ASSINE JÁ ENTRAR

Protocolado

Câmara decide arquivar projeto que autoriza cura gay.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 03 de Julho de 2013

O deputado João Campos (PSDB-GO), autor do projeto da chamada 'cura gay'O deputado João Campos (PSDB-GO), autor do projeto da chamada 'cura gay'

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) por votação simbólica requerimento do deputado João Campos (PSDB-GO), autor do projeto que autoriza a “cura gay”, para que o texto fosse retirado de tramitação. A proposta permitia o tratamento por psicólogos de pacientes que quisessem "reverter" a homossexualidade.

Com a retirada de pauta, um projeto com o mesmo teor só poderá voltar a ser apresentado em 2014. Se o projeto tivesse sido votado e rejeitado pela maioria dos deputados, um texto semelhante só poderia ser protocolado na próxima legislatura, a partir de 2015. No último dia 18, o projeto tinha sido aprovado na Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

A decisão de pedir o arquivamento do texto foi tomada por João Campos depois que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-AL), anunciou a intenção de colocá-lo em votação nesta terça. O objetivo de colocar em pauta era derrubar a proposta e, assim, atender a uma das reivindicações das manifestações de rua que se espalharam pelo país.

João Campos explicou que pediu o arquivamento para que o projeto não fosse usado para “desviar o foco” dos protestos.

“Estão usando esse projeto para desviar o foco. O que os manifestantes querem é saúde, educação, o fim da corrupção. Estão querendo derrubar a proposta para desviar do assunto. Eu não vou deixar isso acontecer”, disse.

João Campos afirmou que o próprio PSDB, partido ao qual é filiado, anunciou publicamente ser contrário ao texto, o que inviabilizaria a aprovação da proposta.

“Saiu uma nota do partido contra o projeto. Quando o partido se manifesta contra o projeto, ele o inviabiliza. Agora, eu não mudei uma vírgula da minha convicção em relação ao texto. A resolução do Conselho de Psicologia que o projeto pretendia derrubar subtrai a liberdade do maior de 18 anos que procura auxílio de um psicólogo”, afirmou.

Voto contra

A maioria dos partidos, com exceção do PSOL encaminhou o voto das bancadas pelo arquivamento do projeto.

“Nós sabemos que não é verdade que um homosexual não possa ser livre neste país, que a sociedade não compactua com práticas atrasadas como a proposta pelo deputado João Campos”, disse a líder do PCdoB, Manuela D’Ávila (RS).

O PSOL, representado pelo deputado Jean Wyllys (RJ), pediu que o requerimento fosse rejeitado, para que a Câmara pudesse derrubar a proposta por rejeição do mérito.

Ele argumentou que se o texto fosse rejeitado, uma proposta com novo teor só poderia ser novamente apresentada em 2015, enquanto o arquivamento só adiaria até 2014 a possibilidade de uma nova versão ser apresentada.

“É um projeto inconstitucional. A maioria dos deputados está dando um ‘sim’ [ao arquivamento] a contragosto porque votaria pela derrubada do projeto. Esta Casa está cedendo a uma pressão popular, nada mais justo”, disse.

A proposta

De autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), o projeto de decreto legislativo pedia a extinção de dois trechos de uma resolução de 1999 do Conselho Federal de Psicologia. O primeiro diz que “os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades”.

O segundo dispositivo que o projeto pretendia eliminar diz que “os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica”.

Ao justificar o projeto, o autor do texto afirmou que o conselho de psicologia, ao restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional, “extrapolou o seu poder regulamentar e usurpou a competência do Legislativo”.

Fonte: G1

02-08-2013 às 07:44 Prontofalei
Esqueci de colocar a turma do mensalao na fogueira tambem, sorry, rs
02-08-2013 às 07:42 Prontofalei
Minha opiniao e que deveriam queimar esses arquivos da cura gay,junto com dos deputados marco Feliciano e Joao Campos, e jogar as cinzas no TietE.
12-07-2013 às 11:53 De Maurício p/ Integralista
Como gay, por diversas vezes utilizei este espaço democrático para criticar políticos, gays e ativistas, assim como elogiei e sempre tive a sincera preocupação em alertar meus irmãos gays dos maus desse mundo, sendo que todos são adultos e sabem o que fazer da vida. Percebo, que vc vem continuamente postando "merdas" sobre os gays. Ou seja, percebo claramente que um macho, um hétero não vai perder o tempo em ficar debatendo com gays ou mostrando-se que é melhor que os outros. O cara macho vai estar num chat com mulheres, um cara macho não vai ficar expondo intelectualidade, um cara macho não vai ficar dizendo que enquanto está postando nojeiras neste site, está ao lado da "namorada! Cara, sempre sou claro e objetivo, podem até não gostarem de meus comentários, não sou psiquiatra, nem psicólogo, mas na minha vivência percebo claramente, que suas atitudes são de um um cara que foi muito rejeitado, humilhado, abusado e hoje como não pode viver ao lado de gays, sendo um, mas com inúmeros problemas, vem aqui e descarrega toda a negatividade nas pessoas. Vc sendo um gay reprimido, não deveria fazer parte desta coisa infâme chamada Ação Integralista Brasileira (AIB), fundada por um tal de Plinio Salgado. Já vi em algumas ocasiões, rapazes, tipo bichinhas enrustidas segurando estandartes, vestidos de ternos claros, cabelos penteados com gel, barbas feitas, enfim aqueles frustados que adentram neste tipo de coisa. De boa cara, sei que vc curte um bofe, sei que isso deve-se porque vc deve ter alguma deficiência física ou mental, mas te aconselho, vai curtir a vida, pode não concordar com algumas coisas ou algumas pessoas, mas respeite. Vc é um bostinha, vc não é nada, vc é um pau mandado, vc é um retrogado, vc é um mal resolvido, vc é um frustado, vc é uma maricona daquelas que vão no dark room e saem de lá toda lambusada. Querida, o tempo voa e quando vc perceber, estará sendo comida pelas bichas debaixo da cova do cemitério. Bjos do tamanho da terra...
10-07-2013 às 09:25 Integralista P/ André
E o seu "naipe", hein?
09-07-2013 às 23:25 andre
Mara Maravilha, Joelma Calipso, Marco Feliciano olha só o naipe das figuras.. kkkkkkkk criaturas deprimentes, ridículos, doentes, nojentos, dignos de pena.... Morram e queimem no inferno seus hipócritas
05-07-2013 às 01:31 4Cheese
a proposta da cura gay foi so uma estrategia de despistar os gays para as ruas enquanto uma lei muito pior que afeta nao apenas os gays mas todas as minorias deste pais estava sendo colocada em pauta, a pec 99/11. Se essa pec for aprovada vai ser uma lavagem de todos esses direitos que nos ja conseguimos pois a igreja evangelica vai ter total controle sobre as leis que entram no Brasil.
04-07-2013 às 16:17 Ed
Coloca em pauta um projeto para a CURA DOS POLITICOS LADRÕES QUE ROUBAM A NAÇÃO!!!
04-07-2013 às 09:09 Arnold Filho
Também vejo essas posições da que se intitula bancada evangélica como extremamente preconceituosas e homofóbicas. Essas criaturas são dotadas de um machismo danoso, aliado a um fundamentalismo dito religioso, tudo isso somado a uma ignorância sem limites. Se um dia esses indivíduos chegarem ao poder, o estado democrático de direito poderá perder a laicidade e transformar-se em um teocracia (consequentemente, adeus democracia). Se isso ocorrer, espero não mais estar vivo, para não presenciar tal retrocesso.
04-07-2013 às 08:29 Nilton
Notem como os evangêlicos são maquiavélicos com relação aos homossexuais dentro da nossa política, Marco Feliciano e a falange de dementes evangêlicos não vão desistir desse maldito projeto. O País esta de ponta cabeça com tantas coisas erradas mas os evangêlicos querem perseguição oas homossexuais.
03-07-2013 às 22:35 juliano
"País de merda" Market ???? vai morar em algum dos vários países onde o homossexualismo é crime, onde pessoas são condenadas a morte por ser gay. Se tem um merda de político la é porque tem quem vote nele, principalmente uns crentes hipócritas que só fazem merda na vida e acham que agradam a Deus, não generalizando mas infelizmente a religião (quase todas) prega muito moralismo e pouca compaixão. Do que adianta ficar orando, rezando... e nao respeitar ninguem, nao fazer nada de bom pra ninguem??? Muita hipocrisia