ASSINE JÁ ENTRAR

Alerta!

Cinema é criticado após avisar público sobre cenas de sexo gay em Praia do Futuro.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 22 de Maio de 2014

Uma foto publicada na internet pelo professor de turismo Iarlley Araújo tem causado polêmica nas redes sociais. A imagem traz um ingresso para o filme "Praia do Futuro" com um carimbo escrito "avisado". Na descrição, Iarlley explica que quando foi comprar um ingresso para o novo filme do diretor Karim Aïnouz, teria recebido um alerta da funcionária do Cinépolis de João Pessoa: "Senhor, tem certeza que deseja ver esse filme? Pois ele contém cenas de sexo homossexual."

A imagem (acima) foi compartilhada nas redes sociais e gerou um debate sobre homofobia. Muitos internautas destacaram que filmes que contém imagens de sexo heterossexual, violência e consumo de drogas ilícitas não são alvos de alertas semelhantes.

O Diretor de Marketing e Programação da Cinépolis Brasil, Paulo Pereira, afirmou que "o evento ocorrido não reflete em nenhum momento a cultura e os valores da Cinépolis Brasil. Além disso, todas as medidas para que tal questão não ocorra no futuro foram tomadas". Ainda segundo a publicação, uma funcionária do Cinépolis de João Pessoa teria dito anonimamente que "este é um procedimento da empresa para todo o país. Avisamos na bilheteria a cada cliente sobre a sinopse do filme. E esse tem uma questão de gênero, tem imagens fortes".

Mais tarde, a produção de Praia do Futuro postou uma imagem na página do Facebook do filme para responder à polêmica com três avisos:

Nos comentários da imagem, diversos cinéfilos defendem o filme: "Game of Thrones tem cenas de sexo gay e ninguém chorou!", "É absurdo uma obra de arte ter que se explicar sobre se seu conteúdo tem sexo gay ou não. Não me lembro de nenhuma novela de canal aberto se justificando desta forma", "Curioso... as cenas de violências de Tropa de Elite são muito mais chocantes".

O diretor de Praia do Futuro, Karim Aïnouz, manda o recado: #HomofobiaNãoÉANossaPraiaO diretor de Praia do Futuro, Karim Aïnouz, manda o recado: #HomofobiaNãoÉANossaPraia

Praia do Futuro traz Wagner Moura no papel de Donato, um salva-vidas que trabalha na praia de Fortaleza, Ceará, que dá nome ao filme. Após se apaixonar por um turista alemão (Schick), Donato deixa o Brasil para trás e passa a viver em Berlim, desapontando seu irmão Ayrton (Jesuíta Barbosa), que anos depois vai para a Europa em busca daquele que ele costumava venerar. O longa foi exibido na principal mostra competitiva do Festival de Berlim em fevereiro deste ano.

27-05-2014 às 15:56 higor santoro
Vocês reclama tato do roteiro por que vcs nu produz um melhor ?
26-05-2014 às 22:51 Silvanir lacerda
Fechou abalou
25-05-2014 às 01:13 Lauro
A única cena constrangedora foi qdo o irmão encontra o outro depois de uma decada e diz que ele é "um viado que gosta de dar o cu escondido no polo norte". O cinema todo do shopping Jk começou a rire ficou por isso mesmo. No roteiro do filme Clube de compras Dallas eles fizeram o publico cair em piadas homofobicas mas depois fizeram a identificação se transfomar em desconforto. Roteiro de gênio.
24-05-2014 às 18:45 Leo para Guedes
Não é bem assim não. Fui comprar assim que foi lançado o DVD do filme Brokeback Mountain em uma filial das lojas americanas faz um tempo no RJ e o atendente de caixa fez questão de fingir que o filme não estava passando, mobilizou praticamente a loja inteira (propositalmente), outra vez foi numa exibição de um filme também gltb onde eu tinha meia entrada e a atendente veio com a conversa de que minha carteira não era original, isso numa fila com um monte de gente me olhando, eu disse a ela que chamasse o gerente ela esfregou o número da carteira e para seu espanto verificou que era original, a sorte dela que eu queria ver o filme e não sou rancoroso, mas que magôa, isso definitivamente sim..
24-05-2014 às 10:05 Guedes
Tem gente que vê discriminação em tudo!
24-05-2014 às 07:17 Estêvão/PE
Assisti dia desses ao filme Do lado de Fora, que tem também temática gay. Qdo entrei no cine vi uma mulher com grupo de crianças. Nem toda criança é capaz de entender. Nem todo adulto consegue explicar de forma madura que duas mulheres e dois homens podem se gostar, se amar, não é apenas sexo , putaria. Resultado: ela saiu antes de terminar o filme. S Se tivessem lhe dito a sinopse, ou melhor, bastava ela ler a sinopse , não teria acontecido isso. Não acho que foi homofobia por parte do Cinépolis JP, a funcionária apenas cmentou que existem cenas de sexo gay, assim como Alemão, Tropa de Elite têm de viol^ncia explicita.
24-05-2014 às 02:21 Luciano
Estou doido para assistir esse filme. Imagino os homens do lado de suas namoradas e esposas no cinema ouvindo elas criticarem a cena sem saber que eles saem com homens na encolha.
24-05-2014 às 02:13 Tadeus
Olha, até qria dizer q o filme era ótimo. Mas achei sem graça e nada envolvente. Até as cenas de sexo o mundomais faz melhor.
23-05-2014 às 07:48 HENRIQUE
POLÊMICAS A PARTE O FILME É ÓTIMO !!!!!!!!!!!
23-05-2014 às 02:35 Butuco
Cara filme parado demais. Sem envolvimento com os personagens. Fotografia feia, trilha sonora desestimulante . Sem historia só um conto que fala o que a gente não viu no final. Cansativo e bobo. Quem nunca viu casal gay em filme dublando musica francesa quando estao sozinhos? Valeu pelas bundas e necas.