ASSINE JÁ ENTRAR

Pressionado

Após polêmica relacionada a homofobia, CEO da Mozilla se demite .

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 07 de Abril de 2014

Brendan Eich, que havia assumido o cargo de CEO da Mozilla na última semana, acaba de desistir do cargo. A renúncia veio após as polêmicas que se espalharam na internet, de que o executivo teria apoiado causas homofóbicas.

Eich havia doado US$ 1 mil à campanha pela Proposition 8, uma medida judicial votada e aprovada na Califórnia, que deslegitimava o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em pouco tempo, internautas e seguidores da Mozilla ao redor do mundo rechaçaram a escolha do executivo, justamente por conta de seu posicionamento ideológico.

Um dos principais ataques a Eich veio do OkCupid, uma rede social norte-americana para encontros. Quem acessava o site utilizando o navegador Firefox, da Mozilla, era bloqueado e encontrava a seguinte mensagem: “Olá, usuário do Mozilla Firefox. Perdão por esta interrupção da sua experiência com o OkCupid. O novo CEO da Mozilla, Brendan Eich, é um opositor dos direitos iguais para casais gays. Nós preferiríamos que nossos usuários não utilizassem softwares da Mozilla para acessar o OKCupid”.

Rapidamente, a Mozilla respondeu que era sim, favorável à união homossexual e à liberdade do indivíduo. Além disso, afirmou que a OKCupid posicionou-se sem sequer apurar os fatos com a empresa.

Ao site Gizmodo, Christian Rudder, fundador da rede social, explicou o posicionamento. “Não é como se quiséssemos fazer declarações políticas de esquerda ou direita. Casamento e a forma como as pessoas entendem o casamento é o núcleo do nosso negócio”, declarou. “Para ser honesto, não pensei que isso ganharia tanto destaque. Nosso objetivo era conscientizar as pessoas. Não queremos que ele [o CEO da Mozilla, Eich] perca seu emprego nem nada assim.”

Mas, não teve jeito. Eich renunciou ao cargo justamente por conta de tal questão, e a Mozilla veio pedir desculpas publicamente pela gafe. Veja, em tradução livre, o comunicado da Mozilla:

A Mozilla se orgulha de seguir fora dos padrões e, na última semana falhamos nisso. Nós sabemos por que as pessoas estão ofendidas e bravas, e elas estão certas: nós não fomos honestos com nós mesmos.

Não agimos como vocês esperariam que a Mozilla agisse. Não conseguimos ser rápidos o suficiente para nos engajarmos com as pessoas quando a polêmica começou. Nós pedimos desculpas. Devemos fazer melhor.

Brenan Eich decidiu desistir de seu cargo como CEO. Ele tomou essa decisão pela Mozilla e sua comunidade.

A Mozilla acredita tanto na igualdade quanto na liberdade de expressão. Igualdade é necessária para um discurso significativo. E você precisa de liberdade de expressão para lutar por igualdade. Descobrir como defender ambos ao mesmo tempo pode ser difícil.

Nossa cultura organizacional reflete diversidade e inclusão. Nós somos abertos a contribuições de todos, independente da idade, cultura, etnia, gênero, identificação de gênero, linguagem, raça, orientação sexual, localização geográfica e visões religiosas. A Mozilla apoia a igualdade a todos.

Temos funcionários com uma grande diversidade de pontos de vista. Nossa cultura aberta se estende a encorajar staff e a comunidade a compartilharem suas crenças e opiniões em público. É isso o que distingue a Mozilla de várias outras organizações e nos coloca em um padrão mais alto. Mas desta vez nós falhamos em ouvir, engajar, e nos guiarmos por nossa comunidade.

Apesar de dolorosos, os eventos da última semana nos mostram exatamente por que precisamos da internet. Assim, todos podemos nos engajar livremente nas conversas que precisamos ter para fazer o mundo melhor.

Nós precisamos colocar nosso foco de volta em proteger a internet. E precisamos fazer isso de uma forma que faça você ficar orgulhoso em apoiar a Mozilla.

Os próximos passos referentes à liderança da Mozilla ainda estão sendo discutidos. Nós queremos ser abertos sobre o assunto quando decidirmos o futuro da nossa organização, e vocês terão informações na próxima semana.

No entanto, nossa missão sempre será sempre tornar a internet mais aberta para que nossa humanidade seja mais forte, mais inclusiva e mais justa: é isso o que significa proteger a internet.

Nós saímos dessa com um entendimento renovado e humildade – nossa grande, global, e diversa comunidade é o que faz Mozilla especial, e o que nos ajuda cumprir nossa missão. Nós ficamos mais fortes quando vocês estão envolvidos.

Obrigado por ficarem conosco.

14-04-2014 às 18:50 ERICO
ISSO QUE É UNIÃO, BRAVO!
10-04-2014 às 17:18 Médico
Com certeza, ninguém é perfeito e se masturbar na condição dele, é NORMAL TAMBÉM.
10-04-2014 às 15:41 Santa
O Papa disse que mesmo ele, às vezes comete erros. O que ele quis dizer para sair do pedestal? Não duvido que bata umas boas punhetas!!!!
09-04-2014 às 00:51 Médico para NEREU
Me desculpe se eu te ofendi. Bom, na verdade eu não participo mesmo de nenhuma Igreja e não ajudo em NADA. Mas venho através desse me desculpar se você se ofendeu. Não dou importância para o que as pessoas pensam ou deixa de pensar, (respeito todos). Peço desculpas aos demais religiosos que frequentam esse canal. Passar bem.
08-04-2014 às 16:30 Médico
Por isso eu não participo de nenhuma igreja e jamais dou alguma ajuda a esse povo maldito. Espero que não precisem de mim para nada..... Malditos.
08-04-2014 às 10:36 FAKE IN FACEBOOK
NOSSA PELO VISTO QUANDO O CONTÉUDO É NET SITE DE PESQUIÇA TODAS POSTAM SUA ESCRITA CERTA ERRADO MUITO MENOS SABEM POR QUE INTERVEM A POSTAGEM DO MOÇO HOMEM GRINGO !
08-04-2014 às 08:01 Homem Rosolvido
As igrejas católicas e evangélicas são homofóbicas sim ; usam de seus altares e púlpitos para pregar a homofobia e fazer da bíblia código penal ; essas pregações só não estão mais escancaradas devido aos militantes gays que estão de plantão. Os homossexuais já mais devem respeitar as opiniões de evangélicos ,pois os evangélicos estão se organizando em associação de juristas evangélicos, associação de policiais evangélico, bancada evangélica e metendo a mão nas comunicações. Por favor , não sejam ingênuos. A teocracia está ai, louca atuar no estado brasileiro. Cabe a nós homossexuais aniquilar esse projeto e não dá espaço.
08-04-2014 às 00:55 Alagoano
Eu também não sou feliz nessa condição,mas nem por isso atacaria quem acha que é. Bobagem isso! Acho que os gays devem respeitar as opiniões contrárias...a igreja católica e a evangélica não concordam com a prática gay, e aí? Vamos fechar todas as igrejas do Brasil? Poupem-me! Querem que os outros respeitem as opiniões dos gays, quando os gays não toleram opiniões contrárias...
08-04-2014 às 00:32 lourenço avila
Agora mostrem o quanto são bichinhas revoltadas e me ataquem. querer ter direito, é fácil. Respeitar os das outras pessoas é complicado.
08-04-2014 às 00:23 lourenço avila
Gente é encrivel como duas pessoas precisa de uma folha de papel para ser feliz. que besteira por tudo se faz um auê. Cada pessoa tem direito a sua opnião, os gays podem fazer o que quizer, o Homen não pode descordar da palhasada do casamento entre dois homens, ou mulheres. Sou gay, e se tivesse daria ate mais, não é porque eu, ou alguem Descorda do casamento gay que não sou feliz em tal condição.