre o Estado francês e as diferentes religiões não deve se traduzir em uma hostilidade à realidade religiosa, ou a uma exclusão das religiões do campo social e dos debates”, disse ainda o papa Francisco. “A igreja deseja dar sua contribuição específica sobre as questões profundas ligadas a uma visão mais completa da pessoa e de seu destino”, completou o sumo pontífice, frisando que essa contribuição também deve estar presente no plano político e econômico.

A França realizou no mês passado o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo, logo após a aprovação de uma lei que suscitou debates e manifestações gigantescas. A igreja católica sempre se mostrou contrária à decisão.

29-06-2013 às 17:52 Didas
Coisa fácil é falar até babar, reafirmando um senso comum... Certamente, são poucos os que lêem os documentos da Igreja Católica e o textos que ela produziu acerca da moral e do ser humano. Mas ler dá trabalho e se instruir dói, então vamos falar sem saber e repetir o que todo mundo que desconhece diz, mesmo que seja sem fundamentação e sem propriedade. Bjos e sejam felizes antes de mais nada!
29-06-2013 às 17:44 Didas
Bom, o que escrevi, escrito está! Mais uma vez percebe-se o reduzido conhecimento acerca das notícias e estatísticas... Planeta Terra informa que o maior número de pedófilos está nas famílias e não nas Igrejas. A saber, na Igreja católica os casos de pedofilia somam menos que 0,06% de todo o clero. E em relação ao total dos casos constatados, os cometidos na Igreja são menos que 0,05%. Ah! E só de passagem, vale lembrar que, entre as religiões, os católicos são os que mais acolhem os gays como são e não como coisa do capeta ou como um espirito com corpo diferente, etc... Mais uma vez... vale muito a pena se informar melhor sobre conhecimentos gerais, pensamentos da Igreja sobre a moral, história universal (pra quem disse que sabe de história aí pra baixo e se bobear não sabe dizer nem quando se deu a abertura dos portos no Brasil, ou otras cositas más...) É ótimo ter consciência crítica e atitude proativa a favor dos direitos da pessoa humana, porem, desde que se faça a partir de uma argumentação sólida, bem fundamentada e cientificamente elaborada. Não sejamos mais um a simplesmente repetir um discurso infundado sem conhecimento de causa, só pelo gosto de criticar e atacar.
27-06-2013 às 23:16 sandro
queridao.. acorda.. mais pedofilo que existe ae dentro do vaticano,, e da igreja catolica,, e evangelica tb.. o que vcs querem com isso? Uma porrada de enrrustidos casados,,, evangelicos, catolicos.. oh mundo podre.. TUdo politica.. cambada de nojento...
22-06-2013 às 14:54 Will Cardoso
Ridiculo esse De Mauricio ao se referir do casamento gay como uma merda da sociedade. Limpa a boca meu querido, porque merda é o que sai da sua boca e da sua cabeça...É por isso que o Brasil se afunda a cada dia...por conta do descaso, do preconceito! A vida intima das pesoas no geral e as relações homoafetivas não é de cunho politico ou publico, mas sim de cunho intimo-particular. O Brasil deve se manter alerta e ACORDADO pras coisas que prejudicam o proximo...as coisas que agridem e degeneram o nosso país. Não com coisas banais e que não levam a nada!
21-06-2013 às 11:40 Paulo Henrique for Dida
Se em alguém com problema de interpretação de texto e contextualização de argumentos é vc pequeno católicuzinho. Seja homem pensante e senhor de suas escolhas, pesquise a história do seu santinho e antes de mais nada, que nobreza ou humanismo há em lavar as mãos? Pillatos tb lavou as mãos. A doutrina católica, criada por homens nos concílios papais, que aliás faz questão de não ouvir o concilio vaticano II pois não querem mudanças, se baseia em dogmas. Dogmas numa linguagem chula são argumentos categóricos que calam qqer reflexão. Ser gay, transar com homens e ir comungar é pecado sim para a Igreja Católica. As biboxas alienadas que ainda vivem assim são escravas desses dogmas que lhe amedrontam e mantém o poder da Igreja. Essas bibas católicas não passariam no Enem. Nem de história entendem, só decoram textos que lhe são dados, a reflexão há muito tempo não usam.
20-06-2013 às 19:20 Didas
Outra coisa... muito importante... Tem que se distinguir o que é a fala do Papa e o que é a fala do autor do artigo, que nunca será plenamente imparcial. Ha muita uniao gay na Europa e isso pra nao dizer na Holanda onde inclusive alguns padres abençoam essas unioes e... o Papa nunca disse nada nem coibiu... É bom a gente se informar primeiro e depois tecer comentários... Nao se muda uma igreja milenar em dois meses, mas ainda bem que mudanças ja estao ocorrendo e é sinal que o papa esta deixando a história seguir seu curso e suas transformações... Vem muita coisa boa por ai! Bjo!
20-06-2013 às 19:14 Didas
O mau das pessoas é se exaltar antes mesmo de terminar de ler o artigo e interpretá-lo. Ja dizem especialistas hoje em dia que as pessoas nao conseguem mais nem interpretar enunciados de vestibular e provas de concurso. Mais uma vez ficou comprovado! Vem a animosidade e começa a agressao mal fundamentada. É preciso ler toda a fala do Papa e ele diz: "nao devem hesitar SE NECESSARIO em revogar as leis(...)quando elas nao elevam a qualidade de vida dos seres humanos". Assim, O QUE IMPORTA É A QUALIDADE DE VIDA DO SER HUMANO E AS LEIS QUE SEJAM A FAVOR DESSA QUALIDADE NAO DEVEM SER REVOGADAS.Logo, nao é a lei em si que importa se será revogada ou nao, mas seja revogada a lei que contraria a qualidade de vida do ser humano. Assim, bando de precipitados e papafóbicos, se a lei do casamento gay na frança é a favor da qualidade de vida do ser humano... nao deve ser revogada, mas se ela se mostrar contra a qualidade de vida do ser humano... deve ser revogada... NOSSO PAPA É UM GRANDE HUMANISTA... Muito importante vcs estudarem mais comunicação e interpretação de texto, afinal o ENEM está aí pegando um monte de gente!!!!!!!!!! bjo pra todas!!!! Sou gay e amo o Papa Chiquinho!!!!! E... O papa deixou a decisao aos franceses, pois ele diz "SE NECESSARIO". bEIJO NO CORPO!
20-06-2013 às 13:10 junior
PORRA! Será que esse PAPA não vê que o mundo não é regido somente por cristãos?
20-06-2013 às 10:55 De Mauricio - São Paulo
Todo político é mentiroso, e ela não foge a regra ou seja, está mostrando a face oculta desse "desgoverno". No desgoverno Dilma a imoralidade é tanta, que a população está indo as ruas exigindo tarifas baixas, hospitais com dignos atendimentos e educação de qualidade. Escandalos e mais escandalos e ficam falando em igualdade social, direitos humanos e etc. Parem de hipocrezias em relação aos gays, ficam se elegendo com essa bandeira, pois nem os gays se toleram e o que acontece? São eleitos sujeitos que ficam escrachando os gays. Gay agora virou bandeira? Acorda e deixem de hipocrezia com essa merda de casamento gay e vamos lutar pra maior idade penal cair para os 15 anos. Vamos fechar todos os legislativos, senado, câmara, assembléias e câmaras de vereadores. Quanto dinheiro disperdiçado em copa do mundo e salários dessas parasitas do poder!!! O Dilma mandou "construir" mega estádios em valores de 10 bilhões de reais, enquanto a miséria, a fome e os hospitais estão em indices alarmentes. As ditaduras de Chavez, Fidel e Moralez o PTelho não critica, mas a ditaura dos governos militares falam mal. Isso que existe no Brasil não é democracia, mas sim patifaria. Profecia do General Ernesto GAYSEL: Se o povo está me pedindo a abertura democrática, assim o farei! Mas os aviso: aqueles que hoje combatem o governo, serão os saqueadores dos futuros governos. Ou seja, a guerrilheira Dilma, José Dirceu, Genoino, Lula e cia ltda. Tudo que houve de conquistas no governo PTelho foi graças a política economica implantada por FHC, Itamar Franco. Acorda Brasil!!! Pena de morte já, Vamos implatar a ROTA em todos os estados, parem de dar arrego pra classe política, artistica, jornalistas medíocres e pseudo classe cultural. Educação de qualidade, saúde (cuba, uma merdinha saúde excelente) e bandidagem no paredão. Assim seremos respeitados como cidadãos, independente de ser gay. Quer ser gay, seja em 4 paredes. Acabou ali, a realidade é outra. Por isso que o Brasil não é respeitado e aqui ninguém respeitada ninguém. Sou franco e sincero, posso não agradar a alguns, mas é a pura verdade!!!
20-06-2013 às 10:53 Henrique Lanazzi P/ Paulo Henrique
Paulo Henrique, de otário esse papa não tem nada. Não apenas ele, mas toda a alta cúpula dessa estrutura chamada Igreja Católica Apostólica Romana, para citar um único exemplo entre muitos outros, em se tratando de religião e religiões institucionalizadas, como as monoteístas, nas quais a moral judaico-cristã tem sido, nestes últimos milênios, o grande substrato ideológico. Penso que a Religião, em geral, tem de ser analisada em suas ambivalências: para o bem e para o mal. Eu, pessoalmente, não sigo nenhuma crença religiosa. Sou agnóstico. Não preciso de religião para viver, nem sobreviver. Entre a moral cristã e a moral leiga, fico com a última. Minha religião é a minha própria consciência, os meus valores internos de respeito, consideração e solidariedade pelos outros. Embora nem sempre eu consiga pôr isto em prática, pois sou humano, com equívocos e contradições. Respeito o papa Francisco, pela sua personalidade, pela sua cultura e inteligência. Mas, discordo radicalmente de suas posições doutrinárias, sobretudo no tocante aos direitos LGBT. Referi-me à moral judaico-cristã. Pois bem, você já leu a entrevista de um rabino, amigo deste papa, dada à revista Veja de 29/5/2013, Páginas Amarelas: "O amigo judeu do papa"? No momento não estou me lembrando do nome deste rabino. Mas, na entrevista ele faz suas considerações sobre o casamento gay, concordando plenamente com o seu amigo papa. Esses religiosos, muitas vezes, são pessoas altamente intelectualizadas e cultas, com um pensamento lógico e sofisticado, muito diverso do vulgo senso comum das pessoas. Mas, mesmo assim nós, leigos, podemos e temos o direito de concordar ou discordar de tudo, até mesmo das palavras de um padre, guru, rabino, mulá, pai de santo, ou o próprio Sumo Pontífice. Isso é liberdade de consciência. Finalizando: seria este papa um integrista ou neointegrista? Essa sua investida diplomática junto aos parlamentares franceses deixa-nos, infelismente, entrever essa possibilidade. Foi um claro desrespeito à laicidade do Estado francês.