ASSINE JÁ ENTRAR

Agressão

Jornalista sofre espancamento por parte de funcionário homofóbico.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 11 de Julho de 2013

Um dente quebrado e hematomas pelo rosto e pescoço. Foi esse o saldo da noite de sábado (6) para o jornalista Murilo Aguiar , 25 anos. A expectativa da turma de quatro amigos era se divertir no clube Yatch, um dos endereços mais badalados pela turma LGBT no momento, no bairro do Bexiga.

Murilo conta que foi acompanhado de uma amiga e dois amigos para a festa Shout, promovida por Bob Yang, Beto Cintra e Caca Ribeiro . Por volta das duas da manhã, estava na fila do banheiro unissex ao lado de sua amiga quando a funcionária responsável pela limpeza gritou com ele: “Vai logo, é sua vez!" Ele pediu calma para ela e ela se irritou: "Calma não, a fila tem que andar, eu estou trabalhando!" Ele disse que entendia o lado dela, que ele também trabalha, mas que não era preciso gritar. Nesse momento, um homem que trabalhava na limpeza do banheiro se meteu na conversa. “Ele falou que ‘é por isso que todo gay tem HIV, eles têm que ler mais a Bíblia, têm que ser mais humildes’”, lembra Murilo, que preferiu ignorar os desaforos, usar o banheiro e voltar para a pista.

Uma hora depois, no fumódromo, Murilo comentava com os amigos sobre a agressão verbal que tinha sofrido quando o funcionário passou pelo grupo. Um dos amigos que estava com ele provocou: "Que merda de trabalho, ser homofóbico e trabalhar em uma balada gay”. Irado, o auxiliar de limpeza voltou a ofender Murilo: “Ele falou da Bíblia de novo, que todo gay era esnobe e que só não dava um tiro em mim porque eu estava lá dentro", conta. "Então eu respondi: ´Calma, gata´. Ele me derrubou e começou a me espancar até que alguém que estava na festa tirou ele de cima de mim”.

Murilo afirma que tudo foi muito rápido e que logo os seguranças da casa vieram em seu auxilio. Assim que se recompôs, ele chamou a policia, que recomendou que ele fosse ao 78ºDP, nos Jardins. “Como ele quebrou meu dente e meu ombro doia muito, fui primeiro para o hospital”, conta o jornalista, que deixou para ir à delegacia no domingo (7), acompanhado do pai, e prestou queixa.

A versão dos donos da casa

Procurado pela reportagem, o empresário Facundo Guerra, sócio da Yatch e um dos donos do Grupo Vegas, que administra também o Lions Nigh Club, a casa de shows Cine Jóia e os bares VOLT e Z Carniceria, afirmou que o responsável pela agressão é um funcionário terceirizado. “Temos uma equipe fixa para todas as casas do grupo, mas quando sentimos que a demanda será maior, contratamos uma equipe terceirizada. Não sei porque ele agrediu o cliente, não tenho justificativa. A Gente está sempre do lado do cliente, porque nada justifica a agressão, e não sei se tem um fundo homofóbico ou de extremismo religioso. Assim como a gente não pergunta a orientação sexual dos funcionários, não perguntamos a orientação religiosa.”

O agressor trabalha no grupo há 4 meses e nunca fora registrada nenhuma reclamação contra ele. Facundo afirma que a prestadora de serviço será processada pela casa, e completou: “Se tivéssemos qualquer conhecimento de viés homofobico ele teria sido afastado, alguém intolerante não pode trabalhar em um local que recebe público gay como sempre recebemos.”

Para o advogado especialista em direitos humanos Dimitri Sales, que está acompanhando o caso de Murilo, essa atribuição de culpa aos prestadores de serviço é uma constante: “Contratar um serviço não exime a casa de culpa", diz ele. "Esse tipo de situação é comum nos estabelecimentos, por isso provavelmente vamos entrar com um processo na esfera administrativa referente à lei estadual 10948/2011, que coíbe a discriminação homofóbica e pune tanto o estabelecimento como a pessoa comum com advertência, multas e até suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento."

O processo irá correr ainda em mais duas esferas: na penal, onde o agressor será indiciado por lesão corporal e provavelmente injúria, e na esfera civil, onde tanto a casa quanto o agressor serão processados por dano moral.

Murilo se diz aliviado por não ter ficado com nenhuma sequela e por não ter acontecido nada com nenhum dos seus amigos: “Vou tomar as atitudes necessárias, é o tipo de discussão que não pode morrer. Nunca fui de ouvir esse tipo de ofensas e ficar quieto, mas nem todo mundo é assim.”

A atitude de Murilo é também reforçada por Dimitri: “Quando esse tipo de coisa acontece é preciso denunciar aos órgãos competentes, Secretaria da Justiça, delegacias especializadas. Esse ataque não pode ficar no armário, agredir um gay não é só nega-lo, é apagá-lo. A violência precisa ser sabida para que se responsabilize o poder público”, afirma o advogado.

Facundo Guerra também se diz consternado com o acontecimento: “Não tem o que falar, apenas que sinto muito.”

20-07-2013 às 15:33 LULA Aracaju/Se
Não estou incentivando a VIOLÊNCIA e sim que eles se defendam e protejam....É a lei da sobrevivência. Pois sim,... se eu tomar uma porrada na cara e vou ficar chorando...Vou em cima até deixar o olho dele ROXO para ele não esquecer kkkkkk
20-07-2013 às 15:30 Lula Aracaju/SE
Muito bem Bruninho... Os gays deveriam também se defender e dar porradas na cara deles. Coisa de gays oprimido já era... Façam artes maciais. Defesa pessoal. Será que não aprenderam que se espera a "TAL JUSTIÇA" ficarão assim... E pela LEI agredir o agressor por defesa não é crime kkkkkkk
18-07-2013 às 15:13 Pedro
Engraçado, uma matéria tão extensa e eu não vi a versão do agressor. Um pouco estranho isso.
18-07-2013 às 03:59 LARA VENENOSA
GENTE, TOTAL ABSURDO. ESSES AGRESSORES DESSA POBRE ALMA VAO QUEIMAR NO INFERNO TENHO CERTEZA A JUSTICA DIVINA IRA PAGAR O PRECO. FIQUE COM DEUS MEU QUERIDO MURILO. VC EH FORTE VAI SUPERAR. BJS LARA.
17-07-2013 às 06:51 ANUNNAKI (CONTINUAÇÃO)
O REI DAVI "FUNDADOR DO LIVRO DE SALMOS" ERA UM BISSEXUAL DEFINIDO, CUJA SUA SEXUALIDADE ERA DE TOTAL SEGREDO, DEVIDO AS REPRESÁLIAS DA EPOCA AINTIGA DO ORIENTE.
17-07-2013 às 06:24 ANUNNAKI
CARO AMIGO! A BIBLIA É SOMENTE UMA INVENSÃO DO HOMEM (INSANO E FANATICO) NAQUELA EPOCA REMOTA DA ANTIGA CIVILIZAÇÃO HUMANA, NA VERDADE NINGUÉM NUNCA ESTUDOU A FUNDO OS INVENTORES QUE SE DIZIAM "PROFETAS" DE JESUS OU DE DEUS, EU CREIO EM UMA COISA,, NAQUELA EPOCA RADICAL E SEVERA, AS LEIS DOUTRINÁRIAS ERA DE GRANDE IMPORTÂNCIA, E O CASTIGO ERA A "MORTE" JESUS TENTOU INVERTER ESSA SITUAÇÃO, MAS INFELIZMENTE FOI TAMBÉM VITIMA NAQUELA CRUZ, O POVO DO ORIENTE ATÉ HOJE POSSUI DOMINIOS DE MATAR EM SUAS DITA LEIS, A BASE DE MUITA IGNORÂNCIA COMO TAMBÉM NA EPOCA ANTIGA, A PALAVRA "SODOMITA" CONHECIDA COMO HOMOSSEXUALISMO NO IDEALISMO DELES DO ANTIGO E ATUAL É UM CRIME BANAL, AS ESCRITURAS DA BIBLIA FEITA POR PROFETAS INSANOS ACRESCENTAVA ISSO CRIANDO UM DEUS OU JESUS CARRASCO DE MÁ INDOLE DA HISTÓRIA DOS HEBREUS, A MELHOR PASSAGEM BIBLICA ESTA NO LIVRO DE SALMOS "DO REI DAVI" QUE MATOU UM GIGANTE "NEPHILLIN" DE 5 METROS CONHECIDO COMO GOLIAS, A BIBLIA E SOMENTE UMA CRIAÇÃO MAL INTERPRETADA, AO CHEGAR NAS MÃOS DE UM LUNÁTICO CHAMADO "LUTERO" SECULOS DEPOIS, SUA INTERPRETAÇÃO VEIO A PIORAR PARA O CULTIVO DE IGNORANCIA E ATRAZO DE VIDA HUMANO ATÉ OS DIAS DE HOJE AO EVANGELISMO.
16-07-2013 às 14:41 ABAIXO O VELHO TESTAMENTO !!!
VELHO TESTAMENTO: livrinho de história e da pré-história que prega atos nada aplicavéis nos dias de hoje. Além de ninguém saber ao certo quem o escreveu, cada religião faz a sua interpretação dele. O que está valendo, na real é o NOVO TESTAMENTO... Esse sim, substitui o antigo e traz os reais ensinamentos de Jesus... E pelo que eu saiba, Jesus nunca mencionou nada contra os homoafetivos...
16-07-2013 às 14:31 Amigo de TERESINA - PIAUÍ
Delegacia é pouco... Esse faxineiro merece ser processado por DANOS FÍSICOS E MORAIS...
16-07-2013 às 14:29 Amigo de TERESINA - PIAUÍ
Volto a dizer: essas igrejas neopentecostais estão criando verdadeiros exércitos homofóbicos, e dessa forma, gerando mais violência... Eu acho que se o faxineiro não gosta de homoafetivos, ele deveria procurar trabalho em outro lugar, e não em uma balada GLS.
15-07-2013 às 23:15 Fundamentalista P/ Maurício
KÁKÁKÁKÁKÁKÁ! Estou chorando de tanto rir deste milico filhote da ditadura militar, mais fascista do que o integralista. Cinicamente, ainda fala em "democracia"!