ASSINE JÁ ENTRAR

Fugindo da raia

Por 2014, Planalto freia projeto que criminaliza homofobia. Saiba mais!

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2013

Preocupado com o risco de ficar sem o apoio de evangélicos na campanha para a reeleição da presidente Dilma Rousseff no próximo ano, o governo começou a orientar a base no Senado a ceder ao desejo dos religiosos e não votar neste ano do projeto que criminaliza a homofobia (PLC-122).

Como parte da estratégia para orientar a bancada, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (foto), entrou em campo nesta semana. Ela telefonou para senadores governistas para pedir que a proposta fosse deixada para depois das eleições ou, de acordo com relatos de senadores, quando houver consenso sobre o assunto.

O acordo pedido pela ministra teria que conciliar interesses das igrejas e dos gays, até agora considerados pelos dois lados como inconciliáveis. A proposta também é um pleito histórico no PT, que se antecipou à movimentação do Planalto e divulgou na semana passada uma nota na qual reforça a posição em favor da votação do projeto.

“O Planalto tem afirmado que se houver ameaça a liberdade de expressão das igrejas, o relatório deve ser melhorado”, defendeu o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PT-PI). “Não acredito que haja alguma igreja que defenda o ódio”, argumentou.

O pedido de Ideli atende diretamente às exigências dos religiosos que não querem permitir avanço na tramitação da proposta. Na quarta-feira (11), na reunião da Comissão de Direitos Humanos, o senador e relator, Paulo Paim (PT-RS), driblou as manobras tentadas pelos evangélicos para protelar a votação e conseguiu ler o relatório.

Os evangélicos, que haviam tentado esvaziar o quórum necessário para a votação, tiveram que recorrer para o último pedido de vista do documento. Regimentalmente, os evangélicos não podem mais se utilizar deste recurso para protelar as votações. “Foi uma vitória poder ler o relatório e ainda fazer com que os evangélicos usassem o pedido de vista. Li e colocamos em votação. Ainda temos a próxima semana para colocar o texto em votação”, considerou Paim.

A presidente da comissão, senadora Ana Rita (PT-ES), informou que está disposta a colocar o relatório em votação na próxima sessão da comissão, nesta quarta-feira (18).

Divergências

A posição do Planalto a favor do adiamento da votação ocorreu mesmo após a flexibilização da proposta apresentada por Paim. Para tentar aprovar seu relatório na comissão até o fim deste ano, Paim retirou do texto a palavra “homofobia”, incluiu artigos que resguardam a liberdade de expressão em eventos religiosos e que definem o “respeito” a templos e eventos religiosos no caso da manifestação de afetividade por parte de homossexuais. O senador também ampliou os tipos de preconceito a serem tratados na lei.

25-12-2013 às 13:19 Zé Fortuna
É uma pena que a política vise sempre aos seus interesses e não aos da população. O PL 122 é um libelo contra a violência cometida sobre nós, cidadãos e seres humanos. Somos brasileiros que pagamos nossos impostos. Logo, temos direito a ser respeitados e que os poderes nos protejam. Não somos párias sociais. Não somos cidadãos de segundo escalão. Não merecemos desprezo, como se nossas demandas devessem ser descartadas em função de uma reeleição. Se o Planalto está empurrando com a barriga o PL 122 para depois das eleições, de olho no apoio das bancadas evangélicas, eis aí o retrato de nossa política, totalmente alheia à justiça, à ética e ao bom senso. A máscara sempre está caindo e mostrando quem é quem.
23-12-2013 às 02:38 Alex
Só espero que os homossexuais (gays e lésbicas), transexuais, bissexuais e simpatizantes (amigos e familiares) tenham coragem quando for preciso sair as ruas ou lutar se for preciso, deem a cara a tapa por direitos negados, direitos de ser tratado como qualquer cidadão de bem que contribui à nação brasileira. Temos que ser vistos como somos: pessoas normais e capazes como qualquer outra. Chega dessa tortura psicológica, verbal e agressiva desses evangélicos e homofóbicos hipócritas. Mas muito triste vermos um movimento tão grande como a Parada Gay não servir para algum propósito positivo de reflexão, discussão, debates e ideias. Gay tem que se politizar e participar ativamente senão as coisas não melhoram. Afinal Gay é só putaria? Com Certeza não...
22-12-2013 às 16:30 Marcelo
Viado só vai ter respeito quando começar a se dar o respeito. quando aprender q sacagem e putaria tem hora e lugar. Pegação em banheiro publico, parada gay obscena, vulgar e sem conteúdo. Falta de respeito aos idosos e crianças. Os gays tem rever seus comportamentos para depois falar em respeito. a sociedade não aguenta mais tanta sacanagem fora de hora.
21-12-2013 às 23:31 Filosofia
Não é papo de intelectual, simplesmente não, amigos. Não sou nada disso! Apenas gosto de ler um pouquinho. E de forma bastante desprentensiosa. Mas, arrisco em lhes afirmar: só existe um Feliciano, com toda a sua homofobia e reacionarismo, é por que existe, anteriormente, um Olavo de Carvalho, igualmente homofóbico e reacionário. É o poder das ideias, para o bem ou para o mal! E sem medo de me parecer maniqueísta, referindo-se a estes dois paladinos da reação e do preconceito. E para combater o inimigo comum, é necessário conhecê-lo, por fora e por dentro, isto é, as suas ideias, o que eles pensam, como pensam e porque pensam. Conhecer para combater! Aniquilá-los, não no sentido físico, mas no plano das ideias, demonstrando-lhes, com racionalidade de argumentos, quanto eles são moral e intelectualmente equivocados com esta obsessiva e irracional perseguição aos gays. há séculos e décadas.
21-12-2013 às 22:58 Filosofia
Pessoal LGBT, não sei se todos aqui gostam de filosofia e assuntos afins, mas há um pseudofilósofo que há anos vem espalhando pela Internet que todo movimento de reinvindicação dos direitos dos homossexuais não passa de "agenda gaysista", denonimada por ele de "ditadura gay", algo, segundo ele, "sanha totalitária de uma minoria sobre a maioria"! Qual é o nome dessa figurinha que se arvora ser "filósofo"? Olavo de Carvalho, velho baluarte do reacionarismo da extrema-direita brasileira! Portanto, amigos: não são apenas com os Malafaias, Felicianos e Bolsonaros da vida que devemos nos preocupar. É também com um tipo como este senhor.
21-12-2013 às 18:33 leco
Devemos votar em que partido Nereu?No Psol?Penso que devemos nos unir e apoiar o candidato a presidencia que tiver a coragem que o Obama fez nos EUA, aí sim, esse candidato deverá ser eleito até mesmo no primeiro turno e ainda arrancar uma bolada muito grande de doações em dinheiro para sua campanha, porque agora esta proibido doações para campanhas por Empresas.Talvez seja a nossa vez de dar as ordens nessa proxima eleição porque precisamos de um presidente que dê ordem para sua bancada no congresso aprovar os projetos de nosso interesse assim como ele faz para aprovar emendas .
20-12-2013 às 10:09 Nereu
Muito bem feito para os gays.... A maioria continua acreditando no PT. Acreditam na Marta, na Dilma, no Lula... acreditam que o PT é simpatizante... é o caralho.... OPT só gosta dos votos das bibas... Onze anos de governo e nada. Tudo o que se conseguiu foi graça ao judiciário. Continuem votando no PT.... e claro junto com a famosa bancada.... dentro de alguns anos seremo caçados em praça pública, jogados na fogueira.
20-12-2013 às 05:28 GUSTAVO RJ
É LAMENTÁVEL TODOS SEREM TEMIDOS PELA MAFIA DO MAL DOS EVANGELICOS NA CAMARA DE DEPUTADOS, AGORA! JÁ É HORA DO POVO GLBT TOMAR VERGONHA NA CARA É SÓ VOTAR NAQUELES QUE SÃO GAYS, PARA ABRIR UMA BANCADA HOMOSSEXUAL, JEAN WILLYS É O UNICO QUE ESTA NUMA LUTA DURA CONTRA A BANCADA EVANGELICA NO SENADO, O PLC 122 SÓ VAI SER VOTADA E ACEITA COM APOIO DE MUITOS, MAS MUITOS GAYS NO SENADO, JÁ ESTA NA HORA DO POVO GLBT ACORDAR E PARTIR PARA A GUERRA CONTRA O MAL CRISTÃO, CHEGA QUE PACIFICAÇÃO E BLÁ-BLÁ-BLÁ NAS PARADAS GLBT, E ARREGAÇAR O PUNHO E PARTIR AGORA PARA A BRIGA PARA GANHAR SEUS DIREITOS, NO BRASIL SÓ SE RESOLVE ASSIM, NA BASE DA PORRADA, INFELIZMENTE! NÓS VIVEMOS NO PAÍS ATRAZADO E IGNORANTE.
19-12-2013 às 10:26 Jonas 35
O movimento LGBT devia se questionar se a sua abordagem sobre a causa está sendo a mais acertada. Porque não conscientizar melhor a própria comunidade LGBT? Por que não fomentar oficinas, encontros, páginas de discussão sobre a quantidade de direitos que nos são negados? Por que não catequisar os jovens regidos ainda unicamente pelo edi pegando fogo, mostrando que nosso estado é laico? Ou ainda, porque o movimento gay não busca parcerias? A melhor parceria seria com o visionário Edir Macedo, dono de um império, que inclui a TV Record que exibe muitas coisas amigáveis. Viram a série Dos Gladiadores? Nos USA conheci muitas Igrejas evangélicas inclusivas. Se o Edi r Macedo tomasse essa iniciativa, atpe eu doava dízimo para ele ficar mais rico e poderoso.
19-12-2013 às 10:01 Gerildo
Esse clube de caminhoneiras que chegou ao Planalto age pior do que machos aéticos. Duvido que as sapas da base aceitam essa postura de agir sempre em interesse próprio adotada pela Presidenta. Já chega a Dilma ter dado a Comissão de Direitos Humanos para os evangélicos. Acordem , gays. Se você não depende de bolsa família, se você não está num cabide de emprego do PT, vote contra a Dilma. A sapatona que vai entrar na história dos direitos LGBTS como a filha que traiu a causa. Ah, se alguém tiver fotos da Dilma com outra mulher, por favor, publiquem. Quem sabe ela adota outro discurso. Mas que ele desdenha da gente, ah desdenha.