ASSINE JÁ ENTRAR

Fique atento!

Tumor de testículo afeta mais homens entre 15 e 35 anos. Saiba fazer o autoexame.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2013

Autoexame é a principal arma contra o tumorAutoexame é a principal arma contra o tumor

O Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), alerta para a prevenção do câncer de testículo, que atinge os homens, principalmente, entre 15 e 35 anos, e representa 5% dos tumores urológicos.

Hereditariedade, infertilidade e síndromes genéticas são alguns dos fatores de risco atribuídos a este tipo de tumor. Homens com testículo criptorquídico (que não desceu até o escroto) também têm maior chance de desenvolver a doença.

O urologista do Centro, Claudio Murta, explica que a expectativa de cura é maior quando esse tipo de tumor é diagnosticado logo no início. “Depois de tratado, o paciente continua em acompanhamento por um período mínimo de cinco anos”, ressalta.

O especialista esclarece, ainda, que na maioria dos casos o tumor cresce de forma rápida e indolor. Os sintomas se assemelham a uma infecção com dor local, aumento do tamanho do testículo e até febre. A dor está presente em 30% dos casos.

“Se o paciente sentir o aumento do testículo deve procurar o médico para confirmar o diagnóstico com a realização de ultrassom”, enfatiza Murta. Outros exames também podem ser solicitados para verificar a disseminação da doença como tomografia do tórax, do abdome e da pelve, pois o tumor pode atingir gânglios nesses locais.

Autoexame do testículo:

O autoexame é rápido, fácil e deve ser feito regularmente.

Ficar em pé em frente ao espelho e observar:

- Alteração de tamanho (é normal se um dos testículos for ligeiramente maior que o outro).

- Sensação de peso (parecer mais pesado do que o habitual).

- Dor na região da virilha ou no abdome inferior.

- Dor no testículo ou no escroto.

- Presença de líquido no escroto.

07-10-2014 às 03:33 Maicon
Concordo com o Thayo, que horror!
10-12-2013 às 21:39 Prevenção
Aposto que todos vão gostar muito desse video. E vão aprender como se faz o exame dos testículos! Olhem aí: vimeo.com/74742259
19-11-2013 às 14:15 ygor
A saúde em primeiro lugar e para ter saúde nesses caso somente quem pratica seus atos com segurança , usando camisinha se prévinindo de varias doenças contagiosa,como HIV CIFILIS e outras varias que não só na penetração muitas no sexo horal também um vilão de contaminação, eu ja transei muito sem camisinha mais somente com meu marido sou casado a 5 anos nunca tivemos nada de doença mais hoje não fazemos mais essas loucura ,é vendo o problemas dos outros para agente corrigir os nossos.
17-11-2013 às 15:42 Thayo
Q imagem mais desproporcional... isso não orienta ninguem!
16-11-2013 às 14:32 Ed p/ Gonçalves Clara
Parabens pelo seu comentario,perfeito e visão real das coisas.Realmente vc disse tudo, porque muitos homossexuais são viciados em sexo e o assunto é só esse:pênis,(Na linguagem de muitos rola) Eles não cometam que foi assistir um bom filme,estão lendo um livro,comprou um bom DVD ou Cd,que foi a uma bienal,uma praia,um teatro etc.Claro que sexo é bom e todos nós gostamos,mas tudo tem limite e desses eu me afasto.Abraço e que Deus te abençoe sempre e parabens pela cultura e sabedoria. sabedoria
16-11-2013 às 14:26 Ed
Excelente utilidade pública.Fazer um Check-up geral,Submeter-se a uma investigação diagnóstica precisa é essencial para continuar de bem com a vida,atitude de quem se valoriza e se ama.
15-11-2013 às 12:49 Manoel
Concordo com o Gonçalves Clara;poucos são os que vão se interessar em ler esta matéria,infelizmente!...
15-11-2013 às 11:33 Gonçalves Clara
Muitos de nós estão voltados à festa e à putaria. Não se preocupam com sua saúde. Para eles, o sexo é tudo, a única razão da vida. São aqueles que não escolhem parceiros, não usam camisinha, se atiram ao primeiro pau ou à primeira bunda que encontram. Mais tarde, a decepção chega, e aí culpam Deus, o destino, a genética, os parceiros diante de seus sofrimentos. Quando tinham que se cuidar, não o fizeram. Mundomais presta um grande serviço a todos nós, prevenindo doenças e cortando dissabores, antes de eles surgirem. Cuidar da saúde é essencial. Isso é o óbvio, mas muita gente parece ter tendência ao masoquismo ou ao sadismo, ou aos dois. Prefere sofrer em nome de um prazer fugaz. Até quando esses companheiros acordarão para a realidade ?
14-11-2013 às 21:39 Rafa
Sem dúvida que seria melhor uma foto real, tá parecendo livro didático kkk sei que é uma propaganda instrucional, mas tá hora de inovar, não?!