ASSINE JÁ ENTRAR

Atitude já!

Como podemos (e devemos) agir diante de uma traição? Descubra!

por Redação MundoMais

Terça-feira, 22 de Julho de 2014

Hoje em dia, a lei da oferta e da procura está em alta. Além disso, inúmeros aplicativos para encontros estimulam a libido e o desejo. O resultado? A traição pode ser vista por uns como algo prejudicial, e para outros apenas como uma forma de tentar se encontrar ou de lidar com alguma situação do relacionamento. “Ser traído ou trair é algo comum. Devemos partir do ponto que traições ocorrem. E uma vez que elas ocorreram você deve se perguntar, sinceramente, se acha que consegue deixar isso de lado e voltar a ter uma vida plena e feliz ao lado da pessoa amada, ou então seguir uma nova vida sozinho”, explica o psicólogo, Marco Antonio Nicoletti Benedicto.

Não existe lugar certo para conhecer alguém. Se a pessoa está em busca de apenas uma “aventura”, pode ter certeza que ela irá encontrar. Mas e quando você descobre a pulada de cerca do companheiro ou companheira, o que fazer? Veja algumas dicas para dar a volta por cima.

Aceite que dói menos!

O que está feito não pode ser alterado. Sendo assim, veja a situação com olhos de “preciso dar um jeito nesta sujeira”. Não se culpe por nada. Claro que a pessoa pode culpá-lo disso ou daquilo, mas seja sensato, este artifício nada mais é do que uma forma de tirar o peso das costas do traidor. Aceite os fatos, encarar dói (e muito), mas superar é uma opção que só você pode tomar.

Pegue o banquinho e conversem

Conversar é sempre o melhor remédio. Os ditos populares estão aí para não nos enganarmos (pelo menos isso, né?). Para o especialista Benedicto “é interessante que haja um papo sobre os motivos que levaram a esta traição.” Detalhes demais podem ser ruins, mas fuja dos clássicos: “Estava bêbado! Nunca mais vai ocorrer”, “Foi um deslize em um momento de carência”, etc. Ou seja, se a traição ocorreu, algo não estava funcionando completamente no relacionamento (pelo bem ou pelo mal, é hora de tirar alguns esqueletos do armário). Achar o que não estava funcionando vai ajudar ambos a entender algumas falhas pessoais que estão afetando a relação. Lembrem-se: esse tipo de conversa não é simples e nem fácil. Espere a raiva passar e só então sentem para conversar. Se somente o diálogo não der jeito, procure uma terapia para casais.

Não reflita, tome uma atitude.

Este papo de “pare e pense” pode não ser bem o que você imagina. Se você o pegou no flagra ou não, isso pouco importa. O necessário neste momento é não deixar que a imaginação vá mais longe. Você tem dois caminhos apenas: ou esquece e continua levando a vida, ou termine a relação. De acordo com Nicoletti Benedita, se você acha que não consegue levar a relação adiante, é melhor a relação parar por aí mesmo.

Passado – Presente – Futuro

Não se esqueça de ser grato pelo que vocês tiveram, mas a vida deve continuar. Remoer o passado dói, ainda mais quando focamos nas coisas negativas. E não adianta os amigos dizerem: “Esquece isso… Deixe pra lá… fulano não prestava mesmo”. Eles podem estar certos, mas quando amamos ficamos cegos por um tempo. Foque no hoje, valorize-se e volte sua atenção para projetos futuros. Não entre numa outra relação se for para esquecer a anterior. Não entre numa bad trip de “preciso arrumar alguém! Olha a minha idade!”. Bobeira! Os melhores vinhos são de safras e colheitas clássicas, por isso são caros, suaves e desejados.

Amor próprio

Parece bobeira, mas quando deparamos com uma traição, nos culpamos e até deixamos de dar atenção a nós mesmos. A traição não ocorreu por falta de beleza, falta de amor, ou porque a sua barriga não está tão definida (E se foi por estes motivos, dê glória a Deus). Tente se conectar com coisas que façam sentido, como amigos, hobbies, etc.

Aprecie o seu momento

“Geralmente ir atrás de outras pessoas para preencher um vazio afetivo é uma maneira ruim de iniciar um relacionamento, pois ele estará começando com toda a pressão e expectativas frustradas do anterior. Conecte-se com você e com o que lhe faz bem e garanto que dias melhores virão. Afinal, não existe uma única tampa para a nossa panela!”, declara o psicólogo. Então, meu querido, um dia de choro e o outro de alegria. Quem lhe ama de verdade valorizará o que você tem a oferecer. A relação principal, antes de qualquer outra, é a que você tem consigo mesmo. Por fim, um conselho, não permita sofrer pelos erros dos outros!

31-07-2014 às 15:02 fadinha s2 siririca
Seu tom foi bem mais que incisivo e desnecessario. Me deixaria tão espantado como você fica se já não esperasse esse tipo de comportamento de caras como você.Não vejo nada contra você defender algo, mas existem formas de falar respeitando as opiniões/escolhas alheias. Não despeje nos outros os rancores da sua vida. Elas sofrem tanto quanto você ou mais. Sou contra demonização tanto de um lado quanto de outro.Ninguém tem direito de determinar padrões para vida alheia.Mas temos que exercitar sabe respeito. Você projeta nos outros os dissabores que você teve no seu caminho e usa de agressão pra argumentar, resultado: se descontrola e acaba apelando pra baixaria. Estamos todos no mesmíssimo barco. ;vejo até que você até tem um pouco de cultura pelo jeito mediano que se expressa, então use suas experiências para o melhoramento do seu espírito não para sua própria deterioração. Boa viagem tá, pra você e seu conceito elevado de felicidade...
30-07-2014 às 12:41 Siririca Redonda a Fadinha
O tom incisivo foi necessário pois estou defendendo o lado demonizado. O lugar comum é dizer que se é ético, inteligente, amável, bom, respeitoso, exemplar apenas se vc seguir o modelo monogâmico e de preferência assexuado, melhor ainda se disser aos quatro cantos que , como está comprometido, nem frequenta o meio gay. Isso não lhes dá o direito de jogar na fogueira quem não acredita nesse modelo. E é fácil ver comentários mesquinhos de pessoas encaixadas no padrão idealizado pela sociedade àqueles que não se encaixam nesse padrão. Continuo dizendo que me espanta gays, que sabem o que é não se encaixar nos padrões, agredindo e desmerecendo quem não atende a suas expectativas de mundo. Escuto de um amigo meu sempre críticas a casais gays que tem relacionamento aberto. Meu deus , a vida é de quem? Quem sou eu para determinar padrões de comportamento para a vida alheia? E quanto ao post em que desejou que tivesse felicidade, muito obrigado. Adoro ser feliz. Aliás: quem está indo para a Gay Pride de Amsterdam e para o Circuit Festival Barcelona põe o dedo aqui ...no meu edi! Vamos arrasar! Todo mundo de KLM!
29-07-2014 às 14:58 a fadinha que ama siririca
Não só leio bulas como todos os seus posts e vi a evolução deles, é facil fazer a não foi bem isso que eu queria dizer quando foi você quem começou a atacar nos posts dos outros que tinham uma escolha diferente da sua. O que pra você pode ser um discurso falso, pra outros podem ser a verdade/ a escolha de vida deles.Fique feliz porque realmente monogamia não é a única verdade universal taxativa sobre a felicidade de um casal.Mas poligamia ou relacionamentos abertos também não. Suas experiências pessoais também não e nem as minhas.Por isso respeito e compreeendo as decisões, dores e fraquezas alheias, assim como as suas. Seus posts tem sempre um tom de mágoa e amargura pelas coisas que você passou e todos nós passamos, mas isso deveria te servir de lição pra ser mais respeitoso com as escolhas pessoais alheias e não atacar. Cada um escolhe seu caminho em direção a felicidade pretendida mas você é que taxa de destinados a infelicidade relacionamentos que escolhem ser monogâmicos, com base nas suas experiências pessoais "universais"...
29-07-2014 às 11:20 Siririca Redonda para Fadinha
Ai, quanta meiguice da sua parte! Se vc costumar ler bula de remédio é capaz de entender que relatei uma experiência pessoal que me fez sair desse discurso dominante de que o mais importante na vida de um casal é a monogamia e a fidelidade recíproca. Jamais desejaria a infelicidade para quem pratica esse discurso, seja com sinceridade, seja com hipocrisia. Mais uma vez digo, de maneira bem terna, para não assustar seus nervos de menino mimado: apenas não aceito que transformem esse discurso como a única verdade e como instrumento para se afirmarem como melhores ou superiores a quem não segue essa cartilha. O mais risível são gays cultos que vivenciaram o preconceito agirem demonstrando qualquer aprendizado, demonizando as escolhas alheias. E é ridículo, gays, por inclusão social , procurarem ser mais xiitas em suas posturas do que os próprios heterossexuais. Conheço um casal homossexual juntos há 30 anos, conselho de felicidade: querer mesmo a felicidade do outro e serem amigos acima de tudo, sendo capazes de falar sobre tudo e nunca precisando fazer nada as escondidas. Me identifico isso, porque vivi já a outra maneira...
29-07-2014 às 01:18 Carlos - SP
É por isso que estou bem e muito bem sozinho e não é por não ter condições de ter alguém, porque sei que tenho capacidade de sobra para isso. A partir do momento que você assumiu um relação com uma pessoa, o mínimo que se deve a ela é respeito, quer ficar na PUTARIA PORRA, fica só!! Faça das palavras da pessoa que escreveu este texto as minhas: "Se eu perdoaria uma traição? Claro! Meu coração é nobre e sempre há perdão nele. Eu diria: “Amor, eu te perdoo”. Depois juntaria minhas coisas e nunca mais apareceria, mas eu perdoei, tá? Acho que não existe nada pior do que uma traição. Se dedicar, se entregar, amar a alguém e esse alguém te trair. “A carne é fraca”, justifica. A carne é fraca, mas eu sou forte e não mereço alguém assim do meu lado. Tudo bem que há os modernos que vivem em relacionamentos abertos. Se eu acredito em relacionamento aberto? Acredito! Relacionamento aberto, aberto ao fracasso, aberto ao fim, aberto a mágoa, aberto a toda falta de reciprocidade e dignidade sentimental que se possa imaginar. Afinal, o que é mesmo amar? É escolher uma pessoa entre milhões de especies disponíveis no mundo e elegê-la ao cargo máximo de estar única e exclusivamente ao seu lado. Se é pra ficar comigo e com mais todo mundo que aparecer na reta, eu prefiro ficar só! Em uma traição não importam os motivos de quem traiu, mas a dor de quem foi traído. Se traiu porque sentiu-se atraído, sinto muito, mas eu não sabia que estava namorando um imã que atrai tudo e todos, portanto, controle-se! Se traiu porque passou a gostar de outra pessoa, lamento, mas você não é nenhum líder religioso que é obrigado a amar a humanidade e, se fosse, isso excluiria o contato sexual. Traição não é oportunidade, nem escolha, é caráter “Caráter é uma linha reta, não faz curvas”. E se você gosta de andar em círculos, ande sozinho. Faça um exercício: toda vez que sentir vontade de trair, lave uma privada, pra você lembrar que toda traição termina assim: em merda. E no amor não basta apenas dar a descarga! A questão não é ter tudo, é escolher alguém e fazer dar certo. E se você não está disposto a ficar com uma pessoa só, sinto muito te informar, mas o seu destino é morrer sozinho."
28-07-2014 às 21:32 Amei o fadinha verde amarela
Engraçado é que você diz respeitar mas seu tom de discurso (na maioria das mensagens)sempre é atacando. Você mesmo grita sua verdade como se fosse a verdade universal. Na sua própria resposta, crítica a crença pessoal dos outros que escolhem monogamia. Seu próprio tom é de tirania e imposição crítica a quem pensa diferente de você.Continuo desejando felicidades pra você, você precisa ...
26-07-2014 às 18:22 Patrick P Thor
As pessoa hoje em dia valem oque tem.Quem realmente não tem.Simplesmente passem bem...mais bem lonnnnge é claro.
25-07-2014 às 22:20 para siririca redonda
Vejo que você é tao critica com as sonhadoras que como você mesma disse quem vai terminar a vida sonhando com esse seu tipo de namorado idealizado é você. Só resta a você desejar sorte e felicidades. Pq ta parecendo que voce no seo olimpo vai ter o mesmo fim de todos os gays mortais ...
25-07-2014 às 22:08 Denis
fidelidade é questão de caráter ou vc tem ou não.
25-07-2014 às 22:00 roberto
Cada um que busque seu caminho pra sua felicidade.como melhor se sentir.mas vejo tanta forçação de barra, textos imensos pra provar que aceitar ser traído por quem você mais ama é normal,que percebo nem elas mesmas alcançaram essa verdade que elas acreditam. Aceito sim, que vivemos num mundo atual de pessoas egoístas, esvaziadas e indiferentes aos sentimentos do outro. Cada um dá aquilo que tem dentro de si, da sua alma.