ASSINE JÁ ENTRAR

Nada contra, mas...

Para agradar aos amigos, pessoas cometem homofobia light, reprimindo sexualidade dos gays.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 25 de Março de 2014

Eliminado na última semana do reality show global “Big Brother Brasil 14” com rejeição alta - 61% dos votos, o publicitário Diego Grossi dizia aos colegas de programa que não era preconceituoso, mas se celebrizou no confinamento por dar declarações de homofobia latente.

Diego disparou pérolas como "Não sou preconceituoso, mas não acho normal. Mulher com mulher até vejo, mas homem com homem, acho nojento" e “Uma criancinha crescer com duas mães ou dois pais, isso poderia interferir no psicológico dela, no crescimento dessa criança”.

Infelizmente, o caso de Diego está longe de ser algo isolado. Muitas pessoas, que se veem como sem preconceito, ainda proferem frases similares às do ex-BBB. Este comportamento é tão preconceituoso quanto outros mais explícitos, apenas se dá de uma forma mais envergonhada, numa espécie de homofobia em versão light.

No confinamento do No confinamento do "Big Brother Brasil" , o publicitário Diego Grossi disparou frases de homofobia, mesmo se dizendo sem preconceito.

Uma das autoras do livro “Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil” (Editora Perseu Abramo) e integrante do Núcleo de Estudos de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo, a socióloga Vilma Bokany diz que a homofobia se caracteriza pela aversão e rejeição aos homossexuais, sentimentos que podem ser explícitos ou velados.

“O homofóbico prefere não encontrar com os LGBTs, sente repulsa. A atitude homofóbica, em geral, vem acompanhada pela frase ‘não tenho nada contra, mas... ’. Geralmente, há um discurso fundamentalista religioso, de forte apelo moral, que faz afirmações como ‘as pessoas bissexuais não sabem o que querem’ e ‘os homossexuais são quase sempre promíscuos’”, exemplifica Vilma.

De acordo com a socióloga, essa homofobia light se evidencia como um recusa em aceitar que os homossexuais são seres humanos iguais aos heterossexuais. “Eles recusam a igualdade de direitos aos homossexuais ao proporem que os casais gays e lésbicos não andem abraçados, não se beijem em público ou mesmo que não tenham filhos.”

Psicólogo da Universidade Federal da Bahia, Elídio Almeida entende que essa homofobia velada é um comportamento inconsciente, em muitos casos. “É muito raro a pessoa se dar conta. Ela acha que está ajudando”, analisa o especialista, dizendo ainda que está conduta também pode esconder o temor de ser penalizado ao ser mais explícito. “Existe o medo da punição. Na maioria das vezes, quem faz isso é mal visto, recebe olhares pejorativos. Então, a essa pessoa acaba maquiando e negando o que realmente pensa”, aponta Almeida.

Vilma relata que as pesquisas de opinião costumam flagrar o comportamento velado de parte da sociedade. “90% dos entrevistados reconhecem que existe preconceito contra LGBTs. Mas só 27% das pessoas admitem ter preconceito quando perguntadas. Onde estaria então os agentes da discriminação? Perceber a nós próprios como preconceituosos e discriminadores não é uma tarefa fácil. Tendemos a achar que o problema é sempre do outro e nós somos os politicamente corretos”, expõe a socióloga.

A arquiteta Carol Mossim que já passou por situações chatas com amigos preconceituososA arquiteta Carol Mossim que já passou por situações chatas com amigos preconceituosos

HOMOFOBIA AMIGA

A arquiteta Carol Mossim, 35, já passou por experiências de homofobia velada com uma pessoa importante em sua vida. “Tenho uma grande amiga da faculdade, bem mais velha que eu. Ela foi a primeira a perceber que eu era gay. Foi muito direta comigo, me disse coisas bonitas e me acolheu. Mas com o passar dos anos fui percebendo que ela não era uma pessoa totalmente livre de preconceitos”, conta Carol, que notou a incoerência ao ouvir frases da conhecida.

Carol foi repreendida ao trocar carinhos com uma namorada na frente da amiga. “Ela falou que eu era muito melosa, que não precisava ser assim”, recorda Carol, que inclusive deixou de ser convidada para visitar a fazenda desta pessoa quando começou um relacionamento lésbico.

“Ela falou que não saberia como agir ao nos colocar em um quarto de casa. Que havia risco das filhas verem algo, como carinhos e beijos”, descreve a arquiteta, que manteve a amizade e passou a ser mais discreta. Aliás, Carol rejeita a ideia de que amiga seja homofóbica. “Fobia é algo mais pesado, de uma pessoa que agride, que se incomoda com a questão. São aqueles que perseguem homossexuais. Já quem tem algo mal resolvido com o assunto é por um problema de ignorância ou mesmo preconceito.”

Almeida vê esse comportamento tolerante com a homofobia velada como algo bastante comum. “Em primeiro lugar temos a questão da aceitação, o homossexual percebe que não quer viver sem o outro. Gays e lésbicas acabam aceitando mais comentários homofóbicos de amigos porque já estão acostumados com isso no cotidiano, infelizmente. Por outro lado, o homofóbico que mantém a amizade com o gay vai desenvolvendo uma tolerância”, considera o psicólogo.

O professor Laercio Candido, 32, rejeita a ideia de reprimir seus sentimentos para agradar amigos. “Quando saí do armário, decidi que tudo que envolvia minha sexualidade sairia junto. Com isso, minhas demonstrações de carinho também se tornaram públicas. Alguns amigos estranharam e começaram a me questionar. Uma pessoa até se justificou, dizendo que eu devia me reprimir por questão de segurança. Me deu um verdadeiro manual de como se comportar em público”, narra Laércio, que conseguiu mudar o pensamento alguns conhecidos.

Laércio Cândido rejeita a ideia de reprimir seus sentimentos para agradar amigos.Laércio Cândido rejeita a ideia de reprimir seus sentimentos para agradar amigos.

“Uma amiga, em particular, entendeu meus argumentos de que era um erro coibir o beijo, por exemplo. Que essa atitude era equivalente a afirmar que a homossexualidade é feia, errada e pecaminosa. Ela compreendeu ainda que um gesto de amor não pode ser encarado como ofensa”, pontua Laécio, admitindo que a conhecida ainda não está completamente à vontade com sua orientação sexual, no entanto.

“Ela diz que entende e que não se sente agredida, mas ainda não consegue curtir uma foto de um beijo meu com alguém no Facebook”, lamenta o professor.

02-04-2014 às 02:39 Marcelo
Pois é.... viu como tem pessoas q sentem na pele qd as vezes a verdade doi? Pois é... n adianta msm, querer impor uma coisa q n seria pra maioria o q a minoria quer q seja... Portanto, acho q temos q ter respeito e aceitação sim, mas n do jeito q muita gente acha q deve... Tipo parada gay, nunca vi alguém falar q isso impõe respeito e dignidade, um bando de homem pelado e mostrando corpos sarados etc etc,,, e se agarrando e se travestindo de mulher pra poder os outros verem e ter q achar normal um homem ou uma mulher ali se apresentando ao público e notório, querendo se impor, sendo q isso só faz o contrário, o povo achando aquilo uma palhaçada e se esquivando e achando aquilo um circo.... Mas voltando ao assunto, o cara ae falando q eu comparei homossexualidade e héterossexualidade e sujo e limpo... eu deixei claro no contexto n q o gay seja sujo e o hétero seja limpo... leia e interprete se quem leu e n soube ou n sabe só lamento, mas o q eu quis dizer é q.. se vc n concorda com algo ou se vc critica algo... é preconceito.... n PODE... Lógico q qd vc execra alguém do ponto de vista de ser humano... isso é vc n querer ela como pessoa... e tal.... mas o q n se pode é querer trangredir as regras e achar q tudo é normal e saudável... e q todos tem q achar bonito e aplaudir... daqui a pouco vão achar normal e se n concordar tipo, como eu disse uma pessoa fazer sexo com animal... e passasse isso na tv aberta por exemplo... quem gostaria de ver? Um exemplo... coisa q choca e q a maoiria n iria gostar de ver... ou filme pornô tb? Logo vão achar normal e querer tb liberar tudo.. já q está tudo querendo ser liberado msm.. n estou criticando as pessoas amarem o sexo igual... como tb sou gay... mas n acho legal e n concordo msm com certas atitudes hipócritas e escandalosas q muitos fazem e acham q os outros são obrigados a tolerar e acharem isso uma coisa normal e linda... certa vez um cara rebolando e se esbaldando em um carnaval... e o povo ao redor achando aquilo um circo e um idiota lá dançando e rebolando como se uma mulher fosse... e com o corpo e sua anatomia de homem... n precisaria exagerar.. se queria ser uma mulher q operasse sei lá... n concordo msm.. e pronto... respeito se conquista e se dá pra tb receber.... dar o tapa e esconder a mão é covardia ... tem q ter é compostura sim... A propósito tenho amigos afeminados e gays e lésbicas em geral e td.. mas n fazem escândalos perto de mim, pelo menos sóbrios nunca .... e se fizer eu saio fora... e outra... em sites gays... a grande maioria qd está lá "PROCURANDO"... se dizem bi... ou fazem questão de dizer q não são afeminados e NEM curtem tb... será pq? Podem ser... mas no outro n querem serem refletidos... estranho isso né? Respeito as diferenças é o lema... mas atração e tesão n se escolhe... vc sente e pronto.. Já comportamento é opcional.... FALEI!!!
31-03-2014 às 16:23 Vinicius
É como eu sempre digo as pessoas são bem hipócritas falam o que não pensam, "não tem preconceito" até ter dentro de casa. vou falar o português claro: Viado, sapatão, bandido, chincheiro e traficante é bonito é legal no vizinho, pois quando se tem dentro de casa ai é que eu quero ver como a coisa funciona. Não vou muito longe. Na minha rua tem um caso assim uma mulher que tem uma neta que só em olhar já percebe que é, mora com a namorada e até hoje a avó nega e diz: Minha neta não é isso não. Ai é como eu falei lá em cima é legal no vizinho, pois quando tem dentro de casa ai que o bicho pega. As pessoas são muito hipócritas, falam o que não pensam, escrevem o que não pensam. É muito melhor aquela pessoa sincera que fala na cara que não concorda do que aquela que diz que "ama", "adora" "aceita" que por trás é tudo hipocrisia que não aceita porra nenhuma nem com os outros, muito menos dentro de casa. Mas cada um vive do seu jeito. O importante é não dá confiança para essa sociedade hipócrita que nós vivemos e ser feliz.
29-03-2014 às 16:53 Miguel p/ Marcelo
É decepcionante ver um gay fazendo tal afirmação. Rapaz, o que me ojeriza é essa sua comparação esdrúxula de hétero e homo com alguém limpo e sujo. Você reflete exatamente a lavagem cerebral que a sociedade tenta incutir em todo mundo, mostra uma homofobia internalizada. Trocar carícias, demonstrar afeto é falta de respeito? O "repúdio" só existe porque é incutido em muitos desde pequenos, mas se formos mostrar que é natural, isso vai desaparecendo e É O QUE ESTÁ ACONTECENDO ATUALMENTE!!! Faça um favor à própria classe: SE ACEITE QUE DÓI MENOS!
27-03-2014 às 11:47 Gustavão
Putz! Tenho que aguentar um montão de gente assim da família do meu namorado hot. Todos me adoraram (mas na verdade já estou acostumado, é só porque tenho grana). Eles vem as nossas festas mas não se misturam com o povo do meio gay. Se comportam com o filho como se ele sempre devesse algo para eles por eles aceitarem¨esse fardo. Noto que como meu Gato muito gay fica pagando tributo a vida toda a família , só porque é gay. Os heterossexuais são ajudados pelos pais e os gays pagam as contas. Agradeço a deus a família que tive. Sempre me trataram de igual para igual,me amam incondicionalmente. Se é que existe amor mesmo que seja condicional.
27-03-2014 às 05:49 P/ Marcelo
Até dá pena saber que tens esse pensamento. Comparar sexualidade com higiene e fetiche, pior ainda não considerares normal a homoafetividade. Até parece uns dos pseudo-apoiantes da causa Gay e Lésbica, coisa que não és, com essa mentalidade.
26-03-2014 às 22:39 P/ LOIRO
Aqui nos comentários, ninguém mandou ou pediu para você ler, não é verdade?Então meu bem...você leu porque quis.
26-03-2014 às 01:52 LOIRO
ALÉM DE SER MUITO ANTIPÁTICO ESSE DIEGO É HOMOFÓBICO E NÃO É CAPAZ DE ASSUMIR PQ PRECISA GANHAR O PRÊMIO E PRA ISSO ELE TEM QUE AGRADAR TODO MUNDO. MAS TODOS JÁ SABEM QUEM ELE É.
26-03-2014 às 01:50 LOIRO
OLÁ, TODO MUNDO! SE VCS QUEREM QUE SEUS COMENTÁRIOS SEJAM LIDOS, SEJAM BREVE. USEM POUCAS PALAVRAS.
26-03-2014 às 01:07 Marcelo
Bom.. eu acho q esse negócio de ser gay.. Já é um martírio, todos sabem q é... Pq ningúem na verdade gosta de ser diferente da maioria, Já q os héteros o são... Logo os q n o são, são logicamente minoria.... Portanto, n adianta tapar o sol com a peneira, seria o mesmo q querer aceitar e querer q os outros gostem de tudo o q um gosta o outro tem q gostar, como por exemplo, um ser humano fazer sexo com animal,.. Seria preconceito com quem gosta desse tipo de fetiche? Então, atire a primeira pedra quem n teria ojeriza em ver isso... Na grande maioria das pessoas tanto héteros ou não-héteros..., A gente nasce e cresce em um sociedade.... Com regras e comportamentos que nos são passados e para serem vividos nessa vida, n só no Brasil mas em todo planeta pelo que me parece, nascemos e morremos e teremos sempre um pai e uma mãe pra nos gerar, mesmo n sendo pelo método natural, tem q ter o h e a m.. Mas isso já n vem ao caso, somente um exemplo que h e m sempre irão prevalecer sobre os não-héteros, n tem como isso mudar... Mas respeito e aceitação é diferente, vc pode respeitar e aceitar alguém, mas jamais compartilhar dos mesmos gostos e opiniões q essa mesma pessoa... Porque tudo que difere aos olhos de uma cultura ou comportamentos ditos normais... Os q n o são... Pode apostar q serão apontados e execredos tb... N exatamente nesse contexto... Mas exemplificando o raciocínio... Sendo assim, o q a gente faz ou deixa de fazer entre 4 paredes, n precisa ser jogado na cara das pessoas, fazendo as entender o q fazemos com outro h ou no caso m, com outra m.. Eu penso assim... Nunca teremos o respeito e a dignidade q tanto desejamos, sendo gay... Pode parecer um pessimismo exagerado da minha parte, mas hão de convir, que seria o mesmo q um mal cheiroso estiver no meio de uma pessoa limpinha e cheirosa, vc achar q seria normal essa pessoa estar do seu lado e você ter q aceitar, pq isso seria preconceito contra esse indívíduo que no caso estaria encomodando seu nariz e os que estão ao seu lado... a lógica n seria mandá-lo tomar um banho e tb ficar limpinho e cheiroso? Pq além de estar nessa situação, n estaria no "PADRÃO" da maioria... Então... N caberia a deixa, de que teríamos que aceitar isso... (Só um exemplo, pq se a pessoa está mal cheirosa isso se deve a vários fatores... Mas em se tratando de alguém desmazelado ningúem gostaria de ficar perto... E pra encerrar.... Gostar de h ou de m... pode ser normal pra quem gosta.. mas pra quem n gosta.. Nunca vai ser natural o bastante pra poderem aplaudirem isso.. Somente aceitação, mas nunca entenderão... Se vc quer q todos te notem.. Irão notar... Mas pode apostar q vão notar pra poderem sentir pena... Ojeriza e tb o que mais acontece... Rirem de você e fazerem piadinhas, pra vc poder servir de palhaço ou até mesmo de saco de pancada talvez... Sou gay.... Mas tb n acho legal tanta esculhambação por parte de certos gays... Que acham q com seus comportamentos escandalosos as pessoas são obrigadas a achar bonito e aplaudirem tb... Macktub!!!
25-03-2014 às 23:57 Em nome da Tradição
Não tem nada a ver com o tema da matéria, mas conclamo todos os heterossexuais convictos desta imensa Pátria varonil e que sinceramente amam suas famílias, para comparecerem a cada uma das diversas Marchas da Família com Deus pela Liberdade, que estão sendo promovidas nas principais capitais do país para comemorarem os 50 anos da Revolução de 31 de Março de 1964. Talvez a maioria aqui nem era nascida na época, ou se eram, estavam brincando de boneca e carrinho no quintal de casa. Eu, de minha parte, tinha apenas 13 anosnaquele "anis mirabilis". Temos de ir para as ruas e protestar contra este assalto grotesco à Família patriarcal e tradicional brasileira, que assistimos todos os dias, especialmente nas telenovelas desta imoral e nefasta emissora de televisão, a Rede Globo, que até hoje não sei se é mais liberal ou se é mais comunista! Ou se ela é mais uma das inúmeras corporações franco-maçônicas que tem o satânico e grandioso propósito de corromper e destruir, ao lado do liberalismo e do comunismo, a Civilização Cristã Ocidentale todos os seus milenares valores, entre os quais, a Tradição, a Família e a Propriedade?