ASSINE JÁ ENTRAR

Recepção calorosa

Grupo organiza beijaço LGBT durante primeiro discurso do Papa na Jornada Mundial.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 19 de Julho de 2013

No dia em que chegar ao Rio de Janeiro para dar início à Jornada Mundial da Juventude, na segunda-feira, dia 22 de julho, o Papa Francisco terá uma cerimônia oficial de boas-vindas no Palácio Guanabara, sede do governo estadual. Mas também terá de enfrentar um protesto contra a homofobia. É o que informa reportagem veiculada no portal UOL.

No compromisso oficial, o papa terá um encontro com a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, entre outros convidados, e fará seu primeiro discurso no Brasil.

Do lado de fora do Palácio, um grupo está programando um "beijaço LGBT" durante as primeiras palavras de saudação do Papa para os peregrinos da Jornada. Segundo a organização da manifestação, o protesto será realizado em função do crescimento da homofobia e do fundamentalismo religioso no Brasil.

"O protesto foi pensado a partir do ano passado, quando o antigo papa Bento XVI fez o discurso de final de ano e disse que a família homoafetiva é uma ameaça ao mundo, que somos o mal do mundo", explica um dos líderes da organização do Beijaço, que prefere não se identificar por medo de "ataques de fundamentalistas religiosos".

"Desde o início, o Beijaço foi pensado para a semana da JMJ. Em termos estratégicos é imprescindível demarcarmos a legitimidade das nossas sexualidades nesse momento", afirma outra líder do movimento. "A própria reação dos religiosos na página do evento [no Facebook] demonstra como o imaginário e o conservadorismo católico e cristão se traduzem em atitudes e discursos violentos e intolerantes contra as sexualidades não-normativas".

A concentração do ato será feita no Largo do Machado, zona sul da cidade, às 14h, a menos de 1,5 km da sede do governo. De lá, os manifestantes seguirão em direção ao Palácio Guanabara, onde pretendem chegar às 17h.

"O beijo - expressão de amor ou prazer - será a nossa forma de protestar dessa vez. Chega desse falacioso discurso moral e do atropelo de nossos direitos fundamentais! Vocês vão ter que nos engolir! Toda forma de amor vale a pena!", diz a organização do protesto.

O grupo afirma que não pretende se reunir com o Papa e sim "dar visibilidade à opressão que a população LGBT sofre nas ruas, alertando para o perigo de discursos religiosos fundamentalistas".

"Não há nenhum interesse de reunião com o Papa, não temos o que reivindicar à Igreja. Não queremos e não precisamos que nenhuma religião legitime nossas sexualidades, queremos apenas que elas sejam respeitadas. (...) As pessoas em geral não conectam as declarações religiosas com a morte das travestis e transexuais, com as agressões físicas à lésbicas e homossexuais. Como se as violências físicas não encontrasse nos discursos religiosos que atacam as nossas sexualidades o respaldo moralista", explica.

Os organizadores do "beijaço LGBT" afirmam ainda que o medo de uma maior repressão policial por conta da JMJ é o mesmo de repressões homofóbicas sofridas todos os dias.

"O cotidiano do LGBT é repleto de incertezas e inseguranças. Porque além da violência sofrida por qualquer cidadão, assalto e etc, temos um tipo de violência específica que ataca diretamente a nós, que é pelo fato de não nos enquadrarmos nos perfis heteronormativos que esperam da gente", explica um dos líderes.

28-07-2013 às 01:23 João&Maria
NADA A VER ISSO, com esse tipo de atitude só vão provar que são um bando de bestas ignorantes... estão querendo provar o que? a francamente viu! Jamais os gays vão conquistar respeito agindo desta maneira.
26-07-2013 às 07:25 Eduardo
Reivindicamos tanto respeito e liberdade, mas alguns gays infelizmente, ignorantes, não têm a mínima noção do que seja nem respeito nem liberdade. Essa manifestação só pode ser coisa de bichinha pão com ovo que não se contém e sente a necessidade de gritar para o mundo que é passiva. Gente, vamos nos respeitar né. Não é uma questão de religião ou de fé, é somente uma questão de boa educação, bom gosto e inteligência.
25-07-2013 às 23:12 lincon
Falo tudo Wagner, as vezes tenho ate vergonha de ser Gay tem uns que são Lamentáveis....
25-07-2013 às 20:06 Wagner
Totalmente desnecessário esse tipo de atitude. Temos que fazer bonito para as pessoas que vem de fora e nos valorizar como brasileiros. Esse tipo de manifestação, soa mal lá fora.
25-07-2013 às 10:50 Maurício - São Paulo
Nada a ver fazer isso. Querem afrontar a religiosidade dos católicos? Não misturem estas manifestações que acontecem no Brasil com atos de desrespeito, por mais que não concordem com os princípios da igreja, respeitem o credo dos outros. Assim querem que respeitem a sexualidade gay? Depois querem/exigem respeito e igualdade!!!
24-07-2013 às 20:47 Marcelo
Ridiculo , um bando de bicha frustrada !!!!
23-07-2013 às 21:43 Dom João VI
Já fui coroinha e tive um relacionamento carnal com um padre tesudo. Mas eu que quis e ele valia muito a pena. Mas depois nos confessamos e o pecado se foi. Porque deus ama o pecador e o bom de ser católico é que sempre Cristo perdoa. Eu já saio do darkroom e vou para a Sé me confessar.
23-07-2013 às 18:45 leco
O beijaço aconteceu e eu dou os parabens pela corajem de quem participou e observei no noticiario que muita gente aproveitou e entrou no meio para protestar por outras coisas inclusive os encapuzados.Não sei se todos concordam ,mas eu penso que toda essas manifestações que começaram a aconter pelo Brasil, os gays é que começaram ganhando as ruas nas paradas gays atras de seus direitos e agora ficam bem tranquilos no meio da multidão com suas bandeiras do arco iris e gritando palavra de ordem sem que ninguem até mesmo o mais homofobico se virem contra eles .Pelo que vi, todos se juntaram.É nos na fita, vamos mudar esse pa
23-07-2013 às 14:47 Beno
Hipocrisia do grupo FEME (discriminatorio por selecionar quem faz parte dele) e do grupo do beijaço pornquererem só aparecer.Vão votar consciente que da mais resultado. NaO APOIO A CAUSA.
23-07-2013 às 14:05 Dom João VI P/ Dois Neurônios
Idiota, quem tem apenas dois neurônios em seu cérebro, é você mesmo. Eu não sou o integralista!