ASSINE JÁ ENTRAR

Em repúdio

Associações criticam detenção de duas jovens lésbicas, após beijo durante culto de Feliciano.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2013

Entidades de defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais criticaram a detenção de duas jovens que se beijaram na boca durante culto evangélico em praça pública de eventos em praia de São Sebastião (SP). A prisão aconteceu a pedido do pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP). Yunka Mihura Montoro, de 20 anos, e Joana Arrabal Alhares Pereira, de 18, participavam de um protesto durante o evento e dizem ter sido agredidas pela Guarda Municipal da cidade. Imagens feitas pelo público mostram elas sendo arrastadas depois que o pastor e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara afirmou ao microfone no palco do evento que as manifestantes eram “cachorrinhos” e pediu que as forças de segurança as levassem algemadas do local.

As jovens foram algemadas e levadas num camburão, prestaram depoimento na delegacia e registraram queixa de agressão e abuso de autoridade contra a Guarda. Elas passaram por exame de corpo de delito e foram liberadas.

"Isso é um absurdo. Manifestação de afeto não é crime no país. Isso só demonstra a forma fascista como esse deputado tem se posicionado frente à nossa comunidade. A Guarda agiu errado, pois não havia nada que pudesse ser motivo de detenção" criticou Carlos Magno, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

Magno disse que pretende entrar em contato com as jovens detidas e não descarta a possibilidade de pedir a deputados que defendem a comunidade LGBT para que entrem com pedido de quebra de decoro na Câmara dos Deputados. O advogado das jovens afirmou que vai processar Feliciano e levar o caso à Câmara e à Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República.

Para Fernando Quaresma, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, o que causou mais espanto não foi a atitude do deputado, mas sim o fato de a Guarda Municipal ter levado as garotas para a delegacia algemadas.

"Marco Feliciano já mostrou que é uma pessoa desinformada, de puro preconceito. Mas o que assustou mais foi o fato de a Guarda, que tem que ficar a serviço do povo, que é paga pelo povo, acatar e prender pelo simples afeto público. Os casais heterossexuais também vão ser presos porque se beijam? Se o beijo público for um crime, nós não vamos ter mais local suficiente para prender as pessoas" afirmou Quaresma.

Na opinião de Quaresma, a detenção é grave especialmente por ter acontecido em local público:

"Se ele (Feliciano) não quer ver ninguém se beijando no culto dele, que faça o culto dentro da igreja. A rua é pública".

Na opinião do presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira, a atuação de Feliciano tem incentivado crimes contra LGBTs.

"Quem tem que ser preso é o Feliciano, porque ele tem sido uma espécie de mentor intelectual durante anos. Ele tem que ser responsabilizado por crimes que que estão sendo realizados contra a comunidade LGBT. Vivemos em um estado laico e as pessoas têm o direito de ir e vir" disse Cerqueira, que cobrou que se abra um processo administrativo para punir o comportamento da Guarda Municipal.

No Twitter, o deputado Marco Feliciano defendeu a ação da Guarda Municipal e afirmou que as jovens cometeram crime do artigo 208 do Código Penal, que prevê prisão de um mês a um ano e multa para quem escarnecer ou perturbar culto religioso.

A prefeitura de São Sebastião, em nota à imprensa, defendeu a detenção das jovens com base na lei que condena ofensas a cultos religiosos e disse que está apurando se houve excesso por parte dos agentes.

06-10-2013 às 03:47 P/ Soraia Pior
Espero ter sido claro, apesar do sono pois são quase 4 da madrugada, e realmente escrever com tanto sono assim é difícil Sr/Sra Soraia Pior
06-10-2013 às 03:43 P/ Soraia
errata...tenho sim uma família que não apenas me aceita, mas acima de tudo me ama incondicionalmente, porque quando há amor não a questão aceitação se torna desnecessária. E antes de dizer que sofro de déficit de atenção procure ler e argumentar de forma racional.
06-10-2013 às 03:36 P/ Soraia
Levar alguém que se auto denomina Soraia a sério é realmente perda de tempo, vc faz parte de um grupo de pessoas que se acham melhores que as outras quer impor a sua ditadura sobre as outras pessoas, cresça e saiba argumentar de forma inteligente e não como um ditador acéfalo, leia e reflita antes de dizer uma porção de asneiras Sr. dono da verdade, e somente pra finalizar...pare de de se dirigir as pessoas, entenda-se "homossexuais masculinos" no feminino isso é típico de pessoas com péssima formação intelectual e cultural e pare de julgar as pessoas, vc não é melhor que ninguém e sim, eu tenho uma família que não me ama e não apenas me aceita, espero que vc também tenha uma , porque pela sua agressividade parece que vc foi criado num lar totalmente desestruturado. Pra finalizar, seu comentário chega a ser hilário, vc sabe realmente o que escreveu ou é um comentarista "by google"? kkkkkk Leia sobre déficit de atenção e analfabeto funcional, se todos os analfabetos funcionais tivessem a minha formação eu ficaria feliz pois teríamos um país melhor, agora sem querer analisá-LO, masculino mesmo, ainda que vc seja uma trans kkkk, vc precisa rapidamente fazer um curso básico de interpretação ou procurar um profissional pois talvez esteja sofrendo de um problema denominado DISLEXIA, ok?
04-10-2013 às 22:50 Novo Integralista p/ Joyce Bola
DESGRAÇADA! Voltei aqui apenas para lhe dizer que você deve ser mais gorda que a Dona Redonda, de Saramandaia! Joyce Bola! Além de tudo é outra entediante estúpida!
26-09-2013 às 10:24 Joyce Bola P/ Biba entediante
A única entediante é a senhora que veia compartilhar o seu estado depressivo. Espaços de discussão não são salas de espera de dentista. Sua pretenciosa, leu minimamente os argumentos alheios e desqualificou todos. Qta sabedoria....kkkkk Os tolos sempre se acham sábios.
25-09-2013 às 01:40 jailsoncoliveira@terra.com.br
por acaso e proibido se beijar em local publico? por que elas forao presas? qual a leis que as apreenderao?
25-09-2013 às 00:14 Bibas entendiantes
Como vocês todas, que estão insultando umas às outras, são tolas e entediantes, hein? Ah! Que saudades dos comentários do Integralista, há alguns meses atraz! Ele era um chato de galocha, mas pelo menos era mais interessante em seus esdrúxulos comentários que um bando de bichas tripudiando umas sobre as outras!
23-09-2013 às 23:17 Quanta estupidez junta
As meninas erraram sim, será que é difícil enxergar isso? Elas não estavam simplesmente trocando carinhos despretensiosos, claro que fizeram aquilo com o intuito de provocar mesmo e agredir as pessoas que estavam lá, tem que ser muito obtuso pra não ver isso, será que a maioria dos homossexuais perdeu o bom senso e capacidade de raciocinar? Sejamos sensatos, se queremos ser respeitados, então que sejamos honestos com os fatos que nos cercam, ou será que não seria provocação em plena reunião de um culto em local público de judeus, uma ou duas pessoas começarem a fazer manifestações e apologia ao nazismo? UMA PEQUENA DOSE DE BOM SENSO AINDA FAZ BEM GALERA E NÃO TEM CONTRA INDICAÇÃO.
23-09-2013 às 20:53 Lord Netuno
Parabéns D.Siririca, falou tudo...Essas moças evangélicas tem tanto medo do inferno que acabam protegendo esses pastores de gente que segue qualquer um.
23-09-2013 às 10:30 Siririca Redonda
Pior são as monas dominadas por seus algozes. Aquelas monas ou com déficit de Q.I. ou com auto estima muito baixa, que acreditam que alguém faz algum favor em aceita-las, ou seja, tolerá-las. Ninguém aqui está pedindo aceitação. Fazemos parte desse paisinho tupiniquim, temos parte no acordo social. Respeitamos as regras e temos os mesmos direitos. Prender alguém por beijar? Algemadas? Acordem, mal informadas, conduta excessiva e equivocada, que se apurem responsabilidades...E Guarda Municipal prendendo alguém? Como assim? O evento era em local público, se quer praticar a sua religião do dinheiro vai para dentro do seu templo. Se fosse casal hetero teria ido para a cadeia?