ASSINE JÁ ENTRAR

Fala, Brasil!

Saiba o que os candidatos à presidência se propõem a fazer (de fato) para os LGBT.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014

No dia 5 de outubro, os brasileiros terão de ir às urnas para votarem em deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da república.

De olho naquilo em que os presidenciáveis querem (de fato) para a população LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans - eis a pesquisa do programa de governo de cada um, com a listagem de em quais momentos o grupo é mencionado e quais são os projetos voltados para a comunidade.

Isso porque, no programa de governo, os presidenciáveis se propõem voluntariamente e livremente a escolher os projetos do possível mandato, sem a interferência de perguntas de jornalistas ou temas propostos por outros - mostrando claramente quais são as próprias prioridades no que diz respeito ao futuro do Brasil e dos brasileiros.

Confira:

Dilma Rousseff (PT)

Nas 25 páginas, Dilma menciona a comunidade LGBT em um momento, mas sem se aprofundar na questão ou apresentar projetos:

"A luta pelos direitos humanos se mantém, sempre, como prioridade, até que não existam mais brasileiros tratados de forma vil ou degradante, ou discriminados por raça, cor, credo, sexo ou orientação sexual".

Aécio Neves (PSDB)

Com 76 páginas, Aécio aborda a questão LGBT em oito delas e diz: "Será dada forte prioridade às políticas afirmativas em relação aos setores mais vulneráveis de nossa sociedade, em especial às mulheres, idosos (...) LGBT, quilombolas, ciganos...". Dentre as propostas estão:

- Elaboração do 4º Plano Nacional de Direitos Humanos que complete e aperfeiçoe as políticas públicas relativas aos direitos humanos, em especial quanto aos setores mais vulneráveis como mulheres, (...) LGBT, quilombolas...

- Implementação de políticas públicas contra qualquer tipo de intolerância.

- Apoio a linhas de pesquisa universitárias relativas a questão étnico racial e de diversidade sexual.

- Estímulo aos movimentos afrodescendentes, LGBT, indígena e cigano para promoção de eventos contra o racismo e a homofobia.

- Organização de Protocolos de Prevenção ao Racismo e Discriminação por Orientação Sexual com participação das Políticas de Justiça, Direitos Humanos, Assistência Social, Educação, Saúde e Igualdade Racial em ampla parceria com a sociedade civil.

- Ampliação da participação da Comunidade LGBT nos debates do Programa Brasil sem Homofobia, e articulação deste programa com as iniciativas estaduais e municipais.

- Oitiva permanente, através do Fórum Nacional de Diálogo, das reivindicações dos movimentos sociais que lutam pela garantia de direitos de Negros, Indígenas, Ciganos, Quilombolas e LGBT.

- Articulação das Políticas de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Educação, Previdência, Direitos Humanos e Justiça para garantir que o Governo atue de forma permanente e integrada na defesa e no acesso a 18 todos os direitos sociais das comunidades afrodescendentes (...) e LGBT.

Marina Silva (PV)

O programa tem 62 páginas e fala duas vezes sobre o grupo LGBT. A primeira, para dizer que o método adotado na elaboração do programa dialogou com segmentos sociais organizados, como o LGBT. Outra sobre a educação básica de qualidade.

- Método adotado na elaboração do programa do governo, colaborativo e aberto à participação da sociedade. Reunimos milhares de pessoas (...). Dialogamos com os segmentos sociais organizados nos movimentos de mulheres (...) LGBT e juventude.

- Para alcançarmos a Educação Básica de qualidade (...) precisamos de profissionais de maior competência e compromisso (...). A formação inicial e continuada de professores, assim como o estabelecimento de planos de carreira (...). Essa formação deve dialogar com a cultura brasileira, plural e dinâmica (...). Uma sociedade plural como a nossa deve assumir de forma integral o direito à diversidade, considerando indígenas, quilombolas (...) LGBT e outros grupos de minorias.

Luciana Genro (PSOL)

No programa de 8 páginas, Luciana fala sobre o combate à homofobia em um momento e sobre o casamento civil igualitário:

- No campo dos direitos humanos e das liberdades civis são vários os temas que buscaremos enfrentar. O combate à homofobia, por exemplo, tem grande importância. Os ataques homofóbicos têm sido cada vez mais frequentes.

- E a luta por direitos, como o casamento civil igualitário, ganha força principalmente junto à juventude.

Eduardo Jorge (PV)

O candidato divulgou o plano de governo e cita em vários momentos o grupo LGBT.:

- Promover uma educação inclusiva e com políticas contra o bullying e respeito à diversidade.

- Promover saúde com políticas específicas e campanhas de prevenção a HIV/DST para e com a população LGBT. - Trabalhar para a aprovação e regulamentação da lei de identidade de gênero para travestis e transexuais.

- Incentivar a aprovação de legislação que criminalize a homo/lesbo/transfobia, equiparando-as aos crimes de racismo.

- Promover igualdade de direitos da população LGBT: casamento, adoção, direito à herança e plano de saúde para parceiro etc.

- Fazer com que as políticas públicas afirmativas de cultura, trabalho e habitação levem em conta as demandas e especificidades da população LGBT.

- Ampliar e dotar de mais estrutura os espaços de gestão pública LGBT (coordenadoria e conselho).

- Convocar a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT. - Promover parceria com os estados para implementação dos Centros de Referência da Diversidade.

- Promover parceria com os estados para o desenvolvimento de políticas efetivas de segurança pública para combater os crimes de ódio contra a população LGBT.

Eymael (PSDC), Levy Fidelex (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Pastor Everaldo (PSC), Rui Pimenta Costa (PCO) e Zé Maria (PSTU). Eymael, Levy Fidelix, Zé Maria, Mauro Iasi e Pastor Everaldo não abordaram em seus planos a diversidade sexual.

21-10-2014 às 17:55 Marcinho P/Xanddy
Xanddy, eu quase explodi de tanto rir( sou gordinho, como a Dona Redonda, de Saramandaia!), lendo o sua resposta ao Lúcifer, de 03/09/2014, às 19:30. KKKKKKKK! Vocês, bichas engraçadas, são impagáveis! Cada uma querendo comer o fígado da outra! KKKKKKKKK!
07-09-2014 às 07:06 Marcos
Bem, uma coisa é certa, evangelico não gosta de gay, e por reciprocidade não devemos apoiar evangelicos, abaixo marina malafaia.
06-09-2014 às 01:25 Assinante de Recife
Quem viveu a época do FHC diz "Aécio" nunca mais. E que já estudou a história do Collor: Diz "Marina NÃO" Votar nessa evangélica que obedece a charlatões da fé seria um desastre ao país. Quem diz que vai votar em Marina esta pondo sua cabeça na guilhotina, e esta rindo porque não percebeu aonde sua cabeça esta. .... Xandy, agradeço sua atenção apesar do comentário longo, e te peço que NÃO vote na Marina de jeito nenhum, pois é uma eleição disputada e os votos fazem diferença sim. Peça a seus amigos que façam o mesmo .... Meu voto é na Dilma 13!... Um abraço.
06-09-2014 às 01:19 Assinante de Recife
Ontem (Quinta 06/09/2014) estava no comício do Lula e Dilma aqui em Recife, num bairro chamado Brasília Teimosa, que era muito, mas muito miserável desde a década de 70, as pessoas viviam no meio de ratos baratas, escorpiões. .... Lula, Dilma e o prefeito do Recife que se chama João Paulo, fizeram esse bairro um CARTÃO POSTAL, os turistas hoje podem andarem a beira mar, e sentarem num quiosque pra comer seu camarão. Ontem nesse bairro teve o comício de Lula, e quando Lula aparecia o povo vinha a loucura, gritavam "Olé, olá Lula, Lula". E nem todo mundo ali vive de bolsa família. Pra o Lula e a Dilma serem tão bem avaliados pelo povo, com certeza eles fizeram muita coisa. O PT tem muita corrupção e pessoas detestáveis como o cínico do José Genóíno, mas mesmo assim mesmo corrupto o PT fez muuuuito pelo povo. ... Se a Marina for eleita (Deus nos livre), o povo irá perder tudo isso, pois a Marina não tem a experiência necessária pra comandar um país do tamanho e da complexidade do Brasil. Quem viveu a época do FHC diz "Aécio" nunca mais. E que já estudou a história do Collor: Diz "Marina NÃO" Votar nessa evangélica que obedece a charlatões da fé seria .... Agradeço sua atenção, e te peço que NÃO vote na Marina de jeito nenhum, pois é uma eleição disputada e os votos fazem diferença sim. Peça a seus amigos que façam o mesmo .... Meu voto é na Dilma 13!
06-09-2014 às 01:11 Assinante de Recife
Xandy... Olha, eu já sei que faço um pouco do meu papel social de lhe informar quem é a candidata evangélica fundamentalista e dos riscos que ela pode causar não só aos gays como aos héteros e a todas as pessoas de bem do Brasil. ... Marina é um fracasso até para os héteros, para os gays, bissexuais, enfim mesmo pra aqueles que nem fazem sexo e nem gostam disso, Marina é um fracasso. .... A ideia de pastores enganadores como Silas Malafaia é pregar o ódio, esses pastores não estão se importando com o mestre divino Nosso Senhor Jesus Cristo que disse "Amai vós uns aos outros", Nosso Senhor Jesus Cristo NUNCA descriminou nenhum gay. Silas Malafaia segue a cartilha não de Cristo, mas sim de Hitler. A ideia de Silas Malafaia é fazer um regime de separação onde os gays sejam descriminados como os judeus eram na época da Segunda Guerra. Pegue uma foto do Hitler e pegue uma do Silas Malafaia pra ver se um é a cara do outro. E é esse homem que segue ideias de Hitler que Marina Silva obedece cegamente, isso é muito GRAVE. Tem noção do desastre que seria Marina Silva obdecendo ordens do Hitler homfóbico???? Tem noção que mais de 60% da população é católica, outra grande parte espirita, e que os evangélicos não atingem nem 20% , já pensou no CAOS que seria uma minoria evangélica querendo mandar na maioria católica e de outras religiões não evangélicas????.... Tem noção do que seria uma candidata como Marina que assume em debate que NÃO TEM BANCADA DE DEPUTADOS, e que disse que vai esperar o povo escolher os candidatos (do partidos da coligação dela). Ou seja Marina quer conta com o ovo ainda no fiofó da galinha, sendo que a galinha pode até dar ovo, mas a maioria dos ovos com certeza NÃO será do partido dela. ... Marina passaria 4 anos, e NÃO FARIA NADA, absolutamente nada, pois no nosso sistema politico se o partido não tem deputados, ele não tem governabilidade, ou seja se o partido não tem deputados não tem bancada de apoio o presidente passa o mandato, e não faz nada, pois não consegue aprovar nenhuma lei nem na Câmara dos Deputados, e nem no Congresso. ....... Não acho que vc tenha que votar no Aécio, Deus nos livre do Aécio, que é outro vilão posando de mocinho, pois na época do FHC na minha casa a gente tinha que comer angu (caldo de milho) nas três refeições pra não passar fome.
05-09-2014 às 00:45 Miguel para Niebo
Você vai mesmo dar uma de pombo enxadrista?! Fui claro e direto, criticando COM ARGUMENTOS a bobagem que você falou sobre casamento. Como se a união estável já fosse o suficiente para nós! E eu falei que nossa luta não é pelo casamento religioso, e sim o civil, que inclusive tem várias diferenças da união estável. Precisamos lutar por nossos direitos e não se contentar em ter apenas união estável. Portanto, não venha dar uma de pombo enxadrista aqui, não, bancando a intelectual incompreendida distorcendo a fala dos outros e falando de coisas que não têm relação alguma com o que foi dito!
04-09-2014 às 13:02 Thiago Nunes Pereira
Marina Silva é uma cristã integrista. O que é "integrismo"? Ele se aproxima muito do conceito de "fundamentalismo". Diria que ambos são quase sinônimos. E há também uma correlação entre integrismo e integralismo, duas palavras muito parecidas, cuja essência filosófica é a mesma.
03-09-2014 às 22:09 tranca rua
Sunseh pega um garrafo de marafu, sete velas vermelhas, sete velas pretas e escreve o nome da pessoa que sunseh quer derrotar sete vezes num papel, e leve tudo no cemiterio. Conte sete catacumbas e faça o despacho enterrando o papel em algum lugar da setima catacumba e acende as velas invocando o EXU CALUNGA sete vezes. Apos sete dias a pessoa estara de quatro. Hu hu hu hu!
03-09-2014 às 20:32 bi para xandy
Vc fala tanto bicha tem que estudar aos inves de serem alices... A maioria dos bandidos sao formados e usam terno e gravata... O que forma a pessoa realmente e a educacao que recebeu da famila pra nao furtar e respeitar o proximo..
03-09-2014 às 20:02 De Xanddy p/ Assinante de Recife
Caro amigo, realmente vou avaliar se realmente voto em Marina Silva, mas em Aecio Neves nem pensar, e todos sabemos bem o que representa o PSDB ( partido dessa elite reacionária que esta no poder desde o Brasil colonia) Meus princípios politico sempre foi de esquerda, foi lamentável ver e assistir o que se tornou o PT ( partido do trabalhadores); um partido que se perdeu pela ganancia do poder, corrupção, e alianças espúrias, o PT de hoje em nada se parece com o PT das décadas de 80 e 90, um partido que realmente trazia uma ideologia nacionalista e divisão mais igualitária de nossas riquezas...mas irei refletir no assunto meu querido, no que tange as demandas do movimento LGBT. Um abraço xanddy