ASSINE JÁ ENTRAR

701 uniões gays

Média de matrimônios entre pessoas do mesmo sexo na capital paulista foi de 58 cerimônias ao mês.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 06 de Março de 2014

Outubro foi o mês campeão na realização de casamentos civis gays na capital paulistaOutubro foi o mês campeão na realização de casamentos civis gays na capital paulista

Os números da cidade São Paulo dão uma pista indicando que os casais homossexuais brasileiros estão aderindo à ideia de oficializar suas relações no papel. Dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), que acabam de ser divulgados, revelaram que foram realizados 701 casamentos gays na capital paulista no ano passado.

Autorizados pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, os casamentos homoafetivos começaram a valer em todo o estado a partir de 1º de março de 2013. Dois meses depois, o Conselho Nacional de Justiça determinou que todos os cartórios do Brasil celebrassem uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.

De acordo com a Arpen-SP, neste primeiro ano de vigência foram realizados, em média, 58 casamentos civis gays a cada mês. Um detalhamento do levantamento mostrou ainda que outubro foi campeão em cerimônias, com 90 uniões, depois vieram novembro, maio, agosto e abril, respectivamente com 80, 73, 71 e 57 cerimônias.

Alguns cartórios da cidade se destacaram pelo número de casamentos. O de Cerqueira César lidera o ranking, com 41 celebrações. Depois, a lista segue com Bela Vista (38), Tucuruvi (35), Santa Cecília (30) e Saúde (25).

Antes das determinações do CNJ e das corregedorias estaduais como a de São Paulo, a realização de casamento homoafetivo civil dependia de autorização de um juiz, que tivesse sido provocado a tomar a decisão por meio de um processo.

Em junho de 2011, um cartório da cidade paulista de Jacareí se antecipou a norma estadual realizando o primeiro casamento gay do Brasil. O matrimônio foi autorizado por um juiz local.

11-03-2014 às 02:29 Paulista para Licurgo e Odin
Fico feliz em saber que há gays com tamanho grau de discernimento e cultura como vcs... Parabéns pelas colocações , seus pensamentos representam os meus. Tenho um relacionamento de quase seis anos e nosso sonho sempre foi o da união civil, pelo simples fato dos direitos e da proteção constitucional do patrimônio que construímos juntos . Apesar de ainda não morarmos juntos já nos sentimos casados e o papel é mera formalidade. Mas é necessária e é um direito de cada cidadão.
10-03-2014 às 20:02 Guto
Jamais casaria com uma pessoa apenas por sexo. Sexo é bom. Mas sexo não é o centro da vida e nem nos faz seres melhores ou mais desenvolvidos. Acho que fantasiam muito em torno do sexo. E quem descobre o amor passa a encarar o sexo apenas como um ato físico qualquer como urinar , comer, bocejar. Tentaria construir uma relação com alguém que me completasse emocionalmente, que me desse colo na hora que precisasse, que sonhasse comigo e fosse meu amigo. Sexo é bom nos primeiros anos. Depois vira rotina e é erroneamente usado como termômetro da relação. Admiro casais que estão juntos partilhando a vida há muito tempo. Entender que não é o sexo que os une , é entender que o sexo também não os separa. Quem sou eu para condenar o amor alheio. Mas tem pessoas que nunca amaram e crucificam casais que fazem sexo com outras pessoas. Prefiro sempre as pessoas que vivem a vida, os críticos da vida alheia, são só frustrados fracassados.
10-03-2014 às 19:30 Marcelo Paraná
Eu acho que nunca vou casar pois sou 100% passivo e será que vou achar um totalmente ativo caso raro né por isso curto minha solidão
08-03-2014 às 17:05 Guto
Acho que nunca vou conseguir namorar, muito menos me casar. Todos os gays que eu conheci até hoje, nunca queriam compromisso sério, só queriam sexo fácil. Os que queriam compromisso, eram todos bichas afeminadas. Continuo sozinho, vivendo a minha solidão.
08-03-2014 às 12:23 Odin a Licurgo
Parabéns por suas ideias serias livres de preconceito. Detesto gay com preconceito internalizado que se acha melhor por não ter trejeitos ou se vangloria de ser ¨só ativo¨, que faz discurso de que gay só pensa em sexo(todo homem é assim e agora as mulheres tb estão agindo dessa forma). Detesto gay que faz discurso contra o casamento para homossexuais porque são alienados pelo próprio preconceito, não entendem que somos cidadãos, pessoas, como todos os outros, cumprimos nossas obrigações e merecemos os mesmos direitos. Se você vai casar ou não depende de um monte de coisa, mas a proteção legal deve ser a mesma. Detesto gay que fala que não devemos nos expor beijando, ou trocando afeto em público. Demonstração de afeto não é crime. Detesto gay que repete de maneira imbecil que casal gay não deve adotar uma criança. Isso é um bem que se faz ao indivíduo e a sociedade. Orfanatos existem por causa dos relacionamentos heterossexuais. Quando um casal gay se dispõe a dar amor a alguém devia ser enaltecido. Acaso todas as pessoas tiveram pais heteros perfeitos? Detesto gay que se anula para ser aceito, que se transforma na mula da família e ainda acha que o amam. Adoro gays cultos, corajosos nas suas escolhas, com vida nos olhos, com amor no peito, crentes num mundo melhor, crentes de serem merecedores de uma história linda ao lado de alguém especial. Jamais deixaria alguém que amei na miséria ou se sentindo injustiçado por mim. Entendo muito bem a proteção constitucional ao casamento porque minha família sempre teve relações até a morte e isso , o fato de você sempre querer o bem do parceiro, era real.
07-03-2014 às 16:28 THOR p/ Diego
Bobo de vc q foi trabalhar e se dedicar alguem sem os devidas precauções legais. Relacionamentos nao sao eternos meu bem. É preciso saber separar amar de relações profissionais e sociedades comerciais. E como vc mesmo relatou, vc sempre teve indicios q seu relacionamento nao seria duradouro. Ame, mas para o resto tenha sempre contratos assinados em cartorio. Todos os pingos nos is.
07-03-2014 às 16:08 dandara
Vejo hoje em dia moda gays se casando, ta na moda. Mas eu diria q 80% nao sao monogamicos. Vejo mtos q se casam apenas para terem alguem com quem dividir despesas de casa, uma compania...mas continuam na catação. Grindr e hornet tao cheios de gays casados e mtos casais buscando sexo a 3. Isso p mim nao é casamento, é parceira, republica p dividir despesas...
07-03-2014 às 09:14 Homem Resolvido
Relacionamento entre dois Homens é a coisa mais linda que Deus botou no mundo.Parceiro, companheiro, amigo.Se não der mais, não deu; entra numa reconciliação e cada um segue seu rumo.O que não pode é o sujeito querer se comportar como mulher , come se estivesse num relacionamento hétero, abarrotando os tribunais com coisas fúteis.
07-03-2014 às 08:39 P/ Diogo Hot Dog
Ponha o safado do seu ex no pau. Fazê-lo respeitar os seus direitos é um aprendizado. E dinheiro pode comprar um bofe lindo para vc colocar no lugar daquele traste.
07-03-2014 às 00:49 P/Diogo Hot Dog
Já que foi difícil viver com seu parceiro durante 15 anos.Acredite!Dinheiro compra quase tudo, mas não compra felicidade!