ASSINE JÁ ENTRAR

Está melhorando!

Confira quais são os avanços dos direitos gays no mundo.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Cinco países ainda executam homossexuais; em outros 73 o sexo entre gays é considerado crime.Cinco países ainda executam homossexuais; em outros 73 o sexo entre gays é considerado crime.

Poucos compreendem os meandros e reviravoltas do sistema jurídico americano. Mas sabemos o seguinte: os direitos dos gays têm avançado como uma força irresistível.

No dia 6 de outubro a Suprema Corte rechaçou apelos contra decisões de tribunais legalizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo em cinco Estados. Graças a esse precedente, o número de Estados que reconhecem o casamento gay pode logo chegar a cerca de 35 dentre os 50 que formam os Estados Unidos. No próximo ano é possível que a Suprema Corte derrube as proibições estaduais remanescentes contra o casamento gay.

A vida dos homossexuais em boa parte do mundo melhorou no decorrer das duas gerações mais recentes. O sexo entre gays era ilegal até os anos 1960 na Grã-Bretanha, e até 2003 no Texas. A China tinha o hábito de enviar os homossexuais a campos de trabalhos forçados sem se preocupar em levá-los a julgamento. Agora, o sexo entre gays é permitido pela lei em pelo menos 133 países, dos quais três dúzias permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou união equivalente.

Na maioria dos países ricos os casais gays podem morar juntos abertamente sem que seus vizinhos estranhem o fato. Na China, Japão, África do Sul e boa parte da América Latina, a vida dos gays é muito mais fácil do que jamais foi antes.

O que provocou essa súbita e bem-vinda mudança? Um fator acima de todos os demais: quanto mais os homossexuais assumiam abertamente sua orientação e saíam do armário, mais os heterossexuais começaram a perceber que tinham sobrinhas, médicos ou colegas de boliche que eram gays. A proporção de americanos que dizem ter um amigo, parente ou colega de trabalho homossexual triplicou desde 1985, passando de menos de 25% a 75%. A urbanização também ajudou. É muito mais fácil encontrar ambientes voltados para o público gay numa cidade grande repleta de anônimos do que ser o único homossexual de um vilarejo tradicional. Conforme o mundo se torna mais urbano, a zona de tolerância vai sem dúvida se expandir. A globalização também faz diferença. Graças à internet, os gays que moram em países onde são tratados como párias ou criminosos sabem agora da existência de um grande número de países onde eles seriam tratados como iguais. Para aqueles que exigem justiça, nada pode ser mais inspirador do que saber que outros já se envolveram na mesma luta - e tiveram sucesso.

Em alguns países, a luta pelos direitos dos gays mal começou. Cinco países ainda executam homossexuais; em outros 73 o sexo entre gays é considerado crime. No Irã e na Arábia Saudita, se um homossexual exigir direitos iguais, correrá o risco de ser enforcado ou apedrejado. Compreensivelmente, muitos preferem viver em segredo, ou, quando possível, mudar para um país mais tolerante. Alguns políticos, como o russo Vladimir Putin e o nigeriano Goodluck Jonathan, incitam o ódio contra os gays para desviar a atenção do eleitorado da corrupção e da inépcia de seus próprios governos. Mas, em boa parte do mundo, o cálculo político oposto é válido. O reconhecimento da igualdade de direitos para os gays é uma das poucas coisas que um governo pode fazer para agradar a muitos eleitores sem incorrer em nenhum custo. Assim, os direitos dos gays, que nada são além dos direitos humanos, devem ser difundidos ainda mais.

Fonte: Estadão

26-10-2014 às 23:47 Marcos do GRANDE ABC - SP
Parabens Dilma, coraçao valente, com tantas dificuldades que passou dirante a campanha, és merecedora. Viva os LGBTs do Brasil!!!
26-10-2014 às 23:42 Marcos do GRANDE ABC - SP
Parabens aos paulistas que aqui defenderam os nossos irmaos do norte e nordeste do brasil, bem como os LGBTs, pobres, trabalhadores e ainda a verdade sobre a crise hidrica do nosso estado.
26-10-2014 às 23:34 In Recife - Dilma 13!
Viva DILMA e LULA!... Parabéns ao povo de PERNAMBUCO, onde Dilma ganhou com 70% dos votos, o povo de Pernambuco não se vendeu para a a aliança interesseira da Família Campos e Aécio. Pernambuco tem história libertária, e nunca precisamos a obedecer a família nenhuma, somos um povo livre e inteligente. .... Parabéns ao povo de MINAS GERAIS, que deram nas urnas a resposta ao péssimo governo do Aécio. Parabéns ao povo do RIO DE JANEIRO, que se livrou do bispo evangélico Crivela, e elegeu Pezão, e também por ter eleito Dilma!... Parabéns ao NORDESTE, que me orgulha tanto, que votou em Dilma em massa, hoje tenho orgulho de ser pernambucano, nordestino brasileiro, e gay. Parabéns Jean Willys por apoiar Dilma e pela grande votação no primeiro turno honrando os gays! PARABÉNS AOS GAYS, pois apesar de algumas coisas de contra no primeiro Governo Dilma, um Governo Aécio seria um grande retrocesso para nós gays. Os gays se uniram e colocaram a Marina e Malafaia para fora, depois Aécio e seus colegas pastores evangélicos homofóbicos. PARABÉNS Brasil, parabéns o Tetra do PT 2002, 2006, 2010, 2014, Parabéns DILMA E LULA!
26-10-2014 às 23:29 In Recife - Dilma 13!
Viva DILMA e LULA!
26-10-2014 às 23:29 In Recife - Dilma 13!
Viva DILMA e LULA!... Parabéns ao povo de PERNAMBUCO, onde Dilma ganhou com 70% dos votos, o povo de Pernambuco não se vendeu para a a aliança interesseira da Família Campos e Aécio. Pernambuco tem história libertária, e nunca precisamos a obedecer a família nenhuma, somos um povo livre e inteligente. .... Parabéns ao povo de MINAS GERAIS, que deram nas urnas a resposta ao péssimo governo do Aécio. Parabéns ao povo do RIO DE JANEIRO, que se livrou do bispo evangélico Crivela, e elegeu Pezão, e também por ter eleito Dilma!... Parabéns ao NORDESTE, que me orgulha tanto, que votou em Dilma em Massa, hoje tenho orgulho de ser pernambucano, nordestino brasileiro, e gay. Parabéns Jean Willys por apoiar Dilma e pela grande votação no primeiro turno honrando os gays! PARABÉNS AOS GAYS, pois apesar de algumas coisas de contra no primeiro Governo Dilma, um Governo Aécio seria um grande retrocesso para nós gays. Os gays se uniram e colocaram a Marina e Malafaia para fora, depois Aécio e seus colegas pastores evangélicos homofóbicos. PARABÉNS Brasil, parabéns o Tetra do PT 2002, 2006, 2010, 2014, Parabéns DILMA E LULA!
26-10-2014 às 23:25 In Recife - Dilma 13!
VIVA DILMA e LULA! .... O Bem venceu o mal. Tchau, Tchau, Aécio e leve com você Fernando Henrique, Marina Silva, Pastor evangélico Silas Malafaia, Pastor Everaldo, Pastor evangélico Marcos Feliciano, Levy Fidelix, e todo tipo de gente ruim que odeia os gays com quem você se associou.
26-10-2014 às 13:21 Dilma 13!
Só bicha burra ou pentecostal para votar em Aécio, o candidato de Malafaia, Feliciano e Bolsonaro.
24-10-2014 às 21:13 In Recife - Dilma 13!
Lula e Dilma na terça levaram 60 MIL PESSOAS no centro do Recife, e na frente da caminhada tinha uma imensa bandeira arco íris do gays, com muitos gays, e não houve nenhum tipo de preconceito, os gays e os héteros em plena harmonia e respeito. Por isso voto na Dilma 13!
23-10-2014 às 08:41 Carlinhos
Olee Olee Olaaá Dilmaaa! Dilmaaa!
23-10-2014 às 02:03 Jorginho SP
A gavioes da fiel, Jean Willys e o movimento LGBTs, estao com Dilma Votarei nela, é a unica esperança pra nos. Dilma 13