ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Roupa suja

Deputado Marco Feliciano responde por homofobia e estelionato no STF.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 26 de Julho de 2013

O novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Marco Feliciano (PSC-SP), é alvo de dois processos no Supremo Tribunal Federal (STF): um inqúerito que o acusa de homofobia e uma ação penal na qual é denunciado por estelionato. A defesa do parlamentar nega as duas acusações.

A eleição do parlamentar para o cargo ocorreu em sessão fechada, sob protestos de manifestantes.

Feliciano foi denunciado em janeiro pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que considerou homofóbica a mensagem do deputado no microblog Twitter com a frase "A podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam ao ódio, ao crime, à rejeição". Mas como não existe crime de homofobia, o procurador enquadrou o ato como crime de discriminação, com pena de um a três anos de prisão.

O relator do inquérito é o ministro Marco Aurélio Mello. Ele ainda precisa levar o caso ao plenário, que decidirá se abrirá ação penal e transformará o parlamentar em réu.

Para Gurgel, a fala "revela o induzimento à discriminação". "A expressão de pensamento postada na rede social pelo denunciado Marco Antônio Feliciano, no dia 30 de março de 2011, ou seja, em um canal da mais ampla divulgação possível, revela o induzimento à discriminação dos homossexuais em razão de sua orientação sexual", afirma o procurador na denuncia.

No mesmo processo, o procurador citou outros posts no qual o parlamentar fala sobre raças, como: "Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é a polêmica. Não sejam irresponsáveis twitters rsss", diz o post. Para Gurgel, Feliciano não poderia responder por racismo porque a frase está "no limite entre a ofensa à raça negra e a liberdade de expressão".

O inquérito tem 62 páginas e não há previsão para o caso ser avaliado pelo plenário. Segundo o andamento processual, Feliciano foi notificado pelo Supremo do processo na quarta (6).

O advogado Rafael Novaes da Silva, que defende o deputado, afirmou ao G1 que a denúncia não vai prosperar. "Foi burburinho de entidades. Foi a interpretação religiosa de um trecho da Bíblia. Para o MPF, não houve racismo. Acreditamos que não vá prosperar também a denúncia de homofobia."

Estelionato

Além disso, Feliciano também responde a ação penal pelo crime de estelionato, denúncia feita em 2009, antes de ele tomar posse como deputado federal. O processo foi remetido ao STF em razão do foro privilegiado.

Na ação, o deputado é acusado de obter para si a vantagem ilícita de R$ 13.362,83 simulando um contrato "para induzir a vítima a depositar a quantia supramencionada na conta bancária fornecida". A denúncia do MP do Rio Grande do Sul afirma que o parlamentar firmou contrato para ministrar um culto religioso, mas não compareceu.

O processo, de 261 páginas, está sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, e atualmente está em fase de depoimentos das testemunhas. O plenário do Supremo vai decidir se ele será ou não condenado.

O advogado Rafael Novaes da Silva afirmou que se trata de um "desacordo comercial". Segundo ele, Feliciano não pôde comparecer em razão de outros compromissos e, inicialmente, tentou devolver os valores recebidos, mas os organizadores não quiseram receber. Posteriormente, garante o advogado, os valores foram ressarcidos.

"Ele [Marco Feliciano] devolveu todos os valores. Acreditamos que a ação não vai prosperar", declarou.

31-07-2013 às 22:42 ZAZA
SE ESSA FELICIANA TIVESSE FILHOS? MAS NÃO TEM.
30-07-2013 às 16:51 gentem
essa pastora infeliciana não morreu ainda????
30-07-2013 às 15:00 Leco
Esse tal de feliciano é casadocom mulher e tem filhos pelo menos?
29-07-2013 às 23:27 Alagoano
Para "Evangelico e gay" deixa teu e-mail se possível.
29-07-2013 às 18:13 Ciro
Leiam o artigo de Kiko Nogueira, "AS VERDADES CIENTÍFICAS DE SILAS MALAFAIA" ,no Diário do Centro do Mundo, na Internet. Muito bom.
29-07-2013 às 16:35 Evangelico e gay
Quem deveria dar exemplo não dá! Tantas coisas para os direitos humanos se preocupar e eles perseguindo gays. Há a impressão que não tem problemas o Brasil. Nós criamos o Marcos Feliciano. . . se ficássemos calado ele por si só teria caído,,mas demos audiência e agora ele tem seguidores....lamentável!
28-07-2013 às 22:53 É & É
coitada desta gay né foi para plenario DF BRASIL só para sofrer se alvo de críticas é progetos refras nâo aprovados é inesxistente dentro do contexto opçâo sexual do ser pessoa HUMANO . pow meu cara brother fera coisa ! vai fazer cruzeiros curti baladas viver ser feliz encher o seu cofre bolsa de valores eixo .
28-07-2013 às 16:37 mineiro-MG
homofobico, racista, estelionatário e pastor evangélico: esse é o presidente da comissão de direitos humanos do brasil. Piada pronta.
28-07-2013 às 14:10 Paulo Henrique p/ Luciano
Esqueceu de incluir nesta lista o Bolsonaro também.
28-07-2013 às 08:57 Tony
Esse docinho de coco já fez muito troca-troca quando criança, e agora que virou crente e pegou uma daquelas crentinhas que pra casar se abre pra qualquer irmão, não suporta ver gays assumirem o que ele renegou na vida. Beijaria-o na boca gostoso se fosse naquelas épocas. Hoje, com seu discurso retórico de intolerância, tenho vontade de socar-lhe a cara!