ASSINE JÁ ENTRAR

TRANSforme seu conceito

Parada Gay de Maceió/AL acontecerá dia 24 de novembro e terá como padrinho Luiz Mott.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 15 de Outubro de 2013

Com o tema "TRANSforme o seu conceito. Gaylésbotransfobia, machismo e racismo É CRIME", a 13ª Parada do Orgulho LGBT de Maceió/AL, ocorrerá dia 24/11, tendo como ponto de concentração a orla de Pajuçara, em frente ao hotel Enseada, a partir das 12 horas. O tema tão diversificado, contemplando um leque de minorias, partiu a partir da vinda de varias entidades da sociedade civil, que este ano estarão contribuindo na organização do evento. Mas também vem como peça chave a preocupação de se cobrar melhoria na qualidade de vida das travestis e transexuais, "saúde, cultura, geração de emprego e renda, fortalecimento do convívio familiar e educação", são algumas das reivindicações do evento.

O evento é uma realização das entidades: Grupo Gay de Alagoas / Associação Nacional de Militares das Forças Armadas / Associação dos Homossexuais do Complexo Benedito Bentes / Central de Movimentos Populares / ANAJÔ / Espaço Cultural Casa de Iemanjá / Grupo Direito a Vida / Grupo Gay de Maceió / Grupo de Gênero e Identidade / Blog Diversidade / Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Desenvolvimento Humano da UFAL, Espaço Cultural Lá Rosa Mossoró / Blog Flávio Cansanção, Trupe Drag/AL / Centro Acadêmico Florestan Fernandes - Ciências Sociais da UFAL, SINTUFAL e Afinidades GLSTAL.

O evento acontece, como já é de praxe, dentro das atividades do Ciclo de Ativismo LGBT, que este ano terá inicio dia 22/10 e se estenderá ate 01/12, entre as ações em destaque, estão o I SEMINÁRIO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS “Juntos traçando novas estratégias de combate a homolésbotransfobia, machismo, racismo e extermínio de jovens negros” / II Workshop de Fortalecimento de Ações de Prevenção as DST/Aids, Hepatites Virais e Direitos Humanos, durante as paradas LGBT em Alagoas / I Ato Inter-religiosa em solidariedade a familiares de vitimas da violência e o I Festival de Cultura LGBT de Alagoas, que ocorrerá nos dias 22 e 23/11, na praça Rayol no bairro de Jaraguá, com a participação de artistas locais e de fora. O referido festival terá manifestações artísticas integradas “musica, dança, transformismos, curso e mostra de Make artísticas, balé, recital de poesia e o mega espetáculo “Priscila a Rainha do Nordeste”, que contará com a participação de 10 artistas drags e transformistas, cenário e efeitos especiais.

Uma das grandes novidades este ano é que a Parada do Orgulho LGBT de Maceió/AL, sairá a orla de Pajuçara, tendo como padrinho, uma das figuras mais ilustres do senário da militância LGBT do Brasil. Nada menos que o fundador do Grupo Gay da Bahia - GGB, uma das entidades mais antigas do Brasil - Luiz Mott. Luiz Roberto de Barros Mott, mais conhecido como Luiz Mott, nasceu em São Paulo, em 1946, de tradicional família interiorana. Estudou no Seminário Dominicano de Juiz de Fora e formou-se em Ciências Sociais pela USP. Possui mestrado em Etnologia em Sorbonne e doutorado em Antropologia, pela Unicamp, atualmente é professor titular aposentado do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia - UFBA e é professor e orientador do programa de pós-graduação em história da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Desde o final dos anos 70 radicado em Salvador, cidade que lhe concedeu o título de Cidadão Honorário. Em 2006 a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia concedeu o título de cidadão baiano a Luiz Mott. Seu vasto currículo não para por ai, em 2012 a revista holandesa 'Wink' e sua versão internacional, 'Mate', incluiu o nome de Mott na lista dos gays mais influentes da história.

Informações de Imprensa através do Contato: 082 8888-5300

17-10-2013 às 00:25 Alagoano
Moro em Maceió...eu mesmo não vou perder meu tempo com isso. Fico me perguntando: Orgulho gay, de quê? As pessoas que desfilam não mostram a maioria de gays como pessoas comuns, mostram gays que parece que todos se transfiguram, a maioria travestis.
16-10-2013 às 17:45 André
Adoro Maceió! Passei minha lua de mel lá em 2010 e no ultimo réveillon eu e meu mor fomos para uma segunda lua de mel. Agora a parada gay de lá dizem que é bem parada mesmo!
16-10-2013 às 11:41 De Recife
Gosto muito de Maceió agora a parada gay de la deviria se chamar parado gay. porque da dois passos e acaba.
16-10-2013 às 08:53 Horrorizado
Quem assistiu a matéria do TV Fama sobre este concurso com aquele reporter bombado do cabelinho bichona deve ter estranhado que o tempo todo ele se referia aos meninos falando de como as mulheres iam gostar dos bumbuns deles e das sungas. Mas o caras não sao gays????? Por que este imbecil do reporter não se referiu aos homens que estavam assistindo ao inves de ficar camuflando a matéria e ficar falando de bucetas para os candidatos gays!!!!! Afinal não era desfile de sapotonas e sim de bichonas!!!! Rídiculo este reporter mal resolvido!
15-10-2013 às 15:54 Carmencita
Estárei lá! Adoro o Luís Mott, também"!