ASSINE JÁ ENTRAR

Até que o papel nos separe!

Depois da conquista do casamento, gays começam a se divorciar.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 04 de Agosto de 2014

Um fato curioso já começa a acontecer no Brasil, depois da conquista do casamento gay em 2013: a separação de casais formados por pessoas do mesmo sexo.

De acordo com a Folha de São Paulo, advogados começam a atender os primeiros divórcios gays em São Paulo.

Dentre eles, está o caso de Carlos e Rui, que se casaram no papel em dezembro de 2012 e que agora querem se divorciar também no papel. Eles garantem que não houve nenhum problema no processo. "Foi tudo tranquilo, como foi tranquilo se casar", garante Carlos.

O advogado Dimitri Sales revela outro caso curioso que atendeu recentemente: o de um ex-casal em que um quer ganhar pensão após a separação e o outro nega a obrigação de pagar. "A lei pode ser dura. Mas a gente não queria ser tratado igualmente? Pois eis", declara.

Diante da separação, Carlos só não quer que seu sobrenome seja divulgado na imprensa. O motivo? "Não vou ser a cara do fiasco do casamento gay". Então tá!

11-08-2014 às 18:43 Roberto p/ assinante recife 3
Concordo com você plenamente, cara. É bom conversar com gente com mente mais aberta tranquila e o nosso dialogo aqui se torna uma contribuição para ambos, com complemento de idéias e pontos de vistas respeito e a oportunidade de novas amizades, coisa rara aqui, meu email é intenseloveoflife@gmail.com podemos nos comunicar.
11-08-2014 às 17:18 Assinante de Recife
Roberto. Entendi, pode ficar tranquilo que eu não te vou atacar (rrs). Bom o que quis dizer é que encontrar uma pessoa fiel é como achar uma agulha no palheiro. Se a pessoa encontrar alguém fiel de verdade, que solte os fogos de artifício e vá correndo pra casa lotérica mais próxima de casa, pra fazer seu jogo da Mega Sena, pois tem sorte suficiente pra ganhar na loteria, mesmo sendo 1 chance em milhões. O que digo é a grande maioria das pessoas se enganam (porque querem se enganar), achando que encontraram um "fiel". Aí depois da realidade que descobrem, viram que o seu relacionamento não passava de um antro de mentiras. Se uma pessoa quiser se apaixonar por outra fora do casamento, a tendência é que seja num casamento fechado, pois diz o ditado: "O que é proibido é mais gostoso". ... Já se o relacionamento é aberto, a verdade ajuda o casal. Quanto mais o relacionamento é fechado mais a pessoa irá querer provar outros sabores, e terá se relacionamento como uma chatice. .... Tem uma música da Rita Lee canta que chama "Amor e Sexo" e diz: "Amor sem sexo... é amizade". Ou seja: muitas pessoas podem pensar que um casamento de um casal depois de décadas vira um casamento de fachada. Mas, se no casal um ficou traindo o outro a vida toda, num relação cheia de mentiras, não vai sobrar nem a fachada, nem o sexo e nem a amizade, vão sobrar duas pessoas que se detestam, um se sente preso, outro se sente enganado. ... Por outro lado; o que digo é isso, que o relacionamento aberto (que NÃO é permissão do tipo: "transe com quem quiser"), é aberto no sentido da verdade, de ser leal a outra pessoa, tendo a ser bem sucedido. ... Mas, relacionamentos fechados,com promessas vazias de "fidelidade" irão induzir a pessoa a ver seu casamento com uma chatice, e a pessoa irá sim procurar uma diversão fora, num casamento fechado muito mais chances de infidelidade, do que uma pessoa que esteja num casamento aberto.
11-08-2014 às 15:07 Roberto p/ assinante recife 2
Vou falar no geral nada direcionado a você pelo amor de Deus tá. Aviso logo pq as pessoas aqui se atacam muito e eu sou uma pessoa muito tranquila, kkkk. Concordo com você pois penso semelhante. Tenho uma ideia de relacionamento parecida com a sua. Mas por certas experiências que vivemos em relacionamentos ou por observar apenas de fora outros relacionamentos/atitudes tendemos nos decepcionar com o mundo a nossa volta e achar que todo mundo trai e isso é uma ideia vendida e comprada por todos que se torna real e acaba construindo esse mundo a nossa volta. E não é verdade. Se sairmos dos nossos universos que costumamos transitar e conhecermos outras realidades outros tipos de pessoas vamos ver que existem sim pessoas fieis e que existe esse amor possível. Apenas não é a minha e nem a sua natureza, entende. Existem sim pessoas que conheço e não casos isolados que se amam e são fiéis, que se satisfazem com uma pessoa só, que amam de paixão e encontraram uma pessoa que mexe completamente com elas. Creio que tudo tem a ver com duas pessoas com ideia de relacionamento semelhantes se unirem, se respeitarem, se amarem, terem objetivos de vida em comum e estarem dispostos a viver esse comprometimento.Disposição mútua. Outras não estão prontas pra isso, compreendo. Acho que a ideia que você quis passar é que ninguém tem o controle/poder sobre ninguém. E essa perspectiva de fidelidade realmente aprisiona, sufoca se torna obsessiva. Embora aprendi que ciúmes sempre existem em todos os tipos de relacionamentos, ninguém é imune a tudo. O mundo passou a vender uma ideia de desesperança que fidelidade é algo impossível e não é. Tem gente cujo espírito tem essa natureza dentro de si. E o legal é quando ela encontra outra pessoa disposta ao mesmo que ela. Não quando se entra numa relação sabendo que não vai conseguir cumprir o combinado nem quando se entra numa relação se iludindo achando que vai poder mudar o outro, prendê-lo. Eu particularmente penso como você, acho que traição só existe se alguém é enganado. Se jogamos limpo, transparente, honesto numa relação ambas as partes estão conscientes, ou se aceita ou não. Sou uma pessoa de espírito livre, não gosto de me sentir preso, cobrado, sufocado. Mas acho que isso não tem tanto a ver com fidelidade mas com a insegurança do outro, com medo de nos perder e a segurança que não passamos pro outro de estarmos juntos porque queremos e que não são aventuras que vão abalar a escolha que fizemos, que foi aquela pessoa pra ser nossa companheira. Mas tem gente que decide pela fidelidade como uma aliança importante, que está satisfeito com seu parceiro (inclusive sexualmente) e vive uma vida feliz com cumplicidade. Eu prefiro não julgar.Afinal quando nos tornamos juízes dos outros a vida nos julga de volta para mostrar que não temos esse direito.Como disse penso semelhante a você e admiro pessoas com essa honestidade, enxergo em você uma pessoa bem mais consciente que muita gente hipócrita e xiita. Concordo que hoje em dia relacionamentos onde se cumpre a fidelidade são raros, mas essa situação foi toda uma construção da história humana, baseada no machismo e sexismo, usando como justificativa o instinto animal masculino, a dominação do homem sobre a mulher, provar mais ou menos masculinidade e transposição dessse universo hetero para o universo homo. Nós somos seres humanos não animais. Nos raciocinamos e sabemos que magoamos os outros com as nossa escolhas. Daí a importancia ,quando cabe a nós a decisão, de jogar limpo quando não sabemos se vamos conseguir cumprir um compromisso sério de fidelidade, onde nosso egoísmo vai acabar fazendo o outro sofrer.É como um resquício da construção das relações na nossa sociedade ao longo da história. Apenas discordei porque você passou uma ideia de fidelidade de peso, cobrança, prisão, propriedade (que entendo que é a da grande parte - me lembra aquelas pessoas ciumentas loucas obsessivas) e nem todo mundo vê assim. As vezes pessoas simples vêem nisso uma aliança, comprometimento com amor mutuo, dedicação. Embora reintero que mesmo num relacionamento aberto podem ter estas mesmas coisas. Vejo mais como uma escolha/decisão pra parceiros que acreditam nessa ideia e eles que se resolvam. Acho que o sucesso/fracasso de um relacionamento/casamento , abertos/fechados, caminha mesmo pra passar por cima da fidelidade e terá mais a ver com pessoas com posturas, ideias, temperamentos, pensamentos semelhantes sobre relacionamentos e de como curtir a vida juntos. Concordo com você se a pessoa não se sente preparada para viver uma relação de fidelidade pra que assumir esse compromisso, enganar, trair, num mundo livre que vivemos hoje e que podemos ficar com quem quisermos. Talvez o ser humano precise caminhar pra um autoconhecimento de si e de qual relacionamento que lhe cabe, antes de iludir outros assumindo um compromisso que sabe que não poderá cumprir. Infelizmente estamos um pouco longe disso e seria benéfico para as relações, teriamos relaçoes mais leves, sem ilusões, mais fortalecidas. Um grande abraço cara.
11-08-2014 às 08:51
Gente, não quero ficar aqui tecendo conjecturas ou discutindo ponto de vistas, até porque cada um tem o seu, e essa discussão não vai acabar nunca. O que eu quis aqui é chamar a atenção para a realidade...será que ela não aponta nada? Será que ela não nos convida a reflexões mais sérias além desses "lugares comuns" sem novidades, que, inclusive o mundo gay continua se alimentando por ele? Tipo, fidelidade imposta, casamento fechado e coisa desse nível? Mas, tudo bem, quem quiser continuar nessa ilusão, que continue, e seja feliz...ou melhor, "finja que são felizes", quem agradece é a sociedade que se alimenta de hipocrisia. Aliás, já tô cansado de levar cantada de gente casadinha defensora desse mesmo princípio que a maioria aqui defende. Mas, problema de cada um, não vou discutir, até porque esse mundo gay é muito controverso.
11-08-2014 às 06:38 Assinante de Recife
Olha Roberto, o que eu quis dizer foi que as pessoas fazem promessas das quais visivelmente não vão cumprir. Tem dois tipos de infidelidade: quando a pessoa tem um caso paralelo por anos com outra pessoa, e quando a pessoa é infiel de vez em quando. ... A solução é quando a pessoa tem um caso paralelo, ou ela é honesta e escolhe a quem ama de verdade, OU ela abre a verdade e as partes envolvidas ficam sabendo das história toda, e aceitam aquele "harém". .... O que eu digo é que "fidelidade" por mais bonito que seja, é uma ilusão, ninguém é dono de ninguém. Eu tenho menos de 30 anos, aí eu namoro uma pessoa e caso, e aí vou passar 50, 60, 70, 80 anos transando apenas com a mesma pessoa??? É disso que falo entende. Sou contra a pessoa ter dois relacionamentos paralelos sem que as duas partes envolvidas saibam uma da outra, mais importante que a "fidelidade" esta a lealdade .Mas uma traição de vem em quando, isso é algo normal nos dias de hoje. Se tem pessoa que fazem acordos do tipos de fidelidade, sinceramente a maioria esta se iludindo, uma das partes pode até cumprir, mas outra não vai. Concordo que existem pessoas fiéis que encontram outras fiéis e são felizes, mas é beeem raro, nesses casos o que rola muito é hipocrisia. Portanto a tendência é quem espera fidelidade do(a) companheiro(a) é se decepcionar. Pois o grande fracasso dos casamentos é a cobrança irreal de fidelidade, quando pouquíssimas pessoas são fieis. O casamento sim pode dar certo, desde que as pessoas se amem, se respeitem, falem a verdade. ... Resumindo: É melhor um casamento aberto, falando a verdade. Do que um casamento hipócrita com uma pseudo"fidelidade", cheio de mentiras, e de cobranças chatas.
11-08-2014 às 00:04 Econômica
Meu sonho é casar porque sei que esse sonho não paga imposto.Prefiro continuar sonhando em casar.
10-08-2014 às 22:54 Robertope p/ assinante recife
Concordo até a metade do seu raciocínio. Só discordo no trecho em que você associa fidelidade a prisão e propriedade. Fidelidade é um acordo entre duas pessoas que decidem isso sem dramas como algo fortalecedor pra aliança que é uma relação. Ja vi casais heteros e gays que são fieis porque realmente amam e admiram de paixão o outro e se sentem completos e satisfeitos com o parceiro do jeitinho que ele é. Mas a regra de um casal não se aplica a todos, cada casal estabelece suas regras da relação. Importante é a gente encontrar quem pense como a gente, pra não precisar enganar viver uma vida dupla, magoar quem não suporta viver estas relações livres. Porque as vezes a gente tende tanto a só olhar o lado do que a gente quer que cai num egoísmo que se esquece de se colocar no lugar do outro a quem a gente vai ou está fazendo sofrer.
09-08-2014 às 18:18 Assinante de Recife
Eu não acho que o casamento seja uma "instituição falida", mas que o casamento precisa de grandes mudanças, ah isso precisa. Seja homem + mulher, homem + homem, ou mulher + mulher. Um dos principais fracassos do casamento é a ideia de "fidelidade", num exemplo; por mais que a pessoa goste de feijão, um dia irá cansar comer apenas feijão todo dia durante 50, 60 anos. Sou bissexual, e o homem ou mulher que ficar comigo, terá que saber que é meu amor, e não meu dono. Me permito sim namorar duas pessoas ao mesmo tempo, apesar de eu ser do tipo que demora muuuito pra se apaixonar.
07-08-2014 às 20:48 Joca para Vini buba
Parabéns pelo comentário honesto e preciso. Tombou com a outra, viado!
07-08-2014 às 08:22 Vini Buba
Ai meu deus, o mundo vai acabar em fogo! Ai, o casamento esta falido! Nossa deve ter feito muito consignado. Não é porque o mundo que vc frequenta apresenta uma desculpa para se comportar de modo menos duradouro que todo o mundo deva agir assim. Seja feliz sem nunca ter construído uma vida compartilhada com alguém. Realmente me parece muito fácil e excitante trocar de namorado sempre que os problemas aparecem. Só tenha uma boa economia para não terminar só na velhice. Beleza passa e só sobra o dinheiro, e claro , o amor. Não é porque a violência aumentou no Brasil que vou comprar um estilete e sair atacando nos faróis, acredito num ser humano melhor e na felicidade real. Quero me casar com alguém que tenha a paciência para construir algo, talvez mais difícil de encontrar nesse mundo imediatista. Sejam todos felizes, cada um a seu modo. Alguns se alegram fácil com uns goles de Chapinha, Forqueta, Sangue de Boi...prefiro uma bebida melhor elaborada, preservada por tempo adequado no barril de carvalho.