ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Um estranho no lago

Longa estreia no Brasil fazendo retrato fiel da pegação gay. Confira!

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013

Franck (dir.) se rende ao desejo pelo misterioso Michel.Franck (dir.) se rende ao desejo pelo misterioso Michel.

Um fiel retrato da pegação em locais públicos como um lago francês onde homens se encontram para tomar sol nus, mas também aproveitar o bosque para ter encontros sexuais bem quentes. Este é o drama francês “Um Estranho no Lago”, que fez parte da programação do 21º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade e estreou na última sexta-feira (13), em circuito comercial no Brasil.

Alain Guiraudie dirige de forma bonita o drama com toques de suspense, usando uma bela fotografia para abordar um assunto polêmico: o sexo entre homens em locais abertos, a boa e velha pegação. Para não ficar simplesmente e somente nesta tecla, ele adiciona ao longa um assassinato ocorrido no lago.

Como fio condutor dessa trama, Alain coloca como protagonista Franck, vivido por Pierre Deladonchamps. Bonito, gostoso e muito a fim de sexo – com ou sem compromisso -, o moço se apaixona pelo misterioso, e atraente, Michel, interpretado por Christophe Paou. Ele já tinha um parceiro, mas uma reviravolta no roteiro, o tal assassinato, faz com que Michel se aproxime de Franck - que já o olhava com desejo há muito tempo.

Desde o tempo em que ele começou a conhecer o simpático, solitário e melancólico Henri (Patrick d'Assumçao) à beira deste lago tão atraente. Henri é daqueles amigos espertos e vividos, e logo percebe que Franck corre perigo se envolvendo com Michel. O moço não acredita muito nas suposições de seu novo amigo, talvez por achar que é ciúme, e mesmo assim se entrega ao desejo por Michel.

Um assassinato vem perturbar a paz dos frequentadores do lago com a polícia querendo descobrir quem matou afogado um dos frequentadores. Entre perguntas daqui, fugas dali e muitas desculpas esfarrapadas, Michel e Franck vivem de forma bem quente seu desejo um pelo outro, com direito a cenas de sexo (bem) explícito em meio à natureza.

Por tratar-se de um filme europeu, autoral, não espere uma trilha sonora cheia de hits pop, um roteiro com começo, auge e fim e um ritmo alucinante nos acontecimentos. Bonito, bem filmado e com um enredo que poderia muito bem ser verdade - aqui ou na França, o filme é ganhador do Queer Palm deste ano - prêmio destinado a filmes com temática gay no Festival de Cannes.

21-01-2014 às 01:09 Jorge Carapicuiba-SP
As mortes do parque Paturis foram uma série de 13 mortes de gays ocorridas entre julho de 2007 e agosto de 2008 no Parque dos Paturis em Carapicuíba, na Grande São Paulo uma área frequentada por travestis e prostitutas. As vítimas eram todas homens entre 20 e 40 anos. Dos treze homens que morreram, 11 foram mortos com tiros de revólver calibre 38 e um com uma arma semi-automática, talvez uma pistola. Só uma das vítimas foi morta a pauladas.
21-01-2014 às 01:07 Jorge Carapicuiba-SP
Aqui temos um lago lindo, no Parque dos Paturis, lá rolava muita pegação até que apareceu um serial killer que matou mais de uma dezena de gays, e nos dias de verão jovens morrem constantemente no lago, porque não tem opção de lazer na cidade..
17-01-2014 às 19:07 MARCELO RODRIGUES MOURA
EU QUERO AVISAR A TODAS QUE IREI FAZER UM FILME , mas os atores serão os moleques da favela,com cara de bandido , pauzudos, mais ou menos uns 100 garotos da favelas todos ativos eu serei atriz principal o nome do filme será A passivona gulosa acho que irei ganhar um oscar com este filme , e logo depois irei fazer a novela das 9 como protagonista , mas não quero ficar os atores velhos não nada de jose mayeer nem Fagundes muito menos lima , irei fazer par romântico com os seguinte atores , Sidnei Sampaio,daniel de oliveira , e o mecânico da novela amor a vida , irei passar a novela toda danto pra ele e no final irei escolher com quem irei ficar este sera o mistério da novela , bjossssssssssss
16-01-2014 às 01:37 Estevao
Filmes franceses podem até ser bons, mas dão sono, são parados. Nem todos, claro. Assisti a um nesta semana que adorei . Chama-se Crônicas do Sexo. Procurem na internet, site com filmes online, foi lá que assisti. No caso, no filmesgratisonline
18-12-2013 às 06:41 LOIRO
OS FILMES FRANCESES NOS FAZEM REFLETIR SIM. SÃO DIFERENTES DOS NACIONAIS E AMERICANOS QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A ASSISTIR...O FINAL QUE NEM SEMPRE É BOM NEM MESMO SURPREENDENTE.
17-12-2013 às 12:24 luan
queria saber onde posso assistir esse filme em são paulo?
16-12-2013 às 19:52 DOUGLAS
COMO SEMPRE INIGMÁTICO, COMO TODO FILME FRANCÊS
16-12-2013 às 18:21 Gutto
Já estou ansioso para assistir! Adoro o cinema francês e com uma temática gay e belos atores, então, fica ainda melhor! Não aguento mais cinemão americano para retardados! Prefiro refletir...