ASSINE JÁ ENTRAR

E agora?

Especialista esclarece como uma pessoa deve agir quando se descobre soropositiva.

por George Gouvea

Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2014

Muitas pessoas ficam sem saber o que fazer, na prática, quando se descobrem soropositivas (cabe ressaltar que pessoas com AIDS não se encaixam aqui). Existem providencias que devem ser tomadas a partir desse momento. Sem levar em consideração as implicações emocionais, estes passos devem seguir uma ordem e levar em consideração vários fatores.

Em primeiro lugar, deve ser agendada uma consulta com o infectologista, que pode ser feito na rede publica ou consultório particular. Nesse momento, geralmente, o individuo tende a levar um susto. São pedidos muitos exames laboratoriais, inclusive raio X. Há uma tendência do sujeito se sentir doente por conta de tantos exames.

É importante saber que esse procedimento segue um protocolo, ou seja, todos os pacientes soropositivos fazem esses exames num primeiro momento. Esses exames são o marco zero do tratamento, é o retrato que o medico precisa ter para iniciar o acompanhamento.

Entre os exames existem dois fundamentais, a carga viral e o CD4. Esses vão indicar quando iniciar o tratamento, ou seja, o inicio do uso dos antirretrovirais. Esses parâmetros estão contidos no protocolo do Ministério da Saúde. No entanto, no Brasil, os soropositivos podem se tratar a partir da contagem de 500 de CD4, ou com qualquer contagem acima, conforme entendimento entre paciente e médico. Deve-se lembrar que o objetivo do tratamento e alcançar a carga viral indetectável.

Possivelmente, o paciente visitará o medico, no inicio, com maior periodicidade, tendendo a espaçar mais as consultas com o tempo. A rotina será de exames laboratoriais e, principalmente, a carga viral e o CD4. É relevante comunicar que, possivelmente, em 2014, estará disponível a pílula com três drogas, que facilitara a tomada da medicação, que será feita uma vez por dia e antes de dormir.

Outro fator de suma importância, é que pacientes tratados e com carga viral indetectável tem pouca probabilidade de infectar outra pessoa, conforme apontam vários estudos, entretanto, este não é um motivo para se negligenciar o uso do preservativo.

George Gouvea

Psicanalista

www.georgegouvea.com.br

21-05-2014 às 20:55 patrik
sou soropositivo faco acompanhamento medico tomo minhas medicacao e todas minhas relacoes uso preservativo vivo muito bem trabalhor namoro vivo minha vida normal nao deixei isso entrar na minha cabeca sou muito feliz
16-02-2014 às 09:14 fernando
Faço uso do coquetel e terapia ortomolecular, com medicos diferentes. As duas terapias me ajudam muito. Me sinto muito bem. E a terapia ortomolecular ajuda muito a controlar as reações da medicação. Como direito, faço atividade fisica, uso o coquetel e suplementos. Estou muito bem. bjs
11-02-2014 às 23:48 Dara Danonela a Limpa
Me pergunto nesse momento o que vc merece e o que atrairá para si. Que a justiça divina lhe propicie o aprendizado da humildade, compaixão e ,claro, desenvolvimento intelectual. Tenho muitos amigos portadores felizes, saudáveis, bonito, inteligentes e bem sucedidos. Doença é sempre doença. Mas é uma doença crônica hj em dia. Como diabetes, hipertensão...Aos mediocres q teimam em estigmatizar o portador por ser uma doença ligada ao sexo:-) babacas. Os gays sofrem preconceito por um comportamento sexual. Sexo é bom. E normal Quem não trepa ou é doente, ou muito feio.
11-02-2014 às 10:25 Limpa
Nossa quanta bicha beijada , meu Deus é isso que da fuder no pelo agora aguentem cada um tem aquilo que merece e atrai pra si
11-02-2014 às 09:10 HIV
Descobri que sou soro positivo a um ano e alguns meses vivo normal trabalho, estudo, malho estou noivo e minha carga viral e indetectável o meu infectologista é maravilhoso nota 10, sempre me coloca pra cima e não tenho depressão, e vivo muito bem minha família sabe meus amigos e todos ate meu chefe sabe que sou portador do vírus e me tratar super bem, não quero que nimguem me trate como se eu fosse um coitadinho pois não sou quando descobrir fiquei sem chão mas logo tive forca de vontade de lutar contra o vírus. Se vc fizer o tratamento coreto saiba de uma coisa vc nunca vai morre de AIDS. Moro em natal, tenho 24anos, sou modelo, blogueiro e assessor de eventos.
10-02-2014 às 20:02 Giovany Miranda
Minha infectologista me disse que a pílula com as três drogas já existe.Como a medicação é muito cara,o governo precisa esgostar o estoque de coquetel acabar para poderem receitar este medicamento em dose única.Fui diagnosticado com VIH há pouco tempo,não dormi,chorei muito,fiquei bem mal...mas agora estou com esperanças,vou levar a minha vida normalmente e seguir à risca o tratamento tratamento...ainda tenho muitas dúvidas,mas estou me sentindo bem...minha médica é de um centro de tratamento público,mas muito competente e me explica sempre como devo proceder...me acalma...na medida do possível estou feliz,fui inconsequente,eu sei,agora tenho que arcar com este problema.
10-02-2014 às 19:47 Trava Positiva
Eu descobri no dia 11/06/2013, sempre fiz teste de rotinas por causa que trabalhei com pg. Hoje não estou mais fazendo programas faz 8 meses que sou soropositiva ainda não estou tomando remédios conforme meu infectologista me indicou é algo novo na vida,claro que sabia dos riscos de transar fazer sexo oral ou anal sem camisinha. Porém muitas vezes a gente pensa somente no prazer e deixa em risco a nossa vida. Estou sabendo lidar com essa nova fase de minha vida, ainda não estou preparada para transar 8 meses sem sexo, porém me divirto com meus amigos ao qual não contei para ninguém que sou soropositiva.
10-02-2014 às 16:13 Kia p/ interessante
Meça as suas palavras porque ninguém tem de ir para o caixão como pensam alguns ignorantes. Sempre tem um remédio novo sistema; inclusive os mais recentes já matam o vírus dentro da célula. E o que fica resistente em uma combinação, em outra contribui para a eficiência do coquetel. E não tem nada de tomar na hora certa, basta calcular + ou - o período geralmente de 12 horas. Sem falar que o coquetel em demasia pode causar danos aos órgãos filtradores. A ordem é férias terapêutica e ponto. Além do que me enjoa ver a cara desses ppp e doutores.
10-02-2014 às 12:32 interessante
vale informar que tomar o remédio passa a fazer parte da vida do paciente igual ele precisa tomar banho e escovar os dentes todos os dias, comer, trabalhar. faz parte da rotina diária. com o tempo se acostuma. mas tem que tomar o remédio sempre e nos horários certos. ou corre o risco do vírus fortalecer e precisar mudar de medicamento. e se acontecer muito isso, chega a hora que nenhum remédio mais fará efeito. daí, já era. se joga no caixão.......
10-02-2014 às 09:44 Adriano
Ótimo resumo, meu namorado e soro positivo, tínhamos a pratica de transar a três, em uma destas transas ele se infectou, acreditamos que via sexo oral, uma vez que não fazíamos sem camisinha, hoje eu tomo muito cuidados, ela esta com uma carga viral muito baixa, esta se tratando com um medico particular, fantástico, caro, mas vale a pena, se quiserem o contato eu passo.