ASSINE JÁ ENTRAR

Gaivotas da Fiel

Torcida segue modelo dos Gay Gooners do Arsenal, e admite que futebol é ambiente preconceituoso.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2013

Gay Gooners desfilaram na London Pride Parade, em julho, como torcida reconhecida pelo ArsenalGay Gooners desfilaram na London Pride Parade, em julho, como torcida reconhecida pelo Arsenal

“Como um clube, nós queremos garantir que encorajamos uma atmosfera inclusiva para todos nossos torcedores, independentemente da sexualidade ou identidade de gênero de cada um”.

A frase é do dirigente de um clube com mais de cem anos de fundação, muito popular, campeão em seu país e com título único no continente. Ela serve como um lema da política contra o preconceito em seu estádio, nos jogos e na torcida.

Trata-se do Arsenal, de Londres, que tem até sua torcida uniformizada “Gay Gooners”. E ela participou, em julho deste ano, de um desfile LGBT (A Parada do Orgulho de Londres) que celebra as conquistas dos homossexuais na história da Inglaterra. Devidamente vestida com camisa dos “Gunners of London”, com faixa e apoio do clube.

Os “gay gooners” são cerca de 60 torcedores que já têm lugar garantido nas arquibancadas do estádio Highbury, no norte de Londres. Contam com o apoio do clube, mas enfrentam a ira e preconceito de outros fãs do Arsenal e, especialmente, das equipes adversárias. Mas já contam com proteção e parecem crescer em número e gêneros.

A atitude do Arsenal foi elogiada por dirigentes do Chelsea e do Tottenham, que pensam em adotar algo semelhante. Mas vão encontrar resistência entre torcedores que ainda acham: “Futebol é coisa para homem”.

Nesta semana, o jornalista e apresentador de televisão Felipeh Campos anunciou a criação da “Gaivotas da Fiel”, uma torcida corintiana assumidamente gay, disposta a fazer festa nos estádios. Até aqui, a ideia foi tratada com silêncio por dirigentes do Corinthians e pela maior torcida uniformizada do clube, a Gaviões da Fiel.

O assunto já foi conversado na organizada. Segundo Érika Paz Pangelaso, assessor de imprensa da Gaviões, a diretoria não vai se pronunciar oficialmente sobre a nova torcida. “A Gaviões não tem que se meter neste assunto. A torcida não se opõe, mas a gente sabe que o ambiente do futebol é muito preconceituoso”, disse ao Blog do Boleiro.

A diretoria corintiana também faz silêncio. Já foi assim quando o atacante Émerson publicou uma foto no Instagram com ele dando um selinho em um chefe de cozinha, de quem é amigo e sócio. A foto foi tirada pela namorada do jogador e ele deixou claro que estava fazendo uma provocação contra o preconceito sexual.

A foto irritou corintianos a ponto de dirigentes da Gaviões se reunirem com o atacante, diante da diretoria, para avisar que certos temas não são colocados em pauta no futebol. Escaldados, os dirigentes corintianos vão se manter equidistantes do tema. Resta saber se a ideia de Felipeh Campos, que ficou conhecido como dublador nos programas do SBT, vai vingar.

Felipeh Campos mostra seu amor pelo Corinthians. Ele quer fundar a Gaivotas da Fiel.Felipeh Campos mostra seu amor pelo Corinthians. Ele quer fundar a Gaivotas da Fiel.

23-10-2013 às 11:40 Carlito P/ Pica Dura de Mosquito
Não Mona. Eu não aprecio Qsuco. Gosto mesmo é de groselha, servida em copos de louça de requeijão! LanHouse? Quem me dera, menina! Moro em um lugar onde o vento faz a curva de tão longe! Meu barraco fica numa ruela de terra, sem saneamento básico, sem luz. Para ter acesso à Internet tenho de andar a pé uns 3km para pedir emprestado o PC a uma velha chata que ainda me cobra R$10,00 a hora! LanHouse, para mim, é luxo. Você é priviligiada, mona!
23-10-2013 às 08:23 pica-dura de mosquito p carlito
Mininaaaa nao respondi antes porque a Lan House proxima de casa ta lotadaaaaaaa de marmitex tentando pescar xana na internet. Depois os bobinhos vao tudo comer la em casa ui, abafa. Adorei que agora somos miguxas. Adoro cuidar das minhas amigas. Dou banho, esfrego as costas, e vou fazer um penteado bem bunito em vc !!! !Vamos tomar um ki-suco dia desses mona. Depois te mando meu contato pois meu tempo na Lan House acabou e to aqui pagando ou minutos com bolsa famila do meu sobrinho .Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii abafa
22-10-2013 às 21:59 Carlito P/ Pica Dura de Mosquito
KKKKKKK! Menina, você é simplesmente impagável! E eu, bobo que sou, ainda criticava os seus comentários! Nem adianta pedir algum contato seu, pois acho que você não vai querer. Mas, fique certa de uma coisa: a partir de hoje sou seu admirador, sem demagogia! "Melissinha no chão"! Você é uma usina de criatividade! KKKKKKKKK! Tchau, Pica! Até um outro dia!
22-10-2013 às 02:51 pica-dura de mosquito /p Carlito
Mona minina se escreveu tanto que minha peruca ate esquentou de tanto que eu tive que decifrar essas palavras bunitas. Ui. Mas mona, vamos pensar com as melissinhas no chao. Quando digo que nao puxo cabelo acho que todas as monas deveriam fazer o mesmo. Se ja reparou que nos somos nossos proprios inimigos? As monas vivem brigando, vivem fazendo carao vivem umas arranhando as outras depois vem falar de direitos dos gays e de homofobia. Mas as proprias monas sao as primeiras a serem homofobicas! As monas barbies falam mal das monas perna de graveto. As monas ricas falam mal das monas lisas. Euheim tanta falsidade, A gente tem que mudar nossos proprios interiores. Quando isso acontecer, ai sim. Ser gay, bi, tri, poli, nao vai fazer diferença nesse mundo. Quem disse que somos diferentes porque temos opções sexuais diferentes mona? Na grecia antiga bem antes de cristo os gladiadores ficavam meses e ate mesmo ANUS em batalha e so faziam sexo com outros homens mona. Sexo com suas esposas so para procriar. Ui que calor. Ai como eu queria viver na Grecia antiga mona, eu ia em todas as batalhas uiiiiii Abafa. Entao essa coisa de rotulos deixo pra quem precisa e gosta.Ui mona esse papo ta ficando muito mona executiva pro meu gosto. Agora mona se tu pegar um mascarado prepara que os Omi sao tudo marmitex. Me jogaram na parede,me chamaram de lagartixa! Gladiamos muiiiiiitoooooo monaaaaaa ui, me senti na Grecia. Fui mona protestar porque da batalha eu nao fujo nao meu doce. ha ha... Dedin no rabin
21-10-2013 às 09:51 Carlito P/ Pica Dura de Mosquito
Menina, com esta, retiro totalmente o que eu disse a respeito de você! Esqueça tudo o que escrevi de negativo sobre você. Nós, que participamos neste espaço, fazendo nossos comentários a favor ou contra algo ou alguém, temos sempre de ter em mente essa virtualidade da Internet, que nos impede de conhecer realmente, em toda a sua inteireza, o outro que está do lado de lá do meu computador, fazendo também seus comentários. O outro que, concordando ou discordando de suas opiniões, também é um ser humano, como eu sou, com todas as suas falhas, erros, contradições e ambiguidades. Podemos sim, continuar a discordar, criticar uns aos outros, brincar, ironizar, às vezes, mas sempre em um nível de discussão elevado. Penso que podemos atacar as ideias sem execrar quem as defende, errada ou acertadamente. Quem é dono da verdade, assim de forma tão absoluta, não é mesmo? Confesso que j´´a estou enjoado com esses bate-bocas e troca de insultos virtuais via WEB, aqui e em outros sites. Portanto, Pica, bandeira branca entre nós! A razão e o bom senso estão inteiramente do seu lado quando você afirma que não quer entrar neste jogo de "puxar cabelo" uma das outras. Isso é infantilidade, imaturidade. Não devemos fazer prevalecer os nossos pontos de vista, assim de maneira tão radical, dogmática e autoritária, sem dar ao nosso oponente o benefício da dúvida, pelo menos. E vamos brincar de Barbie, Pica! KKKKKKKKK! E outra coisa: tenho uma secreta tara em pegar um daqueles black bocks aí dessas manifestações! É minha fantasia, também! Abraços.
21-10-2013 às 08:21 pica-dura de mosquito p carlito
Monaaaa abafa, ja falei que nao faco joguete puxadoura de cabelo nao.Raiva??? eu nao, mona ja saiu tudo no xixi de ontem. Nao esquente meu doce! Vamos sim ser amigas a gente pode brincar de barbie, e rodar bambole juntas Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que calor que me deu. Abafa....O mundo eh um arco ires meu doce. Mais amor menos carao.. Beijin mona que hoje to querendo pegar um mascarado de um protesto ui meu sonho......
20-10-2013 às 13:36 Boy
Concordo com o Manoel e com todos aqueles que acham desnecessário, vulgar e até mesmo fútil, esse tipo de reivindicação. Torcida é formada por pessoas, independente de sua sexualidade. E demonstrar nossa sexualidade em um campo de futebol não irá garantir novos direitos. Por que querer ser rotulado? Ser respeitado pela sexualidade é diferente, não são os rótulos que vão garantir isso.
20-10-2013 às 01:25 Manoel
Sou gay,corinthiano(!),mas não concordo com essa idéia!Simplesmente porque iria virar muito carnaval,ao invés de uma torcida (des)organizada;além do mais,todo mundo sabe que,boa parte desses jogadores curtem o babado,esses Bicharlysons e Capetas que o digam!Até porque todos eles estão no armário e,sinceramente,não acharia legal ver um jogador dando pinta ou a cor-de-rosa na arquibancada.ACHO DESNECESSÁRIO,pelo menos nesse âmbito.Como o colega abaixo falou,por que se intitular torcida gay?Torcida é formada por homens e mulheres e nada tem a ver com sexualidade!
19-10-2013 às 14:12 Carlito P/ Pica Dura de Mosquito
Ah! A mona está por aqui, novamente? Você sabia que estou começando a gostar de seus comentários? Estou até pensando seriamente em retirar as minhas críticas contra você, tachando-a, um tanto rigorosamente, de "fútil", "chula" e "vulgar"! Não fique com raiva de mim não, mona, pois sou muito careta, às vezes. Quem sabe podemos até ser bons amigos?
18-10-2013 às 14:37 Vejam
Os curinthianos vão matar todas.