ASSINE JÁ ENTRAR

E dá-lhe preconceito

Parada Gay da Sérvia é proibida pelo terceiro ano consecutivo, e ativistas protestam.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2013

Na última sexta-feira (27), o governo sérvio emitiu um comunicado informando que a realização da Parada do Orgulho Gay de Belgrado, marcada para acontecer no sábado (28), estava proibida.

"As avaliações da segurança mostram que poderiam ocorrer graves violações da ordem e da paz, e a única coisa mais importante que os direitos e a liberdade é a segurança dos cidadãos, declarou o primeiro-ministro, Ivica Dacic, ao justificar a decisão.

Em 2010, a Parada foi realizada pela primeira vez e sofreu um grande ataque de grupos homofóbicos. Policiais que escoltavam a manifestação entraram em confronto, a ação terminou com mais de 150 feridos.

Segundo Dacic, não há qualquer tipo de envolvimento político na proibição da Parada. Segundo ele, a realização da marcha seria uma atitude positiva para passar ao mundo.

"Mas, por outro lado, o que aconteceria se transmitissem imagens diferentes, se alguma vida humana fosse perdida? Quem seria responsável então por isso e pelas consequências para nosso Estado?, argumentou o primeiro-ministro.

Ativistas locais consideraram a proibição um ato preconceito e exigem do governo mais segurança à manifestação.

01-10-2013 às 22:19 Francisca Júlia P/ BA, abaixo
O que vem a ser isto, meu filho? Ah! Já sei: você nem sequer sabe quem foi Francisca Júlia! Coitadinho! Pobre ignorante! Não vou lhe dar essa colher de chá. Vou deixá-lo curioso( a menos que você seja desprovido de alguma curiosidade intelectual) para ir pesquisar quem foi Francisca ´JJúlia. Bobalhão!
01-10-2013 às 17:51 Arnold Filho
Ainda bem que as sociedades que vivem nas democracias já sabem que não é de bom tom demonstrar preconceito e/ou homofobia. Assim, as pessoas civilizadas, quando demonstram a homofobia, aplicam o velho pedido de desculpas, alegando que têm amigos gays etc. Sabemos que esse pedido de desculpas, no fundo, é hipócrita, mas, pelo menos, é uma demonstração de que, se pra si não reconhecem que estão erradas, observam que, nos outros, criaram uma impressão ruim. Já é um começo de diminuição do preconceito. Há alguns poucos anos, os homofóbicos demonstravam orgulho em ser preconceituosos. E o faziam em nome de um machismo irracional. Hoje, sabem que isso é incorreto. A exceção, ou seja, os que demonstram a arrogância do preconceito, são as pessoas muito ignorantes e/ou fanáticas, geralmente em razão de um fanatismo fundamentalista. Ainda bem que esse número tende a diminuir. Mas, repito: somente a educação poderá melhorar tudo isso.
30-09-2013 às 23:17 meu filho francisa júlia BA
TV globo tv sbt tv record tv gazeta tv cultura tv futura tv escola tv rede tv shop time tv canção nova tv rodeio tv aparecida ! operadoras TIM OI CLARO VIVO Veja estado- SALVADOR-BAHIA obrigadoo
30-09-2013 às 22:22 Francisca Júlia P/ BA
Para o doido que fez o confuso comentário abaixo: não sabe escrever, não, meu filho? Que português é este que você acaba de arrumar? Cruzes! Volte já para o MOBRAL, pateta virtual!
30-09-2013 às 17:01
nossa estes país agora que ! revolution is prides ! á seculos que existes opç sexual amores sexos entre eles ! só brasil que é país que exsites clubs points para ambos é seus desejos de empresarios é imprensas via online ! muitos empresarios de clubs gays aqui no continente país brazil curti é vive seus amores é sexo passivos com seus parceiros lá bem lá fora do outro lado do mundo país é suas origens ! thakns very thanks Belive os site existente acá para nós brasileiros é brasileiras viveirem .
30-09-2013 às 16:27 Lukas
Isso é o que dá tratar um protesto como evento...