ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Ao mestre com desprezo

Professores homossexuais são pressionados a pedir demissão em escolas da Rússia.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2013

"A situação na Rússia para a comunidade gay está desagradável". Essa foi a declaração da professora de história, Olga Bakhayeva, de 24 anos, que foi pressionada a pedir demissão da escola onde lecionava por ser lésbica.

Bakhayeva declarou que há três meses sofria insultos homofóbicos por parte de pais e professores, que descobriram um depoimento seu em uma página de um grupo pró-LGBT em uma rede social.

Um dos pais dos alunos chegou a dizer que o filho encontrou o perfil da professora na internet e acabou sendo vítima de "propaganda gay". "Foi desagradável, eu não vou negar. A vida como um LGBT na Rússia é horrível", declarou a professora que, após alguns meses, resolveu pedir demissão.

Segundo Bakhayeva, será difícil voltar a lecionar. Outro professor, Alexander Yermoshkin, de 38 anos que dava aulas de geografia, também foi afastado.

"Em agosto os pais haviam coletado 678 assinaturas e entregue ao Ministério Regional da Educação pedindo a minha demissão", declarou Yermoshkin.

O professor, que foi praticamente obrigado a pedir demissão, afirmo em entrevista ao site russo Colta que pretende levar o caso à Justiça.

"Eu vou, claro, lutar pelo meu direito de ensinar, mas não sei quanto tempo terei que continuar lutando", declarou.

24-09-2013 às 03:33 LUIZ
Eder Alves,concordo em gênero,número e grau com vc,este Putin deve ter sido na infância uma bichona louca,que aprontava horrores,agora cresceu tem vergonha,medo ou pudor de continuar como a bichona louca que era na infância,virou um baita de um frustrado e agora persegue junto com os neonazistas frustrados como ele,os homossexuais russos,isto é pura falta de uma boa surra de rola como a que o meu namorado me dá,bando de bichas frustradas do cacete,deste jeito,que rumo este país tomará,virará um novo Irã?
21-09-2013 às 20:26 Eder Alves-Lavras-MG
Esse Puttin, não deu quando era mais novo, agora ele deve estar com raiva de não poder se declarar e dar pra valer, então esta com ódio, e com isso, persegue os homossexuais.
21-09-2013 às 16:15 leco
Os russos nunca voram bonzinhos, eles sempre odiaram o ocidente, tanto é que ficaram fechado para nos durante decadas, e para nos colocar medo se juntou com mais uma duzia de paizes e formaram o bloco socialista que caiu por puro interesse economico, mas ela a Russia é o maior pais do mundo e não é um dos mais rico hoje em dia mas o que ela tomou pra ela dos outros parceiros, fez com que ela ainda se continuasse um pais muito forte em termos de material bélico , tanto é que apesar de não estar mais com a bola toda ,nem faz parte do grupo dosG 20, ainda peita os USA e Europa sem medo nenhum ,isso ao comando daquele presidente Puttim.
21-09-2013 às 10:37 marcelo.mouras@hotmail.com
a Rússia, com suas atitudes atuais não é nada diferente da antiga Alemanha nazista. não tem lei neste Pais??? venha para o Brasil que não é nenhum mar de roasas , mas por enquanto ainda temos chance de trabalho e porta abertas.
21-09-2013 às 06:56 ernane
lamentavelmente aquela Rússia, dos grandes competidores olímpicos parece que acabou Eles preferem retroagir no tempo em questões meramente preconceituosas e discriminatórias refletidas pela mente de um só homem , seu ditador presidente Wladimir putin ,dono da verdade absoluta e inquestionável.
20-09-2013 às 23:19 Paulo Henrique
Não falta muito para a Rússia se transformar em um novo Irã.
20-09-2013 às 16:08 Iohan
POXA A RÚSSIA Q TANTO ADMIRAVA E QUE SÃO NOSSOS RIVAIS TANTO NO VOLEI FEMININO QUANTO NO MASCULINO PASSA LONGE DESSA RÚSSIA HOMOFÓBICA QUE HOJE SE APRESENTA. LAMENTÁVEL GRUPOS DE DIREITOS HUMANOS EUROPEUS PRECISAM TOMAR PROVIDENCIAS!!!!
20-09-2013 às 15:06 Miguel
Eu fico assustado com o que o poder da ignorância... E se nada for feito para proteger esses professores, o quadro só tende a piorar a curto, médio E longo prazo!