ASSINE JÁ ENTRAR

Jogos da Mente

Cineasta brasileiro Ricky Mastro comenta seu primeiro longa. Confira!

por Redação MundoMais

Terça-feira, 24 de Junho de 2014

O cineasta brasileiro Ricky Mastro conversou com o site Heloisa Tolipan sobre seu primeiro longa, batizado de Jogos da Mente, que conta a história de um grupo com quatro amigos portadores de HIV que são obrigados a enfrentar a chegada de um quinto membro ao clã, o que desestabilizará as relações aparentemente tão bem fundadas entre eles.

Aparecida Petrowky, Paulo Vilela, Rodolfo Valente, Rodrigo Dorado e Augusto Volcato são os protagonistas do filme. “Eu tive esse processo de conversar com todos os atores, um por um, e explicar tudo direitinho. No final, até minha produtora chegou e disse ‘eu não sabia que eles [soropositivos com aparência saudável] existiam’. Inclusive, vários amigos, quando souberam do projeto, já chegaram logo e comentaram comigo que são portadores, mas que não têm coragem de conversar sobre o assunto porque é tabu e não querem ser tratados como doentes. O que me incomoda mesmo é que ninguém fala da doença”, contou Ricky ao site.

O cineasta ainda explicou que sentiu necessidade de abordar o tema após uma viagem aos Estados Unidos. Ele reparou que a doença ainda era pouco discutida no Brasil e que havia muita ignorância sobre o assunto, especialmente entre as pessoas com mais de 25 anos, a faixa mais afeitada pelo vírus HIV. “O cinema ainda não abordou o HIV como sendo apenas uma das facetas do personagem. O meu filme não tem a pretensão de ser uma apologia ao sexo seguro ou à camisinha, ele apenas evidencia que quem precisa cuidar de você é você mesmo”, completou o diretor.

Jogos de Mente deve chegar aos cinemas após 2015.

Ricky MastroRicky Mastro

26-06-2014 às 09:34 Nereu para Laercio e Renzo
Infelizmente em nosso pais, nossas autoridades não discutem absolutamente nada. Os grandes debates são postos de lado, tudo em nome desse povo que se diz religioso, e são covardes para enfrentar nossos reais e principais problemas. Além do HIV (AIDS) existem outros temas que precisamos colocar em discução, em análise, para conseguirmos uma sociedade mais justa, real, verdadeira. Mas enquanto as pessoas acharem que em nome de Deus, podem se meter na vida intíma dos outros, faltando com o respeito ao próximo, nada vai ser feito. Vejam só o caso das eleições, a candidata oficial só se preocupa em negociar com partidos nanicos, interessados em cargos, nada de relevante é colocado em pauta. E os adversários dela, são covardes o suficiente para continuar na mesma linha. Infelizmente não temos saída!
26-06-2014 às 08:45 Laercio ( resposta para o Renzo0
Renzo , concordo com vc, acho que a falta de diálogo sobre o assunto leva ao preconceito....pena que as autoridades do nosso país, não se preocupam com a " divulgação da discussão"........a Aids, não vai ser eliminada ou erradicada apenas com cuidados, como é um virus, hoje pode-se controlar..... de tempos em tempos ele aparece.......vamos debater e conversar naturalmente sobre o assunto!
24-06-2014 às 10:57 Renzo
Acho válido toda divulgação, informação a respeito desse vírus. Talvez assim os esforços mundiais se empenhem mais em descobrir a cura disto. Por outro lado, hoje os soropositivos que se cuidam vivem muito bem, como diz a matéria, várias pessoas super saudáveis, bonitas possuem o vírus e nem imaginamos, porém vivem no esconderijo devido ao tabu, preconceito e falta de informação. Hoje existem vários casais sorodiscordantes vivendo muito bem, é questão é se cuidar, prevenção, informação, tem gente que ao descobrir alguém com HIV imagina que até de conversar vai se pegar o vírus.