ASSINE JÁ ENTRAR

Toque das mãos

Médico alerta para a necessidade do autoexame dos testículos, a fim de prevenir o câncer na região.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 28 de Outubro de 2013

Daher: conhecer o seu próprio corpo é muito importanteDaher: conhecer o seu próprio corpo é muito importante

Muitos homens podem se surpreender com a notícia de que o auto-exame, amplamente defendido por médicos e campanhas de saúde, não é exclusividade feminina. Da mesma maneira que as mulheres devem tocar os seios à procura de anomalias, os homens devem fazer o auto-exame testicular mensalmente. Em uma campanha ousada, jogadores norte-americanos de rugby resolveram deixar a timidez de lado e explicar passo a passo (e ao vivo) como se realiza o procedimento (reveja matéria AQUI).

De acordo com Daher Chade, urologista do Instituto do Câncer de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês e presidente do departamento de urologia da Associação Paulista de Medicina, o auto-exame testicular tem a função de encontrar nódulos, inchações e dores dentro do escroto ou próximo aos testículos. “O hábito de conhecer o seu próprio corpo é muito importante para a detecção precoce de diversas doenças. Os tumores de testículo são pouco frequentes em relação a outros problemas de saúde, mas são dos principais no jovem. É preciso ficar atento para identificar o problema o quanto antes”, afirma. Uma vez detectado, um médico deve ser procurado imediatamente.

Apesar da baixa incidência de casos - três a cinco para cada grupo de 100 mil indivíduos -, o câncer de testículos tem como agravante ser mais comum entre jovens em idade produtiva. “Por atingir majoritariamente pessoas entre 15 e 50 anos de idade, sexualmente ativas, há chances de se confundir ou mascarar o câncer com outras doenças que podem ser transmitidas através do sexo ou mesmo com infecções”, adverte Daher.

Por isso, é preciso atenção a alguns sinais. Fatores como histórico familiar de tumores, lesões e traumas na região, condições hereditárias, atrofia e criptorquidia (testículo fora da bolsa escrotal, frequentemente encontrado na regiao inguinal) podem aumentar as chances de se adquirir a doença. Já disfunções como alteração no tamanho dos testículos, dor testicular e/ou abdominal, sensibilidade, sensação de peso na região e endurecimento anormal de alguma porção do testículo constituem sintomas do problema.

O exame físico é a melhor maneira de se detectar precocemente a doença. Para tal, devem-se seguir alguns passos:

• Em pé, verificar a existência de alterações na pele escrotal.

• Examinar cada testículo com ambas as mãos, os posicionando entre os dedos indicador, médio e polegar e fazendo movimentos giratórios.

• Encontrar o epidídimo, pequena estrutura presente na parte de trás dos testículos, identificando-o para que não se confunda com uma massa suspeita.

• Procurar por áreas endurecidas e nodulações.

Daher reforça que, na presença de qualquer irregularidade, é necessário consultar um médico especialista. Quando detectado em seu estágio inicial, o câncer de testículo é fácil de ser curado e altamente responsivo aos tratamentos disponíveis atualmente. “Exames médicos complementares auxiliam no diagnóstico precoce da doença e determinação do tratamento ideal, porém o exame clínico é fundamental e preciso”, completa Daher.

02-11-2013 às 12:02 Professora
Bibas burras, se liguem! "Alto" vem de altura...o cara é alto! "Auto" vem de próprio, a si mesmo... auto exame = exame de si mesmo.
01-11-2013 às 13:47 xxx
isso eh mto importante mesmo, se cuidar e se tratar nao eh coisa de viado e tao pouco coisa de mulher, a questao eh seria e de saude!!
01-11-2013 às 00:08 Paulinho Lopes
Tive Cancer De Testiculo Aos 19 Anos , Hj Estou Com 23. Gente è Uma Coisa Q Eu Não Desejo A Ninguem , Fiz 28 Quimioterapias E 15 Radioterapias. Toquem-Se , Previnam-se !
30-10-2013 às 02:09 Marcelo
Então fiz o o auto-exame algum tempo atras como é muito difícil procurar médico pra falar dessas coisas mais tomei coragem e fui examinaram e falaram que não era nada eu questionei se iria me trazer alguma consequência ruim mais garantiram que não sentia dores uma pontadas agúdas no testiculo aí voltei novamente o médico falou novamente que não era nada porém o testiculo direito diminuiu e o esquerdo tem um outra bola que dar a impressão que tenho 3 neste ultimo ano passei de novo e falaram que tenho que fazer uma cirurgia. Mas perguntei o motivo e ninguem me esclareceu minhas dúvidas se algum médico entrar por favor me deixe algum comentário desde ja meus agradecimentos!!!! Skype clayton.alves93 ( Preocupado)
29-10-2013 às 21:53 sem noção
Alto exame né? Viados, a maioria são burros.
29-10-2013 às 19:36 Reginaldo
Sou sensível nessa parte do corpo, e odeio que a toquem, pois doi, porém não seria dor de doença. Na cabeça do pau também: detesto boca pequena ou que raspem o dente, contudo conheço um cara que manda mordê-la e puxar o saco; Deus me livre!
28-10-2013 às 23:06 GUSTAVO RJ
SÓ NÃO FAZ O ALTO EXAME QUEM NÃO QUER, APARTIR DOS 30 ANOS, É RECOMENDÁVEL A TODOS OS HOMENS.